Questões de Concurso de Patrimônio Cultural: Memória e Cultura Material - Antropologia

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Questão de Concurso - 1002951

Concurso IPHAN Técnico I - Área Ciências Sociais 2018

Questão 74

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os próximos itens, relativos à abordagem antropológica sobre memória. Define-se memória como afloração do passado no presente por meio de operações psicológicas subjetivas, tratando-se, portanto, de manifestação essencialmente individual.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1002953

Concurso IPHAN Técnico I - Área Ciências Sociais 2018

Questão 76

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os próximos itens, relativos à abordagem antropológica sobre memória. A memória aponta referências de pertencimento e, consequentemente, de exclusão na autorrepresentação de comunidades nacionais e de grupos étnicos, populações tradicionais e minorias que compõem a população de um país.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1057926

Concurso IBRAM Técnico em Assuntos Culturais - Área Sociologia 2010

Questão 51

Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível Superior

Um bem cultural é reconhecido e tombado como patrimônio segundo critérios:
  • A. estéticos.
  • B. artísticos.
  • C. simbólicos ou espirituais.
  • D. de raridade.
  • E. de genialidade.

Questão de Concurso - 1057951

Concurso IBRAM Técnico em Assuntos Educacionais - Área Ciências Humanas 2010

Questão 56

Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível Superior

“No processo de transformação por que passam os museus, seu papel educativo do público também vem sendo rediscutido. Tornou-se relevante a questão do aprendizado em museus, a chamada educação patrimonial, a ser introduzida no currículo das escolas”.(OLIVEIRA,2008) . De acordo com os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos nessa área, a educação patrimonial se caracteriza como:
  • A. o recurso educacional adotado pelos museus, a fim de que haja uma nova forma de “consumo” de seus acervos, adequando-se, assim, aos conceitos de patrimônio cultural na contemporaneidade.
  • B. um processo de aprendizado permanente, informal e empírico, voltado para o lazer, a cultura e o patrimônio.
  • C. o processo permanente e sistemático de educação, que toma o patrimônio cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo.
  • D. uma solução educativa, que se utiliza do patrimônio como recurso didático e fonte secundária para a educação informal.
  • E. o procedimento flexível e assistemático para uma nova educação baseada no patrimônio histórico e cultural, que visa à experimentação do conhecimento pelo indivíduo e a sociedade.