Questões de Concurso de Tecnologias Educacionais - Pedagogia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1201013

Concurso Professor - Área: Inglês 2019

Questão 31

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

As linguagens de comunicação e as tecnologias midiáticas têm papel fundamental nos processos educomunicativos.

Sobre este tema, é correto afirmar que:

  • A.

    Processos educomunicativos são meios para que os estudantes possam expressar a sua criatividade, desenvolver a comunicação, engajar-se coletivamente e integrar suas impressões e pontos de vistas no processo de construção do conhecimento.

  • B.

    Processos educomunicativos são propostas que geram participação e processos balizados pela pedagogia de projetos.

  • C.

    A proposta da Educomunicação para as aulas é apenas a de alinhar relações humanas e aprendizagem.

  • D.

    A participação do professor como promotor do processo edocomunicativo é fundamental para a fruição da proposta nas aulas.

  • E.

    A proposta Educomunicativa cria oportunidades de integrar conteúdos extracurriculares com as percepções de mundo dos estudantes onde os alunos podem aproveitar a oportunidade para desenvolver manifestações sociais na comunidade.

Questão de Concurso - 988795

Concurso IFF-RJ Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Área Engenharia 2017

Questão 22

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A respeito de técnica e tecnologia, julgue os itens a seguir.

I A técnica pode estar associada à transformação da natureza pelo homem, estando relacionada a um saber fazer puramente humano, que é transmitido de geração a geração, em muitos casos, pelo ensino leigo.

II A tecnologia está relacionada aos conhecimentos pré-científicos; a técnica fundamenta-se em bases científicas.

III A tecnologia, em sua essência, consiste na aplicação do conhecimento científico, uma vez que as descobertas tecnológicas surgiram a partir da aplicação da ciência.

IV A tecnologia pode ser definida como o campo do conhecimento relativo ao desenho de artefatos e à planificação da sua realização à luz do conhecimento científico.

Assinale a opção correta.

  • A. Nenhum item está certo.
  • B. Apenas os itens I e III estão certos.
  • C. Apenas os itens I e IV estão certos.
  • D. Apenas os itens II e III estão certos.
  • E. Apenas os itens II e IV estão certos.

Questão de Concurso - 1109109

Concurso UFMG Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Questão 29

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Nível Médio

Assinale a alternativa CORR ETA, de acordo com a obra A sociedade em rede, de Manuel Castells:

  • A. O que caracteriza a atual revolução tecnológica é a centralidade de conhecimentos e informação e a aplicação desses conhecimentos e dessa informação para geração de dispositivos de comunicação
  • B.

    Como tecnologia da informação, entendem-se a elaboração e o uso de conhecimentos computacionais para especificar as vias de se fazerem as coisas de uma maneira disruptiva.

  • C.

    A afirmação sobre o papel preeminente da tecnologia da informação muitas vezes é confundida com a caracterização da revolução atual como sendo essencialmente dependente de novos conhecimentos e informação.

  • D.

    Entre as tecnologias da informação e comunicação, inclui-se o conjunto divergente de tecnologias em microinformática, computação, comunicação, eletrônica e nanotecnologia.

Questão de Concurso - 1189594

Concurso PGDF Analista Jurídico - Área Biblioteconomia 2011

Questão 34

Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Nível Superior

Existem no Brasil diversos programas e projetos do Governo Federal visando à inclusão social e digital das pessoas sem acesso à informação. O programa do Ministério da Educação desenvolvido em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que visa apoiar projetos que promovam a educação e incentivar a pesquisa e a sistematização de novos conhecimentos que proporcionem a melhoria da qualidade dos sistemas públicos de ensino, pela incorporação didática de novas tecnologias de informação e comunicação, é conhecido pela sigla

  • A.

    PAPED.

  • B.

    PNBE.

  • C.

    PNLL.

  • D.

    PROFORMAÇÃO.

  • E.

    GESAC.

Questão de Concurso - 749857

Concurso IFBA Técnico em Assuntos Educacionais 2014

Questão 40

FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

Nível Superior

As novas tecnologias, especialmente as mídias via internet, os novos aplicativos, trazem dados, imagens, informações, textos, hipertextos que modificam o papel da escola e dos professores. A aquisição da informação dos dados dependerá cada vez menos do professor.

Nesse novo cenário, o papel do professor é
  • A. expor informações que sejam relevantes e pertinentes para cada componente curricular.
  • B. filtrar o acesso a algumas tecnologias, uma vez que podem acelerar os processos de aprendizagem.
  • C. ponderar o uso excessivo das mídias e tecnologias por parte dos jovens e crianças.
  • D. ajudar o aluno a interpretar os dados, a relacioná-los e a contextualizá-los.
  • E. manter a ordem na sala de aula, fazendo com que os alunos não se dispersem com tablets, celulares e notebooks.

Questão de Concurso - 766377

Concurso NUCLEP Pedagogo 2014

Questão 49

(FBR)

Nível Superior

É fundamental pesquisar a organização do trabalho, as novas tecnologias, os rituais, tempos e espaços, os regimentos, as grades curriculares, tudo o que objetiva e concretiza a pedagogia da escola ou da fábrica. Entretanto, o objeto central dessas pesquisas são (é):
  • A. os métodos de ensino.
  • B. o planejamento e o currículo escolar.
  • C. os sujeitos que interferem nessa relação educativa.
  • D. a relação educação e tecnologia.
  • E. os espaços da fábrica ou da escola onde há o processo de produção.

Questão de Concurso - 599885

Concurso UNIPAMPA Técnico em Assuntos Educacionais 2009

Questão 81

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Tendo o texto acima como referência inicial e com base nos referenciais de qualidade para a educação superior a distância do MEC, julgue os itens de 81 a 87 com relação à educação a distância (EaD).

O uso inovador da tecnologia aplicada à EaD, deve estar apoiado em uma filosofia de aprendizagem que proporcione aos estudantes a oportunidade de interagir, desenvolver projetos compartilhados, reconhecer e respeitar diferentes culturas e de construir o conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 599886

Concurso UNIPAMPA Técnico em Assuntos Educacionais 2009

Questão 82

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Tendo o texto acima como referência inicial e com base nos referenciais de qualidade para a educação superior a distância do MEC, julgue os itens de 81 a 87 com relação à educação a distância (EaD).

Na modalidade EaD, as tecnologias de informação e comunicação (TICs) são o centro do processo educacional, como também a base para garantir a qualidade de um curso a distância.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 599887

Concurso UNIPAMPA Técnico em Assuntos Educacionais 2009

Questão 83

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Tendo o texto acima como referência inicial e com base nos referenciais de qualidade para a educação superior a distância do MEC, julgue os itens de 81 a 87 com relação à educação a distância (EaD).

O material didático oferecido em curso a distância deve detalhar que competências cognitivas, habilidades e atitudes o corpo docente deverá alcançar ao fim de cada unidade, módulo, disciplina, oferecendo-lhe oportunidades sistemáticas de autoavaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 599888

Concurso UNIPAMPA Técnico em Assuntos Educacionais 2009

Questão 84

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Tendo o texto acima como referência inicial e com base nos referenciais de qualidade para a educação superior a distância do MEC, julgue os itens de 81 a 87 com relação à educação a distância (EaD).

A proposta de avaliação de um projeto de EaD deve contemplar três dimensões: o processo de aprendizagem, a autoavaliação docente e a avaliação institucional.

  • C. Certo
  • E. Errado