Questões de Concurso sobre Controle de Gestão

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
49 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A inexistência ou funcionamento inadequado do Sistema de Controle Interno municipal, entre outros efeitos, pode:


A

invalidar automaticamente todos os atos administrativos.


B

comprometer a regularidade da gestão e a confiabilidade das informações.


C

transferir a responsabilidade integral pelo controle interno ao Tribunal de Contas competente.


D

eliminar a necessidade de prestação de contas.


E

automaticamente mitigar riscos de controle a um nível aceitável.

Para alcançar um ambiente de controle, a administração deve estabelecer, com a supervisão da estrutura de governança, as estruturas, os níveis de subordinação e as autoridades e responsabilidades adequadas na busca dos objetivos organizacionais.


C

Certo


E

Errado

No contexto da gestão financeira pública, o monitoramento e o controle constituem processos dinâmicos voltados à aderência da execução aos objetivos planejados, de modo que


A

o monitoramento financeiro de resultados vincula-se à verificação de conformidade normativa, dessa forma a constatação de desvios entre a execução e o planejamento caracteriza a ilicitude do ato de gestão.


B

a análise de variância constitui-se como método de controle ex-post, cuja função precípua é a segregação automática entre desvios de planejamento e falhas de execução, para fins de responsabilização do gestor.


C

o processo de ajuste e correção financeira deve ser fundamentado nos resultados do monitoramento, atuando tanto na correção de desvios verificados quanto na revisão das premissas que nortearão o planejamento dos períodos subsequentes.


D

a eficácia dos métodos de monitoramento é atestada pela estabilidade do planejamento original, sendo a necessidade de correções e ajustes o indicativo de insuficiência técnica na fase de diagnóstico financeiro.


E

as ações de correção financeira possuem natureza instrumental e reativa, destinando-se a reconduzir o fluxo de caixa aos limites orçamentários sem o poder de alterar as prioridades de alocação da unidade.

As atividades de controle interno são desenvolvidas em níveis de governança e gestão, denominadas pela legislação brasileira como “linhas de defesa”.


Acerca dessa temática, considere as seguintes atividades de controle:


I. Aplicação de procedimentos de gestão relativos à pesquisa e à formação de preços em um processo de contratação.

II. Análise e assessoramento jurídico na elaboração de um edital de concorrência pública.

III. Instauração de procedimento, pela unidade de controle interno da própria unidade organizacional, para verificar a adequação dos controles internos implementados.


Assinale a opção que apresenta apenas atividades típicas de segunda linha de defesa.


A

I.


B

II.


C

I e III.


D

II e III.


E

I, II e III.

No âmbito da Administração Pública, a gestão de riscos tem como objetivo identificar, avaliar e tratar eventos que possam comprometer o alcance dos objetivos institucionais e a regularidade da gestão.


Nesse contexto, a adoção de práticas de gestão de riscos contribui principalmente para:


A

A prevenção de falhas e irregularidades


B

A eliminação total dos riscos existentes


C

O aumento da discricionariedade do gestor


D

A redução da necessidade de controle externo

No contexto do gerenciamento de riscos na administração pública, a gestão de riscos


A

restringe-se à área financeira, não sendo aplicável a outras áreas da administração pública.


B

deve ser realizada de forma esporádica, apenas em momentos de crise institucional.


C

deve ser aplicada apenas após a ocorrência de eventos negativos, como forma de correção de falhas.


D

substitui a necessidade de controle interno, tornando desnecessária a adoção de mecanismos de monitoramento.


E

envolve a identificação, análise, avaliação e tratamento de riscos, visando apoiar a tomada de decisão e alcançar objetivos organizacionais.

A segregação de funções constitui princípio metodológico do controle interno, que consiste em separar as atividades de autorização, execução, registro e custódia de ativos entre diferentes servidores para mitigar riscos.


C

Certo


E

Errado

O monitoramento dos controles internos pode envolver altos custos, especialmente com auditorias externas frequentes, e grandes investimentos em tecnologia, dada a necessidade de avaliações contínuas.


C

Certo


E

Errado

No ciclo anual de revisão estratégica, o comitê deliberativo redefiniu prioridades do portfólio, sem formalização de critérios, pesos ou registros técnicos, fundamentando-se apenas em um consenso verbal. Posteriormente, o controle interno apontou fragilidade na rastreabilidade e accountability das decisões. Diante do caso, e baseando-se nos objetivos estruturantes da gestão de portfólio, para acertar o que foi definido pelo comitê, seria necessário:


A

delegar a priorização às áreas executoras


B

concentrar decisões na autoridade máxima


C

minimizar registros para garantir flexibilidade


D

formalizar critérios e assegurar transparência decisória

O fortalecimento dos controles internos é essencial para a governança pública, mitigando riscos de fraudes e erros na gestão dos recursos. Analise as afirmativas a seguir:


I.A segregação de funções impede que um mesmo agente controle todas as etapas de um processo, como a autorização, execução e registro de despesas.

II.O monitoramento contínuo é realizado através de revisões pontuais a cada cinco anos, visando a detecção de erros históricos em processos já extintos.

III.As trilhas de auditoria são registros cronológicos que permitem reconstruir os passos de uma transação eletrônica no sistema de gestão financeira.


Está correto o que se afirma em:


A

I e II apenas.


B

I, II e III.


C

I e III apenas.


D

II apenas.

O controle interno, ao avaliar a economicidade da gestão pública, deve analisar:


A

Apenas a legalidade do ato.


B

A relação entre custos incorridos e resultados alcançados.


C

Somente a regularidade contábil.


D

A constitucionalidade das leis.

Os mecanismos de controle interno e externo exercem papel essencial na administração pública. Nesse contexto, o controle interno tem como finalidade principal:


A

Substituir o controle externo.


B

Atuar apenas após a ocorrência de danos ao erário.


C

Restringir a autonomia administrativa.


D

Prevenir irregularidades e apoiar a gestão na correção de falhas.

O monitoramento dos controles internos é considerado ineficaz quando a gestão não revisa, não identifica, não acompanha e não corrige deficiências de controle.


C

Certo


E

Errado

Os componentes dos controles internos são independentes entre si, o que pode gerar uma deficiência em relação à presença e ao funcionamento de um componente e impactar o atingimento dos objetivos especificados.


C

Certo


E

Errado

A análise da probabilidade e do impacto dos riscos identificados é atividade específica a ser trabalhada no componente ambiente de controle como um dos constituintes dos controles internos organizacionais.


C

Certo


E

Errado

A utilização de informações financeiras na administração pública municipal não se resume à disponibilidade de registros nem se esgota na extração automatizada de dados por sistemas informacionais.

No controle gerencial, a racionalidade da decisão depende da conversão de dados em informações interpretáveis, da articulação entre critérios de análise e objetivos institucionais, bem como da utilização de sistemas de apoio que ampliem a capacidade de monitoramento, sem suprimir a mediação técnico-administrativa inerente ao processo decisório.


Analise as assertivas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.


I. No âmbito do controle gerencial, o dado financeiro não se identifica, em sentido técnico, com a informação estrategicamente relevante, uma vez que esta pressupõe tratamento analítico, contextualização institucional e aptidão para subsidiar avaliação ou decisão administrativa.

II. Os sistemas de apoio à decisão, embora não substituam o juízo do administrador, ampliam a capacidade institucional de controle ao permitir correlação, organização e leitura gerencial de informações financeiras relevantes à definição e ao ajuste de cursos de ação.

III. A informação financeira adquire caráter estratégico quando, para além da função registral ou descritiva, passa a operar como insumo de monitoramento, comparação, avaliação de desempenho e reorientação administrativa em face dos objetivos organizacionais.

IV. A utilidade gerencial dos sistemas informacionais não decorre apenas de sua consistência técnica interna, mas também da qualidade dos critérios analíticos empregados na interpretação das informações produzidas e de sua vinculação com as finalidades decisórias da organização.


A

Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.


B

Apenas as assertivas I e IV estão corretas.


C

Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.


D

Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.


E

Todas as assertivas estão corretas.

No contexto da Administração Pública, um Assistente em Administração participou do acompanhamento de determinado projeto institucional e verificou dificuldades na avaliação dos resultados alcançados pelas equipes executoras. Embora houvesse percepção gerencial de desempenho inferior ao esperado, observou-se ausência de indicadores previamente definidos, inexistência de critérios formais de comparação entre desempenho esperado e realizado e registros operacionais produzidos de maneira descontínua ao longo da execução das atividades.


Considerando os fundamentos das funções administrativas, especialmente no que se refere à função controle, assinale a alternativa CORRETA:


A

O acompanhamento contínuo das atividades favorece ajustes gerenciais durante a execução dos trabalhos, ainda que inexistam critérios objetivos de mensuração institucionalmente definidos.


B

A efetividade do controle organizacional depende da existência de parâmetros e registros que permitam comparar os resultados alcançados com os objetivos previamente estabelecidos pela organização.


C

A percepção gerencial baseada na experiência prática dos supervisores pode substituir mecanismos formais de controle em atividades administrativas de maior complexidade operacional.


D

A flexibilização dos mecanismos de monitoramento tende a ampliar a capacidade adaptativa das equipes, especialmente em ambientes organizacionais sujeitos a mudanças operacionais frequentes.


E

A análise qualitativa do desempenho administrativo pode reduzir distorções decorrentes de indicadores quantitativos, desde que haja comunicação eficiente entre os setores envolvidos.

Os controles físicos sobre ativos e as revisões de desempenho operacional e financeiro são atividades primordiais do componente avaliação de riscos nos controles internos.


C

Certo


E

Errado

Analise as afirmativas abaixo no tocante à entrada e saída de documentos na administração pública.


1. É importante registrar a entrada e saída de documentos oficiais para efeitos de controle.

2. Os documentos oficiais enviados devem ser todos destruídos para evitar acúmulo de papel.

3. Todos os documentos oficiais recebidos devem ser arquivados imediatamente após o recebimento.

4. O registro racional dos documentos oficiais enviados e recebidos é requisito fundamental para futura localização e consulta.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

É correta apenas a afirmativa 2.


B

São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.


C

São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.


D

São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.


E

São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

 
 
Gerar simulado