

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Os critérios destinados a subsidiar o bibliotecário durante o processo de desenvolvimento de coleções são: autoridade, precisão, imparcialidade, atualidade, cobertura/tratamento. De acordo com Vergueiro, acerca do critério da autoridade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Mesmo com a prática, o bibliotecário dificilmente aprenderá a identificar as editoras de excelência nas áreas de interesse da biblioteca onde trabalha, sendo imprescindível a ajuda de um profissional da área.
( ) O bibliotecário não deve selecionar documentos patrocinados por instituições de destaque na área de atuação de sua biblioteca, tendo em vista que esse não é um elemento de autoridade.
( ) O fato de um autor ter produzido materiais de qualidade no passado é um indicador razoavelmente confiável de sua produção futura.
( ) O fato de uma editora ter publicado dezenas de obras de altíssima qualidade, gozando de sólida reputação no mercado, dá ao bibliotecário a garantia de que todos os materiais que ela vier a publicar terão o mesmo nível de qualidade.
A sequência está correta em
F, F, V, F.
F, V, V, F.
V, F, F, F.
V, V, F, F.
As funções da biblioteca como um centro organizado de informações são avaliadas considerando a importância da informação como um elemento essencial para a conquista da cidadania por parte de todos os indivíduos. O bibliotecário é incentivado a se tornar um agente de democratização da informação, contribuindo para que o exercício da cidadania seja acessível a todos.
Certo
Errado
Considerando as medidas e atividades de avaliação de bibliotecas, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Efetividade.
2. Eficácia.
3. Eficiência.
( ) Analisar a relevância das ações e as alterações ocorridas no ambiente.
( ) Dimensionar o grau com que os objetivos da organização foram atingidos.
( ) Verificar a relação entre os recursos aplicados e os benefícios alcançados, no contexto dos objetivos fixados.
A sequência está correta em
1, 2, 3.
1, 3, 2.
2, 3, 1.
3, 1, 2.
-
Preocupado em fortalecer o princípio de transparência na prestação de contas à sociedade, e com a qualidade dos cursos de nível superior no Brasil, o MEC vem criando mecanismos de avaliação do Ensino Superior.
Não pode ser citado como exemplo de mecanismo para avaliação do Ensino Superior:
Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB)
Exame Nacional de Cursos (ENC)
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)
Comissão Própria de Avaliação (CPA)
Para o Instrumento de Avaliação de cursos de graduação do INEP/MEC (2017), um critério de análise favorável para a obtenção do conceito 5, no que se refere à bibliografia básica e à bibliografia complementar, é
o acervo físico estar etiquetado nas estantes da biblioteca para garantir o acesso ininterrupto pelos usuários.
o acervo ser gerenciado de modo a atualizar a quantidade de exemplares e/ou assinaturas de acesso mais demandadas, sendo adotado plano de contingência para a garantia do acesso e do serviço.
o acervo da bibliografia básica e complementar ser adequado em relação às unidades curriculares e aos conteúdos descritos pela biblioteca.
o acervo da bibliografia básica e complementar estar referendado por relatório de adequação, assinado pela biblioteca, comprovando a compatibilidade, em cada bibliografia sinalizada no PPC.
Os instrumentos de avaliação e supervisão aplicados pelo Ministério da Educação (MEC) permitiram que o ensino superior brasileiro ganhasse um parâmetro de comparação e estimularam as instituições a se manterem atualizadas. A avaliação de bibliotecas pelo MEC se estrutura sobre:
acessibilidade
espaço físico e acervo
informatização do acervo
quantidade de livros por alunos
acervo, infraestrutura e serviços
O processo de avaliação de serviços de informação tem por objetivo
levantar as necessidades de informação.
definir os propósitos da avaliação.
delimitar o objeto da avaliação.
verificar possíveis falhas nos serviços prestados.
examinar planos e ações.
Assinale a alternativa que apresenta o conceito correto de biblioteca especializada.
Biblioteca que faz a impressão de livros virtuais.
Biblioteca que oferece livros para um nicho específico.
Biblioteca que oferece livros traduzidos.
Biblioteca que não permite acesso à comunidade.
Biblioteca que oferece empréstimo de livros raros.
No contexto da avaliação dos serviços de informação, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Eficácia.
(2) Eficiência.
( ) Refere-se ao processo, à relação entre os recursos (financeiros, materiais e humanos) aplicados e aos benefícios alcançados.
( ) Está relacionada aos resultados. Mede o grau com que os objetivos do projeto ou da organização foram atingidos.
( ) O processo de solução de um problema deve consumir apenas a energia ou os recursos necessários.
1 - 1 - 2.
1 - 2 - 1.
2 - 1 - 2.
2 - 2 - 1.
Na avaliação de serviços de bibliotecas, subsidiar a análise de uma situação-problema é função
da intervenção.
do controle.
do produto.
da otimização.
do diagnóstico.
Um auxiliar de biblioteca que reconhece que o espaço não é apenas um local expositor de livros, mas uma área para compartilhar experiências e construir conhecimentos, tomou as seguintes decisões acertadas, exceto:
Colocou no local sofás e mesinhas, onde os alunos da instituição de ensino possam permanecer em seus intervalos escolares.
Passou a cobrar um valor mínimo na entrada da escola para a manutenção dos livros e objetos.
Organizou um espaço equipado com computadores e outros recursos tecnológicos.
Fez uns cartazes com dicas de livros que chegaram por último ao acervo e colocou-os nas paredes.
A matriz GUT consiste em uma alternativa utilizada para priorizar as ações na gestão da Biblioteca. Tal matriz consiste em analisar:
O que? Como? e Por que?
A preparação, o limite e as decisões.
A urgência, a tendência e a gravidade.
O planejamento, o controle e a avaliação.
Quem? e Quando?
Dos setores e serviços da biblioteca, do Setor de seleção é INCORRETO afirmar:
A seleção é fundamental, pois é ela que determina a qualidade, a pertinência e a eficácia do acervo que se quer formar.
Serve também para definir as necessidades dos materiais bibliográficos a serem adquiridos.
Esta seleção pode ser feita através de consultas aos usuários, indicação dos dirigentes, responsáveis, professores, especialistas, etc.
A seleção pode ser feita pela escolha de acervos apropriados para incorporação ou livros indicados nas bibliografias básicas das disciplinas lecionadas no caso de bibliotecas escolares ou universitárias.
É obrigatório a formação de uma comissão para se encarregar da seleção.
Assinale as etapas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) em que as bibliotecas são avaliadas.
Avaliação institucional e avaliação diagnóstica.
Avaliação institucional e avaliação dos cursos de graduação.
Avaliação institucional e avaliação formativa.
Avaliação institucional e avaliação somativa.
Avaliação institucional e avaliação quantitativa.
Qual lei da biblioteconomia apresenta justificativa para atividades de avaliação de bibliotecas e serviços de informação?
Os livros são para serem usados.
A biblioteca é um organismo em crescimento.
A cada livro seu leitor.
Poupe o tempo do leitor.
A cada leitor seu livro.
Na elaboração de uma política de indexação, os elementos que devem ser considerados são cobertura de assuntos; seleção e aquisição dos documentos-fonte; processo de indexação; estratégia de busca; tempo de resposta do sistema; forma de saída e
organização da informação.
avaliação do sistema.
diagnostico organizacional.
catalogação de assunto.
estudo de uso.
Relacione as categorias a serem consideradas na elaboração de relatórios como instrumento de planejamento e avaliação de serviços de bibliotecas com suas respectivas características.
1. Apresentação do relatório
2. Dados
3. Frequência
4. Divulgação
( ) | Uso de gráficos para representar visualmente uma tabela ou para ilustrar e reforçar uma análise. |
( ) | Registram-se todos os usuários que entrarem na biblioteca para as mais diversas finalidades. |
( ) | Variam de uma biblioteca para outra, devido à especificidade de cada uma, ao plano de trabalho e à necessidade de se enfatizar determinados pontos. |
( ) | Refere-se à discriminação de todas as publicações e serviços de alerta e disseminação da informação. |
Assinale a alternativa que apresente a relação correta, de cima para baixo.
1 – 3 – 2 – 4
2 – 4 – 3 – 1
3 – 1 – 4 – 2
4 – 2 – 1 – 3
4 – 3 – 2 – 1
São recomendações básicas a serem mantidas nos ambientes de guarda e proteção de acervos documentais, EXCETO:
Os locais de armazenamento devem estar situados na parte mais sólida do edifício, tendo em vista que cada metro quadrado de estante pesa, no mínimo, 100 kg;
Madeiras, empregadas na estrutura ou em outros elementos, têm que receber tratamento contra combustão e insetos;
Áreas muito grandes, acima de 400 m², devem ser divididas com material não combustível e portas corta-fogo.
As paredes do depósito que estão expostas externamente à insolação devem ser protegidas com câmaras de ar ou materiais termoisolantes;
Paredes e tetos de vidro são totalmente contraindicados. Exceto os vidros escuros pois eles protegem do calor do sol.

A tirinha do Calvin, de Bill Watterson, traz para os leitores a questão da multa na biblioteca por atraso no empréstimo de obras do acervo. Sobre o assunto, considerando a maneira coerente de realizar a gestão do acervo na organização de uma biblioteca escolar, assinale a alternativa correta:
A multa no atraso das devoluções deve ter contexto pedagógico.
Deve ser utilizada como critério de nota por comportamento individual nas escolas.
A multa é para colocar medo nas crianças que utilizam a biblioteca escolar.
Serve como política de gestão de pessoal, pois o valor arrecadado com multa por atraso nos empréstimos, pode ser direcionado para agregar ao salário dos agentes de biblioteca.
Com relação aos pressupostos e diretrizes do bibliotecário público, verifique as afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA:
Inventário e manutenção dos equipamentos da biblioteca.
Formação e tratamento técnico do acervo e preservação do acervo.
Informatização e serviços de ação cultural.
Funcionalidade do prédio, formação e tratamento técnico do acervo.