Questão de Concurso - 1199859

Concurso Professor - Área: Artes Cênicas 2019

Questão 23

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

Na linguagem específica do Teatro, a técnica que revela ao espectador a alma ou o inconsciente da personagem, numa dimensão épica e lírica, tendo a tendência de se tornar um trecho destacável da peça com valor autônomo, recebe o nome de:

  • A. Diálogo.
  • B. Comentário.
  • C. Recorte textual.
  • D. Solilóquio.
  • E. Discurso.

Questão de Concurso - 1199862

Concurso Professor - Área: Artes Cênicas 2019

Questão 24

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

No ensino de Teatro, a metodologia criada por Olga Garcia Reverbel no Laboratório de Expressão tem diferentes características.

Analise o texto abaixo:

Todas as atividades de expressão propostas demandam a solução de problemas que estimulam o aluno a sua descoberta por meio da ação. Atuando, o aluno desenvolve suas capacidades de relacionamento social, espontaneidade, imaginação, observação e percepção.

Esse texto está coerente com a descrição da característica denominada:

  • A. Ativa.
  • B. Global.
  • C. Voluntária.
  • D. Coletiva.
  • E. Afetiva.

Questão de Concurso - 1199867

Concurso Professor - Área: Artes Cênicas 2019

Questão 25

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

O TEN (Teatro Experimental do Negro) foi fundado no Rio de Janeiro, em 1944.

Sobre o TEN, é correto afirmar que:

  • A.

    Surgiu por influência de Paulo Paim, depois da publicação do Estatuto da Igualdade Racial.

  • B.

    Sua proposta era apresentar atores e temáticas negras no Teatro e seu idealizador foi Abdias do Nascimento.

  • C.

    Foi criado pelo poeta Solano Trindade para a divulgação dos escritos dramatúrgicos de um grupo de intelectuais negros.

  • D.

    Após dois anos de intensa atividade, o grupo passou por transformações no elenco e seu nome mudou para Teatro Popular Brasileiro.

  • E.

    Teve como principal representante o ator Grande Otelo, que atuava preferencialmente com o elenco do grupo.

Questão de Concurso - 1199870

Concurso Professor - Área: Artes Cênicas 2019

Questão 26

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

No fazer teatral existem diferentes tipos de encenação que são identificados com nomenclaturas diferenciadas.

A encenação que visa produzir imagens cênicas, objetivando a beleza formal imagética, em vez de dar a ouvir um texto ou de apresentar ações físicas em relevo, é coerente com a definição de:

  • A. Teatro de Tese.
  • B. Teatro Didático.
  • C. Teatro Alternativo.
  • D. Teatro de Imagens.
  • E. Teatro Documentário.

Questão de Concurso - 1199878

Concurso Professor - Área: Artes Cênicas 2019

Questão 29

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

O Teatro, por ser constituído como linguagem, tem em sua constituição a representação de signos, e a semiótica é apresentada como uma das ciências que estuda estes signos.

Sendo assim, segundo a Semiótica, as representações, baseadas em convenções que podem evocar um objeto, uma situação ou uma instituição, são consideradas:

  • A. Sinais.
  • B. Índices.
  • C. Símbolos.
  • D. Códigos.
  • E. Ícones.

Questão de Concurso - 1095930

Concurso Professor Educação Artística - Teatro 2019

Questão 48

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Seja compondo, seja interpretando, pensem também no espectador como se ele não existisse. Atuem como se o pano não se levantasse.

Com essas palavras, Denis Diderot antecipou o reconhecimento de um elemento de encenação fundamental para o naturalismo. Assinale a opção que identifica corretamente esse elemento.

  • A. Cena obrigatória.
  • B. Quarta parede.
  • C. Outra cena.
  • D. Área de atuação.
  • E. Fora da cena.

Questão de Concurso - 1162491

Concurso SEMEC Professor de Anos Finais no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) - Área Artes 2019

Questão 47

Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE/UESPI)

Nível Superior

Segundo as ideias de Eugênio Barba, referentes à montagem de ator “é possível distinguir dois âmbitos ou duas direções de trabalho distintas: a do ator que trabalha dentro de um sistema codificado de representação e a do ator que deve inventar e fixar seu modo de estar presente em cada um dos diferentes espetáculos em que atua, tomando cuidado para não repetir o que já fez no espetáculo anterior” (BARBA; SAVARESE, 2012, p. 162). Esse pensamento pode ser referenciado, caso se considere que o ator trabalha num sistema codificado de representação que

  • A.

    desconstrói a montagem alterando seu comportamento natural.

  • B.

    constrói a montagem mantendo seu comportamento natural.

  • C.

    constrói a montagem alterando seu comportamento natural.

  • D.

    constrói a montagem inventando seu comportamento natural.

  • E.

    desconstrói a montagem alterando seu comportamento inventado.

Questão de Concurso - 1162492

Concurso SEMEC Professor de Anos Finais no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) - Área Artes 2019

Questão 48

Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE/UESPI)

Nível Superior

Eleonora Fabião, ao discorrer sobre “Corpo Cênico, Estado Cênico” (2010), escreve:

Imagino a praia às nove da manhã. Maresia, azul e luz. Lembro da sensação da correnteza repuxando as pernas e os passos, do impacto firme da primeira onda e chuá. Mergulho: água fria no couro cabeludo quente. Submersa: que passem por mim ondas de ondas, fluxos e refluxos do tempo. Olho em volta: a firmeza da paisagem apesar do mar, do vento e do pássaro: a vertigem do fixo-móvel. Já fora d’água: o corpo distendido no espaço. A praia se foi com uma onda e eu fiquei na sala – salgada. Imaginar transforma a matéria. Rememorar transforma a matéria.

Revista Contrapontos - Eletrônica, Vol. 10 - n. 3 - p. 321-326 / set-dez 2010.

Nesse contexto, o pensamento de Fabião versa sobre

  • A.

    o corpo cênico que potencializa um devir mulher água.

  • B.

    o corpo da cena que inventa uma dimensão irreal.

  • C.

    a fluidez e a temporalidade contínua como uma onda.

  • D.

    a temporalidade e a espacialidade do corpo cênico.

  • E.

    o corpo da cena, que é a matriz fluxo-espacial do texto.

Questão de Concurso - 851648

Concurso

Questão 90

Nível

Acerca do processo criativo no teatro contemporâneo, julgue os itens que se seguem. A performance consiste em uma arte híbrida que considera a materialidade do corpo e dos objetos e assume o intercâmbio de linguagens, reunindo artistas de diversas formações.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 768801

Concurso Funarte Arte e Cultura 2014

Questão 65

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

  • A. “dramas sociais” são apenas os fenômenos culturais das sociedades tradicionais, pois a modernidade ocidental tende a eliminar o aspecto performático do cotidiano;
  • B. a atividade de performatizar é uma representação exterior de contextos culturais específicos e seus atores sociais não são alterados por ela;
  • C. a dança estética e ritual exige, para seu sucesso, completo distanciamento entre os performers e a audiência, que deve permanecer no papel de receptor passivo;
  • D. a performance é um automatismo comportamental determinado geneticamente, daí a possibilidade de estudá-la tanto na biologia quanto na antropologia;
  • E. em uma performance, tempo e ritmo podem ser usados do mesmo modo que um texto, objetos cênicos, fantasias ou os corpos dos atores.