

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No município de Osasco, a atividade de um feirante poderá ser interrompida, mediante cassação da permissão, somente em caso de cometimento de
uma infração cuja pena seja a de cassação.
três ou mais infrações à legislação aplicável à atividade, no período de 12 meses, ou uma infração cuja pena seja a de cassação.
três ou mais infrações à legislação aplicável à atividade, no período de 24 meses, ou uma infração cuja pena seja a de cassação.
cinco ou mais infrações à legislação aplicável à atividade, no período de 24 meses.
cinco ou mais infrações à legislação aplicável à atividade, no período de 24 meses, ou uma infração cuja pena seja a de cassação.
No que tange à redistribuição do servidor, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta.
I- A pedido, a critério da Administração é uma modalidade de redistribuição.
II - Redistribuição é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.
III — A redistribuição ocorrerá ex officio para ajustamento de lotação e da força de trabalho às necessidades dos serviços, inclusive nos casos de reorganização, extinção ou criação de órgão ou entidade.
Apenas o item I está correto.
Apenas o item II está correto.
Apenas o item III está correto.
Apenas os itens I e II estão corretos.
Apenas os itens II e III estão corretos.
Glória tem quarenta anos, é advogada há quinze anos na Cidade de Osasco, atuando em diversas demandas contra o poder público e, em sua maioria, obtendo êxito. Em face da notoriedade alcançada por ela, Mário, Prefeito do Município de Osasco, gostaria de nomeá-la para ocupar o cargo de Procuradora Geral do Município.
Com base na situação hipotética apresentada e no disposto na Lei Complementar no 389, de 30 de dezembro de 2020, assinale a alternativa correta.
Se Glória tiver reputação ilibada, ela poderá ser nomeada como Procuradora Geral do Município, com remuneração e prerrogativas de Secretário Municipal, não recebendo honorários advocatícios.
O Procurador Geral do Município será de livre escolha do Prefeito Municipal, devendo apenas comprovar mais de dez anos de inscrição definitiva na Ordem dos Advogados do Brasil.
Glória não poderá ser nomeada pelo Prefeito, pois apenas os integrantes da carreira da Procuradoria do Município poderão ser indicados para ocupar o cargo de Procurador Geral.
Como Glória tem mais de trinta e cinco anos e há mais de dez anos é advogada, poderá ser nomeada pelo Prefeito, fazendo jus à remuneração relativa ao cargo efetivo de Procurador, acrescida de honorários advocatícios.
A nomeação de Glória depende da prévia concordância do Conselho Superior da Procuradoria Geral do Município e, uma vez aprovada, ela terá mandato de quatro anos, vedada a recondução.
Acerca ao que dispõe a Lei nº 836, de 17 de abril 1969 (Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Osasco/SP) é correto afirmar:
Os cargos públicos são de carreira ou isolados.
Os cargos públicos são de carreira, mas não isolados.
Os cargos públicos são temporários ou isolados.
Os cargos públicos são temporários, mas não isolados.
Os cargos públicos são temporários ou não estão em carreira.
No tange à Lei nº 836, de 17 de abril 1969 (Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Osasco/SP), posse é a investidura em cargo público. Nesse caso, não haverá posse nos casos de:
Recondução e reintegração.
Nomeação e reversão.
Promoção e reintegração.
Ascensão e promoção.
Transferência e ascensão.
Constatou-se que um estabelecimento situado em área urbana, no município de Osasco, vem emitindo ruído em níveis acima dos aceitáveis para o local e horário de seu funcionamento. Tal estabelecimento já foi autuado uma vez por conta dessa situação.
Considerando a situação hipotética apresentada, é correte afirmar que, em casos de (i) dupla incidência e (ii) tripla incidência de penalidades por essas emissões sonoras, tal estabelecimento estará sujeito, respectivamente, a
advertência escrita e multa.
multa e suspensão da licença de funcionamento.
multa em dobro e suspensão da licença de funcionamento.
suspensão da licença de funcionamento e cancelamento da licença de funcionamento.
cancelamento da licença de funcionamento e lacração do estabelecimento.
Quanto tempo antes de findo o período do estágio probatório, o servidor será submetido à homologação da autoridade competente a avaliação do desempenho?
4 (quatro) meses.
45 (quarenta e cinco) dias.
3 (três) meses.
30 (trinta) dias.
5 (cinco) meses.
Com relação aos direitos e deveres dos funcionários públicos de Osasco, é correto afirmar que
a previsão legal desses direitos e deveres está apenas na Constituição Federal.
os deveres dos funcionários públicos de Osasco estão contemplados na Constituição Estadual.
a Lei Orgânica do Município de Osasco contempla alguns dos direitos dos funcionários públicos de Osasco.
diretos e deveres dos funcionários públicos de Osasco estão previstos apenas em decretos estaduais.
todos os direitos e deveres dos funcionários públicos de Osasco estão contemplados em portarias do Ministério do Trabalho e Emprego.
Um funcionário público do município de Osasco se afastou do serviço por diversos motivos ao longo de um ano. Considerando o Art. 113 da Lei nº 836/1969, que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Osasco, analise as situações a seguir e determine o número total de dias que serão considerados de efetivo exercício:
1 - Participou de uma delegação cultural por 10 dias, com autorização do Prefeito.
2 - Ficou de luto por 8 dias devido ao falecimento de seu sogro.
3 - Tirou 30 dias de férias.
4 - Foi convocado para o júri por 2 dias.
5 - Ficou doente por 3 dias em março e 2 dias em agosto, destes, apenas 2 foram devidamente comprovados.
6 - Casou-se e ficou afastado por 8 dias.
7 - Foi nomeado para exercer função em uma sociedade de economia mista, da qual o município é o maior acionista, por 20 dias.
68 dias
70 dias
72 dias
74 dias
82 dias
A partir de uma denúncia de perturbação do sossego, a fiscalização municipal de Osasco atuou e constatou, mediante medição específica, que os níveis de ruído no local da denúncia estavam acima do aceitável para o horário e local. O responsável pelo estabelecimento que emitia o ruído foi notificado no sentido de cessar as emissões sonoras acima dos limites.
Com relação a esse caso hipotético apresentado, é correto afirmar que tal providência, de cessação da emissão sonora irregular, deverá ocorrer
imediatamente.
no prazo de 24 horas.
em até dois dias corridos.
em até cinco dias corridos.
em até cinco dias úteis.
Analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta de acordo com o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Osasco/SP.
I - Posse é a investidura em cargo público.
II – O Prefeito e os Secretários Municipais, são competentes para dar posse.
III - A autoridade que der posse deverá verificar, sob pena de responsabilidade, se foram satisfeitas as condições legais para a investidura no cargo.
Apenas os itens I e II estão corretos.
Apenas o item III está correto.
Apenas o item I está correto.
Apenas os itens I e III estão corretos.
Todos os itens estão corretos.
Um empresário individual, domiciliado e atuante no município de Osasco, reúne as condições estabelecidas pelo Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, bem como as determinadas pelo Comitê Gestor do Simples Nacional. As atividades exercidas são legais e seu faturamento anual situa-se em torno de R$ 70.000,00. A fiscalização municipal de posturas irá realizar ação que inclui esse empresário, que não apresenta histórico de autuações passadas, fraude, resistência ou embaraço à fiscalização.
A legislação aplicável à situação hipotética descrita estabelece que fiscalização de posturas deverá ter natureza prioritariamente orientadora e que a lavratura de eventual auto de infração obedecerá ao critério de
cortesia
dupla visita.
rito sumário.
insignificância do dano.
simplificação do procedimento.
No município de Osasco, o protocolo e o índice de papéis e livros arquivados e o arquivamento de cópia de correspondência oficial são
obrigatórios, mantidos pelo servidor que gerou o documento.
obrigatórios, mantidos pela Administração Municipal.
obrigatórios, mantidos pelo servidor ou autoridade que assinou o documento.
facultativos, devendo, no entanto, cada servidor avaliar, caso a caso, a necessidade de documentar-se para fazer frente a eventual questionamento.
facultativos, devendo, no entanto, cada setor administrativo avaliar, caso a caso, a necessidade de documentar-se para fazer frente a eventual questionamento.
No que tange ao processo administrativo disciplinar e a sindicância, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta.
Da sindicância poderá resultar:
I— Instauração de processo disciplinar.
Il — Aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 15 (quinze) dias.
III — Desarquivamento do processo.
Apenas o item I está correto.
Apenas o item II está correto.
Apenas o item III está correto.
Apenas os itens I e II estão corretos.
Apenas os itens IL e III estão corretos.
No trato diário com as atividades fiscalizadas, o fiscal municipal de posturas e abastecimento de uma cidade brasileira deve, dentre outros cuidados,
flexibilizar a aplicação da lei em função da necessidade econômica da eficiência.
aplicar com rigor seus valores morais, indo além do determinado na lei.
partir do princípio da boa-fé do particular perante o Poder Público.
observar a reputação e a vida pregressa do permissionário ou pessoa fiscalizada em geral.
exercer o poder de polícia em toda a gama de atividades que estão sob tutela do Poder Público, em seus três níveis de governo.
Um empresário individual, domiciliado e atuante no município de Osasco, reúne as condições estabelecidas pelo Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, bem como as determinadas pelo Comitê Gestor do Simples Nacional. Seu faturamento anual situa-se em torno de R$ 70.000,00.
Nesse caso hipotético, a legislação aplicável considera-o
microempresa.
empresa de pequeno porte.
microempreendedor individual.
empreendedor de pequeno porte.
empreendedor autônomo.
Do ponto de vista do ambiente de trabalho no qual se desenvolvem as atividades de fiscalização de posturas e abastecimento, pode-se afirmar, corretamente, que se trata de trabalho predominantemente
externo, junto a feiras, Mercado Municipal, vias públicas, locais de eventos e espetáculos e estabelecimentos comerciais.
de balcão, recepcionando denúncias e elaborando, a partir delas, autos de infração, multas e encaminhamentos de outras penalidades.
interno, processando autuações encaminhadas por permissionários feirantes e outros membros do sistema municipal de abastecimento e aplicando eventuais penalidades delas decorrentes.
presencial, interno ou de balcão, processando autuações encaminhadas por permissionários feirantes e outros membros do sistema municipal de abastecimento e aplicando eventuais penalidades delas decorrentes.
virtual, desenvolvido em plataformas digitais que podem ser operadas tanto a partir da própria casa (home office) quanto da repartição pública, que consiste em processar as denúncias recebidas via portal da prefeitura, elaborando, a partir delas, autos de infração, multas e encaminhamentos de outras penalidades.
De acordo com o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Osasco/SP, o que caracteriza a reversão?
A promoção automática do servidor aposentado para um novo cargo público.
A volta do aposentado ao exercício de cargo público, quando insubsistentes os motivos de aposentadoria.
A volta do funcionário em disponibilidade ao exercício de cargo público.
É a investidura em cargo compatível com a capacidade do funcionário.
Decorre sempre de decisão administrativa ou judicial com trânsito em julgado, é o reingresso do funcionário no serviço público, com ressarcimento dos prejuízos decorrentes do afastamento.
No município de Osasco, a legislação que regulamenta o parcelamento, o uso e a ocupação do solo urbano estabelece que
o comprimento das quadras não poderá ser superior a 350 metros.
o comprimento das quadras não poderá ser superior a 300 metros.
o comprimento das quadras não poderá ser superior a 250 metros.
o comprimento das quadras não poderá ser superior a 200 metros.
o comprimento das quadras não poderá ser superior a 150 metros.
O Plano de Mobilidade do Município de Osasco de 2016 estabelece um prazo de 12 meses contados a partir da sua publicação, por meio de decreto do Poder Executivo, o início à elaboração de uma série de planos, programas e regulamentações. Quatro das cinco alternativas a seguir estão previstas pelo Plano de Mobilidade.
Assinale a alternativa que não está prevista no Plano de Mobilidade.
Plano de Transporte Cicloviário de Osasco.
Plano de Orientação de Tráfego Intermunicipal.
Programa de instalação de abrigos nos pontos de parada.
Programa de instalação de paraciclos.
Regulamentação do Observatório de Mobilidade Urbana de Osasco.