

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Uma subestação elétrica de um campus estudantil possui dois transformadores trifásicos, que são ligados de forma alternada, ou seja, um é backup do outro, de modo que, no caso de manutenção de um deles, o outro assuma a carga em sua plenitude. Para atender a mais estudantes, foram sendo construídas nesse campus várias outras edificações. O engenheiro eletricista responsável, ao verificar que a demanda vinha aumentando mês a mês, decidiu colocar esses transformadores em paralelo definitivamente, conforme desenho simplificado a seguir:

Observa que, adotando a impedância média dos transformadores como 4,7%, mesmo com todas as condições de paralelismo, há uma pequena diferença em suas impedâncias percentuais, sendo Z1 = 4,5% e Z2 = 5%.
Isso faz com que, se os transformadores forem postos em paralelo,
entrarão imediatamente em curto-circuito.
o transformador 1 estará mais carregado do que o transformador 2.
o transformador 2 estará mais carregado do que o transformador 1.
independentemente do valor de suas impedâncias percentuais, dividirão igualmente a carga demandada pelo campus.
Considere uma subestação hipotética que alimentará 13 motores de 10 CV, 220 V, todos com fator de potência 0,80.
-
Tabela - Fator de Simultaneidade.
-
Aparelhos | Numeros de aparelhos | |||||||
2 | 4 | 5 | 8 | 10 | 15 | 20 | 50 | |
Motores: 3 a 15cv: | 0,85 | 0,80 | 0,75 | 0,7 | 0,60 | 0,55 | 0,50 | 0,40 |
Motores: 3 a 15cv: | 0,85 | 0,80 | 0,75 | 0,75 | 0,70 | 0,65 | 0,55 | 0,45 |
Motores: 20 a 40 cv | 0,80 | 0,80 | 0,80 | 0,75 | 0,65 | 0,60 | 0,60 | 0,50 |
Acima de 40 cv | 0,90 | 0,80 | 0,70 | 0,70 | 0,65 | 0,65 | 0,65 | 0,60 |
Retificadores | 0,90 | 0,90 | 0,85 | 0,80 | 0,75 | 0,70 | 0,70 | 0,70 |
Soldadores | 0,45 | 0,45 | 0,45 | 0,40 | 0,40 | 0,30 | 0,30 | 0,30 |
Fornos Resistivos | 1,00 | 1,00 | -- | -- | -- | -- | -- | -- |
Fornos de indução | 1,00 | 1,00 | -- | -- | -- | -- | -- | -- |
-
Dados:
-
-
Diante do exposto, a corrente nominal mínima da chave seccionadora instalada no lado de baixa tensão dessa subestação, em A, é
100.
160.
250.
400.
630.
Sabendo que a estrutura representa a saída de um alimentador de uma subestação, qual o elemento indicado pelo número 52?
Disjuntor
Elo fusível
Relé de sobretensão
Relé de sobrecorrente
Regulador de tensão
A respeito de equipamentos utilizados em subestações, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Terminação termocontrátil é um equipamento utilizado na conexão de uma rede aérea a condutor nú, em uma rede subterrânea a condutor isolado. Sendo as terminações à base de borracha indicadas para ambientes de elevada poluição.
( ) Em subestações abrigadas, os equipamentos destinados a passagem de um circuito entre cubículos adjacentes são as buchas de passagem para uso interior.
( ) Os transformadores de corrente destinados para medição, quando comparados com os transformadores de corrente destinados a proteção, possuem um elevado nível de corrente de saturação.
( ) Chaves seccionadores primárias são dispositivos destinados à abertura e fechamento de circuitos a plena carga.
As alternativas são, respectivamente:
F - F - F - F.
F - V - F - F.
V - F - V - F.
V - V - F - V.
Os arranjos de barras em subestações têm a função de facilitar os serviços durante a manutenção dos equipamentos e em contingências. Assinale a alternativa que apresenta as características do arranjo de barras da figura a seguir.

Constituído de barra dupla de operação. Permite o isolamento da barra sem interrupção de serviço.
Constituído de barra dupla, sendo uma de operação e outra de transferência. Permite o isolamento de qualquer disjuntor sem interrupção de serviço.
Constituído de barra simples. Não permite o isolamento de qualquer disjuntor, barra ou trecho de barra sem interrupção de serviço.
Constituído de barras de operação; qualquer uma delas pode ser usada como barra de transferência. Permite o isolamento de qualquer disjuntor ou barra sem interrupção de serviço.
Constituído de três barras, sendo duas de operação e uma específica de transferência. Permite o isolamento de qualquer disjuntor ou barra sem interrupção de serviço.
O arranjo de barramento da figura anterior permite a manutenção em qualquer um dos disjuntores com o restante da subestação operando de forma contínua.
Certo
Errado
Na figura a seguir tem-se o diagrama unifilar de um sistema elétrico trifásico, sem nenhuma carga conectada na barra 3.

Fonte: Elaborado pela banca (2020).
Na tabela são fornecidas as tensões e as impedâncias em valores por unidade (pu), obtidos a partir da tensão-base e da potência-base adotadas como referência. A corrente-base na barra 3 é de 2000 amperes.
Componente de sequência | Gerador | Transformador (impedâncias) | Linha (impedâncias) | |
(impedância) | (tensões) | |||
Zero | j0,5 | 0 | j0,2 | j0,5 |
Positiva | j0,4 | 1+j0 | j0,2 | j0,3 |
Negativa | j0,4 | 0 | j0,2 | j0,3 |
Q=⎣⎢⎡1111a2a1aa2⎦⎥⎤ Q−1=31⎣⎢⎡1111aa21a2a⎦⎥⎤ a=ej32π
Considerando-se a resistência de falta igual a zero, o valor correto, em amperes, do curto-circuito monofásico para terra na barra 3, em componentes de fase, é de
2000.
2400.
4000.
6667.
Em um comércio com 20 lâmpadas de 12w, que funcionam, em média 8 horas por dia, em 22 dias úteis por mês. Considerando o valor de R$ 0,59 por kWh, qual será o valor pago pelo consumo de iluminação em um mês:
22,34 reais.
24,92 reais.
12,55 reais.
57,98 reais.
Subestações são instalações que têm por finalidade realizar a transmissão e a distribuição de grandes blocos de energia. Para cumprir tal finalidade, são utilizados equipamentos que realizam a proteção e o controle do desempenho dessa finalidade, dentre outras funções.
Dentre os equipamentos utilizados em subestações, as chaves seccionadoras são empregadas com o objetivo de
realizar manobras, podendo ser acionadas sem carga ou com carga.
realizar o aterramento das partes energizadas.
proteger os circuitos contra sobrecorrente.
proteger os circuitos contra descargas atmosféricas.
proteger os usuários de contatos indiretos.
Analise as afirmativas abaixo:
1. Em uma subestação de energia elétrica não é permitida a utilização de transformadores em paralelo, pois não há garantias da correta divisão de carga entre eles.
2. Somente há uma entrada e um ramal de saída em uma subestação. A divisão de ramais ocorre nos transformadores externos à subestação.
3. Consumidores industriais que demandem elevadas potências elétricas podem ser atendidos em alta tensão (69 kV) pelas concessionárias de energia.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 1.
É correta apenas a afirmativa 2.
É correta apenas a afirmativa 3.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
As posições “aberto” e “fechado” dos equipamentos de manobra de contatos devem ser identificadas por meio de letras e cores.
Assinale a alternativa que indica corretamente a letra e cor para o estado do sistema.
Letra I e cor verde para ligado
Letra I e cor amarela para ligado
Letra I e cor vermelha para ligado
Letra O e cor vermelha para ligado
Letra O e cor verde para ligado
Acerca de subestações de distribuição de energia, é correto afirmar que
o para-raios serve para proteger os sistemas elétricos de surtos de tensão e sobretensões de origem interna na entrada de uma subestação, reduzindo-os a valores suportáveis para os seus equipamentos.
as carcaças metálicas dos disjuntores de alta tensão sobre as malhas de aterramento não devem ser aterradas, de modo a evitar circulação perigosa de pequenas correntes de retorno provenientes da terra.
geralmente transformadores de altas potências são projetados com ventiladores para refrigeração forçada, com o intuito de reduzir a sua temperatura durante a operação, embora esse artifício não consiga aumentar a sua capacidade nominal.
estações de geração de emergência são unidades destinadas a reduzir os custos da energia elétrica nos períodos de bandeira tarifária vermelha (EMERGÊNCIA).
Uma edificação possui na sua entrada uma subestação de média tensão abrigada dotada de um transformador.
Sobre a subestação, analise as afirmativas a seguir:
I. Deve ser dotada de uma proteção de média tensão, ficando a proteção de baixa dispensada.
II. É dotada de duas chaves seccionadoras, uma em média e outra em baixa tensão.
III. O barramento em média tensão deve ter uma seção maior que a de baixa tensão.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
As subestações modulares metálicas podem ser classificadas segundo a sua construção. A subestação com transformador com flanges laterais, deve ter o seguinte grau de proteção:
IP X1.
IP X5.
IP 5X ou superior.
IP 6X ou superior.
IP 9X.
Na figura a seguir representa-se um para-raios, um transformador e a aproximação de uma onda viajante causada por uma descarga atmosférica na linha que alimenta a subestação.

Fonte: Elaborado pela banca (2020).
A esse respeito, é correto afirmar que
elevando-se o valor da resistência de aterramento do para-raios, a sobretensão no transformador é reduzida.
reduzindo-se a distância “d” de instalação do para-raios em relação ao transformador, a sobretensão no transformador é reduzida.
a inclinação da frente de onda incidente não exerce influência no valor máximo da sobretensão no transformador.
o para-raios deve sempre ser instalado junto aos terminais do transformador.
O mesmo transformador de distribuição possui a seguinte simbologia para representação em diagrama unifilar

Certo
Errado
Considere a figura a seguir representando arranjo de barramento de subestação de energia:

Pode-se afirmar que o arranjo em questão trata-se da configuração do tipo Barra Dupla com Disjuntor Duplo
Certo
Errado
De acordo com o diagrama unifilar proposto, para uma fata bifásica com disjuntor da fonte da concessionária aberto teríamos os esquemas a seguir representando as componentes simétricas:

Certo
Errado
O SF6 é um gás excepcionalmente estável e inerte, não apresentando sinais de mudança química para temperaturas em que os óleos isolantes são empregados. Na presença de arcos elétricos este sofre lenta decomposição, produzindo fluoretos de ordem mais baixa (como SF2 e SF4) que, embora tóxicos, recombinam-se para formar produtos não tóxicos imediatamente após a extinção do arco. Uma das aplicações do SF6 é o isolamento de subestações blindadas onde as partes energizadas são isoladas da blindagem por isoladores de resina sintética (ou outro material adequado) e SF6 pressurizado.
Certo
Errado
Numa unidade isolada da Universidade, será instalada uma subestação em alvenaria tipo cabine, com entrada subterrânea, tensão primária de 13,8 Kv e transformador de 500 Kva com BT-127/220V, conforme croquis A, B, C e D da planta baixa. Tendo que aprovar esse projeto na concessionária local, escolha a alternativa CORRETA que atende às orientações do RIC de MT e da ABNT:

Simbologia
1- Suporte para terminais e seccionadora
2- Chave seccionadora tripolar;
3- Janela de ventilação;
4- Chave seccionadora tripolar fusível;
5- Disjuntor de MT
6- Transformador para 500 kVA com óleo isolante;
7- Transformador para 500 kVA a seco;

Simbologia
1- Suporte para terminais e seccionadora
2- Chave seccionadora tripolar,
3- Janela de ventilação;
4- Chave seccionadora tripolar fusível;
5- Disjuntor de MT
6- Transformador para 500 kVA com óleo isolante;
7- Transformador para 500 kVA a seco;

Simbologia
1- Suporte para terminais e seccionadora
2- Chave seccionadora tripolar;
3- Janela de ventilação;
4- Chave seccionadora tripolar fusível;
5- Disjuntor de MT
6- Transformador para 500 kVA com óleo isolante;
7- Transformador para 500 kVA a seco;

Simbologia
1 - Suporte para terminais e seccionadora
2- Chave seccionadora tripolar,
3- Janela de ventilação;
4- Chave seccionadora tripular fusível;
5- Disjuntor de MT
6- Transformador para 500 kVA com óleo isolante;
7- Transformador para 500 kVA a seco;
Croqui A
Croqui D
Croqui B
Croqui C
Nenhuma alternativa atende.