

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A figura a seguir mostra um diagrama de controle em malha fechada, onde G(s) corresponde a uma planta que se deseja controlar por meio do controlador H(s).

Sendo assim, a função de transferência em malha fechada é
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Servo-controle visual não permite o rastreamento de objetos-alvo que estejam em movimento.
Certo
Errado
Algoritmos para estimação da postura do objeto de referência em relação à câmera são computacionalmente pesados e dependem criticamente da precisão de calibração da câmera e do modelo geométrico do objeto.
Certo
Errado
Para implementação de controle servo-visual, é preciso que a câmera esteja fixada na ferramenta de trabalho do robô.
Certo
Errado
O servo-controle visual estabelece um sistema de controle em malha fechada, em que o processamento de imagens gera informações a serem realimentadas para o controlador.
Certo
Errado
Em servo-controle visual, transformações entre sistemas de referência distintos podem ser caracterizadas por matrizes de transformação homogênea, que contemplam ações de translação, rotação e escalonamento.
Certo
Errado
Unidades de medição inercial são utilizadas para sensoriamento de informações acústicas provenientes do usuário.
Certo
Errado
No servo-controle visual baseado em posição, omite-se a estimação da postura, e as características da imagem são usadas diretamente, ou seja, o controle é realizado no espaço bidimensional de coordenadas da imagem.
Certo
Errado
Na robótica escolar, o Arduino é uma das plataformas mais adotadas, pois ela fornece acesso simplificado, barato e flexível ao ambiente de prototipagem eletrônica. Neste cenário, considere a seguinte parte do código de um programa para Arduino.
void loop {
digitalWrite(13, HIGH);
delay(1000);
digitalWrite(13, LOW);
delay(1000);
}
Considerando que o pino 13 refere-se à porta de saída e nele encontra-se ligado um led, assinale qual será o resultado deste programa quando for colocado em execução em um Arduino.
A luz do led se acenderá e se apagará uma única vez no intervalo de 1 (um) segundo.
A luz do led se acenderá e se apagará uma única vez no intervalo de 1000 (mil) segundos.
A luz do led se acenderá e se apagará indefinidamente no intervalo de 1 (um) segundo.
A luz do led se acenderá e se apagará indefinidamente no intervalo de 1000 (mil) segundos.
A luz do led se acenderá e se apagará indefinidamente no intervalo de 100 (cem) segundos.
O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica muito versátil e amplamente utilizada por estudantes, hobbistas e profissionais das mais diversas áreas. O objetivo principal do Arduino é tornar o acesso à prototipagem eletrônica mais fácil, mais barato e flexível, sendo amplamente utilizado em aulas de robótica. Para programar um Arduino, faz-se necessária a construção de um código com 2 (dois) blocos básicos. Assinale a alternativa que apresenta o nome desses blocos no Arduino.
exec() e loop()
main() e loop()
setup() e exec()
main() e exec()
setup() e loop()
Assinale a opção que apresenta a principal contribuição do algoritmo de Denavit-Hartenberg à robótica.
desenvolvimento de algoritmos de aprendizado de máquina para robôs
desenvolvimento de sensores de última geração para robôs
estudo da interação entre robô e ambiente
cálculo da eficiência energética de robôs
padronização de um método para modelar as relações cinemáticas em robôs
Durante a construção de um Arduino que será acoplado a uma unidade robótica semelhante a um automóvel, você decide adicionar um botão a um pino do microcontrolador para controlar o estado dos faróis de LED conectados a este robô. Neste contexto, assinale a alternativa que descreve o nome da função a ser empregada para verificar o estado atual do farol e possibilitar ligar/desligar as luzes do robô.
if
while
LOW
HIGH
POP
As válvulas de controle dispensam o emprego de componentes acessórios, o que facilita a automação.
Certo
Errado
Com relação à estratégia de controle via torque computado NÃO é correto afirmar que
o algoritmo recursivo de Newton-Euler é inadequado.
ele também é conhecido como linearização por realimentação.
é necessário fazer o desacoplamento da dinâmica.
permite o controle de cada junta de forma independente.
um controlador linear pode ser incorporado para melhorar o desempenho transitório.
Sobre a aplicação do Filtro de Partículas (FP) no contexto da localização de robôs móveis, é correto afirmar que(,)
o FP é uma implementação da Filtragem Baesiana Recursiva.
as partículas geralmente são propagadas de acordo com o modelo de movimentação dos obstáculos.
o custo computacional do FP é O(1).
o FP é uma possível implementação do Filtro de Kalman para casos em que o espaço de estados é muito grande.
no FP, o número de partículas tende a zero quando o tempo tende a infinito.
O escorregamento nas rodas de um robô móvel diferencial pode acarretar qual problema?
Erro de localização do robô.
Falta de energia.
Falha mecânica.
Mau funcionamento de software.
Restrição holonômica.
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - Em alguns manipuladores robóticos apenas a medição de posição das juntas está disponível, sendo necessário estimar a velocidade com auxílio de filtros ou observadores
PORQUE
II - a estimação da velocidade por meio da derivada numérica (aproximação de Euler) amplifica ruídos de medição.
A respeito das asserções, é correto afirmar que
ambas são falsas.
I é falsa e II é verdadeira.
I é verdadeira e II é falsa.
as duas são verdadeiras e II justifica I.
as duas são verdadeiras, mas II não justifica I.
Uma característica importante dos robôs industriais é sua versatilidade, a qual permite que sejam programados para executar atividades distintas.
Avalie as afirmações sobre as maneiras de programação de tais dispositivos.
I - Na programação por aprendizagem, o operador humano posiciona as juntas em configurações sequenciais da trajetória desejada, usando um dispositivo eletrônico, que pode ser um joystick. Essas configurações são armazenadas pelo robô e repetidas durante a execução.
II - Uma das desvantagens da programação por aprendizagem consiste na impossibilidade de executar o aprendizado com carga sendo transportada pelo efetuador do manipulador robótico.
III - Na programação por linguagem textual, o operador deve usar uma linguagem de programação, geralmente com termos de língua inglesa, visando codificar instruções no programa.
IV - A programação mecânica consiste em usar chaves fim-de-curso, contatores elétricos, batentes e cames para estabelecer os pontos extremos de cada junta, sendo recomendada para tipos de programação mais sofisticados.
Está correto apenas o que se afirma em
II e IV.
I, II e IV.
I e III.
II, III e IV.
II e III.
Em robótica, existe um conjunto de doze possíveis representações de ângulos de Euler.
Qual representação a seguir pertence a esse conjunto?
x-w-z.
y-z-k.
z-y-y.
x-w-w.
z-y-x.
Considerando-se o quatérnio de rotação Q = (q0, q1, q2, q3), é correto dizer que o seu conjugado é igual a
Q* = (-q0, q1, q2, q3).
Q* = (-q0, -q1, -q2, -q3).
Q* = (q0, -q1, -q2, -q3).
Q* = (q0, q1, q2, q3)-1.
Q* = (q0-1, q1-1, q2-1, q3-1).