Questões de Concurso sobre Eficiência, eficácia e efetividade

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.083 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Considerando a abordagem clássica da Administração, é correto afirmar que ela:


A

é composta pela “Teoria Clássica”, pela “Teoria da Burocracia” e pela “Teoria Estruturalista”, que juntas impõem ênfase no controle da estrutura organizacional e na especialização do trabalho.


B

é contemplada, na sua totalidade, pela “Teoria Clássica”, considerando que os autores desta teoria buscavam a especialização do trabalho, com ênfase nas tarefas, na estrutura organizacional e no controle.


C

é contemplada, na sua totalidade, pela “Administração Científica”, considerando que os autores desta teoria buscavam a especialização do trabalho, com ênfase nas tarefas, na estrutura organizacional e no controle.


D

divide-se na “Administração Científica” e na “Teoria Clássica”. Os autores da Administração Científica buscavam a especialização do trabalho, com ênfase nas tarefas e os autores da Teoria Clássica buscaram a ênfase na estrutura organizacional.


E

divide-se na “Administração Científica” e na “Teoria da Burocracia”. Os autores da Administração Científica buscavam a especialização do trabalho, com ênfase nas tarefas e os autores da Teoria da Burocracia buscaram a ênfase na estrutura organizacional.

Com base na bibliografia do concurso, relacione as tipologias de grupos e equipes, listados na COLUNA I, aos comentários referentes a eles, elencados na COLUNA II.


COLUNA I


1 Pseudo-equipe


2 Grupo de trabalho


3 Equipe potencial


4 Equipe real


5 Equipe de elevado desempenho


COLUNA II


( ) Há comprometimento dos membros com os resultados, atuação responsável e confiança, direcionados por objetivos e missão comuns.


( ) Pode definir um trabalho a fazer, mas não busca nem se preocupa com o desempenho coletivo. As interações entre os participantes inibem o desempenho individual e não produzem nenhum ganho oriundo do esforço coletivo.


( ) Modalidade em que há disposição para produzir algo em conjunto, mas seus membros precisam de maior entendimento sobre a finalidade, os objetivos e mesmo sobre as tarefas.


( ) Essa forma de trabalho acresce aos requisitos exigidos à equipe real a legítima e produtiva preocupação e o comprometimento com o crescimento pessoal e o sucesso de cada um dos membros.


( ) Nessa configuração, os membros podem partilhar informações. As responsabilidades, os objetivos e os produtos, porém, são individuais. Mesmo que sejam eficientes, não produzem trabalho coletivo.


A sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é:


A

3 – 2 – 4 – 1 – 5.


B

4 – 1 – 3 – 5 – 2.


C

5 – 3 – 2 – 4 – 1.


D

1 – 4 – 5 – 2 – 3.


E

2 – 5 – 1 – 3 – 4.

Considerando os sistemas de qualidade, é correto afirmar que o Manual da Qualidade corresponde ao:


A

quinto nível de documentação.


B

quarto nível de documentação.


C

terceiro nível de documentação.


D

primeiro nível de documentação.


E

segundo nível de documentação.

Em relação à terceirização, é CORRETO afirmar:


A

A terceirização ou outsourcing só pode ocorrer em funções da área tecnológica e em funções administrativas.


B

A terceirização consiste em um processo útil para desobrigar a empresa dos encargos sociais e legais ou reduzi-los.


C

Terceirizar é uma tecnologia conhecida, embora com outros rótulos ou sem rótulo algum, empregada nas empresas desde a Revolução Industrial.


D

A terceirização torna a empresa mais ágil porque reverte seus esforços, dedicação e expansão ao core business, permitindo investimentos em inovações tecnológicas, ao reduzir os gastos com atividades que não são estratégicas ao seu negócio.


E

A terceirização, mesmo quando bem empregada, não garante bons frutos às organizações.

Qual das alternativas abaixo apresenta um conceito correto quanto ao termo eficácia?


A

Resultados pretendidos e obtidos


B

Produtividade operacional


C

Relação entre os resultados e o objetivo


D

Racionalidade

Com relação aos conceitos de eficiência, eficácia e efetividade, analise as afirmativas a seguir.


I. Eficiência é a medida relacional entre os resultados obtidos e os recursos utilizados.

II. Efetividade é a medida de entrega obtida na vida real frente aos estudos de eficácia.

III. Eficácia consiste na entrega do resultado desejado na forma mais rápida possível.


Assinale:


A

se somente a afirmativa I estiver correta.


B

se somente a afirmativa II estiver correta.


C

se somente a afirmativa III estiver correta.


D

se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.


E

se todas as afirmativas estiverem corretas.

Leia a afirmação a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. ___________ é o processo de trabalhar com pessoas para possibilitar a realização de objetivos, é um processo complexo, que compreende diversas atividades de administração de pessoas como coordenação, direção, motivação, comunicação e participação no trabalho em grupo.


A

Liderança.


B

Eficiência.


C

Gerenciar.


D

Executar.


E

Eficácia.

Junto com a gestão, foi introduzido um conjunto de instrumentos - como a tecnologia da informação, o desenvolvimento de pessoas, técnicas de planejamento, de controle, de avaliação interna e externa- que caracteriza um desafio fundamental enfrentado tanto por instituições públicas como privadas, após a estabilização econômica ocorrida no Brasil a partir de 1994. Assinale a alternativa que apresenta o que são estas medidas que devem estar junto com a gestão.


A

As decisões programadas.


B

A adoção de avaliações preliminares


C

A gestão participativa.


D

As premissas sustentáveis.


E

A busca pela eficiência.

James Thompson, na década de 1960, propôs um método para classificar os tipos de tecnologia usados para fábricas e empresas de serviço. Com base na bibliografia sugerida no concurso, relacione os tipos de tecnologia, listados na COLUNA I, aos comentários relativos a eles, elencados na COLUNA II.


COLUNA I


1 Tecnologias longas e lineares


2 Tecnologias de mediação


3 Tecnologias intensivas


COLUNA II


( ) São aquelas cujo objetivo é colocar indivíduos em contato para que se efetuem trocas.

( ) A tecnologia médica para intervir em doenças é um exemplo.

( ) São utilizadas em bancos e agências de emprego.

( ) São tecnologias aplicadas à produção em massa e ao processo contínuo.

( ) São aquelas formas de conhecimento utilizadas dentro de um processo de criação e modificação de estados preexistente.

( ) São mais comuns em fábricas, onde se trabalha a transformação de matérias primas em produtos finais.

( ) A internet é uma de suas ferramentas.

( ) A tecnologia de pesquisa que modifica o próprio processo de conhecer e treinar pessoas é um exemplo.


A sequência numérica que preenche CORRETAMENTE a Coluna II, de cima para baixo, é:


A

2, 3, 2, 1, 3, 1, 2, 3.


B

1, 2, 3, 2, 1, 3, 3, 2.


C

3, 2, 3, 1, 2, 1, 3, 2.


D

2, 3, 1, 2, 3, 2, 1, 3.


E

3, 3, 2, 2, 1, 1, 2, 3.

De acordo com a bibliografia do concurso, uma característica do Modelo Toyotista é:


A

A gerência é democrática, mas não é participativa. A organização tem menos níveis gerenciais e é mais descentralizada.


B

O nível de participação dos empregados não permite a transformação de conhecimento tácito em conhecimento explícito.


C

Os empregados são vistos como parte de uma comunidade da qual são cidadãos (corporate citizens), mas o modelo não contempla estruturas de lazer, não reforçando o conceito de comunidade organizacional.


D

A integração horizontal dos diversos setores da organização por meio do estabelecimento de processos de produção transversais é maior.


E

A criação de valores é uma realidade, mas a ética não está relacionada ao conceito de cidadania.

A administração funcional, terceiro nível administrativo, como mostra Cury em sua obra “Organização & Métodos”, tem como característica:


A

execuções instrumentais na área de eficácia.


B

papel básico institucional e generalista.


C

organização predominantemente informal.


D

responsabilidade por planos operacionais.


E

planejamento estratégico.

Mesmo nas organizações sem fins lucrativos, o resultado é entendido a partir do ponto de vista econômico, já que está vinculado a uma lógica de comparação entre o recurso despendido e os resultados alcançados. Para essa perspectiva e para a obtenção da melhor relação entre recursos e resultados, alguns princípios são fundamentais.


Assinale a alternativa que apresenta um destes princípios que são traduzidos para o processo administrativo na forma de ferramentas de gestão capazes de apoiar a decisão do administrador.


A

Planejamento e controle de resultados.


B

Autonomia e cooperação.


C

Responsabilidade e autoridade.


D

Estratégia e operacional.


E

Eficiência e eficácia.

Leia a afirmação a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna._________ é a tradução particular da ideia de eficácia, que se aplica particularmente às empresas.


A

Competitividade.


B

Qualidade.


C

Produtividade.


D

Aprendizagem.


E

Treinamento.

Com relação às definições de eficácia, eficiência e efetividade, analise as afirmativas a seguir.


I. A eficácia reflete a obtenção dos objetivos propostos em condições ideais.

II. A eficiência reflete a relação entre a produção e os recursos consumidos na sua obtenção.

III. A efetividade reflete a relação entre os resultados obtidos frente aos estudos de eficiência.


Assinale:


A

se somente a afirmativa l estiver correta.


B

se somente a afirmativa ll estiver correta.


C

se somente a afirmativa lll estiver correta.


D

se somente as afirmativas l e ll estiverem corretas.


E

se todas as afirmativas estiverem corretas.

Economia de escala é derivada de melhoria gradativa na eficiência por meio da experiência à medida que a empresa vai crescendo, podendo ser uma ameaça aos novos entrantes por se caracterizar como:


A

Dumping.


B

Retaliação.


C

Barreira de entrada.


D

Estratégia de custo baixo.


E

Estratégia de ganho contínuo.

Sobre eficiência e eficácia, é correto afirmar que


A

eficiência é a capacidade administrativa de produzir o máximo de resultados com o mínimo de recursos, energia e tempo.


B

eficiência é a capacidade de atingir os objetivos.


C

eficiência estabelece a relação entre os resultados e o objetivo.


D

eficácia está associada à racionalidade, à produtividade.


E

eficácia está associada a produzir o máximo com o mínimo de desperdício

Considerando que a história da Administração é recente (Chiavenato: 2004, pág. 26), é correto afirmar que:


A

a moderna Administração utiliza conceitos e princípios empregados nas Ciências Matemáticas, inclusive a Estatística, nas Ciências Humanas (como Psicologia, Sociologia, Biologia, Educação), na Física, como também no Direito, na Engenharia,na Tecnologia da Informação, entre outras.


B

a Administração é um produto típico do século XIX, tem pouco mais de duzentos anos e constitui o resultado histórico e integrado da contribuição cumulativa de poucos e selecionados precursores empresários e estadistas que, no decorrer dos tempos, foram divulgando suas obras e teorias na área restrita da Administração.


C

a Administração é um produto típico do século XX, tem pouco mais de cem anos e constitui o resultado histórico e integrado da contribuição cumulativa de poucos e selecionados precursores empresários e estadistas que, no decorrer dos tempos, foram divulgando suas obras e teorias na área restrita da Administração.


D

apesar dos progressos no conhecimento humano, a Ciência da Administração surgiu no despontar do início do século XX. A Teoria Geral da Administração — TGA, uma área já antiga e madura do conhecimento humano, precisou de contribuições dos filósofos, físicos e engenheiros para a implantação de uma nova ciência, sem antecedentes históricos.


E

apesar dos progressos no conhecimento humano, a Ciência da Administração surgiu no despontar do início do século XIX. A Teoria Geral da Administração - TGA é uma área já antiga e madura do conhecimento humano. Para que ela surgisse foram necessários séculos de preparação e antecedentes históricos capazes de permitir e viabilizar as condições indispensáveis ao seu aparecimento.

No que diz respeito ao planejamento e gestão em ciência e tecnologia, três conceitos são definidos a seguir.


I. Capacidade de obter o efeito que se deseja ou se espera, empregando os melhores recursos possíveis. - “O modo de execução está correto?”.

II. Capacidade de obter o efeito de se transformar uma realidade a partir do objeto estabelecido e sua continuidade ao longo do tempo. “Está fazendo bem o que deveria ser feito (satisfação do cliente ao longo do tempo)?”.

III. Capacidade de obter o efeito que se deseja. - “Está sendo feita a coisa certa (atendendo às necessidades do cliente)?”.


Os conceitos I, II e III são conhecidos, respectivamente, como:


A

eficiência, efetividade e eficácia


B

eficácia, efetividade e eficiência


C

eficiência, eficácia e efetividade


D

efetividade, eficácia e eficiência

Em relação às dimensões de análise, é correto afirmar que:


A

economicidade é a maximização dos custos dos recursos utilizados na consecução de uma atividade, sem comprometimento dos padrões de qualidade.


B

eficiência é o grau de alcance das metas programadas em um determinado período de tempo, independente dos custos envolvidos.


C

eficácia é a relação entre os produtos gerados por uma atividade e os custos dos insumos empregados para produzi-los, em um determinado período de tempo, mantidos os padrões de qualidade.


D

efetividade é o alcance dos resultados pretendidos, a médio e longo prazo.


E

objetividade é a realização do trabalho de forma direta, resumida e tempestiva.

João é o responsável por avaliar a eficiência de alguns funcionários de sua empresa. Após algumas análises, ele pode concluir que:


I- Maria conseguiu alcançar os resultados esperados com um gasto maior do que o estimado;

II- Pedro usou menos recursos que o normal e alcançou o resultado pretendido;

III- Carlos produziu acima da meta usando metade dos recursos estipulados;

IV- Juliana alcançou 100% do objetivo proposto:


Dentre os funcionários acima, se mostraram mais eficientes:


A

Maria, Pedro e Carlos


B

Maria, Carlos e Juliana


C

Pedro e Carlos


D

Maria e Juliana

   
Gerar simulado