Questões de Concurso sobre Dança - Página 26 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Dança

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
783 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

“Os movimentos da dança envolvem muitas articulações que se movem em vários planos (…)” (CLIPPINGER, 2019).


Analise as afirmativas abaixo com relação aos conceitos essenciais para uma análise básica de movimentos anatômicos da dança.


1. É irrisória a identificação dos movimentos articulares essenciais.

2. Deve-se dividir o movimento em fases, com base na mudança de direção do movimento.

3. Importante selecionar as articulações nas quais ocorre movimento visível.

4. A identificação do tipo de contração muscular é importante.

5. Não há a necessidade da identificação de grupos musculares funcionais (motores primários).


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.


B

São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.


C

São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.


D

São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.


E

São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

Marques (2003), a respeito do ensino da dança na escola, afirma que


A

é possível trabalhar os Temas Transversais como Orientação Sexual, Ética ou Pluralidade Cultural por meio da dança.


B

ensina aos alunos do sexo masculino que devem evitar movimentos suaves presentes nas danças para que, desse modo, afirmem sua virilidade.


C

ensina às alunas do sexo feminino que devem evitar estilos de dança que incluam movimentos fortes para que, desse modo, afirmem sua feminilidade.


D

se destina a desenvolver as capacidades coordenativas dos alunos, sem se envolver com a formação moral e social deles.


E

se destina a proporcionar a formação moral e social dos alunos, sem se preocupar com o desenvolvimento corporal deles.

A dança está culturalmente legitimada como conteúdo da Educação Física Escolar. Com o advento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) esta unidade temática refere que “diferentes de outras práticas corporais rítmico-expressivas, elas se desenvolvem em codificações particulares, historicamente constituídas” (p.218). Na obra de Soares et al (1992), os autores afirmam que “faz-se necessário o resgate da cultura brasileira no mundo da dança através da tematização das origens culturais, sejam do índio, do branco ou do negro, como forma de despertar a identidade social do aluno no projeto de construção da cidadania”. Assim, os autores também fazem inferências em relação ao desenvolvimento técnico desta modalidade e destacam três fundamentos, que são:


A

Ritmo, Velocidade, Energia.


B

Espaço, Agilidade, Ritmo.


C

Energia, Flexibilidade, Espaço.


D

Resistência, Força, Lateralidade.


E

Ritmo, Espaço, Energia.

Sobre o ensino da dança na Educação Física Escolar, analise os itens que segue:


I.A dança neste contexto deve privilegiar aquisição de habilidades motoras para realização com excelência dos movimentos inerentes a cada modalidade de dança.

II.Na escola a dança contribui para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo.

III.O uso da dança como prática pedagógica favorece a criatividade, além de favorecer no processo de construção de conhecimento.

IV.A dança, sendo uma experiência corporal, possibilitará aos alunos novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, no entanto não contribui para o processo ensino aprendizagem.


Qual(is) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S)?


A

I, II, III e IV.


B

II e IV, apenas.


C

II e III, apenas.


D

I e III, apenas.

Em Dança, o tempo é o elemento necessário a observação das ações corporais que se processam durante um período e que para serem medidas são observadas em diferentes aspectos.


Nesse sentido, o aspecto bastante utilizado nas Danças clássicas, que é definido como a conotação de ênfase dada à execução do movimento e que se expressa na unidade de tempo, recebe o nome de:


A

Ritmo.


B

Acento.


C

Velocidade


D

Unidade.


E

Pausa.

Analise as afirmativas a seguir:


I. A dança é uma modalidade esportiva que apenas deve ser praticada por estudantes do sexo feminino, com idade superior a quatorze anos de idade, e que não apresentem qualquer tipo de doença crônica ou dificuldade de respiração.

II. Para se praticar o atletismo no ambiente escolar, não se faz necessário materiais e/ou espaço físico específico. O trabalho pode ser realizado em espaços físicos adaptados e com materiais alternativos, já que algumas instituições de ensino têm dificuldades em adquirir certos equipamentos necessários à prática desse esporte.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação a Educação Física no ensino do movimento de acordo com as Bases Nacionais Comum Curricular (2018).


( ) Todas as práticas corporais podem ser objeto do trabalho pedagógico em qualquer etapa e modalidade de ensino.

( ) Apenas os Jogos Cooperativos podem ser objeto do trabalho pedagógico no ensino Fundamental.

( ) É pertinente que os estudantes tenham a oportunidade de experimentar práticas corporais no meio líquido, dado seu inegável valor para a segurança pessoal e seu potencial de fruição durante o lazer.

( ) A organização das unidades temáticas se baseia na compreensão de que o caráter competitivo está presente em todas as práticas corporais.

( ) As práticas corporais na escola devem ser reconstruídas com base em sua função social e suas possibilidades materiais.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.


A

V • V • V • F • V


B

V • V • F • F • V


C

V • F • V • F • V


D

F • V • F • V • F


E

F • F • V • V • F

Para Souza (2011), é importante a compreensão sobre a dança, a partir de sua apreciação, de linguagens transmitidas através do corpo e suas possibilidades de movimentos, de interações, de sentidos e de expressar-se consigo mesmo e coletivamente.


Citado pela autora, Laban (1978, p. 67) faz uma reflexão sobre o ensino da dança na escola: “O corpo é nosso instrumento de expressão por via do movimento. O corpo age como uma orquestra, na qual cada seção está relacionada com qualquer uma das outras e é uma parte de um todo. As várias partes podem se combinar para uma ação em concerto ou uma delas poderá executar sozinha um certo movimento como “solista”, enquanto as outras descansam. Também há a possibilidade de que uma ou várias partes encabecem e as demais acompanhem o movimento. Cada ação de uma parte particular do corpo deve ser entendida em relação ao todo que sempre deverá ser afetado, seja por uma participação harmoniosa, por uma contraposição deliberada, ou por uma pausa”.


Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Henri Matisse - A dança 1909-1910


De acordo com Laban (1978), a dança envolve a complexidade das ações corporais. Para Souza (2011), é como se cada parte do corpo possuísse um vocabulário próprio, construindo o seu próprio texto. Já para Marques (2003 apud SOUZA, 2011), é importante compreender a dança na escola sem perder o sentido artístico e como área de conhecimento.


SOUZA, M. |. G. O ensino da dança na escola: técnica ou criatividade? Cadernos de Formação RBCE, p. 32-42, jan. 2011.


Diante disso, analise as assertivas de acordo com Marques (2003 apud SOUZA, 2011) sobre a diversificação das ações corporais através de seus fundamentos:


I- Movimento, espaço, forma, dinâmica e tempo são princípios que podem nortear o trabalho da educação da linguagem corporal.

Il - Desenvolver noções de execução simultânea e sucessiva dos movimentos é uma maneira de desenvolver as partes corporais que se movem em suas ações.

III - Trabalhar em diferentes bases de sustentação, perceber e aplicar diferentes trajetórias espaciais para os movimentos são maneiras de trabalhar os planos e níveis.

IV - Estabelecer diferentes linhas para os segmentos corporais é uma maneira de criar desenhos das formas na dança.

V- Aplicar variações da intensidade da força aos gestos, perceber a passagem da força aplicada de uma parte para outra, do peso de cada parte e do corpo como um todo, da velocidade com que as partes se movem e o ritmo que elas estabelecem, e da relação das partes com os movimentos do corpo como um todo, possibilita desenvolver locomoções, voltas, saltos, quedas e elevações.

VI- As linguagens corporais, elementos que contextualizam os diferentes estilos de dança e o desenvolvimento histórico dessa linguagem, são fundamentais para a compreensão dos sentidos e significados da dança.


Estão CORRETAS:


A

I, II, III, IV, V.


B

I, III, IV, V, VI.


C

II, IV, V, VI.


D

I, II, III, IV, V, VI.


E

I, II, III, IV, VI.

Assinale a alternativa que representa o tipo de dança cujas coreografias são baseadas em músicas clássicas de grandes compositores.


A

Contemporânea.


B

Popular.


C

Erudita.


D

Jazz.


E

Moderna.

A dança na escola:


A

não possui reconhecido valor educacional pois os alunos enxergam-se somente como reprodutores de modelos.


B

deve ter sua experiência durante as aulas na escola objetivando apenas a apresentação no final do ano.


C

embora seja reconhecida por seu valor educacional, ainda existem lugares onde ela é omitida no processo educacional.


D

deve ser realizada exclusivamente com meninas pois pode gerar desconforto entre os meninos, os quais muitas vezes apresentam-se resistentes perante o desafio de dançar.

Rudolf Laban (2015), em seu estudo sobre a dança, codificou quatro fatores do movimento. Desses fatores, ele qualifica a fluência como:


A

livre e/ou controlada.


B

focada e/ou multifocada.


C

direta e/ou flexível.


D

leve e/ou firme.


E

rápida e/ou lenta.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente um dos objetivos adequados ao conteúdo Dança no Ensino Fundamental.


A

Apropriar-se da expressividade, da imaginação, da criação, da comunicação e da expressão corporal.


B

Conhecer e vivenciar práticas corporais que envolvem situações de estratégia e oposição.


C

Desenvolver a capacidade de concentração e de tomada de decisão, respeitando regras e colegas.


D

Expressar-se corporalmente de forma espontânea e se relacionar com os espaços e colegas.


E

Desenvolver a consciência corporal e compreender como o corpo se movimenta de forma criativa.

Na Educação Física, a Dança tem um papel de destaque dada a possibilidade de trabalhar os movimentos do corpo humano, de modo sistêmico e metodológico. Não menos importantes são os conteúdos de Lutas, que devem ser abordados de forma a auxiliar no desenvolvimento, entre outros, do respeito e das habilidades motoras da modalidade. Preencha os parênteses a seguir e identifique exemplos de danças e lutas, utilizando:


Primeira Coluna

(D) - para danças.

(L) - para lutas.


Segunda Coluna

(__) Jongo.

(__) Carimbó.

(__) Huka-huka.

(__) Lundu.


Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:


A

L - D - D - D.


B

D - D - L - D.


C

L - D - D - L.


D

D - L - L - L.


E

D - L - L - D.

Tomando como referência, a trajetória da dança cênica no Ocidente, é possível afirmar que a dança I provém da contestação e rejeição do rigor acadêmico e dos artifícios metodológicos do balé clássico. Fundamentou-se em uma nova relação com a vida real, tendo como inspiração a natureza e a liberdade de expressão, como decorrência da conscientização de que era necessário extrapolar a cópia e a mímica. A dança II aprimorou métodos que permitiram a expressão corporal de sentimentos, ideias e as experiências de vida. Inversamente ao pressuposto clássico, a dança III caracterizou-se por referenciar os gestos nos próprios sujeitos.


Preenche correta e respectivamente as lacunas I, II e III:


A

moderna – moderna – moderna


B

moderna – moderna – contemporânea


C

contemporânea – moderna – contemporânea


D

moderna – contemporânea – moderna


E

contemporânea – contemporânea – contemporânea

Ao classificar a dança, busca-se agrupar diferentes manifestações existentes em categorias distintas de características comuns. Considerando a classificação da dança, associe as duas colunas:


TIPOS

1 – Dança criativa/dança educativa

2 – Dança de salão

3 – Dança da cultura popular/folclóricas

4 – Dança urbana

5 – Dança circular

6 – Dança clássica

7 – Dança moderna

8 – Dança contemporânea


EXEMPLOS

( ) balé clássico e suas fases: romântica, moderna e contemporâneo

( ) balaio, frevo, caranguejo, quadrilha

( ) sagradas, folclóricas nacionais e internacionais, brincadeiras de roda

( ) dança expressiva, dança abstrata, dança concreta, dança experimental

( ) expressão corporal, improvisação

( ) break dance, funk, locking, house dance

( ) dança butoh, dança teatro, dança tecnológica

( ) samba de gafieira, forró, lambada

A sequência CORRETA dessa associação é:


A

3 – 6 – 5 – 7 – 4 – 1 – 8 – 2


B

6 – 3 – 5 – 7 – 1 – 4 – 8 – 2


C

6 – 3 – 5 – 7 – 1 – 4 – 2 – 8


D

8 – 7 – 6 – 5 – 4 – 3 – 2 – 1


E

2 – 3 – 5 – 1 – 7 – 4 – 8 – 6

A prática de dança para adolescente vai além da simples repetição de gestos, constitui uma linguagem artísticas. Os signos, princípios e elementos da dança compõem os movimentos. Os elementos possuem uma tradução e significados a partir das relações que se estabelecem em cena. A dança possui três elementos básicos, assinale a alternativa que contempla esses três elementos.


A

Tempo, movimento corporal e flexibilidade.


B

Ritmo, flexibilidade e espaço.


C

Flexibilidade, ritmo e tempo


D

Movimento corporal, espaço e tempo.

Analise as afirmações sobre a dança e assinale a alternativa que contém a soma das afirmativas CORRETAS:


(08) A dança é uma forma de comunicação e expressão corporal que pode otimizar a aprendizagem da cultura dos povos e ser praticada como forma de expressão artística, humana, de sentimentos e da sociedade.

(15) Na Idade Média, a dança foi banida pela igreja por ser relacionada a rituais pagãos, mas continuou sendo utilizada pelos camponeses e indígenas nos rituais e celebrações relativos às colheitas.

(03) A dança é uma das formas mais antigas de expressão do ser humano e surgiu no final do século XIV em paralelo ao Renascimento, período de grande desenvolvimento cultural.

(20) A dança esteve presente de forma ritualística em diferentes momentos da existência humana e, por muito tempo, foi apanágio do sexo masculino; só mais tarde as mulheres passaram a participar.

(09) As danças folclóricas são todas manifestações de dança que se integram aos costumes e à tradição peculiar de cada região, como exemplos o bumba meu boi e o balé clássico.


A

23.


B

32.


C

43.


D

46.


E

52.

As danças sempre foram um importante componente cultural da humanidade. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. As danças folclóricas brasileiras se caracterizam pelas músicas animadas (com letras simples e populares), figurinos e cenários representativos. Elas são realizadas, geralmente, em espaços públicos: praças; ruas; e, largos. Considerando que uma dança folclórica bem popular no Brasil é o maracatu, assinale a afirmativa correta.


A

Estilo musical caracterizado por elementos da cultura afrobrasileira. Surgiu no estado da Bahia, no século XIX. Os dançarinos dançam em uma roda ao som de músicas acompanhadas por palmas e cantos. Chocalho, pandeiro, viola, atabaque e berimbau são os instrumentos musicais mais utilizados.


B

Dança típica da época de festa junina. Há um animador que anuncia frases e marcando os momentos da dança. Os dançarinos (casais), vestidos com roupas típicas da cultura caipira (camisas e vestidos xadrezes, chapéu de palha), vão fazendo uma coreografia especial. A dança é bem animada com muitos movimentos e coreografias.


C

Este estilo pernambucano de carnaval é uma espécie de marchinha muito acelerada, que, ao contrário de outras músicas de carnaval, não possui letra, sendo simplesmente tocada por uma banda que segue os blocos carnavalescos enquanto os dançarinos se divertem dançando. Os dançarinos usam, geralmente, um pequeno guarda-chuva colorido como elemento coreográfico.


D

Ritmo musical com dança típica da região pernambucana. Reúne uma interessante mistura de elementos culturais afrobrasileiros, indígenas e europeus. Possui uma forte característica religiosa. Os dançarinos representam personagens históricos (duques, duquesas, embaixadores, rei e rainha). O cortejo é acompanhado por uma banda com instrumentos de percussão (tambores, caixas, taróis e ganzás).

No contexto do Balé, analise o texto abaixo:


Boa postura corporal na Dança que constantemente integra o corpo como um todo-cabeça, tronco, membros superiores e membros inferiores – durante a execução de um movimento ou na manutenção de uma pose, que o torna um princípio de movimento tanto estático como dinâmico.


O texto é coerente com a descrição de:


A

Adágio.


B

Arabesque.


C

Contrapeso.


D

Alinhamento.


E

Hiperextensão.

Na linguagem da Dança, o movimento da rotação completa sobre si mesmo, tendo a perna de apoio como base, e o braço, a cabeça e a outra perna imprimindo o impulso necessário para a sua execução e repetição, é reconhecido como:


A

Tour.


B

Ronde.


C

Pirueta.


D

Entrechat.


E

Jetées.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado