

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
De acordo com o artigo 3º da Lei 9.784/1999, o administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:
I – Fazer-se assistir, obrigatoriamente, por advogado, salvo quando facultado a representação, por força de lei.
II – Ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações.
III – Ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas.
IV – Formular alegações e apresentar documentos depois da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente.
Analise as afirmações acima e assinale a alternativa CORRETA:
I, II e III
II, III e IV
III e IV
II e III
I e II
O dever de prestação de contas do administrador público abrange atos de administração e governo mesmo quando não relacionados com a gestão dos recursos financeiros e econômicos.
A boa-fé que guia o servidor deverá guiar também o administrado, que deverá proceder com lealdade e urbanidade.
Certo
Errado
Assinale a alternativa correta
O contratado é responsável subsidiário pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais resultantes da execução do contrato.
A execução do contrato poderá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administração especialmente designado.
O contratado poderá manter preposto no local da obra ou serviço, para representá-lo na execução do contrato.
O contratado é obrigado a reparar, corrigir, remover, reconstruir ou substituir, às suas expensas, no total ou em parte, o objeto do contrato em que se verificarem vícios, defeitos ou incorreções resultantes da execução ou de materiais empregados.
Administração Pública não responderá solidariamente com o contratado pelos encargos previdenciários resultantes da execução do contrato.
De acordo com a lei 9. 784 de 1999, o administrado possui direitos e deveres perante a administração, assim, nas assertivas abaixo, se elas se referirem a um direito marque (1), se forem relativas a um dever marque (2)
( ) ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas;
( ) não agir de modo temerário;
( ) proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé;
( ) formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente;
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
1, 2, 2, 2
1, 2, 2, 1
1, 1, 2, 1
2, 1, 2, 2
2, 2, 1, 1
A lei que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal (Lei nº 9.784/99) estabelece os deveres do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos em ato normativo. Nos termos das normas expressas na referida lei, o administrado deve
prestar informações que lhe forem solicitadas e colaborar para os esclarecimentos dos fatos.
fazer-se assistir por advogado, salvo quando a lei facultar tal dever.
formular alegações e apresentar documentos antes da decisão bem como ter vista dos autos.
proceder com lealdade, sendo prescindíveis a urbanidade e a boa-fé.
É direito do administrado elaborar argumentações e apresentá-las antes da decisão a ser proferida pela Administração Pública Federal.
Nos termos da Lei 9.784, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, é correto afirmar que:
Considera-se órgão, a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica.
É vedada a impulsão de ofício nos processos administrativos.
É facultativo ao administrado fazer-se representar por advogado em processo administrativo, salvo nos casos de assistência obrigatória.
Nos processos administrativos, em regra, deve-se observar a aplicação retroativa de nova interpretação.
O indeferimento de uma alegação de suspeição não pode ser objeto de recurso administrativo.
O procedimento ou processo administrativo é um dos instrumentos mais importantes de garantia aos administrados, antes às prerrogativas públicas. Dentre os direitos do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão dificultar o exercício de seus direitos, em prol do cumprimento de obrigações.
II. Ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado; ter vista dos autos; obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas.
III. Formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente.
IV. Fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.
A Lei 9.784/99 regula o processo administrativo:
No âmbito da Administração Federal direta ou indireta, visando, em especial, a limitação dos direitos dos administrados na execução dos deveres da Administração.
Considerando, somente, a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta ou indireta e a entidade, dita como a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica.
Indicando à Administração Pública a observância de vários princípios como, por exemplo, o princípio do salvo conduto e o princípio da proporcionalidade.
Concedendo certos direitos aos administrados, como o de formular alegações e apresentar documentos depois da decisão para que sejam apreciados e julgados.
Observando-se diversos critérios, entre eles a divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição.
Nos processos administrativos serão observados os seguintes critérios, exceto
atuação segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé.
proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei.
adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público.
objetividade no atendimento do interesse público, permitida a promoção pessoal de agentes ou autoridades.
divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição.
A Lei nº 9.784/1999 regula o processo administrativo no âmbito da administração pública federal. De acordo com essa lei, são deveres do administrado, outros,
não agir de modo temporário.
expor os fatos conforme a verdade.
formular alegações e apresentar documentos antes da decisão.
faltar com o devido respeito às autoridades e servidores.
proceder com lealdade, urbanismo e boa-fé.
Os deveres que subordinam o agir do administrado perante a Administração estão arrolados taxativamente na Lei n.º 9.784/1999.
De acordo com a doutrina de Direito Administrativo, processo administrativo é uma série concatenada de atos administrativos, obedecendo a uma ordem previamente estabelecida pela lei, com uma finalidade específica que enseja a prática de um ato final.
Consoante dispõe a Lei nº 9.784/99, nos processos administrativos serão observados, entre outros, o critério de:
proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei;
atendimento a fins de interesse geral, permitida, em qualquer caso, a renúncia total ou parcial de poderes ou competências;
divulgação oficial dos atos administrativos, vedada qualquer hipótese de sigilo;
impulsão, pelos interessados, do processo administrativo, vedado o andamento de ofício;
interpretação da norma da forma que melhor garanta o fim público, inclusive com aplicação retroativa de nova interpretação.
Tendo em vista a Lei nº 9.784/99 e suas alterações, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, leia as proposições abaixo:
I - O órgão competente poderá declarar extinto o processo, quando exaurida sua finalidade ou o objeto da decisão se tornar impossível, inútil ou prejudicado por fato superveniente.
II - Um dos direitos do administrado perante a Administração é ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações.
III - O processo administrativo não pode se iniciar de ofício porque sempre depende da provocação de algum interessado.
IV - As pessoas ou as associações legalmente constituídas quanto a direitos ou interesses difusos, são legitimados como interessados no processo administrativo.
Marque a alternativa CORRETA:
Apenas as proposições I e II são corretas.
Apenas as proposições I e IV são corretas.
Apenas as proposições I, II e IV são corretas.
Apenas as proposições II, III e IV são corretas.
Durante o processo administrativo, o administrado deverá agir de modo temerário para garantir o bom andamento processual.
No que tange ao processo administrativo, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – No processo administrativo será observado o critério de proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei.
II – Expor os fatos conforme a verdade e não agir de modo temerário são alguns dos deveres dos administrados perante a Administração.
III – Em decorrência do princípio da subsidiariedade, o processo administrativo só poderá ser iniciado a pedido dos interessados.
Apenas o item I é verdadeiro.
Apenas o item II é verdadeiro.
Apenas o item III é verdadeiro.
Apenas os itens I e II são verdadeiros.
Apenas os itens II e III são verdadeiros.
Visando à proteção dos direitos dos administrados e ao adequado cumprimento dos fins da Administração, a Lei n.º 9.784/1999 determina normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta.
É dever do administrado, perante a Administração, prestar as informações que lhe forem solicitadas, exceto quando essas lhe puderem ser desfavoráveis em seu pleito.
A proteção dos direitos dos administrados e o melhor cumprimento dos fins da Administração são objetivos da Lei n.º 9.784/1999, ao estabelecer normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta. Os preceitos da Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa. Assim, conforme a Lei n.º 9.784/1999, assinale a alternativa correta.
É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou a autoridade que tenha interesse, direto ou indireto, na matéria. Não há impedimento, entretanto, para o servidor que esteja litigando, judicial ou administrativamente, com o interessado.
O interessado não poderá requerer o início do processo administrativo, que se iniciará apenas de ofício pela Administração Pública.
O administrado não tem o dever de prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos perante a Administração.
A Administração Pública obedecerá, entre outros, aos princípios da legalidade, da finalidade, da motivação, da razoabilidade, da proporcionalidade, da moralidade, da ampla defesa, do contraditório e da segurança jurídica.
O administrado não tem direito de ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, de obter cópias de documentos neles contidos ou de conhecer as decisões proferidas.