Questões de Concurso sobre Uso das aspas

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.052 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Observe as seguintes ocorrências de emprego de aspas presentes no texto e a análise proposta. Considerando tais informações, assinale a alternativa INCORRETA:


A

Em “a metade dos engenheiros.” (linha 4) as aspas indicam uma restrição de sentido.


B

Em “sombra” (linha 16) as aspas destacam um termo de um campo de conhecimento.


C

Em “ações” (linha 12) as aspas exprimem ironia.


D

Em “Foi chato” (linha 23) as aspas indicam citação direta.

“No período da pandemia, vimos que nossos alunos de escolas públicas não têm acesso à conectividade”, aponta Débora Garofalo, diretora de Inovação na empresa Multirio, vinculada à Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (RJ). “Esse cenário mostra a importância de fomentar políticas públicas para o ensino das tecnologias e para a garantia da democratização do acesso a esses estudantes.” (4º§) As aspas foram utilizadas no trecho anterior com a função de:


A

Indicar um trecho em que o discurso indireto foi empregado.


B

Indicar a fala de uma voz de autoridade no assunto desenvolvido.


C

Desenvolver uma melhor compreensão da mensagem para o interlocutor.


D

Destacar uma informação de relevância para o entendimento do assunto tratado.

Pode-se afirmar que a informação que aparece entre parênteses nas linhas 17 e 18 também poderia estar isolada por:


A

Travessões.


B

Aspas.


C

Dois-pontos.


D

Reticências.


E

Exclamações.

“O coanoflagelado se move assim porque as microvilosidades atuam como ‘boca’ [...]” (Texto 1, 10º parágrafo)

“A diferença é que eles abanam coletivamente seus flagelos – lembre-se, os ‘rabinhos’ [...]” (Texto 1, 11º parágrafo)

Nas passagens acima, as aspas em “boca” e “rabinhos” desempenham a função de:


A

indicar a presença de um estrangeirismo;


B

marcar o emprego de discurso direto;


C

sinalizar a presença de linguagem conotativa;


D

evidenciar a existência de um arcaísmo;


E

enfatizar a relevância contextual da palavra.

No primeiro período do texto, o emprego das aspas em ‘fazimentos’ se justifica por marcar que tal vocábulo é um neologismo, empregado em um contexto coloquial.


C

Certo


E

Errado

No primeiro parágrafo, o uso de aspas na expressão “Capital dos Bares” tem a função de


A

destacar o título dado a cidade.


B

introduzir a fala de uma pessoa.


C

indicar a exclusão de um trecho.


D

esclarecer algo que foi explicado.

Leia o trecho a seguir, para responder às questões 4 e 5


“O intuito do estudo é que, através da análise de diversas categorias de menus, sejam mapeados novos sabores, montagens, molhos, queijos e outros componentes dos hambúrgueres”, explica Pedro Tatoni, principal responsável pela pesquisa (3º parágrafo)


No trecho destacado, as aspas foram empregadas para:


A

destacar o uso de uma expressão coloquial ou incorreta


B

indicar o uso do discurso direto


C

apontar um neologismo


D

expressar uma ironia

Sobre o uso de sinais de pontuação no primeiro parágrafo do texto, analise as assertivas abaixo:


I. A primeira vírgula utilizada na linha 01 separa termos coordenados.

II. Os pares de parênteses foram usados para isolar frases intercaladas no período, com caráter explicativo.

III. O par de aspas utilizado no parágrafo foi utilizado para marcar a transcrição de parte de texto inconcluso.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas I e II.


D

Apenas II e III.


E

I, II e III.

Leia este fragmento de uma notícia:


Uma adolescente ganhou de presente neste Natal um animal de estimação nada convencional em Juiz de Fora. Letícia Matos, de 15 anos, pediu aos pais uma cobra de estimação e teve o pedido atendido — ganhou uma jiboia nesta segunda-feira (25).

Ao G1, ela destacou que pesquisou bastante antes de pedir o animal e que está preparada para cuidar da jiboia, que ainda é filhote. “Tenho certeza que vou gostar muito do animal e vou dar toda a atenção que ela precisa, cuidando bem da alimentação dela e realizando a limpeza adequada no terrário”, garantiu.


ALBERTO, Fellype. Disponível em: https://g1.globo.com/mg/ zona-da-mata/noticia/adolescente-ganha-jiboia-como-presente-de-natal-dos-pais-em-mg.ghtml?utm_source=facebook&utm_ medium=social&utm_campaign=g1. Acesso em: 15 jun. 2023. [Fragmento]


Considerando a norma-padrão, assinale a alternativa correta.


A

Há um erro de regência nominal em “Tenho certeza que”, pela falta de preposição.


B

A palavra “jiboia” foi grafada incorretamente devido à ausência de acento gráfico.


C

Se o sinal de travessão fosse trocado por dois-pontos, haveria perda de sentido.


D

As aspas usadas no texto sinalizam um acréscimo de edição ao texto original.

“Archie Dunn, professor de arqueologia bizantina da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descreveu a descoberta como “extraordinariamente interessante”. Ele não participou da escavação” (linha 20 e 21).


Acerca da pontuação empregada no excerto acima é correto afirmar que:


A

As aspas empregadas servem para isolar locução adverbial deslocada.


B

As aspas empregadas servem para realçar uma palavra ou expressão com objetivo irônico.


C

As aspas empregadas servem para assinalar a citação do pesquisador.


D

As vírgulas empregadas servem para isolar locução adverbial deslocada.

O uso das aspas duplas em “Vou trabalhar no arado.”, “Vou arar a terra.” e “Seria bom ter um arado novo, esse arado está troncho e velho” indica


A

crítica à própria personagem.


B

menção ao trabalho de outra pessoa.


C

reflexão sobre a pobreza da personagem.


D

citação da própria personagem.

A respeito da pontuação empregada no texto "A força das renováveis", associe as colunas a seguir:


Primeira coluna: Sinal de pontuação


1.Aspas

2.Parênteses

3.Travessão


Segunda coluna: Função


(__)Adicionar informações.

(__)Inserir um aposto, uma explicação.

(__)Indicar inserção de discurso direto.


Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:


A

3 - 2 - 1.


B

1 - 2 - 3.


C

2 - 1 - 3.


D

3 - 1 - 2.


E

2 - 3 - 1.

Sobre a pontuação presente no Texto, é CORRETO afirmar que as aspas utilizadas nas linhas 26 e 27 foram empregadas pelo autor com a intenção de:


A

Isolar uma citação.


B

Assinalar estrangeirismos, neologismos, gírias e expressões populares ou vulgares.


C

Realçar uma palavra ou expressão.


D

Isolar orações intercaladas com verbos declarativos, em substituição à vírgula e aos travessões.


E

Substituir um nome próprio que não se deseja mencionar.

Quanto ao uso das aspas no texto, considere as seguintes afirmações, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Nos casos de “ismo” (l. 01) e “capacitismo” (l. 06), foram utilizadas pelo autor para pôr em evidência ambos os termos.

( ) Nas falas da psicóloga Luciana Maia, que aparecem aspeadas, funcionaram como recurso gráfico para marcar o emprego do discurso indireto livre.

( ) Em certos fragmentos, serviram para introduzir e finalizar as declarações da psicóloga Luciana Maia, distinguindo-as do discurso do autor.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

V – F – V.


B

V – F – F.


C

F – F – V.


D

F – V – V.


E

V – V – V.

Analise as afirmativas a seguir, acerca da pontuação de trechos do texto.


I. Em “Ser atingido por um asteroide, enfim, é um método testado e aprovado para o extermínio em massa [...]”, as vírgulas foram utilizadas para isolar um advérbio.

II. Em “Eles são monitorados por pouco tempo, uma órbita preliminar é calculada, vê-se que não vão se chocar com a Terra e depois eles são abandonados.”, as aspas foram utilizadas para marcar a fala de outra pessoa distinta do autor do texto.

III. Em “Astrônomos têm trabalhado duro para descobrir esses objetos – já foram encontrados cerca de 800.”, o travessão foi utilizado para separar uma opinião particular do autor.


Estão corretas as afirmativas


A

I e II, apenas.


B

I e III, apenas.


C

II e III, apenas.


D

I, II e III.

Releia este trecho.


“Estou bastante contente, trabalhamos muito para conquistar os dois Mundiais”, disse o técnico brasileiro.”


As aspas utilizadas no texto têm a função de


A

marcar um trecho sem importância no texto.


B

expor a opinião do autor do texto.


C

sinalizar a fala de uma pessoa.


D

indicar um trecho de sentido figurado.

Considere os dois textos as seguir


TEXTO I


"Em tempo"? Eis outra relíquia arrancada do passado e posta a circular na mídia como se já não pudéssemos passar sem. Equivale ao "vale dizer". Dá-se assim: na sequência de uma informação, sapeca-se um ponto-parágrafo e, sem qualquer motivo, começa-se o parágrafo seguinte com "Em tempo ..." ‒ e lá vem a preciosa informação. É como se o autor temesse esquecer-se dela ou que seu espaço fosse acabar e ele não a usasse a tempo.


TEXTO II


Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: <https://br.pinterest.com/pin/745908757017111559/>.


Avalie as afirmações sobre os sinais de pontuação.


I – O sinal de pontuação que marca, na escrita, a entonação de um questionamento foi utilizado adequadamente nos dois textos.

II – O travessão na frase “ ‒ e lá vem a preciosa informação.” (Texto I) indica a interrupção do que o autor desejava comunicar.

III – O ponto de exclamação em “Olha só!” (Texto II) introduz uma reflexão e antecede as palavras ditas por uma das personagens.

IV – As aspas em “vale dizer” (Texto I) e em “encarnar” (Texto II) foram empregadas para isolar expressão e palavra intercaladas no respectivo período.


Está correto apenas o que se afirma em


A

I e IV.


B

I e III.


C

II e III.


D

II e IV.

Leia a tirinha.


Imagem associada para resolução da questão


No primeiro quadrinho, o sinal de aspas está sendo usado para:


A

Indicar uma citação do livro.


B

Isolar uma expressão popular.


C

Evidenciar uma gíria da oração.


D

Indicar uma expressão regionalista.

Considere o trecho do terceiro parágrafo do texto:


Pois aquela criancinha, longe de ser um estranho, é um menino seu que lhe é “devolvido”.


É correto afirmar que o emprego das aspas, nesse trecho,


A

indica que a fala é de outra personagem.


B

aponta para um vocábulo ainda desconhecido na língua.


C

relativiza o significado da palavra.


D

marca a transcrição de parte de outro texto.


E

enfatiza o sentido literal do vocábulo na frase.

Apesar de a varíola transmitida pelo vírus Monkeypox ser considerada uma doença autolimitada, que geralmente se cura sozinha, em alguns casos pode haver a necessidade de um tratamento medicamentoso específico, sobretudo entre pessoas imunossuprimidas, segundo especialistas e órgãos governamentais de saúde. Já são mais de 1.000 casos confirmados da doença fora da África, onde ela é endêmica, que vem se espalhando pelo mundo nas últimas semanas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por isso, ao aparecer os primeiros sintomas, mesmo que suspeitos, é importante procurar atendimento médico para prescrição da melhor conduta, afirma a diretora do Laboratório de Virologia do Instituto Butantan, Viviane Botosso.

“Se a pessoa já começou a desenvolver os primeiros sintomas, o ideal é procurar um serviço médico, para um diagnóstico assertivo diferenciando de outras doenças que podem ser clinicamente semelhantes e podem confundir. Em caso confirmado, é necessário isolar o paciente e iniciar o tratamento preconizado”, diz Viviane.

Os principais sintomas atribuídos ao Monkeypox são febre, dores no corpo e na cabeça, calafrios e exaustão, que podem durar em média três dias. Eles são seguidos de lesões na pele que evoluem em cinco estágios, conhecidos como mácula, pápulas, vesículas, pústulas e finalmente crostas, estágio final quando caem. É principalmente o contato com elas que causa a transmissão do vírus para outras pessoas.


Disponível em:< https://butantan.gov.br/noticias/o-que-e-recomendado-e-o-que-deve-ser-descartadono-tratamento-da-variola-causada-pelo-monkeypox>. Acesso em: 27. ago. 2022.


Sobre o texto em tela, é correto afirmar que, do ponto de vista argumentativo,


A

o texto pode ser sintetizado como um alerta ao risco de pandemia pelo Monkeypox.


B

o autor segue um viés neutro, em que as informações sobre o vírus são tratadas de modo a não utilizar operadores argumentativos.


C

uma das estratégias utilizadas é o discurso reportado de autoridade, quer por meio de instituição, quer por meio de especialista sobre o vírus Monkeypox.


D

as expressões “apesar de” e “por isso”, que iniciam o primeiro e segundo parágrafos, respectivamente, são semanticamente destituídas de sentido no texto.


E

a autora do texto, Viviane, reforça, no terceiro parágrafo (“Se a pessoa [...] o tratamento preconizado”), a ideia principal veiculada pelo texto; por isso, o excerto aparece entre aspas.

   
Gerar simulado