Questões de Concurso de Técnicas de vôo e Condições específicas de vôo - Ciências Aeronáuticas

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 666027

Concurso DCTA Pesquisador - Assistente de Pesquisa - Área Aerodinâmica 2013

Questão 71

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Com relação à dinâmica do voo atmosférico, a seguinte afirmativa é verdadeira:

  • A.

    um avião em voo apresenta cinco graus de liberdade.

  • B.

    são cinco os tipos de forças que agem em um avião.

  • C.

    os aviões devem ser obrigatoriamente estáveis estática e dinamicamente.

  • D.

    o movimento de um avião, sua estabilidade e sua resposta aos comandos podem ser inteiramente estudados por meio das equações da dinâmica clássica.

  • E.

    para que um avião esteja em equilíbrio, basta que a soma dos momentos em relação ao seu centro de gravidade seja nula.

Questão de Concurso - 666028

Concurso DCTA Pesquisador - Assistente de Pesquisa - Área Aerodinâmica 2013

Questão 72

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Quanto ao conceito de estabilidade conforme é estudada em dinâmica do voo atmosférico e em configurações convencionais, pode-se afirmar que:

  • A.

    um sistema pode ser estaticamente estável ou estaticamente instável segundo sua tendência inicial seja por retornar ou se afastar de sua condição inicial de equilíbrio.

  • B.

    a estabilidade estática se refere ao movimento resultante do sistema após a perturbação de seu estado de equilíbrio.

  • C.

    estabilidade estática de um sistema é definida pela tendência inicial que este apresenta quando retirado de sua condição de equilíbrio.

  • D.

    quando se estuda a estabilidade dinâmica de um sistema, a resposta deste a uma perturbação é sempre oscilatória.

  • E.

    um sistema estável estaticamente também é estável dinamicamente.

Questão de Concurso - 572808

Concurso ANAC Técnico em Regulação de Aviação Civil 2012

Questão 58

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Médio

Em 24 de junho de 1994, durante um voo de treino para um festival aéreo na base aérea norte americana de Fairchild, o B-52H despenhou-se contra o solo, resultando na morte dos quatro tripulantes e na perda da aeronave. De acordo com a comissão de inquérito, esse acidente ocorreu devido à quebra das regras de segurança na atitude de voo utilizada pelo piloto, pois ostentando uma forte reputação por voar de modo agressivo, ele impôs uma manobra arriscada submetendo a aeronave a uma curva de altíssima inclinação, não conseguindo se recuperar da situação crítica a tempo.

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem, a respeito das reações aerodinâmicas em voo em curva.

Em uma curva glissada, existe excesso de inclinação, pois usa-se demasiadamente as superfícies de comando primárias responsáveis pela rotação em torno do eixo longitudinal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 572811

Concurso ANAC Técnico em Regulação de Aviação Civil 2012

Questão 61

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Médio

Em 24 de junho de 1994, durante um voo de treino para um festival aéreo na base aérea norte americana de Fairchild, o B-52H despenhou-se contra o solo, resultando na morte dos quatro tripulantes e na perda da aeronave. De acordo com a comissão de inquérito, esse acidente ocorreu devido à quebra das regras de segurança na atitude de voo utilizada pelo piloto, pois ostentando uma forte reputação por voar de modo agressivo, ele impôs uma manobra arriscada submetendo a aeronave a uma curva de altíssima inclinação, não conseguindo se recuperar da situação crítica a tempo.

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem, a respeito das reações aerodinâmicas em voo em curva.

Se o piloto executar uma curva de 60°, a sustentação necessária será de apenas duas vezes o valor do peso da aeronave.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 572859

Concurso ANAC Técnico em Regulação de Aviação Civil 2012

Questão 97

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Médio

Considerando a trajetória de decolagem, subida e voo em rota, julgue os itens de 97 a 102.

A trajetória de decolagem inicia-se após a aeronave atingir 35 pés de altura e encerra-se no momento em que atinge 1000 pés de altura sobre a pista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 572169

Concurso ANAC Especialista em Regulação de Aviação Civil 2012

Questão 117

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A respeito do voo em condições de gelo e dos métodos e sistemas de proteção contra a formação de gelo, julgue os próximos itens.

Os aquecedores de tubos de pitot e de tomadas estáticas são ligados somente à barra principal de energia das aeronaves, tendo em vista que, em casos de falha elétrica parcial, esse sistema será mantido inoperante para evitar sobrecarga à barra de emergência da aeronave.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 572170

Concurso ANAC Especialista em Regulação de Aviação Civil 2012

Questão 118

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A respeito do voo em condições de gelo e dos métodos e sistemas de proteção contra a formação de gelo, julgue os próximos itens.

O acúmulo de gelo nas diversas superfícies de uma aeronave afeta o seu desempenho, devido ao aumento da resistência ao avanço, do peso e do arrasto do avião, com redução da sustentação, da potência do motor e da eficiência da hélice, o que reduz consideravelmente a eficiência aerodinâmica do avião.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 615420

Concurso DPF Engenheiro de Aeronaves 2004

Questão 57

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com base nas características da aeronave e das condições listadas nas tabelas acima, julgue os itens subseqüentes.

A potência requerida para que a aeronave supracitada mantenha-se em vôo nivelado a uma velocidade aerodinâmica de 50 m/s é de 17,5 kW.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 615421

Concurso DPF Engenheiro de Aeronaves 2004

Questão 58

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com base nas características da aeronave e das condições listadas nas tabelas acima, julgue os itens subseqüentes.

A velocidade mínima para a aeronave manter-se em vôo nivelado é superior a 20 m/s.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 615422

Concurso DPF Engenheiro de Aeronaves 2004

Questão 59

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com base nas características da aeronave e das condições listadas nas tabelas acima, julgue os itens subseqüentes.

Nas condições acima, em um vôo planado a uma velocidade aerodinâmica de 25 m/s, a razão de planeio será maior que 10.

  • C. Certo
  • E. Errado