Questões de Concurso sobre Fase externa

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
244 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

De acordo com a Lei nº 10.520/2002, que institui a modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, assinale a opção correta com relação à fase externa do pregão:


A

o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 10 (dez) dias úteis.


B

a convocação dos interessados será efetuada apenas por meio de publicação de aviso em diário oficial do respectivo ente federado com circulação local.


C

do aviso constarão a definição do objeto da licitação, a indicação do local, dias e horários em que poderá ser lida ou obtida a íntegra do edital.


D

no curso da sessão, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preços até 5% (cinco por cento) superiores àquela poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor.


E

para julgamento e classificação das propostas, será adotado o critério de menor preço, observados apenas os prazos máximos para fornecimento.

Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão. De acordo com a Lei 10.520/2002, assinale a alternativa correta.


I - O prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 30 (trinta) dias úteis

II - É vedada a exigência de aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame.

III - O prazo de validade das propostas será de 60 (sessenta) dias, se outro não estiver fixado no edital.


A

Apenas o item I está correto.


B

Apenas o item II está correto.


C

Apenas o item III está correto.


D

Apenas os itens II e III estão corretos.


E

Todos os itens estão corretos.

A fase externa do pregão terá início com o recebimento das propostas apresentadas pelos interessados.


C

Certo


E

Errado

Assinale a alternativa correta.


A

Uma licitação é sempre definida quanto menor for o preço.


B

No pregão presencial, o credenciamento do licitante dar-se-á pela atribuição de chave de identificação e de senha de acesso.


C

Podemos definir licitação como um procedimento administrativo que ocorre concomitantemente à contratação, que visa escolher a proposta mais vantajosa para Administração, tanto no que tange à aquisição de bens ou à execução de obras e serviços.


D

A modalidade de licitação do tipo pregão é utilizada para a alienação de bens imóveis ou bens móveis inservíveis e legalmente apreendidos.


E

No pregão eletrônico, as licitantes tomam conhecimento das suas concorrentes no ato do pregão.

A licitação, na modalidade pregão, é utilizada para a aquisição de bens e serviços cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado. Essa modalidade é composta por uma fase externa que observa a seguinte regra:


A

o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será superior a 8 dias úteis


B

os licitantes poderão deixar de apresentar os documentos de habilitação que já constem do Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF)


C

declarado o vencedor, será concedido a qualquer licitante o prazo de 3 dias para manifestar a intenção de recorrer, quando deverão também ser apresentadas as razões do recurso


D

para julgamento e classificação das propostas, será adotado o critério de técnica e preço observados os prazos máximos para fornecimento, as especificações técnicas e parâmetros mínimos de desempenho e qualidade definidos no edital

Na modalidade de licitação pregão, o prazo de validade das propostas será de _________________ dias, se outro não estiver fixado no edital.

Preencha a lacuna assinalando a alternativa correta:


A

60 (sessenta);


B

80 (oitenta);


C

30 (trinta);


D

15 (quinze);


E

20 (vinte);

Segundo a Lei nº 10.520/2002, que institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, a modalidade de licitação denominada pregão para aquisição de bens e serviços comuns, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Na fase preparatória do pregão, a autoridade competente justificará a necessidade de contratação e definirá o objeto do certame, as exigências de habilitação, os critérios de aceitação das propostas, as sanções por inadimplemento e as cláusulas do contrato, inclusive com fixação dos prazos para fornecimento.


B

No âmbito do Ministério da Defesa, as funções de pregoeiro e de membro da equipe de apoio poderão ser desempenhadas por militares.


C

Na fase externa do pregão, que se inicia com a convocação dos interessados em participar da licitação, o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será superior a 8 (oito) dias úteis.


D

Declarado o vencedor da licitação, qualquer licitante poderá manifestar imediata e motivadamente a intenção de recorrer, quando lhe será concedido o prazo de 3 (três) dias para apresentação das razões do recurso, ficando os demais licitantes desde logo intimados para apresentar contrarrazões em igual número de dias, que começarão a correr a partir do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos autos.

Diz respeito à fase externa da licitação na modalidade pregão a


A

definição dos critérios de aceitação das propostas.


B

convocação dos interessados.


C

designação do pregoeiro e respectiva equipe de apoio.


D

fixação dos prazos para fornecimento dos bens e/ou serviços.


E

definição das exigências de habilitação dos concorrentes.

Com a inabilitação da empresa que apresentou a melhor proposta, a convocação das outras empresas para a etapa habilitatória estará condicionada a que elas mantenham o valor da menor proposta oferecida, de modo que, se a empresa convocada não aceitar manter tal proposta, será chamada a próxima na ordem de classificação até ser declarada a vencedora da licitação.


C

Certo


E

Errado

As três empresas que apresentaram propostas escritas de até R$ 330 mil, ou seja, de valor até 10% superior à melhor proposta, poderão oferecer lances; as sete outras empresas que ofereceram proposta estarão impossibilitadas de participar dessa fase.


C

Certo


E

Errado

A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras, exceto:


A

o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 10 (dez) dias úteis.


B

do aviso constarão a definição do objeto da licitação, a indicação do local, dias e horários em que poderá ser lida ou obtida a íntegra do edital.


C

no dia, hora e local designados, será realizada sessão pública para recebimento das propostas, devendo o interessado, ou seu representante, identificar-se e, se for o caso, comprovar a existência dos necessários poderes para formulação de propostas e para a prática de todos os demais atos inerentes ao certame.


D

no curso da sessão, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preços até 10% (dez por cento) superiores àquela poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor.

Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão; consideram-se bens e serviços comuns aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.


C

Certo


E

Errado

Em conformidade com a Lei nº 10.520/2002, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:


A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a ____ dias úteis.


A

três


B

oito


C

seis


D

cinco

A Lei nº 10.520, de 17 de Julho de 2002, institui no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências. Em seu Artigo 4°, a fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:


I. A convocação dos interessados será efetuada por meio de publicação de aviso em diário oficial do respectivo ente federado ou, não existindo, em jornal de circulação local, e facultativamente, por meios eletrônicos e conforme o vulto da licitação, em jornal de grande circulação, nos termos do regulamento de que trata o art. 2º.

II. Do aviso constarão a definição do objeto da licitação, a indicação do local, dias e horários em que poderá ser lida ou obtida a íntegra do edital.

III. Caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública, devendo estes ter sido emitidos sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidação e de custódia autorizado pelo Banco Central do Brasil.

IV. Do edital constarão todos os elementos definidos na forma do inciso I do art. 3º, as normas que disciplinarem o procedimento e a minuta do contrato, quando for o caso.

V. Cópias do edital e do respectivo aviso serão colocadas à disposição de qualquer pessoa para consulta e divulgadas na forma da Lei no 9.755, de 16 de dezembro de 1998.

VI. O prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 8 (oito) dias úteis.

VII. Os bens imóveis da Administração Pública, cuja aquisição haja derivado de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento, poderão ser alienados por ato da autoridade competente, sob a modalidade do pregão.


Assinale a alternativa correta:


A

É incorreto apenas III e VII.


B

É incorreto apenas I e V.


C

É incorreto apenas II e VII.


D

É incorreto apenas I e II.


E

Todas as assertivas são incorretas.

Considerando-se a Lei nº 10.520/2002, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:


A fase _________ do pregão será iniciada com a convocação dos interessados, sendo que o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será _______________ dias úteis.


A

externa | superior a quinze


B

preparatória | superior a sete


C

preparatória | inferior a quinze


D

externa | inferior a oito


E

interna | inferior a oito

Considerando que o pregão, modalidade de licitação para a aquisição de bens e serviços comuns, tratado na Lei Federal nº 10.520/2002, de acordo com o texto normativo, analise as afirmativas a seguir.

-

I. O prazo de validade das propostas será sempre de sessenta dias.

II. A definição do objeto da licitação deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição.

III. No pregão é vedada a exigência de pagamento de quaisquer taxas e emolumentos.

IV. As compras e as contratações de bens e serviços comuns, quando efetuadas pelo sistema de registro de preços, poderão adotar a modalidade de pregão, conforme regulamento específico.

-

Nos termos do disposto na Lei nº 10.520/2002, está correto o que se afirma apenas em


A

I e III.


B

II e IV.


C

III e IV.


D

II, III e IV.

Conforme a Lei nº 10.520/2002 - Lei do Pregão, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:


Quem, convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrar o contrato, deixar de entregar ou apresentar documentação falsa exigida para o certame, ensejar o retardamento da execução de seu objeto, não mantiver a proposta, falhar ou fraudar na execução do contrato, comportar-se de modo inidôneo ou cometer _______________ ficará __________________ e contratar com a União, os Estados, o Distrito Federal ou os Municípios e será descredenciado no ___________, ou nos sistemas de cadastramento de fornecedores a que se refere o inciso XIV, do Art. 4º desta Lei, pelo prazo de até _______ anos, sem prejuízo das multas previstas em edital e no contrato e das demais cominações legais.



A

enriquecimento ilícito | proibido de iniciar | sistema | 2


B

fraude fiscal | impedido de licitar | Sicaf | 5


C

fraude contratual | autorizado a licitar| STF | 3


D

atos ilícitos | impugnado de licitar | Sicaf | 1


E

contrato ilusório | postergado de licitar | banco de dados governamental | 5

No âmbito do Ministério da Defesa, as funções de pregoeiro e de membro da equipe de apoio não poderão ser desempenhadas por militares.


C

Certo


E

Errado

A Lei n° 10.520/2002 trata da modalidade de licitação denominada pregão. Com base nela, responda: ao longo do certame é possível que o(s) licitante(s) com as melhores propostas apresente(m) novos lances verbais?


A

Sim, mas apenas pelo licitante que apresentar o preço mais baixo.


B

Depende. Se houver poucos participantes, essa possibilidade pode ser utilizada.


C

Não. As propostas devem ser apresentadas por escrito em envelope lacrado.


D

Sim. Essa possibilidade está prevista nesta Lei.


E

Não, pois isso prejudicaria o processo “cego” inerente ao pregão.

   
Gerar simulado