Questões de Concurso sobre Atendimento - Escriturário

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
31 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A ética profissional do atendente bancário engloba o seu comportamento perante os clientes.


Um funcionário age de forma ética quando


A

garante a máxima lucratividade na comercialização dos produtos.


B

prioriza a rentabilidade do banco diante das necessidades do mercado.


C

respeita as diretrizes socioeconômicas das políticas governamentais.


D

segue os princípios e os valores estabelecidos pela empresa.


E

valoriza a cultura organizacional e a obediência aos superiores.

Você é funcionário do Banco XYZ e está atendendo um cliente visivelmente irritado por ter tido problemas com seu cartão de crédito. O cliente está elevando o tom de voz e fazendo acusações contra o banco. Qual postura correta e eficaz deve ser adotada neste caso, de acordo com os princípios da etiqueta empresarial e do bom atendimento ao cliente?


A

Interromper o cliente, dizendo que ele está sendo rude e pedindo que se acalme, caso contrário, você não irá resolver o problema.


B

Concordar com tudo o que o cliente está dizendo, porque ele tem sempre razão e não pode ser jamais contrariado.


C

Chamar o seu supervisor imediatamente, para que ele possa lidar com a situação e evitar que o cliente se sinta desrespeitado.


D

Ignorar as acusações do cliente e focar em oferecer uma solução para o problema, desbloqueando seu cartão de crédito a qualquer custo.


E

Manter a calma, ouvir atentamente o cliente e demonstrar empatia, buscando entender o seu ponto de vista e oferecer soluções para o problema.

O técnico bancário precisa adotar um comportamento profissional, tomando certos cuidados no atendimento ao público. Um dos primeiros passos para essa atitude é conhecer e se identificar com os pilares fundamentais que definem a identidade corporativa de um banco.


Esses pilares são os seguintes:


A

conduta ética e resultados operacionais


B

estratégia, tática e operações cotidianas


C

imagem, cultura e rendimentos corporativos


D

logomarca, slogan e campanhas institucionais


E

visão, missão e valores organizacionais

Uma empresa produz papéis especiais para impressão e mantém suas vendas estáveis graças à forma bem-sucedida com que seus vendedores interagem com seus clientes. Para prospectarem novos clientes, os vendedores da empresa costumam reunir-se regularmente com vendedores de empresas fabricantes de impressoras, toners e cartuchos para impressão e trocam informações a respeito de seus clientes.

Nesse caso, o método de prospecção utilizado pelos vendedores dessa empresa para alcançarem seus clientes potenciais é denominado


A

Telemarketing


B

Clientes órfãos


C

Cadeia de indicação


D

Centro de influência


E

Clube de prospecção

Os bens não perecíveis podem ser estocados. Já os perecíveis, não. Os serviços apresentam algumas características que os tornam ainda mais especiais, levando a alterações na estratégia de vendas. Portanto, decisões como preço, comunicação e distribuição são afetadas pela perecibilidade, provocando mudanças em termos de gestão de vendas. Os serviços apresentam quatro características importantes que devem ser observadas no planejamento das estratégias de vendas, são elas


A

intangibilidade, separabilidade, perecibilidade e invariabilidade.


B

tangibilidade, inseparabilidade, depreciabilidade e invariabilidade.


C

intangibilidade, divisibilidade, perecibilidade e materialidade.


D

intangibilidade, inseparabilidade, perecibilidade e variabilidade.

Analise as seguintes situações de funcionários do Banco do Nordeste do Brasil:


• P aceitou um brinde sem valor comercial, entregue uma única vez ao ano, a título de propaganda, de um cliente do banco.

• M aceitou uma hospedagem de um colega de trabalho do banco, mas de outro setor, com o intuito de uma troca de favores futuros.

• J aceita todos os meses um brinde sem valor comercial, a título de divulgação habitual de um cliente do banco.

• R aceita o recebimento de remuneração por terceiros para palestrar em congressos de natureza acadêmica de que participa, por interesse institucional.

Considerando-se as informações apresentadas e segundo o Código de Conduta Ética e Integridade do Banco do Nordeste do Brasil, quem violou o código do banco?


A

P, apenas


B

M e J, apenas


C

M e R, apenas


D

P, M e J, apenas


E

M, J e R, apenas

Na prestação de serviços de uma instituição financeira, um cliente recebeu a informação do atendente de que a sua operação de crédito pessoal seria aprovada em cinco dias. A aprovação, no entanto, não aconteceu dentro desse prazo estipulado, de modo que as expectativas do cliente ficaram aquém do esperado.

Identifica-se, nesse caso, um problema no atendimento da satisfação do cliente, denominado lacuna


A

na entrega e nas percepções


B

na confiabilidade, responsividade e acessibilidade


C

nas comunicações internas


D

no conhecimento das expectativas


E

nos padrões e na interpretação

Um vendedor iniciante encontrou seu chefe e compartilhou sua frustração: “Estou apresentando nosso produto da mesma maneira para todos os possíveis compradores, mas as respostas não são as mesmas. Não consigo entender como pessoas com a mesma necessidade escolhem produtos diferentes!” Seu chefe o acalmou e disse: “Você precisa entender melhor as percepções dos compradores.”


Considerando-se a psicologia de vendas, percepção é entendida como o(a)


A

entendimento parcial de um conteúdo ou mensagem compartilhados por outra pessoa.


B

momento em que as interações entre duas pessoas acontecem de maneira fluida.


C

processo pelo qual uma pessoa seleciona, organiza e interpreta informações.


D

visão que o indivíduo tem a respeito de si, do mundo e de como é visto pelos outros.


E

predisposição aprendida a respeito de algum produto, indivíduo ou situação.

Produto é, no entendimento contemporâneo, a composição de um bem mais um serviço. Bem é uma coisa material e tangível, ou seja, algo que podemos ter, tocar e vender; já os serviços são imateriais e intangíveis, ou seja, não conseguimos pegar ou ter, mas podemos medi-los, atribuir valor. Por esse motivo, serviços também podem ser vendidos, o que comumente faz com que sejam chamados popularmente de produtos.


Um exemplo de um serviço (coisa intangível e imaterial) que pode ser medido e vendido é


A

uma nota de dinheiro.


B

um talão de cheques.


C

um equipamento.


D

um produto financeiro.


E

uma nota fiscal.

Um empresário utiliza os serviços bancários de certa instituição há muitos anos. Por força de seu relacionamento habitual com o Banco, mantém contato fácil com os empregados que atuam no atendimento aos clientes. Em determinado momento, a instituição sofre remodelação, e os seus contatos são transferidos para outros locais, ingressando novos funcionários com os quais não mantém relacionamento. Diante das dificuldades geradas pelo não conhecimento do seu perfil de cliente, ele foi compelido a protocolar reclamação na Ouvidoria da instituição que, por meio digital, disponibilizou os telefones do Serviço de Atendimento ao Consumidor.


Nos termos da Resolução CMN no 4.860, de 23 de outubro de 2020, a Ouvidoria tem por finalidade, dentre outras, atender em última instância às demandas dos clientes e usuários de produtos e serviços que não tiverem sido solucionadas nos canais da instituição, de atendimento


A

primário


B

executivo


C

parcial


D

eventual


E

especial

Instituições financeiras têm estratégias distintas para atrair e manter os seus clientes. Em comum, todas desenvolvem ações para satisfazer os seus clientes nos chamados Momentos da Verdade, que são todas as oportunidades de contato e interação da empresa com os clientes, inclusive quando há ações comerciais, dúvidas, reclamações etc.

Nestes momentos, os clientes


A

apresentam sugestões de melhorias e registram suas queixas.


B

julgam a qualidade dos produtos e serviços da empresa.


C

verificam os preços cobrados e os comparam com os da concorrência.


D

respondem a pesquisas de satisfação e a inquéritos estatísticos.


E

buscam novas oportunidades de relacionamento.

Os Cinco C’s do Crédito são uma forma tradicional e subjetiva de captar informação para a avaliação de crédito na economia brasileira e em outras economias. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um dos conceitos que fazem parte dos Cinco C’s do crédito.


A

Conhecimento.


B

Caráter.


C

Colateral.


D

Condições.


E

Capital.

Frequentemente, os bancos realizam pesquisas de satisfação dos clientes com o objetivo de


A

acompanhar o passo a passo do cotidiano de suas equipes.


B

aperfeiçoar o atendimento prestado por seus funcionários.


C

fornecer parâmetros éticos para suas ações sociais.


D

fortalecer a vigilância sobre a equipe de atendimento.


E

monitorar o trabalho que vem dos seus fornecedores.

Nas aplicações bancárias, o autosserviço on-line, além de entregar o produto ao cliente, disponibiliza para o consumidor a oportunidade de vivenciar a experiência do serviço. A velocidade da entrega e a interação on-line possibilitam que a internet transforme efetivamente os produtos em serviços.


Seguindo essa linha, a teoria do momento de verdade, relativa à qualidade de serviços, deve ser levada em consideração quando se avalia a prestação de serviços bancários pela internet, já que existe um(a)


A

demonstração do funcionamento de um serviço para educar os clientes sobre os papéis que se espera que eles executem na entrega do serviço.


B

encontro específico entre cliente e fornecedor de serviço no qual o resultado se mostrou particularmente satisfatório ou insatisfatório para uma ou ambas as partes.


C

ponto de entrega de serviços em que os clientes interagem com o equipamento de autoatendimento e cujo resultado pode afetar as percepções do serviço.


D

ponto de estrangulamento no processo de entrega do serviço que limita o seu processo produtivo, o desempenho ou a capacidade de todo um sistema.


E

indicador da interação direta dos clientes com os elementos da organização do serviço que favorece a mensuração do nível de satisfação do consumidor com o serviço.

Uma característica do atendimento bancário, que interfere decisivamente na percepção dos clientes, é a inseparabilidade – cuja importância se manifesta no fato de que o prestador de serviço é o serviço.


Sendo assim, para administrar corretamente essa característica, o agente comercial deve estar preparado para


A

assumir totalmente os fatos que ocorrem em sua agência.


B

completar o estoque pleno dos serviços prestados.


C

compreender seus próprios benefícios e anseios.


D

orientar os clientes na escolha de produtos adequados.


E

tornar tangíveis os serviços ofertados aos clientes.

O agente comercial pode e deve, por meios próprios, medir a qualidade da prestação dos serviços bancários, ao


A

analisar as necessidades e os desejos dos seus clientes.


B

investigar os meios pelos quais seus clientes acessam as contas.


C

pesquisar os principais concorrentes de sua agência.


D

questionar os clientes sobre a satisfação com seu atendimento.


E

ressaltar as características principais dos produtos oferecidos.

Nos sistemas de informações bancários, o agente comercial encontra análises apuradas sobre o comportamento dos clientes, as quais devem ser utilizadas para


A

monitorar o alcance da distribuição dos serviços ofertados.


B

incorporar as melhores ofertas advindas da concorrência.


C

mensurar o retorno das campanhas publicitárias.


D

melhorar o relacionamento interno nas agências.


E

personalizar o atendimento e as ofertas aos clientes.

Quando o agente comercial, durante o atendimento, faz menção a propagandas e outras peças de divulgação dos diferenciais do banco, ele está reforçando na mente do cliente a


A

imagem institucional da marca


B

necessidade do consumidor


C

campanha para o alcance das metas


D

preservação de sua identidade


E

realidade econômico-financeira do país

Uma proposta customizada de serviços bancários depende da capacidade do agente comercial em obter informações suficientes a respeito dos


A

componentes financeiros dessa oferta


B

custos envolvidos na transação


C

desejos e necessidades de cada cliente


D

preços praticados pela concorrência


E

processos de formação das tarifas

De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) em 2022, uma em cada cinco reclamações feitas pelos clientes dos maiores bancos do Brasil não é solucionada. Isso cria uma imagem ruim para os bancos de uma forma geral, mas mais importante que isso, o cliente que está sendo impactado quando um problema ocorre em sua conta, ou ainda quando não consegue resolver mesmo entrando em contato com o banco.


Disponível em: <https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2022/05/16/>. Acesso em: 27 out. 2022.


Acerca desse tema, assinale a alternativa que apresenta ação(ões) a ser(em) realizada(s) pelos bancos para reduzir o número de reclamações e melhorar a satisfação do cliente.


A

Toda comunicação que o banco fizer com o cliente deve ser realizada por SMS, uma vez que é essa é a única forma de contato que chegará sem ruídos ao cliente.


B

Os bancos devem ligar para o cliente que fizer uma reclamação e resolver o problema na hora.


C

Os bancos devem ter transparência na comunicação e utilização dos serviços/produtos, apoio quando o cliente solicitar ajuda e clareza quando o cliente fizer uma reclamação.


D

Os bancos devem comunicar todas as ações realizadas, trazendo mais transparência para o cliente e deixando claro que, se ele trocar de e-mail, o banco não conseguirá entrar em contato.


E

Pelos canais digitais, os bancos devem fornecer um chat virtual para que os clientes possam abrir chamados e mandar sugestões de melhoria dos canais digitais.

 
 
Gerar simulado