

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Na introdução do texto, nos dois primeiros períodos (L.1-3), a conceituação de multiculturalismo que o autor apresenta está coerentemente representada no quadro abaixo.
Segundo Ingedore V. Koch e Luiz C. Travaglia, o conhecimento é armazenado na memória em blocos denominados modelos cognitivos. Um modelo importante para estabelecimento da coerência do texto é:
Scripts – tapeçaria (fios, novelo, tapete, agulha) e literatura (romancista, verossimilhança, ficção).
Planos – conjunto de conhecimentos úteis para conquistar a amizade de um aluno (conhecer, tentar e pentear).
Esquemas – um dia da rotina de uma professora (gestos, fascinada, contemplação).
Frames – tapeçaria (fios, novelo, tapete, agulha) e literatura (romancista, verossimilhança, ficção, narrativa).
Esquemas textuais – conjunto de conhecimentos sobre textos literários destinados ao público infantil (romancista, verossimilhança, ficção, narrativa).
São atos comunicativos que implicam, na maioria das vezes, na decodificação da palavra imprensa: o pagamento do cobrador, o trabalho com documentos, os recibos, os relatórios, as atas de reuniões, a transcrição de entrevistas, a escolha do prato no menu e o programa na televisão.
Em relação ao texto, assinale a opção correta.
![]()
Na manchete acima, o jornalista desejou informar que a prova de fluência em línguas não mais seria eliminatória, mas o que de fato a manchete está afirmando é:
Todo candidato a diplomata que não for fluente em línguas deverá ser eliminado.
Mais nenhum candidato a diplomata será eliminado, ainda que não seja fluente em línguas.
O candidato a diplomata que for fluente em línguas não mais será eliminado.
A falta de fluência em línguas eliminará ainda mais candidatos a diplomata.
A fluência em línguas deixará de eliminar a maioria dos candidatos a diplomata.
A correção gramatical e a coerência textual são mantidas ao se substituir “à” (l.2) por na.
Embora os meios de comunicação sejam muito poderosos e importantes na nossa vida atual, a comunicação interpessoal é muito melhor do que eles; por consequência, representam apenas uma parte do total.
É preciso que os estudiosos aprendam a interferir na criação mesma dos programas, passando, assim, a ter responsabilidade direta na qualidade dessa mídia onipresente. Caso se construa o período acima, iniciando-o com a frase Os estudiosos passariam a ter responsabilidade direta na qualidade dessa mídia onipresente, uma frase que o conclua de forma coerente será
para que aprendessem a interferir na qualidade mesma dos programas.
caso seja preciso aprender a interferir na criação mesma dos programas
Uma vez que aprendessem a deixar de interferir na criação mesma dos programas.
Se aprendessem a interferir na criação mesma dos programas.
A menos que aprendessem a interferir na qualidade mesma dos programas.
A substituição do plural pelo singular em "as sementes" (L.8) mantém a coerência do texto, mas, para que sua correção gramatical seja preservada, é necessário alterar "poderão" (L.9) por poderá.
A alternativa incoerente em relação à argumentação apresentada no texto é:
os jovens cometem atos de violência / a TV é uma escola de violência
a TV está mais presente na vida dos jovens / a TV é sua principal influência
os jovens conversam pouco com os pais / os pais influenciam pouco os jovens
os jovens assistem mais TV que cinema / os jovens trocam o lazer pela escola de violência da TV
os jovens passam menos horas na escola que diante da TV / a escola exerce menor influência sobre os jovens que a TV
Por se tratar de uso opcional, a retirada da preposição em "a que" (R.5) preservaria a correção gramatical e a coerência do texto.
As opções abaixo são fragmentos transcritos de um mesmo texto. Assinale aquele que foi transcrito respeitando a coerência do texto e as regras gramaticais da norma culta.
Já está provado que, quanto mais pobre é uma comunidade, mais ela depende do meio ambiente. As vilas ribeirinhas da Amazônia e as tribos da Austrália não sobreviveriam sem os rios e as matas de que tiram o sustento.
Também já constatou que, é possível, aliar a preservação ao desenvolvimento social e econômico de comunidades nativas. Do melhor exemplo disso está no Brasil, no projeto Mamirauá, no Amazonas.
Ali, a pesquisa científica além da conservação ambiental melhorou sensivelmente a vida dos ribeirinhos. Hoje eles tem postos de saúde, escolas – e muitos trabalham no projeto, com carteira profissional assinada e salário fixo.
A proposta é que países desenvolvidos, grandes poluidores, pagam para nações mais pobres possam preservarem suas matas e florestas. Isso não tem nada a ver com aquela antiga e errada idéia que a Amazônia é o pulmão do mundo.
Não é conservando a Amazônia que resolverão-se os problemas ambientais da Terra. Mas deixando de desmatá-la e de queimá-la evita que a situação fique ainda pior. Investir em pesquisas em outros lugares massacrados – como o Cerrado e a Mata Atlântica – também é fundamental.
Assinale a opção que constitui título coerente com a idéia conclusiva do texto.

A energia é obtida por geradores construídos em hidrelétricas.
A força das águas represadas em hidrelétricas gera energia.
O potencial hidráulico é fonte de energia elétrica.
A água é um bem difuso e trata-se de um bem imaterial.
A energia elétrica é um bem imaterial, universal e público.
Marque a substituição proposta que preserva as a coerência e a correção gramatical do texto.

Desconsiderando as necessárias alterações na pontuação e no emprego de letras maiúsculas e minúsculas, assinale a opção em que o deslocamento da expressão ou oração sublinhada para o início do período em que ocorre provoca erro gramatical ou incoerência textual.
O terrorismo, antes uma forma rara de conflito, tornou- se presente na vida de milhões de pessoas.
As mudanças extraordinárias na área tecnológica, ao mesmo tempo em que representam um avanço revolucionário, provocam imensa ansiedade e confusão.
A incerteza política trazida pelo terrorismo, o fato de não mais sabermos quem são nossos inimigos, constitui um aspecto perturbador mesmo quando estamos em casa.
As pessoas sentem-se abandonadas – além de inseguras –, como se fossem a última preocupação dos governantes.
Preservam-se a correção gramatical e a coerência textual ao se acrescentar o pronome isso logo depois de “percebeu” (l.6).
Assinale a proposição textualmente coerente e gramaticalmente correta que pode servir de argumento para a tese expressa no segundo parágrafo do texto.
Hoje, qualquer funcionário, executivo ou não, sabem que um micro pouca capacidade tem de armazenar toda tecnologia utilizada numa empresa: é o funcionário que o opera quem sabe de tudo.
Entre as principais recomendações estão nunca deixar documentos ou disquetes sobre a mesa e não tratar de assuntos sigilosos pelo celular; cuidados semelhantes se estendem até mesmo às festas de confraternização.
Em São Paulo, na quarta fabricante de aviões civis do mundo, são obrigatórios o uso de crachás de identificação, embora ninguém circula facilmente por todos os lugares, mesmo que tenha credencial de acesso.
Algumas dependências das empresas são restritas: uma área da fábrica Xis, próximo ao local onde ficam guardadas à sete chaves as informações estratégicas, foi interditada para impedir que vaze.
Todas as senhas e códigos da empresa ZOOX são alteradas diariamente e os cuidados são também direcionados a qualquer espiões que agem através dos computadores.
"Em suma, nas 18 horas, longe de estimular a barbárie, a televisão me ofereceu uma amostra dos costumes sociais e da moral social ordinária, uma espécie de revisão dos requisitos para a vida em sociedade neste fim de século." Não se pode dizer desse segmento do texto que:
a datação do texto aparece de forma aproximada
a expressão "em suma" indica resumo e conclusão
"longe de estimular a barbárie" mostra defesa da TV
a referência às "dezoito horas" retoma o primeiro parágrafo do texto
em "moral social ordinária" há a condenação do tipo de moral moderna