

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em uma situação na qual um paciente apresenta uma ferida cirúrgica recente, e a equipe de enfermagem deve assegurar o processo adequado de cicatrização, é essencial entender os mecanismos biológicos que envolvem a coagulação. Os elementos fundamentais necessários para que a cascata de coagulação aconteça corretamente são:
plaquetas, fibrina e cálcio
fatores de coagulação, plaquetas e cálcio
fatores de coagulação e proteínas plasmáticas
fatores de coagulação, plaquetas, cálcio e fibrinogênio
Doenças trombóticas podem exigir tratamento com injeções de heparina de baixo peso molecular (HBPM). Assinale a alternativa que corresponde corretamente a ações e/ou cuidados de enfermagem na sua administração.
A via de administração recomendada é a intramuscular.
As heparinas têm ação demorada levando vários dias para iniciar seu efeito.
Não é necessária atenção às interações medicamentosas, pois estas não existem.
Seu uso deve ser restrito ao ambiente hospitalar, para monitoramento na administração.
Deve-se descontinuar o uso se houver sinais de hemorragia.
No atendimento a um paciente com hemorragia externa intensa, o técnico em enfermagem deve adotar medidas imediatas. Sobre as condutas, julgue as afirmativas abaixo:
I.Aplicar pressão direta sobre o local sangrante para controlar a hemorragia.
II.Elevar o membro afetado para diminuir o fluxo sanguíneo.
III.Realizar torniquete imediatamente em qualquer sangramento para cessar a hemorragia.
IV.Monitorar sinais vitais e comunicar alterações ao enfermeiro.
Qual(is) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S)?
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I e II, apenas.
Em uma unidade de pronto-socorro uma gestante no terceiro trimestre da gestação procura atendimento apresentando dor abdominal intensa de início súbito, sangramento vaginal ativo e referindo diminuição na percepção dos movimentos fetais. Diante desse cenário e considerando os protocolos de atendimento à saúde da mulher em situações agudas, essa ocorrência deve ser classificada como:
Emergência, uma vez que os sinais apresentados apontam para uma condição potencialmente letal para mãe e feto.
Caso de urgência qualificada, cujo manejo deve priorizar a realização de exames complementares antes da intervenção.
Atendimento prioritário, cuja gravidade deve ser melhor caracterizado por exames e monitoramento clínico.
Urgência, pois embora o quadro seja preocupante ainda carece de confirmação do diagnóstico específico.
Situação de risco intermediário, que requer atenção célere, mas pode aguardar avaliação obstétrica especializada.
São procedimentos em hemorragia interna:
I - Ajude a vítima a se deitar com a cabeça mais alta que o resto do corpo, exceto quando houver suspeita de traumatismo craniano e fraturas nos membros inferiores.
II - Aperte a roupa da vítima.
III - Aplique compressas quentes no local da hemorragia.
IV - Mantenha as vias respiratórias obstruídas e cheque a respiração e a pulsação a cada minuto.
V - Permita que a vítima se mova, coma, beba ou fume. O atendimento por profissional de saúde é indispensável.
Estão corretas:
Somente I e II.
Somente II e III.
Somente III e IV.
Somente IV e V.
Nenhuma das assertivas.
Um homem de 45 anos, vítima de acidente motociclístico, apresenta sangramento ativo em membro inferior, palidez intensa, extremidades frias, pulso fi liforme e pressão arterial de 80 x 50 mmHg. Apesar de consciente, relata sede intensa e ansiedade. Esses achados indicam o desenvolvimento de um quadro de choque hipovolêmico, cuja principal alteração fisiopatológica é:
comprometimento primário da contratilidade miocárdica, ocasionando acúmulo de sangue no território venoso e congestão pulmonar
vasodilatação sistêmica mediada por liberação de endotoxinas bacterianas, resultando em redistribuição inadequada do fl uxo sanguíneo
diminuição do volume circulante efetivo, levando à redução do retorno venoso e consequente queda do débito cardíaco
aumento súbito da resistência vascular periférica, associado à lesão medular e perda do tônus simpático
O manejo inicial do choque hemorrágico em paciente adulto com trauma é realizado com ______ mL de cristaloides. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
500mL
1000mL
1500mL
2000mL
As hemorragias digestivas são prevalentes nas Unidades de Pronto Atendimento, bem como nos hospitais de grande porte, sendo classificadas como Hemorragia Digestiva Alta (HDA) e Hemorragia Digestiva Baixa (HDB).
Sobre as hemorragias digestivas, pode-se afirmar que
a úlcera gástrica, a úlcera duodenal, as varizes de esôfago e as colites isquêmica e infecciosa são algumas das principais causas da HDA.
a alimentação por via oral de pacientes com diagnóstico de HDA deve ser mantida livre em decorrência da perda sanguínea excessiva e, consequente, da queda de aporte calórico e de eletrólitos.
a lavagem gástrica com soro fisiológico aquecido, com finalidade diagnóstica e hemostática, pode ser realizada na HDB.
os pacientes com HDA devem ser avaliados imediatamente, sendo a ressuscitação volêmica e a estabilização hemodinâmica prioritárias às medidas terapêuticas e diagnósticas.
divertículos, neoplasias, doenças inflamatórias do intestino, úlcera duodenal e varizes esofágicas compõem as principais causas da HDB.
Em um atendimento pré-hospitalar, o controle rápido e eficaz de hemorragias é essencial para prevenir o choque hipovolêmico e preservar a vida da vítima. O técnico de enfermagem socorrista deve reconhecer o tipo de sangramento, aplicar as técnicas corretas de contenção e evitar condutas que possam agravar o quadro. Com base nas diretrizes atuais de atendimento de urgência, analise as afirmativas abaixo e identifique qual é a única verdadeira.
O controle inicial de uma hemorragia externa deve ser realizado por meio de pressão direta e contínua sobre o local do sangramento, podendo-se associar curativo compressivo e elevação do membro, se não houver fratura.
Em casos de hemorragia arterial de grande volume, deve-se remover periodicamente o curativo compressivo para verificar se o sangramento cessou, garantindo a correta avaliação da ferida.
A elevação do membro lesionado não tem qualquer efeito sobre o controle da hemorragia e, portanto, não deve ser realizada em nenhum tipo de sangramento externo.
O uso do torniquete deve ser evitado em todos os casos de hemorragia, pois o risco de necrose tecidual supera qualquer benefício no atendimento pré-hospitalar.
Em caso de interrupção da ressuscitação cardiopulmonar em paciente politraumatizado grave com hemorragia externa severa evidenciada e não responsivo ao suporte básico de vida, deve-se orientar os familiares, sempre que possível, acerca dos procedimentos que serão adotados.
Certo
Errado
João, policial judicial, é o primeiro a chegar em uma ocorrência de colisão frontal entre dois veículos, nas proximidades do prédio do tribunal. Uma das vítimas, um homem consciente, apresenta sangramento abundante em membro inferior, respiração ofegante e sinais de confusão mental. João aciona a equipe de socorro e inicia a avaliação primária, ciente de que suas ações iniciais podem ser determinantes para a sobrevivência da vítima. Com base nos princípios do atendimento pré-hospitalar ao trauma, especialmente na sequência de prioridades durante a avaliação de vítimas, assinale a alternativa que apresenta corretamente a ordem de atendimento a ser seguida por João.
Controle de fraturas expostas; análise de sinais neurológicos; liberação da via aérea; transporte imediato.
Verificação da escala de coma de Glasgow; controle de perfusão; abertura da via aérea; ventilação; imobilização de membros.
Controle da função neurológica; estabilização da coluna cervical; avaliação de sinais vitais; controle de hemorragias leves; ventilação.
Controle da hemorragia severa; via aérea; ventilação/oxigenação; controle de hemorragia/ perfusão; função neurológica.
Ventilação/Oxigenação; via aérea; controle de hemorragia leve; exame neurológico completo; estabilização de fraturas.
Sobre a assistência de Enfermagem, mais especificamente pelo Enfermeiro, marque a alternativa que discorre CORRETAMENTE sobre as hemorragias digestivas, Alta e Baixa:
Hemorragia Digestiva Alta (HDA) é todo sangramento decorrente de lesões existentes no sistema digestório abaixo do ligamento de Treitz.
O Helicobacter pylori é um fator independente de ressangramento. Deve ser sempre pesquisado (através do teste da urease ou pela histologia) durante a Endoscopia Digestiva Alta (EDA), e na sua presença, ser aberto esquema terapêutico com objetivo de eliminá-lo.
HDA varicosa é causada por ruptura de varizes localizadas no esôfago, no estômago e no intestino delgado, mais precisamente na segunda porção.
A melena é um sinal/sintoma presente nas HDA, é padrão ouro para o diagnóstico médico.
Está indicado o uso de inibidores da bomba de prótons, a exemplo: a aspirina 40 mg de 12/12 horas para pacientes de alto risco e (VO) para pacientes de baixo risco até fazer a endoscopia digestiva.
Em um acidente de trânsito, uma das vítimas apresenta hemorragia externa grave na perna. Acerca da primeira medida do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar, marque a alternativa CORRETA:
Solicitar transferência sem intervir na hemorragia.
Elevar a perna da vítima para aliviar a pressão.
Aplicar pressão direta no local para estancar o sangramento.
Realizar reanimação cardiopulmonar (RCP) imediatamente.
A hemorragia intracraniana neonatal representa uma das complicações neurológicas mais graves no período neonatal. Essa condição pode desencadear diversas complicações neurológicas e sistêmicas, impactando o prognóstico a curto e longo prazo. São potenciais complicações da hemorragia intracraniana neonatal, EXCETO:
Hidrocefalia pós-hemorrágica.
Displasia broncopulmonar.
Paralisia cerebral espástica.
Epilepsia de difícil controle.
Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.
Com base na perda sanguínea, considerando um homem adulto de estatura mediana, classifica-se como choque hemorrágico classe 3:
perda de até 750 ml de sangue
perda de mais que 2000 ml de sangue
perda de 1500 ml a 2000 ml de sangue
perda de 750 ml a 1500 ml de sangue
À medida que o histórico sobre o evento traumático é obtido, o abdome é inspecionado como uma parte da investigação secundária em relação a sinais óbvios de lesões, incluindo lesões penetrantes, hematomas e abrasões. Com base nos exames laboratoriais que auxiliam na avaliação, assinale a alternativa CORRETA que corresponde a um exame que é utilizado para identificar coagulopatia ou anticoagulação induzida por meios farmacológicos.
Gasometria arterial.
Lactato sérico.
Níveis seriados de hemoglobina e hematócrito.
Razão normalizada internacional.
A insuficiência circulatória em crianças é o resultado de hipovolemia, resistência vascular periférica alterada ou insuficiência de bomba cardíaca. Assinale a alternativa CORRETA sobre as características do choque hipovolêmico.
Débito cardíaco inadequado e função miocárdica normal.
Aumento da permeabilidade capilar e hipotensão persistente.
Presença de estertores na ausculta pulmomar e aumento da área cardíaca no RX.
Enchimento capilar deficitário e pressão venosa central baixa.
A Hemorragia Peri-intraventricular (HPIV) é uma das principais lesões neurológicas que acomete principalmente os recém-nascidos pré-termo e de baixo peso, representando um grande problema dado a frequência, gravidade e prognóstico; sua incidência é:
Diretamente proporcional ao peso e a idade gestacional ao nascimento.
Inversamente proporcional ao peso e a idade gestacional ao nascimento.
Diretamente proporcional ao peso e inversamente proporcional à idade gestacional ao nascimento.
Inversamente proporcional ao peso e diretamente proporcional à idade gestacional ao nascimento.
Diretamente proporcional ao peso e idade da gestante no momento do
A hemorragia, se não contida, pode levar ao choque hipovolêmico. Sobre os procedimentos para contenção de hemorragias, analise as afirmativas.
I. Elevar o membro ferido pode contribuir para reduzir a perda sanguínea, se não houver fratura suspeita.
II. A pressão direta no local do sangramento é técnica de controle inicial.
III. A aplicação de torniquete é a primeira escolha em hemorragias leves.
IV. A observação de sinais de palidez e sudorese alerta para agravamento do estado do paciente.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I, II e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
Durante cirurgia de arco aórtico com parada circulatória total, qual das estratégias abaixo tem melhor correlação com um desfecho neurológico favorável?
Uso de manitol intraoperatório.
Reperfusão pulmonar precoce.
Tempo de parada <30 minutos com hipotermia profunda.
Pressão venosa central elevada no desmame.
Extubação precoce na sala.