Questões de Concurso de Funções Econômicas Clássicas aplicadas ao Orçamento Público - Administração Financeira e Orçamentária - AFO

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 876981

Concurso PGE MT Analista PGE - Área Administrador 2016

Questão 46

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

As atribuições do Estado Moderno são geradoras de crescentes despesas públicas que exigem, sistematicamente, aumento dos recursos para seu financiamento. Estas atribuições, comumente chamadas de Funções Fiscais e também atribuídas ao Orçamento público, são: função alocativa de recursos, função distributiva de renda e função estabilizadora da economia. É característica e/ou medida pública da função distributiva de renda do Orçamento Público a
  • A. análise da capacidade de realização das compras do governo e do poder de gasto dos funcionários públicos.
  • B. definição dos montantes a serem alocados em planos e projetos de infraestrutura como rodovias e pontes.
  • C. determinação dos valores dos gastos corrente e de capital com saúde e educação para atendimento das demandas identificadas pela estrutura dos serviços de saúde pública e da educação fundamental em um município.
  • D. atenção em estruturar a rede de educação fundamental no território de forma a possibilitar o acesso a toda pessoa ao ensino de qualidade com equidade.
  • E. avaliação da capacidade de consumo das famílias, das empresas bem como de todos os cidadãos.

Questão de Concurso - 805046

Concurso

Questão 68

Nível

A respeito de orçamento público, julgue os itens que se seguem. O orçamento público, como instrumento de política de estabilização, visa promover o equilíbrio econômico com mudanças na receita e na despesa.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 814702

Concurso TCE SC Auditor Fiscal de Controle Externo - Área Controle Externo - Especialidade: Administração 2015

Questão 96

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca de finanças públicas e orçamento público, julgue os itens a seguir. A intervenção indireta do governo no processo produtivo não gera impactos no que se refere à formação de preços relativos da economia.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 811693

Concurso TCE PA Auditor de Controle Externo - Área Procuradoria 2016

Questão 101

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os itens seguintes, relativos ao orçamento público. Cabe ao governo executar as funções econômicas exercidas pelo Estado, as quais se dividem em alocativa, distributiva e estabilizadora.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 791545

Concurso FUB Administrador 2015

Questão 82

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca do orçamento público, julgue os itens subsecutivos. O bem público resultante da função alocativa do orçamento caracteriza-se pela rivalidade em seu consumo e pela não exclusão do consumidor no caso de não pagamento.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 791546

Concurso FUB Administrador 2015

Questão 83

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca do orçamento público, julgue os itens subsecutivos. O orçamento público possui três funções distintas que coexistem simultaneamente: alocativa, distributiva e estabilizadora.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 797152

Concurso

Questão 150

Nível

Com relação ao orçamento público e à atuação do governo na economia, julgue os itens a seguir. A intervenção do Estado na economia justifica-se quando há segmentos do mercado em que produtos somente podem ser ofertados mediante investimentos de grande porte, com longos prazos de retorno e custos marginais muito baixos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1088002

Concurso UFPI Administrador 2018

Questão 26

Comissão permanente de Seleção da Universidade Federal do Piauí ( COPESE/UFPI)

Nível Superior

Analise as afirmações sobre o orçamento público:


I. O orçamento público exerce várias funções no governo: alocativa, distributiva e associativa. É através da função distributiva que o governo exerce o poder de combater os desequilíbrios regionais e sociais, promovendo o desenvolvimento das regiões e das classes menos favorecidas;


II. O orçamento programa é uma técnica orçamentária introduzida na esfera federal pelo Decreto Lei nº 200, de 23 de fevereiro de 1967, que, de acordo com a ideia de sua concepção, teve como base o planejamento, o orçamento deve considerar os objetivos que o governo pretende alcançar durante um período de tempo;


III. Como vantagens do orçamento programa em relação a métodos de elaboração orçamentária tradicionais, podem se citar: melhor controle da execução do programa; maior precisão na elaboração dos orçamentos; melhor planejamento de trabalho; maior compreensão do conteúdo orçamentário por parte do Executivo, Legislativo e pela população em geral;


IV. A partir da década de 1970, grupos da sociedade civil organizaram se em prol de maior participação na elaboração e formulação das políticas públicas. Desse movimento, surgiu o orçamento participativo, que representou uma participação mais institucionalizada dos movimentos populares no Estado, via emendas populares, e cresceram as práticas participativas nas áreas de políticas públicas, a exemplo das áreas de saúde, assistência social, urbanismo e meio ambiente;


V. O orçamento base zero é o processo orçamentário no qual é explicitado apenas o objeto de gasto.


Marque a opção que apresenta somente as afirmações VERDADEIRAS.

  • A.

    I: II; III e V.

  • B.

    I; III e IV.

  • C.

    II; IV e V.

  • D.

    II; III e IV.

  • E.

    III; IV e V.

Questão de Concurso - 683181

Concurso FUB Assistente em Administração 2013

Questão 84

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Médio

Acerca do orçamento e da administração financeira aplicada ao setor público, julgue os itens subsecutivos.

O Estado, no cumprimento das suas atribuições econômicas alocativa, distributiva e estabilizadora, tem como principal fonte de receita a exploração do patrimônio público com a geração de bens e serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 583940

Concurso CNJ Analista Judiciário - Área: Administrativa 2012

Questão 113

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com referência a administração financeira e orçamentária, julgue os itens de 112 a 115.

As áreas de planejamento e coordenação da ação governamental devem analisar as alternativas de intervenção, caso o número de objetivos e papéis desempenhados pelo Estado aumente, uma vez que, à medida que aumenta o número de objetivos, aumenta a possibilidade de ocorrência de conflitos de função.

  • C. Certo
  • E. Errado