

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A tomada de decisão é um processo contínuo e permanente na vida de uma organização. Ao identificar um problema, o administrador tem de tomar uma decisão para resolvê-lo. Autores desenvolveram modelos que descrevem as etapas do processo decisório. Modelos são instrumentos eficazes para assegurar um curso de ação organizado e coerente desse processo. O Modelo de Simon distingue as decisões programadas das não programadas. Decisões programadas são:
orientadas por competidores.
executadas pelo alto escalão.
repetitivas e de rotinas.
simuladas por computador
processadas eletronicamente.
O planejamento está intimamente relacionado com o processo racional de tomada de decisão: estruturam-se as escolhas que são feitas e elimina-se o risco ou as decisões arriscadas.
O processo de tomada de decisão de determinado indivíduo pode ser altamente influenciado pelos critérios com que ele próprio é avaliado.
No processo de tomada de decisão, a participação de liderados é eficiente quando não há forte pressão para o cumprimento de prazos e as decisões não são rotineiras. Caso contrário, o estilo de liderança mais eficaz é o laissezfaire, principalmente o autocrático.
O processo de planejamento é uma aplicação do processo decisório e constitui uma ferramenta utilizada pela organização e pelas pessoas para administrar sua relação com o futuro. Identifique a opção que expressa corretamente uma atitude proativa da organização.
Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite elevar o grau de controle sobre o futuro dos sistemas internos e das relações com o ambiente. Isso significa que ela necessita interferir no curso dos acontecimentos, criar o futuro, enfrentar eventos futuros conhecidos ou previsíveis, bem como coordenar recursos entre si.
Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite estabelecer e analisar séries históricas, realizar estudo de relações causais. Isso significa que ela necessita interferir nas forças internas e externas, criar o futuro, explicitar objetivos principais e específicos, bem como estabelecer meios de controle de eventos e recursos.
Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite definir objetivos, meios de execução, políticas, procedimentos e meios de controle. Isso significa que ela necessita interferir no curso dos acontecimentos, criar o futuro, enfrentar eventos futuros conhecidos ou previsíveis, bem como coordenar recursos entre si.
Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite elevar o grau de controle sobre o futuro dos sistemas internos e das relações com o ambiente. Isso significa que ela necessita interferir nas forças internas e externas, criar o futuro, explicitar objetivos principais e específicos, bem como estabelecer meios de controle de eventos e recursos.
Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite estabelecer e analisar séries históricas, realizar estudo de relações causais. Isso significa que ela necessita interferir no mercado de clientes e fornecedores, estabelecer planos estratégicos e operacionais de longo prazo, bem como investir em processos informatizados.
De acordo com a racionalidade limitada de Simon, os gerentes, freqüentemente, tendo em vista a complexidade do processo decisório, assim como a limitação de informações, aceitam a decisão satisfatória, em vez de continuarem a buscar a maximização da decisão.
Uma das principais etapas do modelo racional de tomada de decisão é a identificação dos critérios de decisão utilizados, não devendo existir, entretanto, pesos diferentes para cada um deles.
O processo de tomada de decisões é um elemento inerente à tarefa de administrar que tem sido amplamente estudado, bem como é parte da seleção e do treinamento de candidatos a ocupar cargos gerenciais. Indique a opção que apresenta corretamente aspectos do processo decisório.
Decisões são escolhas que as pessoas fazem para enfrentar problemas e/ou aproveitar oportunidades. Requerem identificação e análise do problema/oportunidade; planejamento e implementação de alternativas; bem como ações corretivas.
Para estabelecer quanta energia deve ser gasta na solução de um problema/oportunidade, as decisões foram classificadas segundo diferentes critérios em decisões programadas e não programadas; decisões estratégicas, administrativas / táticas e operacionais; e em decisões individuais e coletivas.
Há dois modelos básicos que explicam o processo decisório: o racional e o intuitivo. O primeiro toma como base entender a situação e pressupõe a disponibilidade de informações. Já o processo intuitivo toma como base a sensibilidade e percepção, pressupõe uma ordem lógica e coerente.
As decisões são afetadas por diferentes fatores tais como percepção, tempo e competência. A percepção do problema depende da disponibilidade de caixa. O tempo determina a adoção de um processo mais intuitivo. A experiência profissional permite determinar se as decisões serão unilaterais ou participativas.
O princípio de Pareto e o diagrama de Ishikawa são algumas das técnicas destinadas a auxiliar os gerentes a analisar problemas de forma sistemática, gerar e analisar alternativas. O primeiro identifica causas e efeitos e o segundo, prioridades.
Na avaliação privada de projetos, os fatores e os produtos em geral são valorados pelo preço de mercado.
Certo
Errado
Nas situações em que o Administrador tem que avaliar qualquer decisão tomada, dentro de sua área de atuação pode-se afirmar que ele possui assessoria do tipo:
A identificação de critérios, assim como o peso atribuído a cada um deles, constitui uma das principais etapas do processo racional de tomada de decisão.
Considere a seguinte situação hipotética.
José recebeu do gerente do banco um limite de crédito para o cheque especial. Passados dois meses da concessão, José precisou utilizar parte do limite, que foi liberado automaticamente pelo sistema do banco.
Nessa situação, é correto afirmar que a liberação automática do crédito foi um tipo de decisão tomada pelo banco.
No que se refere à decisão sobre qual estratégia seguir em determinados momentos, é coerente escolher uma estratégia de crescimento para uma empresa com vários pontos fracos e ambiente com predominância de ameaças, visto que ela terá estímulo para a mudança de que necessita.
Reuniões podem servir, entre outros objetivos, para o informe de relatórios, para a resolução de problemas e para a tomada de decisões.
Um importante fator a ser considerado em uma reunião é a comunicação, em que algumas regras podem ser observadas, tais como: não monopolizar a conversação, não criar discussões sem motivo e não interromper constantemente os outros membros do grupo.
Complete a frase com a opção correta:
Árvore de decisão e análise do campo de forças são técnicas de
análise de alternativas de solução.
identificação do problema.
análise de causas do problema.
identificação do problema e análise de alternativas de solução.
identificação do problema e análise de suas causas.
A decisão de uma organização pela descentralização pode estar relacionada com a necessidade de motivação.

A seqüência correta é:
V, F, V, V, F
F, F, V, F, V
V, V, F, F, F
V, F, V, F, F
F, V, F, V, F
O produto ampliado é o produto tangível somado a todo o conjunto de serviços que o acompanha.
Condições como a existência de elevado nível de incerteza e tempo limitado podem exigir tomada de decisão intuitiva. A dificuldade, porém, reside no fato de que a decisão intuitiva não complementa a decisão racional, mas a substitui por completo.