Questões de Concurso de Educação de Jovens e Adultos - ENCEJA E PROEJA - Decretos e portarias - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1210205

Concurso IFFAR Pedagogo 2019

Questão 47

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

Os cursos do PROEJA, destinados à formação inicial e continuada de trabalhadores, deverão contar com carga horária mínima de mil e quatrocentas horas, assegurando-se cumulativamente a destinação de:

I. No mínimo, mil e duzentas horas para formação geral.

II. No mínimo, cem horas para a formação profissional.

III. No mínimo, cem horas para cursos livres.

Quais estão INCORRETAS?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e II.

  • E.

    Apenas II e III.

Questão de Concurso - 1147316

Concurso IFSC Pedagogo 2019

Questão 23

Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Nível Superior

Os Institutos Federais de Ensino têm em si a peculiaridade de atuarem com uma grande diversidade de público e de cursos oferecidos. Essas instituições atuam desde a educação básica até o ensino superior, contemplando cursos técnicos integrados ao ensino médio e educação de jovens e adultos na modalidade PROEJA. Essa pluralidade o diferencia tanto das universidades, quanto das escolas comuns. Considerando essa diversidade, assinale a alternativa INCORRETA sobre a atuação interdisciplinar do (a) psicólogo (a) escolar.

  • A.

    Trabalhar conteúdos sobre o desenvolvimento e aprendizagem, assim como questões sobre relações interpessoais que permeiam o processo educativo.

  • B.

    É função da (o) psicóloga (o) participar do trabalho de elaboração, avaliação e reformulação do projeto, destacando a dimensão psicológica ou subjetiva da realidade escolar.

  • C.

    A (ao) psicóloga (o) cabe uma prática que conduza a criança e o jovem a descobrir o seu potencial de aprendizagem, auxiliando na utilização de mediadores culturais (música, teatro, desenho, dança, literatura, cinema, grafite, e tantas outras formas de expressão artísticas) que possibilitam expressões da subjetividade.

  • D.

    Ao (A) psicólogo (a) escolar cabe realizar atividade clínica, na forma de terapia individual, com docentes, servidores (as) e estudantes com o objetivo de melhorar a saúde metal na instituição.

  • E.

    Dar visibilidade à presença do sujeito como uma totalidade, destacando a subjetividade que acompanha e caracteriza o processo educativo é tarefa específica das (os) psicólogas (os).

Questão de Concurso - 1081279

Concurso Prefeitura de Campos Sales Secretário Escolar 2018

Questão 33

Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB)

Nível Médio

Educação de Jovens e Adultos, é a nomenclatura adotada para a antiga modalidade de:

  • A.

    ECAJ (Escola da Criança e do Jovem).

  • B.

    EJOAD (Escola de Jovens e Adultos).

  • C.

    EAD (Ensino a Distância)

  • D.

    ESUP (Ensino Supletivo).

Questão de Concurso - 1142386

Concurso SEDUC GO Professor - Área: Pedagogia 2010

Questão 33

Universidade Federal do Goiás (UFG)

Nível Superior

A Resolução CNE/CEB nº. 1, de 5 de julho de 2000, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos, pauta-se pelos princípios de equidade, da diferença e da proporcionalidade na apropriação e contextualização das diretrizes curriculares nacionais e na proposição de um modelo pedagógico próprio para essa modalidade. No que se refere à equidade, a Resolução assegura

  • A.

    a identificação e o reconhecimento da alteridade própria e inseparável dos jovens e dos adultos em seu processo formativo, da valorização do mérito de cada qual e do desenvolvimento de seus conhecimentos e valores.

  • B.

    a disposição e alocação adequadas dos componentes curriculares ante as necessidades próprias da educação de jovens e adultos com espaços e tempos nos quais as práticas pedagógicas assegurem aos seus estudantes identidade formativa comum aos demais participantes da escolarização básica.

  • C.

    a organização dos componentes curriculares da educação de jovens e adultos de forma hierárquica, contemplando em primeiro plano os conhecimentos científicos e, em segundo, os conhecimentos do cotidiano.

  • D.

    a distribuição específica dos componentes curriculares, a fim de propiciar um patamar igualitário de formação e restabelecer a igualdade de direitos e de oportunidades em face do direito à educação.

Questão de Concurso - 1142569

Concurso Professor de Geografia 2006

Questão 30

Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Nível Superior

Mário Henrique, 16 anos, aluno da rede estadual de ensino, com excelente aproveitamento na 2ª série do Ensino Médio, pretende prestar vestibular no final do ano. Como ainda não concluiu o Ensino Médio, resolveu, aconselhado por seus amigos, fazer os exames da EJA. Mário Henrique pode concluir o Ensino Médio até o final do ano, fazendo os exames da Educação de Jovens e Adultos?

  • A.

    Não, porque Mário Henrique já completou 16 anos e está para concluir o Ensino Médio.

  • B.

    Não, porque, para concluir o Ensino Médio através de exames pela modalidade de educação de jovens e adultos, é necessário ter 18 anos completos.

  • C.

    Sim, porque Mário Henrique, embora tenha 16 anos, comprova ter excelente aproveitamento no Ensino Médio.

  • D.

    Sim, pois, para concluir o Ensino Médio através de exames pela modalidade de educação de jovens e adultos, é necessário ter 15 anos completos.

Questão de Concurso - 356832

Concurso SEED SE Supervisor de Ensino 2003

Questão 52

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Segundo a Deliberação CEE n° 9/1999  que institui a modalidade de Educação de Jovens e Adultos com atendimento individualizado e presença flexível e fixa normas para autorização de cursos no sistema de ensino do Estado de São Paulo - as autorizações para funcionamento desses cursos se darão desde que observadas as seguintes exigências:

I. apresentar proposta pedagógica e programa de ensino elaborados com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, Médio ou Educação Profissional de Nível Técnico.

II. comprovar condições físicas e uso de metodologias que permitam atendimento individualizado.

III. comprovar experiência educacional de cursos presenciais de Educação de Jovens e Adultos.

IV. atender às normas relativas aos procedimentos de avaliação no processo e final.

Estão corretas APENAS as afirmativas

  • A.

    I, II e III

  • B.

    II e IV

  • C.

    I e IV

  • D.

    II e III

  • E.

    I, II e IV