

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Um gerente de projeto é o profissional designado para liderar uma equipe e para tanto é esperado que ele possua uma série de competências as quais podem ser agrupadas conforme sua natureza. Na competência de liderança, além do conhecimento e habilidades, o gerente de projeto precisa ter:
atitudes condizentes com a cultura organizacional do cliente do projeto
comportamentos relativos a domínios específicos de gerenciamento de projetos, programas e portfólios
comportamentos necessários para orientar, motivar e dirigir uma equipe a fim de ajudar a organização a atingir suas metas de negócio
expertise no setor e na organização, de forma a melhorar o desempenho e fornecer melhor os resultados do negócio
O tempo requerido à execução dos elementos de uma operação varia ligeiramente de ciclo para ciclo. Sobre o estudo de tempos podemos afirmar que:
I. As variações no tempo podem resultar de diferenças das peças e ferramentas usadas pelo operador;
II. Com matérias-primas altamente padronizadas, ferramentas e equipamentos em boas condições, o operador qualificado, bem treinado e condições ideais de trabalho, a variação nas leituras para um elemento não seria grande;
III. O estudo de tempos é um processo de amostragem, quanto maior o número de ciclos cronometrados, quanto mais representativos serão os resultados para atividade em estudo;
IV. Quanto maior variabilidade das leituras de um elemento, maior terá de ser o número de observações para que se obtenha a precisão desejada.
Quais das proposições são verdadeiras:
I, II, III
I, II, III, IV.
I, II e IV.
I, III e IV.
II, III e IV.
Em relação aos critérios competitivos relacionados à gestão de produção, baseados na matriz importância x desempenho, analise as afirmativas a seguir.
I. O critério qualificador, embora não seja o mais importante, em um nível elevado, pode ser um ganhador de pedido.
II. O critério “ganhador de pedido” é que determina a preferência de compra.
III. O critério “menos importante” pode ser crucial na decisão de escolha do cliente em caso de empate.
IV. O critério “qualificador”, juntamente com o critério “mais importante”, geralmente, tende a ser decisivo para a preferência de compra.
É CORRETO o que se afirma em
II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
O modelo da curva da banheira aborda a capacidade de manutenção em relação à função de risco e está baseado em três estágios. As regiões em que a função de risco é decrescente e a região onde a função de risco é constante são, respectivamente:
mortalidade infantil e ausência de riscos
vida útil e ausência de riscos
mortalidade infantil e vida útil
ausência de riscos e mortalidade infantil
Todo Planejamento é apresentado por um documento denominado Plano. Dentre os vários tipos de Planos existentes, destaca-se:
a hipótese
a estratégia
o organograma
o programa
Um dos princípios fundamentais do Planejamento é o de que ele deve ser:
determinante das metas a serem atingidas
rigoroso e não mutável durante a sua realização
elaborado dentro de um prazo não possível de alteração
flexível e elástico com o intuito de se adaptar a situações não previstas
Analise as afirmativas a seguir, sobre a gestão de produção/operações.
I. A gestão da produção/operações é uma importante função de apoio/suporte para as empresas.
II. Pode-se dizer que uma das responsabilidades diretas da função produção é o entendimento dos objetivos estratégicos da produção: qualidade, velocidade, inovação, flexibilidade e diversidade.
III. Por ser focada na produtividade e na eficiência, pode-se dizer que a gestão da produção é mais estratégica para as empresas privadas, pois produzem produtos que agregam valor ao cliente.
IV. A gestão de produção possui suas principais estratégias e tomada de decisão voltadas para a compra de matéria-prima, logística e transporte, preparação de maquinário ou equipamentos de produção, alocação de mão de obra, planejamento e controle da produção, definição da estrutura de produto, arranjo físico e gestão de produto e da qualidade.
É CORRETO o que se afirma em
II, apenas.
IV, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
O número de prioridade de risco (NPR) calculado durante a técnica de FMEA envolve obrigatoriamente o produto de três itens avaliados descritos como:
severidade, ocorrência e detecção
gravidade, urgência e tendência
causa, efeito e modo potencial de falha
ocorrência, modo potencial de falha e efeito
O processo de identificar e obter o estoque inicial de sobressalentes necessário para apoiar o equipamento instalado é conhecido como:
catalogação
estoque de segurança
aprovisionamento
determinação de necessidades
Assinale a opção correspondente a uma característica da gestão funcional.
Integração e arranjo dos sistemas de informação entre as diversas áreas da organização.
Fortalecimento da individualidade com autoridade para tomada de decisões.
Tarefas executadas sob rígida supervisão hierárquica.
Visão integrada do processo, de forma a manter uma linha de agregação constante de valor.
Forte incentivo por meio de processos colaborativos de parcerias.
O diagrama de blocos da figura seguinte simboliza um arranjo de um sistema.

Fonte: Fogliatto e Ribeiro (2009)
Esse arranjo retrata um sistema:
série puro
série-paralelo
paralelo-série
paralelo puro
Acerca de gerenciamento de processos de negócios, assinale a opção correta.
BPM aborda trabalho ponta a ponta e não apresenta diferenças entre conjuntos de subprocessos, tarefas, atividades e funções.
BPM se vale de ferramentas tecnológicas que se encerram na modelagem, simulação, automação e integração de processos de negócio.
BPM requer compromisso significativo da organização e frequentemente introduz novos papéis, responsabilidade e estruturas em organizações tradicionais orientadas à gestão por processos.
BPM é o conjunto descontínuo de processos em curso, com foco no gerenciamento de negócio ponta a ponta nas organizações.
BPM permite à organização alinhar os seus processos de negócio à sua estratégia organizacional, mediante melhorias de atividades específicas de trabalho em um departamento, na organização como um todo ou entre organizações.
Os serviços têm características específicas que devem ser criteriosamente consideradas quando da sua gestão. Entendendo essas particularidades pode-se conseguir maior eficácia no seu projeto, gerenciamento e controle, gerando reflexos positivos sobre sua qualidade. As características específicas dos serviços são:
Intangibilidade, heterogeneidade, impossibilidade de se estocar, simultaneidade, inseparabilidade.
Simultaneidade, inseparabilidade, desempenho, estética, utilidade.
Intangibilidade, heterogeneidade, confiabilidade, durabilidade, reputação.
Simultaneidade, inseparabilidade, confiabilidade, durabilidade, desempenho, reputação.
Intangibilidade, heterogeneidade, impossibilidade de se estocar, desempenho, estética, utilidade.
Por mais simples que seja um serviço, sua composição e características devem ser de qualidade. Para se fornecer produtos e serviços com qualidade, é necessária a aplicação de técnicas da engenharia da qualidade, que proporcionará um diferencial nas organizações.
Tendo como base os princípios da engenharia da qualidade, analise as afirmativas abaixo.
Considerando o que propões a engenharia da qualidade, estão corretas as afirmativas
II e III.
I e II.
III e IV.
I e IV.