

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O lucro da pessoa jurídica será arbitrado caso ela não apresente os livros comerciais ou fiscais ou, ainda, caso ela apresente o livro razão em ordem inadequada.
Certo
Errado
A base de cálculo do imposto de renda, em empresas tributadas pelo lucro presumido, será obtida pela aplicação de um percentual específico sobre cada receita obtida pela empresa, percentual esse que depende da atividade exercida.
Certo
Errado
Na apuração do IRPJ pelo lucro real, os custos de empréstimos diretamente atribuíveis à aquisição ou construção de um ativo qualificável devem ser capitalizados como parte do custo do ativo para fins contábeis, mas a legislação fiscal permite a sua dedução como despesa financeira no período em que incorridos.
Certo
Errado
O lucro presumido deve ser calculado anualmente.
Certo
Errado
Em relação ao lucro contábil e lucro real, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) O lucro real confunde-se com o lucro contábil, uma vez que ambos partem de exigências iguais.
( ) O lucro contábil informa a movimentação patrimonial com receitas e despesas confrontadas.
( ) No lucro real existem despesas que não podem ser deduzidas, como multas por infrações.
C - C - E.
E - E - C.
C - E - E.
E - C - C.
Quando a receita líquida for conhecida, o lucro arbitrado, para fins de imposto de renda, será determinado mediante a aplicação dos percentuais utilizados no lucro presumido, acrescidos de 20%.
Certo
Errado
Uma empresa avalia alternativas de enquadramento tributário e analisa características dos regimes disponíveis no sistema tributário brasileiro. Considerando-se aspectos relacionados ao lucro real, lucro presumido e Simples Nacional, dadas as afirmativas,
I. No regime de Lucro Real, a base de cálculo do IRPJ e da CSLL decorre do lucro contábil ajustado por adições, exclusões e compensações previstas na legislação tributária.
II. No regime de Lucro Presumido, a base de cálculo do IRPJ e da CSLL corresponde diretamente ao lucro contábil apurado pela entidade no período.
III. Empresas optantes pelo Simples Nacional recolhem tributos federais, estaduais e municipais de forma unificada conforme faixas de receita bruta e tabelas previstas na legislação específica.
IV. No regime de Lucro Real, a legislação tributária admite que a apuração do lucro tributável considere ajustes extraordinários realizados no Livro de Apuração do Lucro Real (LALUR ou equivalente eletrônico).
verifica-se que está/ão correta/s
II, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
O lucro arbitrado é uma forma de tributação que utiliza apenas as receitas da empresa para apuração do resultado tributável do imposto de renda (IR) e da contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL).
Certo
Errado
A empresa Bahia S.A. precisa definir seu regime de tributação para o próximo exercício. Em sua última apuração, apresentou receita bruta anual de R$ 90 milhões e um histórico de margens de lucro variáveis. Além disso, a empresa já foi autuada pela Receita Federal por inconsistências na escrituração contábil.
Com base nessa situação hipotética e considerando‑se as características dos regimes de tributação do lucro real, lucro presumido e lucro arbitrado, assinale a opção que apresenta o contexto obrigatório para a empresa.
A empresa poderá optar livremente entre os regimes de lucro real e lucro presumido.
A empresa deve adotar o lucro arbitrado, pois já foi autuada pela Receita Federal.
O lucro presumido é obrigatório para empresas com receita bruta acima de R$ 78 milhões anuais.
O lucro real é obrigatório para empresas com receita bruta anual superior a R$ 78 milhões.
O lucro arbitrado só poderá ser adotado por opção da empresa, independentemente de sua escrituração fiscal.
Tendo em vista um faturamento bruto trimestral de R$ 917.000,00 de uma determinada empresa, enquadrada no regime de lucro real, calcule as contribuições sociais devidas ao PIS e COFINS e responda às questões 44 e 45, observando que não há outras receitas que deveriam entrar na base de cálculo, assim como qualquer alteração das alíquotas padrão das contribuições.
O PIS devido em 31 de março de 2025, em reais, excluindo-se os centavos, é:
13.300.
15.130.
5.960.
7.430.
10.130.
Lucro real é o
lucro contábil consideradas apenas as receitas realizadas e as despesas incorridas efetivamente.
líquido do exercício, com as deduções prescritas e as inclusões permitidas.
lucro apurado na demonstração do resultado do exercício, acrescido das inclusões e deduzido das exclusões anteriores.
resultado ajustado que serve de base à distribuição dos dividendos aos acionistas.
lucro líquido, menos as exclusões ou as compensações autorizadas, mais as adições determinadas.
Contador Ambrósio, servidor da Câmara Municipal de Araraquara, está encarregado de analisar as demonstrações financeiras da empresa XYZ, prestes a formalizar contrato de prestação de serviços com o órgão legislativo. Ambrósio é sabedor que o art. 176, da Lei nº 6.404/1976, determina que, ao fim de cada exercício social, a diretoria da empresa fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, demonstrações financeiras que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício. Convocada a disponibilizar os documentos previsto na legislação citada, a empresa XYZ deverá apresentar ao Legislativo Municipal as seguintes demonstrações financeiras, EXCETO:
Balanço Patrimonial (BP).
Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC).
Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
Demonstração do Lucro ou Prejuízo Acumulado (DLPA).
Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR).
A contabilidade societária estabelece procedimentos para o encerramento do exercício social e a destinação do resultado apurado. O correto encerramento e destinação do resultado garantem o cumprimento das normas contábeis, buscando assegurar uma boa gestão financeira e societária. Sobre a destinação do resultado do exercício, assinale a alternativa correta.
A destinação do resultado do exercício é feita exclusivamente pelo contador da empresa, sem necessidade de aprovação pelos órgãos de governança ou assembleia de acionistas.
A totalidade do lucro líquido deve obrigatoriamente ser distribuída entre os acionistas, sem possibilidade de retenção para reservas.
As empresas são obrigadas a destinar 100% do lucro líquido para investimentos internos, sem poder pagar dividendos aos sócios ou acionistas.
Antes da distribuição de lucros aos acionistas, a legislação pode exigir a constituição de reservas, como a reserva legal e outras previstas no estatuto da empresa.
A empresa Y Indústria S/A, optante pelo regime de Lucro Real, deseja compreender como ocorre a base de cálculo do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ). Sabendo que o regime do Lucro Real pode ser apurado mensalmente ou trimestralmente, qual das seguintes afirmações está correta sobre a apuração do imposto?
A base de cálculo do Lucro Real é determinada pela apuração do lucro líquido ajustado pelas adições, exclusões e compensações previstas na legislação. No regime mensal, o IRPJ pode ser recolhido por estimativa, com ajustes no final do ano.
No Lucro Real, a alíquota do IRPJ é sempre fixa e não há necessidade de ajustes no ano seguinte, independente da opção mensal ou trimestral.
A empresa deve obrigatoriamente calcular seu IRPJ trimestralmente, pois não existe a opção de apuração mensal.
O Lucro Real sempre leva em consideração apenas os rendimentos da empresa, sem considerar as despesas dedutíveis, como ocorre no Lucro Presumido.
De acordo com a legislação vigente, na apuração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), quando adotado o regime de lucro real, presumido ou arbitrado, a parcela do lucro que exceder o valor de _____ pelo número de meses do respectivo período de apuração estará sujeita à incidência do adicional do imposto de renda à alíquota de dez por cento (10%). Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna no enunciado a seguir:
R$ 5.000,00.
R$ 10.000,00.
R$ 20.000,00.
R$ 30.000,00.
R$ 50.000,00.
A empresa Comercial XZ Ltda, adotou o regime de Lucro Presumido no início do exercício e, no primeiro mês, registrou uma receita bruta total de R$ 250.000,00. Sabendo que, nesse regime, a COFINS é apurada de forma cumulativa com alíquota de 3%, determine o valor da contribuição a ser recolhida no período:
R$ 6.000,00.
R$ 7.500,00.
R$ 4.500,00.
R$ 3.000,00.
R$ 5.000,00.
O lucro arbitrado é um regime especial de tributação que permite às pessoas jurídicas dispensar a escrituração contábil e escolher, dentro de uma faixa de valores, qual seria seu lucro estimado, para fins de tributação do imposto de renda.
Certo
Errado
Uma vez observada e respeitada a legislação tributária federal aplicada ao imposto de renda, as perdas no recebimento de créditos decorrentes das atividades da pessoa jurídica poderão ser
utilizadas como indedutíveis para determinação do lucro real.
utilizadas como dedutíveis para determinação do lucro real, sem o benefício para o adicional de imposto de renda.
deduzidas como despesas, para determinação do lucro real, somente as operações realizadas no exterior.
deduzidas como despesas, para determinação do lucro real, somente as operações com venda de mercadorias.
deduzidas como despesas, para determinação do lucro real.
O valor do lucro líquido do exercício é de R$ 6.780.
Certo
Errado
Assinale a afirmativa CORRETA acerca do lucro real, lucro presumido e lucro arbitrado.
A falta de apresentação de livros e documentos da escrituração não justifica, por si só, o agravamento da multa de oficio, quando essa omissão motivou o arbitramento dos lucros.
A tributação do lucro na sistemática do lucro arbitrado é invalidada pela apresentação, posterior ao lançamento, de livros e documentos imprescindíveis para a apuração do crédito tributário que, após regular intimação, deixaram de ser exibidos durante o procedimento fiscal.
O ICMS compõe a base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), quando apurados na sistemática do lucro real.
Os resultados positivos decorrentes da avaliação de investimentos pelo método da Equivalência Patrimonial não integram a base de cálculo do IRPJ ou da CSLL na sistemática do lucro real.
No regime do Lucro Presumido, as variações monetárias ativas decorrentes de depósitos judiciais com a finalidade de suspender a exigibilidade do crédito tributário devem compor o resultado do exercício, segundo o regime de competência.