Questões de Concurso sobre Aristóteles

 
 
Disciplina 1
Assunto 2
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
214 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Assim como ocorreu na filosofia platônica, Aristóteles lançou mão de mitos em algumas de suas explicações, sendo daí decorrente a sua obra A Metafísica.


C

Certo


E

Errado

“Que é a metafísica? Comecemos com um esclarecimento do termo. É sabido que "metafísica" não é termo aristotélico (talvez tenha sido cunhado pelos peripatéticos, se não nasceu por ocasião da edição das obras de Aristóteles feita por Andrônico de Rodes, no século I a.C). Aristóteles usava, normalmente, a expressão filosofia primeira ou também teologia em oposição à filosofia segunda ou física. Mas o termo metafísica é certamente mais significativo, ou melhor, foi sentido como mais significativo e preferido pela posteridade, e assim definitivamente consagrado. A metafísica aristotélica é, com efeito, como logo veremos, a ciência que se ocupa das realidades que estão acima das físicas, das realidades transfísicas ou suprafísicas, e, como tal, opõe-se à física. E metafísica foi denominada definitivamente e de maneira constante, na trilha do pensamento aristotélico, toda tentativa do pensamento humano de ultrapassar o mundo empírico para alcançar uma realidade meta-empírica.” In: REALE, Giovanni. História da filosofia antiga II. Platão e Aristóteles. Trad: Henrique Claudio de Lima Vaz e Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 1994. p.335


Em relação à Metafísica, no contexto do pensamento aristotélico, está incorreto afirmar que


A

se ocupa das causas e dos princípios primeiros e supremos.


B

ocupa-se da alma enquanto enteléquia primeira de um corpo físico.


C

se pergunta pelo ser enquanto ser.


D

Indaga a substância.


E

ocupa-se de Deus e da substância supra-sensível.

Sobre a concepção de justiça para alguns dos filósofos ocidentais, faça a associação correta entre a primeira e a segunda coluna:


Primeira coluna: nome do filósofo

1- John Rawls (1921-2002)

2- Immanuel Kant (1724-1804)

3- Platão (427-347 a.C.)

4- Aristóteles (384-322 a.C.)

5- David Hume (1711-1776)


Segunda coluna: concepção de justiça

( ) A utilidade e o fim da justiça é propiciar a felicidade e a segurança, mantendo a ordem na sociedade.

( ) Corrobora a definição romana de justiça que corresponde ao respeito a uma norma já estabelecida.

( ) Utilizá-la não só em relação a si mesmo, mas também em relação aos outros.

( ) Ela não passa de condição para possibilitar a convivência e a ação conjunta dos homens: condição que vale para qualquer comunidade humana, mesmo para um grupo de malfeitores.

( ) Pretende com a justiça como equidade falar de uma noção razoável de justiça, que permita mediar a convivência política através do contrato - fazendo acordos mútuos entre as pessoas em iguais condições. Na justiça como equidade, o conceito do certo vem antes do conceito de bom.


Assinale a alternativa apresenta a correta associação entre as colunas:


A

5 – 2 – 4 – 3 – 1.


B

1 – 3 – 4 – 2 – 5.


C

5 – 4 – 2 – 1 – 3.


D

2 – 5 – 3 – 4 – 1.


E

3 – 4 – 5 – 1 – 2.

Dois grandes expoentes da filosofia medieval foram Santo Agostinho (Patrística) e São Tomás de Aquino (Escolástica). Ambos, que tentaram resolver o intricado problema da conciliação entre fé e razão, fizeram isso tomando por base dois grandes filósofos gregos, que divergiam em alguns aspectos: um defendia o inatismo, o mundo das ideias e o dualismo da natureza humana; e o outro advogava o empirismo, o mundo material e o unitarismo do ser humano. Esses dois filósofos gregos são, respectivamente:


A

Tales de Mileto e Protágoras.


B

Sócrates e Epicuro.


C

Platão e Aristóteles.


D

Heráclito e Parmênides.

Um filósofo relevante da Grécia Antiga foi Aristóteles, aluno de Platão na Academia.


Fundou sua própria escola, o Liceu, pois já não concordava com a filosofia _______ do seu mestre. Destacou-se também por ter criado a teoria da _______, composta por matéria e forma, também denominada hilemorfismo.


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.


A

ágrafa • vida


B

utópica • alma


C

idealista • substância


D

subjetivista • potência


E

transcendental • caverna

A filosofia aristotélica constitui uma visão sistemática e integrada do conhecimento, com a valorização da ciência empírica, da ética e da política. Aristóteles divide o conhecimento da seguinte forma, assinale a alternativa correta:


A
Prático (práxis), produtivo (poiesis) e teórico.

B
Produtivo (poiesis) e teórico.

C
Prático (práxis), produtivo (poiesis).

D
Prático (práxis), produtivo (poiesis) e problemático.

E
Produtivo (poiesis) e duvidoso.

Observe os itens a seguir sobre a história da filosofia clássica.

I. Aristóteles aperfeiçoa e sistematiza as descobertas de Platão e Sócrates. Desenvolve a lógica dedutiva clássica, que postula o encadeamento das proposições e das ligações dos conceitos mais gerais para os menos gerais. A lógica, segundo ele, é um instrumento para atingir o conhecimento científico, ou seja, aquilo que é metódico e sistemático. Ao contrário de Platão, afirma que a ideia não possui uma existência separada – ela só existe no ser real e concreto.

II. A filosofia da Grécia antiga teve nos sofistas e em Sócrates seus principais expoentes. Eles se distinguem pela preocupação metafísica, ou procura do ser, e pelo interesse político em criar a cidade harmoniosa e justa que tornasse possível a formação do homem e da vida de acordo com a sabedoria. Esse período corresponde ao apogeu da democracia e é marcado pela hegemonia política de Atenas.

III. Os sofistas, como Protágoras de Abdera e Górgias de Leontinos, são educadores pagos pelos alunos. Pretendem substituir a educação tradicional, destinada a preparar guerreiros e atletas, por uma nova pedagogia, preocupada em formar o cidadão da nova democracia ateniense. Com eles, a arte da retórica – falar bem e de maneira convincente a respeito de qualquer assunto – alcança grande desenvolvimento.

É verdadeiro o que se afirma somente em:


A
I e III

B
II

C
I

D
I, II e III

Assinale corretamente a alternativa que apresenta a passagem que está de acordo com o livro X da Ética à Nicômaco, de Aristóteles, sobre a felicidade:


A

Quanto maior for a profundidade da contemplação, mais intensa será a felicidade. Aqueles em quem existir maior capacidade de contemplação tanto mais felizes serão, e não de uma forma acidental, mas pela própria natureza constitutiva da situação contemplativa.


B

A amizade existente entre os excelentes é ela própria excelente. Cresce concomitantemente aos laços que os unem. Até parece que os benfeitores se tornam ainda melhores, ao servirem de orientação uns para os outros. Daí o dito: os atos nobres são realizados pelos nobres.


C

Os dispositivos legais produtores da excelência universal foram legislados com vista a uma educação que possibilite a vida em sociedade. (...) é que talvez não seja a mesma coisa ser um bom indivíduo ou um bom cidadão, isto é, membro da sociedade.


D

Uma vez que a felicidade é uma certa atividade da alma de acordo com uma excelência completa, ter-se-á de examinar a excelência porque talvez, desse modo, possamos compreender melhor o que lhe diz respeito.


E

A sabedoria não tem em vista nenhuma daquelas coisas a partir das quais o Humano pode se tornar feliz (pois, nada tem de ver com possibilidade algo se gerar), a sensatez, por outro lado, tem essa possibilidade.

Quanto à problemática do conhecimento, Aristóteles critica a teoria das ideias do Platão e distingue tipos de saber. Assim, é correto afirmar que para o estagirita


A

as regras da lógica são fundamentais para o ultrapassar a doxa em direção ao conhecimento suprassensível.


B

a técnica ou o saber fazer é o conhecimento dos meios a serem usados para se chegar aos fins desejados. Pode ser ensinada.


C

os experimentos geométricos devem ser tomados de modo isolado, cada um em sua particularidade para poder ser observado.


D

a experiência ou conhecimento sensível é imediato e concreto e só permite o conhecimento individual, é um conhecimento particular e, portanto, transmissível.


E

a phronesis é o único é o único tipo de conhecimento a determinar as causas e os princípios primeiros; a única a dizer o que as coisas são, por que são e demonstrá-las.

Para Aristóteles, o movimento é uma característica do mundo sensível, ligado à matéria. As realidades sensíveis ligadas à terra estão sujeitas à geração, à corrupção, à alteração, ao aumento e à diminuição. Já as celestes se movem apenas em sentido circular, pois são constituídas de um quinto elemento, o éter.


Segundo Aristóteles, os movimentos terrestre e celestial são classificados, respectivamente, em


A

elementares e solares.


B

sublunares e supralunares.


C

físicos e suprafísicos.


D

materiais e imateriais.

A primeira grande classificação dos campos da aditividade filosófica, que distinguiu e classificou todos os saberes humanos, cuja totalidade é a filosofia, foi realizada pelo pensador grego denominado:


A

Platão.


B

Aristóteles.


C

Arquimedes.


D

Parmênides.


E

Sócrates.

A obra de Kant é considerada um marco, ou divisor de águas, para a filosofia moderna. No prefácio da segunda edição da Crítica da Razão Pura, Kant busca, nos moldes da revolução proposta por Copérnico na astronomia, estabelecer uma revolução completa no pensamento filosófico de modo a encontrar um, assinale a alternativa correta:


A

Caminho seguro para a metafísica, fazendo com que, em seus termos, ela não mais fique no mero tateio.


B

Caminho para a metafísica, fazendo com que, em seus termos, ela não mais fique no acaso.


C

Caminho seguro para a metafísica, fazendo com que ela se torne mais importante.


D

Caminho seguro para a metafísica, fazendo com que, em seus termos, ela não sobressaia sobre a astronomia.


E

Caminho seguro para a metafísica, fazendo com que Copérnico se cale.

As afirmativas a seguir tratam da tripartição da alma em Aristóteles. Analise-as.

I. É o princípio mais elementar da vida, ou seja, o princípio que governa e regula as atividades biológicas.

II. Os animais possuem sensações, apetites e movimentos.

III. É o pensamento e as operações a ele ligados, como a escolha racional.

Cada afirmativa anterior se relaciona, respectivamente, a qual parte?


A
Alma natural; alma cultural; e, alma metafísica.

B
Alma vegetativa; alma sensitiva; e, alma intelectiva.

C
Alma espiritual; alma psicológica; e, alma substancial.

D
Alma antropológica; alma teológica; e, alma corpórea.

No livro II da Ética a Nicômaco, o filósofo grego Aristóteles realiza um grande trabalho em vista de conceituar o que é a virtude moral.

De acordo com tal trabalho conceitual, a virtude moral caracteriza-se como


A

algo adquirido pelo homem mediante o ensino.


B

uma capacidade inata da alma.


C

algo que se gera por natureza, não por hábito.


D

uma disposição de caráter da alma quanto ao seu gênero.

Considerando a concepção de justiça de Aristóteles e Tomás de Aquino, podemos afirmar, EXCETO:


A

Aristóteles concebe a justiça como expressão ética dos princípios de igualdade e proporcionalidade, distinguindo dois tipos de justiça; a comutativa e a corretiva.


B

Justitia est ad alterum, a justiça é estabelecida na relação com Deus, segundo Tomás de Aquino, no que se refere às decisões, a relação determinante é a relação com Deus.


C

Aristóteles com a Justiça distributiva esclarece o que o todo deve às partes. Sobre o que as partes devem ao todo, não o define. Quem o faz é Tomás de Aquino, ao que denomina Justiça Social, que consiste na contribuição dos membros da sociedade para o bem comum.


D

Tomás de Aquino considera a Justiça como a proporção entre um homem e outro, sendo o princípio principal a alteridade; a justiça é verificada dentro das relações sociais.


E

A Justiça Distributiva, segundo Aristóteles, tem o Estado como o sujeito das obrigações, o mesmo distribui a cada um segundo seu mérito, devido à gradação existente na virtude e no crime, numa relação de proporção geométrica.

Leia o argumento a seguir:

Todo homem é mortal. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal.

Este argumento lógico foi denominado por Aristóteles de:


A
Premissa maior.

B
Premissa menor.

C
Silogismo analógico.

D
Silogismo dedutivo.

E
Silogismo indutivo.
Aristóteles, ao definir o homem como um “animal político”, objetivou destacar que o homem é essencialmente um

A
membro de instituição social.

B
defensor de seu partido político.

C
adepto da política liberal.

D
eficaz funcionário público.
Segundo o conceito do filósofo Aristóteles, o conhecimento que propicia ao homem alcançar a virtude cardeal, consistente na ação justa, prudente, corajosa e temperada consiste na:

A
justiça.

B
moral.

C
ética.

D
cidadania.

E
dignidade.
 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado