

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Os documentos intermediários são aqueles que não possuem uso corrente nas entidades produtoras e aguardam a eliminação ou a transferência para guarda permanente.
O documento que está sem uso imediato na administração, porém é preservado uma vez que ainda poderá ser consultado, caracteriza a idade:
permanente
intermediária
corrente
hibrida
secundária
O arquivo intermediário caracteriza-se por armazenar, em geral, documentos
originários de atividades-meio.
que serão microfilmados e destruídos.
reservados, confidenciais e sigilosos.
de interesse para a pesquisa histórica.
com baixa frequência de uso.
O prazo aproximado de guarda de documentos nos arquivos intermediários é de:
5 a 10 anos.
até 15 anos.
25 a 30 anos.
20 anos.
até 4 anos.
No arquivo intermediário,
os documentos aguardam sua destinação final.
procede-se à avaliação dos documentos.
elaboram-se instrumentos de pesquisa.
não há restrição de acesso aos documentos.
a frequência de uso dos documentos é alta.
Denominam-se documentos intermediários:
aqueles de uso corrente nos órgãos produtores, e que por razões de interesse administrativo, aguardam a reativação processual.
aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
aqueles de uso corrente nos órgãos produtores, e que por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, estão ainda em tramitação administrativa.
aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, estão em tramitação na esfera judiciária ou na esfera legislativa.
Ao arquivo cuja função é preservar documentos que não são mais movimentados e utilizados pela administração, dá-se o nome de:
perene;
histórico
permanente;
intermediário;
Os arquivos intermediários são aqueles essenciais para o desenvolvimento de atividades de rotina de uma instituição, os quais ainda estão em uso pleno por parte dos usuários e ainda não se encontram devidamente classificados nem arquivados.
Em relação ao arquivo intermediário, NÃO se pode afirmar que:
É o conjunto de documentos originários de arquivos correntes.
Fazem parte das funções e atividades típicas do arquivo permanente, EXCETO:
Descrição documental.
Acesso aos documentos.
Preservação dos fundos sob sua guarda.
Eliminação de documentos sob sua custódia.
Difusão, editorial, cultural e educativa do acervo.
O arquivo intermediário tem como principal função diminuir o volume de documentos nos arquivos correntes.
O arquivo intermediário, que constitui um dos principais elementos do programa de gestão de documentos, foi concebido para armazenar uma grande quantidade de documentos com um baixo custo.
Os documentos de arquivo são transferidos ao arquivo intermediário para permitir uma maior economia no armazenamento. O acesso a esses registros documentais no arquivo intermediário é
livre, garantindo, assim, a difusão da informação.
restrito por cinco anos.
restrito por dez anos.
restrito aos acumuladores ou aqueles autorizados pelos setores acumuladores.
livre somente aos setores da organização.
A justificativa para a existência do arquivo intermediário é econômica, isto é, ele existe para armazenar os documentos que, mesmo sem consulta muito frequente, precisam ser mantidos por questões técnicas, fiscais e(ou) legais.
Os arquivos setoriais têm o mesmo papel dos arquivos intermediários, visto que recebem documentos provenientes dos diversos órgãos que integram a estrutura de uma organização.
O arquivo intermediário armazena documentos com valor informativo decrescente.
A maioria dos autores reconhece não haver, no arquivo intermediário, utilização secundária que justifique a elaboração de instrumentos de pesquisa. Em seu lugar, entre outros meios de busca, os arquivistas se valem de
vocabulários controlados.
relações de transferência.
inventários sumários.
guias de fontes.
catálogos seletivos.
O Arquivo Intermediário também pode ser denominado:
Administrativo
Estático
Setorial
Limbo
De custódia
A organização dos documentos nos arquivos correntes deve ser completamente modificada ao se armazená-los no arquivo intermediário.