Questões de Concurso sobre Boas práticas de fabricação de medicamentos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
141 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

As “Boas Práticas de Fabricação (BPF) de Medicamentos” estabelecem e/ou definem que


A

a validação prospectiva deve ser realizada durante a rotina de produção de produtos destinados à venda.


B

as áreas destinadas à pesagem das matériasprimas podem estar localizadas no almoxarifado ou na área de produção, devendo ser específicas e projetadas para esse fim, possuindo sistema de exaustão independente e adequado que evite a ocorrência de contaminação cruzada.


C

ao realizar o ensaio de identificação de acordo com a farmacopeia de referência a empresa pode optar pela realização de apenas um dos testes descritos na monografia para esse ensaio.


D

as BPF são parte integrante do Controle de Qualidade e asseguram que os produtos são produzidos e controlados com padrões de qualidade apropriados para o uso pretendido.


E

as instalações para realização do teste de esterilidade devem cumprir com limites microbiológicos definidos para produção asséptica, ou seja, área grau B circundada por A ou um isolador grau D localizado em uma área grau A.

A água é o mais importante dos solventes farmacêuticos e, para ser utilizada, diferentes métodos de purificação e produção podem ser adotados, a partir dos quais se obtém água com diferentes graus de pureza. Os dois processos utilizados para obter água para injetáveis a partir da água purificada são:


A

Destilação e Deionização.


B

Abrandamento e Deionização.


C

Osmose Reversa e Abrandamento.


D

Osmose reversa e Destilação.

Sobre as Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos e esterilização é INCORRETO afirmar que


A

quando a utilização do método de esterilização por calor não for possível devido à instabilidade da formulação, um método alternativo não deve ser utilizado mesmo que precedido de filtração e/ou processo asséptico


B

quando a utilização do método de esterilização por calor não for possível devido à instabilidade da formulação, um método alternativo deve ser utilizado precedido de filtração e/ou processo asséptico.


C

após a fase de temperatura máxima do ciclo de esterilização por calor, devem ser tomadas as precauções necessárias para impedir a contaminação da carga esterilizada durante a fase de resfriamento.


D

a esterilização por calor seco pode ser adequada para líquidos não aquosos ou produtos em pó.


E

a esterilização por calor úmido é indicada somente no caso de materiais permeáveis ao vapor e de soluções aquosas.

Considerando as diretrizes estabelecidas pela RDC 17, de 16 de abril de 2010, para áreas de fabricação de produto estéreis é correto afirmar que:


1 - Os sistemas de fluxo unidirecional devem fornecer uma velocidade de ar homogênea de aproximadamente 0.45m/s ±20% na posição de trabalho.

2 – Áreas circundantes às de grau A, nas operações de preparação e envase asséptico de produto devem ter classificação ISO 7 segundo a ABNT NBR ISSO 14644-1.

3 - Para que os graus B, C e D sejam alcançados, o número de trocas totais do ar da área deve ser no mínimo de 20 trocas/hora em uma sala com padrão de fluxo de ar adequado e com filtros de alta eficiência de retenção de partículas apropriados (filtros HEPA - high efficiency particule air).

4 - Para que os graus B, C e D sejam alcançados, o número de trocas totais do ar da área deve ser no mínimo de 45 trocas/hora em uma sala com padrão de fluxo de ar adequado e com filtros de alta eficiência de retenção de partículas apropriados (filtros HEPA - high efficiency particule air).


A

Todos os itens estão incorretos


B

Os itens 2 e 4 estão corretos


C

Os itens 1, 2 e 3 estão corretos


D

Os itens 1 e 3 estão corretos

Em relação às Boas Práticas de Fabricação de produtos farmacêuticos, assinale a afirmativa incorreta.


A

O metal de escolha para a manufatura de equipamentos para a fabricação de produtos farmacêuticos é o aço inoxidável grau sanitário


B

A validação de processos é o procedimento prático documentado que atesta a conformidade do processo frente às especificações pré-determinadas e aos atributos de qualidade.


C

O controle de processo durante a fabricação de produtos farmacêuticos é desnecessário; somente é exigido o controle de qualidade do produto final.


D

Deve-se estabelecer procedimento de validação de limpeza para os equipamentos que entram em contato direto com o produto farmacêutico.


E

Deve haver política de atualização dos Procedimentos Operacionais Padrão da empresa.

Em relação às Boas Práticas de Fabricação (PBF), analise as afirmativas a seguir.

I. As empresas farmacêuticas que desejam comercializar produtos no Brasil devem se submeter à inspeção da ANVISA a fim de receber o Certificado de BPF.

II. Para produtos injetáveis, deve-se ter tratamento diferenciado do ambiente de produção, as chamadas áreas limpas.

III. Os termos validação e qualificação são, basicamente, parte do mesmo conceito. Qualificação é utilizada para equipamentos, e validação, para processos de fabricação.

Assinale:


A

se somente a afirmativa I estiver correta.


B

se somente a afirmativa II estiver correta.


C

se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.


D

se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.


E

se todas as afirmativas estiverem corretas.

Em relação aos dispositivos de rastreabilidade do medicamento é facultativo imprimir nas embalagens primárias:


A

A data de validade (mês/ano).


B

A data de fabricação (mês/ano).


C

O número do lote.


D

O número do lote e a data de fabricação.

Boas Práticas de Fabricação (BPF) é a parte da Garantia da Qualidade que assegura que os produtos são consistentemente produzidos e controlados, com padrões de qualidade apropriados para o uso pretendido e requerido pelo registro. O cumprimento das BPF está orientado primeiramente à diminuição dos riscos inerentes a qualquer produção farmacêutica, os quais não podem ser detectados somente pela realização de ensaio nos produtos terminados. Os riscos são constituídos essencialmente por contaminação cruzada, contaminação por partículas, troca ou mistura de produto. As BPF determinam que:


I. Todos os processos de fabricação devem ser claramente definidos e sistematicamente revisados em função da experiência adquirida.

II. As instruções e os procedimentos devem ser escritos em linguagem clara, inequívoca e serem aplicáveis de forma específica às instalações utilizadas.

III. Devem ser feitos registros durante a produção para demonstrar que todas as etapas constantes nos procedimentos e instruções foram seguidas e que a quantidade e a qualidade do produto obtido estejam em conformidade com o esperado. Quaisquer desvios significativos devem ser registrados e investigados.

IV. O armazenamento seja adequado e a distribuição dos produtos minimize qualquer risco à sua qualidade.


ESTÃO CORRETAS AS SEGUINTES AFIRMATIVAS ACIMA:


A

Apenas I, II, e IV


B

Apenas II, III e IV


C

Apenas III e IV


D

I, II, III e IV

Em relação às boas práticas de fabricação de produtos farmacêuticos (RDC 17/2010), assinale a afirmativa incorreta.


A

Os fornecedores de matéria-prima e de material de embalagem devem ser qualificados.


B

Deve haver área segregada para produção de fármacos, como as penicilinas e hormônios.


C

O biotério deve ficar dentro da área de Controle de Qualidade.


D

O nome e número de lote do produto em processo devem ser exibidos em cada etapa de produção e embalagem.


E

A empresa deve garantir um sistema que retire imediata e efetivamente do mercado os produtos que apresentem desvios da qualidade ou que estejam sob suspeita.

Sobre Boas Práticas de Laboratório e normas de Biossegurança, assinale a alternativa correta.


A

A elaboração de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) visa garantir a padronização das tarefas, garantindo um serviço livre de variações indesejadas.


B

Deve ser permitido comer e beber no laboratório apenas quando não houver atividades em andamento.


C

O piso do laboratório deve ser de material resistente a lavagens frequentes, devendo ser piso de azulejo rejuntado.


D

Não é necessário desinfectar materiais contaminados previamente ao seu descarte.


E

Os alimentos guardados nas geladeiras do interior do laboratório devem ser mantidos em recipientes hermeticamente fechados.

Analise as afirmativas abaixo e marque a sequência correta de respostas verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A precisão é a avaliação da proximidade dos resultados obtidos em uma série de medidas de uma amostragem múltipla de uma mesma amostra.

( ) Especificidade e seletividade são a capacidade de uma metodologia analítica de demonstrar que os resultados obtidos são diretamente proporcionais à concentração do analito na amostra, dentro de um intervalo especificado.

( ) Linearidade é a capacidade que o método possui de medir exatamente um composto em presença de outros componentes tais como impurezas, produtos de degradação e componentes da matriz.

( ) Limite de quantificação é a menor quantidade do analito presente em uma amostra que pode ser detectado, porém não necessariamente quantificado, sob as condições experimentais estabelecidas.

( ) Limite de detecção é a menor quantidade do analito em uma amostra que pode ser determinada com precisão e exatidão aceitáveis sob as condições experimentais estabelecidas.


A
V – F – V – F – V.

B
V – V – F – V – F.

C
V – F – F – F – F.

D
F – V – F – V – V.

No final dos anos 60, a imprensa europeia publicou que um paciente perdeu a visão e outros mais sofreram graves lesões nos olhos que comprometeram seriamente a sua visão. A investigação apontou o fabricante da pomada oftálmica como responsável, porque este produto, por conter antibióticos de amplo espectro e um esteroide, não continha conservantes. O fabricante considerou que a presença de antibióticos e o baixo conteúdo de água eram suficientes para prevenir o crescimento bacteriano. Foram analisadas 60 bisnagas do produto, sendo que 47 apresentaram elevada contaminação por pseudomonas aeruginosa, conforme mostra o quadro abaixo:

Imagem associada para resolução da questão

O fato citado evidenciou problemas de fabricação e controle que a indústria deveria corrigir.

Com base nas Boas Práticas de Fabricação, constante na RDC ANVISA n. 210, analise as afirmativas abaixo, relativas a prováveis soluções dentro dos padrões do controle de qualidade.

1. Realizar um número suficiente de testes de controle para verificar se as operações de processamento, fabricação e embalagem permitem alcançar os requisitos de qualidade.

2. Fornecer instruções e tomar as providências necessárias para garantir que os medicamentos sejam armazenados pelo fabricante, distribuídos e subsequentemente manuseados, de forma que a qualidade dos mesmos seja mantida por todo o prazo de validade.

3. Realizar procedimentos de organização, documentação e procedimentos de liberação que asseguram que os ensaios necessários e relevantes sejam executados e que os materiais não sejam liberados para uso, nem os produtos liberados para venda ou fornecimento, até que a qualidade dos mesmos seja julgada satisfatória.

4. Realizar atividades de sanitização e higiene que devem abranger pessoal, instalações, equipamentos e aparelhos, materiais de produção e recipientes, produtos para limpeza e desinfecção e qualquer outro aspecto que possa constituir fonte de contaminação para o produto.

Assinale a opção que melhor se adapta à solução do problema citado, de acordo com a RDC 210.


A
Somente os itens 1 e 3 estão corretos.

B
Somente os itens 1 e 4 estão corretos.

C
Somente os itens 2 e 3 estão corretos.

D
Todos os itens estão corretos.

Analise as afirmativas abaixo sobre as embalagens de medicamentos e marque a alternativa que julgar correta.

I. A embalagem secundária tem impacto direto nas Boas Práticas de Fabricação.

II. A embalagem primária tem impacto indireto nas Boas Práticas de Fabricação.

III. A embalagem tem como função conceber proteção advinda de origens biológicas.

IV. A embalagem tem como função conceder proteção contra riscos ligados ao clima.


A
Apenas II, III e IV estão corretas.

B
Apenas I e IV estão corretas.

C
Apenas II e III estão corretas.

D
Apenas I, III e IV estão corretas.

A qualidade de um medicamento se mede pela sua capacidade de exercer o efeito terapêutico que dele se espera. Essa capacidade é determinada pelas propriedades que tenham influência nesses resultados, como identidade, pureza, teor ou potência, propriedades químicas, físicas e biológicas ou do processo de fabricação. O sistema de qualidade abrange a estrutura organizacional, as responsabilidades, os procedimentos, os processos e os recursos para implementação da qualidade.

Assinale o item que apresenta a sentença correta.


A

As Boas Práticas de Manipulação referem- -se à totalidade de providências tomadas com o objetivo de garantir que os medicamentos estejam dentro dos padrões estipulados, considerando uso e finalidade.


B

As Boas Práticas de Manipulação são a parte da Garantia da Qualidade dedicada, principalmente, às operações laboratoriais para com matérias-primas, materiais de embalagem, produtos intermediários e produtos terminados.


C

O termo Garantia de Qualidade refere-se à totalidade de providências tomadas com o objetivo de garantir que os medicamentos estejam dentro dos padrões estipulados, considerando uso e finalidade.


D

As Boas Práticas de Manipulação é a parte do Controle de Qualidade que assegura que os medicamentos são manipulados de acordo com os padrões apropriados para o uso pretendido e requerido na prescrição.

Do ponto de vista do controle de processo, a tendência das indústrias farmacêuticas é


A

ter o controle estatístico de processos on line, a melhoria contínua e o gerenciamento de riscos.


B

ter o controle de qualidade atuante no processo produtivo.


C

excluir a validação de processos do plano mestre de validação.


D

aumentar os controles manuais nos processos.

Marque a afirmativa INCORRETA.

A

Os produtos não farmacêuticos não devem ser produzidos em áreas ou com equipamentos destinados à produção de medicamentos.


B

Todo o manuseio de materiais e de produtos, tais como: recebimento, quarentena, amostragem, armazenamento, suprimento, processamento, rotulagem e embalagem deve ser realizado de acordo com os procedimentos e instruções estabelecidos e registrados.


C

Os controles em processo são, na maioria das vezes, realizados na área de produção. Eles não devem representar qualquer risco à qualidade do produto.


D

Não há necessidade de realização de conferências quanto ao procedimento e reconciliação, de forma a assegurar que não haja discrepância além dos limites aceitáveis.

Nas Boas Práticas de Fabricação, o estabelecimento de evidências documentadas de que um sistema realiza o proposto, baseado em revisão e análise de informações históricas, refere-se à(ao)


A
verificação da qualidade.

B
controle de amostragem de lote.

C
validação restrospectiva.

D
revalidação.

Na fabricação de medicamentos biológicos, é crítico o cumprimento das normas de BPF, pois esses medicamentos podem apresentar uma variação intrínseca durante o processo de fabricação no armazenamento, relacionados à degradação e natureza inconstantes dos subprodutos.


C
Certo

E
Errado

A indústria de hemoderivados depende de BPF na manipulação e manutenção da qualidade do plasma, principalmente na conservação da atividade de proteínas lábeis como o fator VIII de coagulação.


C
Certo

E
Errado

A utilização da tecnologia de barreira absoluta (sistemas fechados) e de sistemas automatizados nas áreas de produção aumenta o custo do produto e apresentam poucas vantagens à manutenção da esterilidade dos medicamentos fabricados.


C
Certo

E
Errado
   
Gerar simulado