Questões de Concurso sobre Serviços Públicos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.103 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Considere as proposições relacionadas à concessão de serviços públicos:


( ) Concessão é a delegação contratual da execução do serviço público, na forma autorizada e regulamentada pelo Poder Público.

( ) Reversão é a transferência dos bens do concessionário para o patrimônio do concedente em virtude da extinção do contrato.

( )A revogação do contrato de concessão é decretada quando o pacto foi firmado com vício de legalidade.

( ) Encampação é a retomada coativa do serviço, pelo poder concedente, durante o prazo de concessão, por motivo de interesse público.


Julgue as proposições como verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, marque a alternativa CORRETA:


A

V-V-F-F


B

V-V-V-F


C

F-V-F-V


D

V-V-F-V


E

F-F-V-V

O exercício dos poderes de fiscalização e controle, por parte do ente público concedente, NÃO inclui a faculdade de


A

decretar o perdimento dos bens do concessionário vinculados à concessão.


B

encampar a concessão.


C

intervir na concessão.


D

declarar a caducidade da concessão.


E

promover a alteração unilateral do contrato de concessão, para restabelecer seu equilíbrio econômico-financeiro.

Analise as afirmações a seguir e marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) Educação e saúde são serviços passíveis de desempenho pelos particulares, independentemente de concessão pelo Poder Público.

( ) O serviço público delegado é transferido por lei e só por lei pode ser retirado ou modificado, enquanto o serviço público outorgado tem apenas sua execução transpassada a terceiros por ato administrativo (bilateral ou unilateral), pelo que pode ser modificado, revogado e anulado.

( ) A empresa pública é forma de descentralização administrativa para prestação de serviço retirado da Administração. Por essa razão, a ela só pode ser outorgado serviço público típico e não atividades industriais ou econômicas.

( ) O Poder Público pode instituir fundações com personalização de Direito Público para execução de objetivos de interesse coletivo, como educação e assistência social.

( ) A autarquia, submetida a regime de Direito Público, possui liberdade administrativa nos limites da lei que a criou e não é subordinada a órgão do Estado, mas sofre controle para assegurar o cumprimento dos objetivos fixados no ato de sua criação.

A seqüência correta, de cima para baixo, é:

A
F - F - F - V - F

B
V - F - F - V - V

C
V - V - V - F - F

D
F - V - V - F - V

Se o edital de licitação para a contratação de concessionário de serviço público previr a inversão da ordem das fases de habilitação e julgamento,


A

será obrigatória a adoção do critério de julgamento da menor tarifa a ser cobrada do usuário, em razão de ser o único critério compatível com o procedimento da licitação.


B

os participantes da licitação poderão proferir lances, de viva voz, sobre a melhor oferta apresentada, ainda que essa faculdade não conste do respectivo edital.


C

fica vedada a participação dos licitantes em consórcio.


D

a inabilitação do candidato vencedor implicará a análise da documentação correspondente do licitante com a proposta classificada em segundo lugar e assim sucessivamente.


E

será obrigatória a adoção do critério de julgamento da maior quantia a ser paga ao poder concedente a título de outorga, em razão de ser o único critério compatível com o procedimento da licitação.

O concessionário que não formalizar o contrato para exploração de serviço público de energia elétrica por causa de uma pendência no pedido poderá explorar o serviço provisoriamente, desde que pague taxa específica de uso ao poder concedente e se comprometa a resolver a pendência no prazo de até um ano.


C
Certo

E
Errado

Entre as condições de execução dos serviços por concessão, está a proibição da cobrança de tarifas.


C
Certo

E
Errado

Além do atendimento da demanda solicitada pelo cidadão, a forma como ela será realizada é uma preocupação dos princípios norteadores da prestação do serviço público, contemplado no princípio da cortesia, que preconiza o dever da administração pública de oferecer um bom tratamento, pautado na urbanidade, aos usuários dos serviços públicos.


C
Certo

E
Errado

Sobre os consórcios públicos, é correto afirmar que


A

são os acordos firmados entre pessoas jurídicas políticas ou entre pessoa jurídica política e entidade privada, com vistas ao fomento de atividade privada de interesse público.


B

são os acordos firmados entre pessoas jurídicas políticas de mesmo nível de governo, com vistas ao fomento de atividades de interesse comum.


C

adquirirão personalidade jurídica de direito público ou de direito privado com a sua celebração.


D

independem, assim como os convênios, de autorização legislativa para serem celebrados.


E

não estão dispensados de participar de procedimento licitatório para as contratações feitas pela Administração direta ou indireta das entidades políticas consorciadas.

Consoante a Lei no 11.079/04, as parcerias públicoprivadas são firmadas pelo Poder Público e pela entidade privada interessada mediante


A
consórcio administrativo.

B
contrato de concessão.

C
convênio.

D
permissão de serviço público.

E
autorização de serviço público.

José, residente em Palmas - TO, não pagou a fatura de energia elétrica de sua residência relativamente ao mês de abril de 2007. Nessa mesma conta, foi cobrada a contribuição de iluminação pública. Diante dessa situação hipotética, assinale a opção correta acerca dos serviços públicos.


A

Conforme entendimento do STJ, a concessionária não pode suspender o fornecimento de energia elétrica, em face do princípio da continuidade do serviço público.


B

O serviço de fornecimento de energia elétrica a José se caracteriza como impróprio e individual.


C

Não se exige que José seja notificado da ausência de pagamento para que haja o corte de energia elétrica.


D

A tarifa e a contribuição de iluminação pública têm natureza tributária.

Em decorrência do princípio da atualidade, o Estado e suas concessionárias têm o dever de atentar, da maneira mais adequada e o mais prontamente possível, para os avanços científicos e tecnológicos que incidem sobre o serviço.


C
Certo

E
Errado

Um indivíduo afirmou que “se o TSE contratasse uma empresa para desenvolver um novo modelo de urna eletrônica, esse contrato configuraria uma delegação de serviço público a particulares mediante contrato administrativo de concessão”. Essa frase é


A

falsa, pois trata-se de contrato de autorização de serviço público.


B

falsa, pois o serviço contratado não constitui serviço público.


C

falsa, pois a concessão se realiza mediante ato administrativo, e não mediante contrato.


D

verdadeira.

Nas terceirizações por meio de concessão de serviços públicos:


A

Ocorre uma diminuição da interveniência do Estado no domínio econômico.


B

Ocorre quebra do monopólio de empresas públicas, sem a venda da empresa pública.


C

Ocorre alienação de empresas estatais.


D

Ocorre contratação de terceiros através de acordos como os convênios.


E

Ocorre a manutenção da titularidade do serviço público pelo Estado.

Segundo a Lei no 8.987/95, na concessão de serviço público


A

há a delegação da titularidade de determinado serviço público a pessoa jurídica ou a consórcio de empresas.


B

exige-se prévia licitação, na modalidade tomada de preços, sendo vedada qualquer preferência em razão da nacionalidade dos licitantes.


C

é necessário que este se constitua em empresa antes de celebrar o contrato de concessão, em sendo o licitante vencedor um consórcio.


D

os respectivos contratos poderão prever o emprego de mecanismos privados para resolução de disputas decorrentes ou relacionadas ao contrato, como a arbitragem.


E

a encampação dispensa lei autorizativa específica, mas exige prévio pagamento da indenização à concessionária.

Podemos afirmar que os requisitos que norteiam a prestação de serviços públicos são os seguintes, EXCETO:

A
Princípio da generalidade e da eficiência

B
Princípio da continuidade do serviço

C
Princípio da modicidade das tarifas

D
Princípio da imperatividade

E
Princípio da mutabilidade

O direito de fiscalizar e exigir do concessionário o correto fornecimento do serviço compete, também, ao usuário dos Serviços de Utilidade Pública.


C
Certo

E
Errado

Todas as etapas do processo de licitação e contratação da PPP referida estão sujeitas ao controle do TCU, exercido em auxílio ao Congresso Nacional, que é o titular do controle externo. O contrato da PPP em questão deve envolver, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários, contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado, não podendo ter prazo de vigência inferior a 5 anos nem superior a 35 anos, incluindo eventual prorrogação.


C
Certo

E
Errado
Julgue os itens abaixo

a) a convalidação, considerada obrigatória por boa parte da doutrina (salvo na hipótese de ato discricionário, praticado por autoridade competente), produz efeitos “ex tunc”.

b) as empresas estatais, que se dividem em empresas públicas e sociedades de economia mista, se dedicam à prestação de serviços públicos ou à realização de atividade econômica.

c) quando se concede autorização para porte de armas há manifestação do poder de polícia.

d) a revogação, que equivale ao conserto do ato administrativo viciado, pode ser declarada pelo Poder Judiciário.

A
todas as frases estão corretas

B
apenas as frases A e B estão corretas

C
apenas a frase C está incorreta

D
apenas a frase D está incorreta

Segundo jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal (STF), a formação do referido consórcio administrativo depende de aprovação prévia das câmaras municipais de ambos os municípios, no exercício da competência fiscalizadora, atribuída expressamente pela Constituição Federal ao Poder Legislativo municipal, levado a efeito mediante controle externo, com o auxílio dos tribunais de contas dos estados ou dos municípios ou dos conselhos ou tribunais de contas dos municípios, onde houver.


C
Certo

E
Errado
   
Gerar simulado