

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A fala de Mafalda presente no último quadrinho, sem prejuízo de sentido, não pode ser reescrita da seguinte forma:
Não posso, pois acabei de ganhar uma bolsa para estudar Macarronologia.
Não posso: acabei de ganhar uma bolsa para estudar Macarronologia.
Não posso, assim sendo, acabei de ganhar uma bolsa para estudar Macarronologia.
Não posso, porquanto acabei de ganhar uma bolsa para estudar Macarronologia.
Depois de cotejar as duas letras dadas – de Gordurinha e de Lenine –, assinale a alternativa INCORRETA.
A figura de linguagem expressa no termo bebop, conforme indica a nota do texto, é a metonímia.
A letra de Lenine apresenta um exemplo evidente de intertextualidade.
A expressão “Jack Soul” é uma referência ao nome de Jackson do Pandeiro e à mistura de gêneros musicais cantada em Chiclete com Banana.
As perguntas da letra de Lenine sobre o samba, o coco e a ema se referem a Jackson do Pandeiro.
Os versos da última estrofe da letra de Lenine remetem ao ritmo do toque do pandeiro.
Releia este trecho.
“Quanto mais a floresta diminui, mais o meu lucro cresce.”
Em relação a esse trecho, considere as seguintes afirmativas.
I. O uso da vírgula é obrigatório, pois tratam-se de orações subordinadas adverbiais.
II. A estrutura “quanto mais [...], mais [...]” do trecho prescinde do uso da vírgula, pois não há contraste entre as orações.
III. O uso da vírgula é facultativo, pois embora as orações possuam sujeitos diferentes, as ideias expressas por elas não são excludentes.
Estão incorretas as afirmativas
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Assinale a alternativa correta quanto ao gênero do texto.
Crônica
Injunção
Narração
Dissertação
Narração e descrição, com prevalência da primeira
No trecho “Macaxeira, mandioca e aipim são nomes diferentes para a mesma planta!”, a palavra destacada estabelece uma relação semântica de:
Conclusão.
Adição.
Temporalidade.
Oposição.
Dúvida.
Leia a charge a seguir:

Aliando linguagem verbal e não-verbal, a charge se vale de um recurso semântico:
Hiperbólico, potencializando sua crítica através da exacerbação de um sentido não concretizável na realidade.
Metafórico, transferindo um sentido figurativo para um campo de sentido real no intuito de tangibilizar sua crítica.
Metonímico, evocando o todo de um problema social através de uma das partes mais debatidas desse problema.
Sinestésico, mesclando referências a estímulos sensoriais para promover um apelo à razão e às sensações do leitor.

(Fonte: https://www.google.com.br).
Referindo-se aos quadrinhos marque a alternativa correta.
No primeiro quadrinho temos uma frase exclamativa, no segundo três exclamativas e no terceiro duas exclamativas.
No primeiro quadrinho temos uma frase exclamativa, no segundo uma interrogativa e duas exclamativas, no terceiro duas exclamativas.
No primeiro quadrinho temos uma frase afirmativa, no segundo uma interrogativa e duas exclamativas, no terceiro duas exclamativas.
No primeiro quadrinho temos uma frase negativa, no segundo uma interrogativa e duas exclamativas, no terceiro duas exclamativas.
Os estudiosos do filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin tem contribuído de maneira muito significativa para o ensino de leitura e escrita em língua materna. Considerando as informações expressadas no texto, assinale a alternativa para o ensino de leitura que melhor se relaciona com a interpretação dos autores.
A única alternativa comprovadamente efetiva para o ensino de leitura é a memorização alfabética, é mais importante que o aluno saiba decodificar letras para descobrir os sentidos.
O ensino de leitura baseado nas teorias dos gêneros de Bakhtin se mostra, hoje, ultrapassado, visto que o método da leitura globalizada é comprovadamente mais efetivo.
O trabalho com o gênero não é a melhor opção para o ensino de leitura, uma vez que existem apenas dois gêneros biologicamente possíveis.
O gênero é uma combinação de enunciados relativamente estáveis. O trabalho com a leitura numa perspectiva do gênero permite que o aluno guie sua interpretação a partir dessas estabilidades e reconheça diferenças significativas entre os gêneros.
A palavra “conheceu” (Texto 03) está escrita de forma:
Correta.
Errada – o certo seria “conheçeu”.
Errada – o certo seria “conhesseu”.
Errada – o certo seria “conheseu”.
Errada – o certo seria “conhesêu”.
Analise as assertivas abaixo e assinale a única opção CORRETA em relação às características do gênero literário conto:
O narrador é sempre o protagonista no conto.
O foco narrativo pode ser de 1ª pessoa ou de 3ª pessoa.
Não há espaço para o uso conotativo da linguagem.
Apresenta vários conflitos básicos.