Questões de Concurso de Toxicologia - Farmácia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1146949

Concurso UFCE Residência em Cuidado cardiopulmonar - Área: Farmácia 2020

Questão 22

Apoio às residências em saúde (ARES)

Nível Superior

Paciente é atendida em pronto-socorro apresentando inconsciência, bradicardia, bradipneia, hipotermia, pupilas midriáticas e não responsividade a estímulos externos. A acompanhante informou que encontrou junto à paciente caixa de fenobarbital e paracetamol. Afirmou que ela havia feito uso exagerado de um dos dois medicamentos, mas não sabia informar qual era. Qual a conduta terapêutica mais adequada para a intoxicação descrita?

  • A.

    Administração de acetilcisteína por via intravenosa, medidas de suporte ventilatório e monitoramento da função hepática para reverter a intoxicação por fenobarbital.

  • B.

    Administração de acetilcisteína por via intravenosa, medidas de suporte ventilatório e circulatório e monitoramento do pH sanguíneo para reverter a intoxicação por paracetamol.

  • C.

    Administração de bicarbonato de sódio 10% por via intravenosa, medidas de suporte ventilatório e monitoramento da função hepática para reverter a intoxicação por paracetamol.

  • D.

    Administração de bicarbonato de sódio 10% por via intravenosa, medidas de suporte ventilatório e circulatório e monitoramento do pH sanguíneo para reverter a intoxicação por fenobarbital.

Questão de Concurso - 1146952

Concurso UFCE Residência em Cuidado cardiopulmonar - Área: Farmácia 2020

Questão 24

Apoio às residências em saúde (ARES)

Nível Superior

Paciente, J.K.S. de 22 anos, dá entrada com um acompanhante na emergência de um hospital com quadro dispneico. O relato colhido com o acompanhante revela que ela estava tentando sair de uma boate durante incêndio, bastante desorientada, tossindo, com falta de ar, cefaleia e um episódio de vômito. Paciente não possuía comorbidades nem histórico de alergias, negou consumo de drogas ilícitas e ingestão moderada de álcool nos fins de semana. Considerando o caso apresentado acima, qual o agente tóxico causador do quadro clínico da paciente J.K.S e o antídoto que poderia ser usado para o tratamento, respectivamente?

  • A.

    Amianto e quinina.

  • B.

    Chumbo e agentes quelantes.

  • C.

    Cianeto e Hidroxicabalamina.

  • D.

    Monóxido de carbono e atropina.

Questão de Concurso - 1044744

Concurso UFSC Farmacêutico 2018

Questão 27

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Nível Superior

Assinale a alternativa correta segundo Fuchs, Wannmacher e Cardoso (2006).
  • A. A faixa eficaz (limite mínimo) e potencialmente tóxica (limite máximo) da terapêutica se situa entre as concentrações geradoras de efeito parcial.
  • B. A faixa terapêutica se situa entre as concentrações geradoras de efeito parcialmente eficazes (limite máximo) e potencialmente tóxicas (limite mínimo).
  • C. A faixa terapêutica não está situada entre o limite mínimo e o limite máximo.
  • D. A janela terapêutica não considera o intervalo de limite mínimo e o limite máximo.
  • E. A janela terapêutica considera unicamente o intervalo de limite mínimo.

Questão de Concurso - 1008552

Concurso DPF Perito Criminal - Área Farmácia 2021

Questão 70

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

No que se refere à toxicologia, ciência que estuda os efeitos deletérios de substâncias químicas sobre organismos vivos, julgue os itens que se seguem. O chumbo pode causar intoxicação no sistema nervoso central, já que o metal ultrapassa a barreira hematoencefálica.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1025878

Concurso COREC Perito Criminal - Área Farmácia 2018

Questão 70

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

No que se refere à toxicologia, ciência que estuda os efeitos deletérios de substâncias químicas sobre organismos vivos, julgue os itens que se seguem. O chumbo pode causar intoxicação no sistema nervoso central, já que o metal ultrapassa a barreira hematoencefálica.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1008554

Concurso DPF Perito Criminal - Área Farmácia 2021

Questão 72

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Lauro, jovem de dezenove anos de idade, foi atendido no hospital com ataxia, funções cognitivas comprometidas, hipotensão arterial e bradicardia e, em seguida, submeteu-se a exame toxicológico no qual se constatou alcoolemia que, isoladamente, seria insuficiente para explicar os sinais e sintomas da intoxicação.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Uma possível causa para a sintomatologia apresentada por Lauro poderia ser a associação de álcool a barbitúricos, visto que pode ter ocorrido sinergismo dos efeitos causados pelas duas substâncias ingeridas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1008555

Concurso DPF Perito Criminal - Área Farmácia 2021

Questão 73

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Lauro, jovem de dezenove anos de idade, foi atendido no hospital com ataxia, funções cognitivas comprometidas, hipotensão arterial e bradicardia e, em seguida, submeteu-se a exame toxicológico no qual se constatou alcoolemia que, isoladamente, seria insuficiente para explicar os sinais e sintomas da intoxicação.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Se, além da intoxicação por álcool, o exame toxicológico de Lauro tivesse registrado também intoxicação por benzodiazepínico, esses dois tipos de intoxicação poderiam ser corretamente tratados com flumanezil para esta e carvão ativado para aquela.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1025880

Concurso COREC Perito Criminal - Área Farmácia 2018

Questão 72

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Lauro, jovem de dezenove anos de idade, foi atendido no hospital com ataxia, funções cognitivas comprometidas, hipotensão arterial e bradicardia e, em seguida, submeteu-se a exame toxicológico no qual se constatou alcoolemia que, isoladamente, seria insuficiente para explicar os sinais e sintomas da intoxicação.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Uma possível causa para a sintomatologia apresentada por Lauro poderia ser a associação de álcool a barbitúricos, visto que pode ter ocorrido sinergismo dos efeitos causados pelas duas substâncias ingeridas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1025881

Concurso COREC Perito Criminal - Área Farmácia 2018

Questão 73

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Lauro, jovem de dezenove anos de idade, foi atendido no hospital com ataxia, funções cognitivas comprometidas, hipotensão arterial e bradicardia e, em seguida, submeteu-se a exame toxicológico no qual se constatou alcoolemia que, isoladamente, seria insuficiente para explicar os sinais e sintomas da intoxicação.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Se, além da intoxicação por álcool, o exame toxicológico de Lauro tivesse registrado também intoxicação por benzodiazepínico, esses dois tipos de intoxicação poderiam ser corretamente tratados com flumanezil para esta e carvão ativado para aquela.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1154916

Concurso Exército Oficial Farmacêutico 2019

Questão 1

Escola de Saúde do Exército - EsSEx (EsSEx )

Nível Superior

De acordo com OGA, S. et al. (2014), existem numerosas espécies vegetais tóxicas. Sua toxicidade é variada, incluindo desde vegetais que podem provocar intoxicação cianídrica até plantas alucinógenas. No entanto, as ornamentais, ou seja, as cultivadas em vasos ou jardins residenciais apresentam um potencial de risco relativamente pequeno, caracterizado em muitos casos por efeitos irritativos na pele e mucosas. Em relação à intoxicação por plantas ornamentais, assinale abaixo a alternativa incorreta:

  • A.

    As propriedades tóxicas da Dieffenbachia são devidas principalmente à existência em todas as suas partes, particularmente no caule, folhas e flores, de ráfides de oxalato de cálcio, que teriam uma ação mecânica irritativa.

  • B.

    As propriedades tóxicas de Datura strammonium L., Hedera hellix L. e Solanum pseudocapsicum L. decorrem da presença de vários alcaloides semelhantes à atropina, um dos quais, a daturina, parece ser uma mistura de hiosciamina e escopolamina. O principal efeito é anticolinérgico.

  • C.

    Nerium oleander L., Thevetia neriifolia Jussieu e Asclepia curassavica L. são vegetais da flora brasileira cuja ação tóxica se deve à presença de glicosídeos cardioativos.

  • D.

    Sambucus sp. conhecido popularmente como sabugueiro é uma espécie vegetal que apresenta glicosídeos cianogênicos.