

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Se o primeiro e o quinto termos de uma progressão aritmética são -3 e 17, respectivamente, então o décimo termo é superior a 45.
Um casal saiu em férias da cidade A até a cidade B e resolveu que iria fazer o percurso em 10 dias, parando todos os dias para descansar, estabelecendo o seguinte plano de viagem: no primeiro dia, viajaria 1024km, no segundo, 512km, no terceiro, 256km e assim sucessivamente.
Com base nesses dados, pode-se concluir que a distância entre as cidades A e B é superior a 2040km.
Para servir a merenda numa escola municipal, que possui 8 turmas, foi decidido em reunião com o Gestor dessa escola que a merenda seria servida a partir das 9:00h e que cada turma deveria ser liberada a cada 6 minutos. Quantos minutos, a partir da liberação da primeira turma, a última turma deverá esperar para ser liberada e receber a merenda?
Na sucessão seguinte os números foram colocados obedecendo a um determinado padrão.

Segundo esse padrão, os números que substituem corretamente X e Y na 8a posição são tais que X + Y é igual a
95
135
147
149
157
Considere que todos os números inteiros ímpares e positivos podem ser sucessivamente dispostos em linhas e colunas, na forma como é mostrado abaixo.

Se fosse possível completar essa tabela, então na quarta coluna e na tricentésima vigésima sétima linha apareceria o número
4 021
4 015
3 937
3 919
3 847
Se x for um número racional, então y também será racional.
Analise a seqüência abaixo.

Nessas condições, quantas vezes o algarismo 1 aparece no resultado de 12 345 678 × 9 + 9?
9
10
11
12
13
Considere-se que (a n ) seja uma seqüência que satisfaz à seguinte relação: a n + 1- a n = 2 n e a 1 = 1. Nesse caso, a 1 + a 2 + ... + a 100 = 2 101 - 102.
Caso as parcelas a serem gastas estejam em progressão geométrica crescente e a primeira parcela seja de R$ 15.000,00, então a última parcela é superior a R$ 230.000,00.
A soma desses cinco números é superior a 78.
Um ladrão encontrou na joalheria que invadiu uma sacola com diamantes que parecia ser toda a fortuna do proprietário. Teve a intenção de levar todos os diamantes, porém com "dor na consciência" levou a metade da quantidade e mais dois diamantes.
Um segundo ladrão, encontrando a porta arrombada fez, a seguir, o mesmo que o primeiro: levou metade do que havia sobrado de diamantes e mais dois diamantes.
E isso aconteceu igualmente com um terceiro ladrão, que sucedeu o segundo, e com um quarto, que sucedeu ao terceiro, todos levando a metade dos diamantes que encontravam e mais dois. Ao raiar do dia o joalheiro viu a porta entreaberta e correu até a sacola onde havia um único e solitário diamante.
A quantidade de diamantes que havia na sacola antes do primeiro ladrão entrar era
44
60
76
96
108
Analise a seqüência abaixo.
1 × 9 + 2 = 11
12 × 9 + 3 = 11
123 × 9 + 4 = 1 111
. . . .
. . . .
. . . .
Nessas condições, quantas vezes o algarismo 1 aparece no resultado de 12 345 678 × 9 + 9?
9
10
11
12
13
Observando a seqüência (2, 5, 11, 23, 47, 95, ...) verificase que, do segundo termo em diante, cada número é obtido a partir do anterior, de acordo com uma certa regra. Nessas condições, o sétimo elemento dessa seqüência é
197
191
189
187
185
se a5 = 12 e a6 = 13, então a1 = 2.
A razão da progressão geométrica das idades é superior a 2/3 .
Você provavelmente já viu desenhado na rua ou no pátio de uma escola um desenho como esse abaixo:

É para um jogo chamado "amarelinha". A prefeitura de uma grande cidade resolveu criar vários desses para que as crianças possam jogar. Para controlar resolveu numerá-los de forma crescente:

Em qual amarelinha e em que posição nessa amarelinha vai se encontrar o número 2008?
Na 200ª posição, na casa correspondente à do número 9 na 1ª amarelinha.
Na 201ª posição, na casa correspondente à do número 8 na 1ª amarelinha.
Na 202ª posição, na casa correspondente à do número 9 na 1ª amarelinha.
Na 223ª posição, na casa correspondente à do número 9 na 1ª amarelinha.
Na 224ª posição, na casa correspondente à do número 1 na 1ª amarelinha.
A calculadora de Eliane tem duas teclas especiais, T1 e T2, que realizam operações diferentes. A tecla T1 transforma o número t que está no visor em 1/t .
A tecla T2 transforma o número t que está no visor em 1– t. Eliane digita um número no visor. A seguir, de forma sucessiva e alternadamente, ela digita as duas teclas especiais, iniciando por T1 , isto é: T1, T2, T1, T2, T1, T2 .... . Sabendo-se que após 1204 operações o visor mostrava o número 5, pode-se corretamente concluir que o número que Eliane digitou no visor é igual a:
0,8
0,7
2,5
0,42
0,36
Observe a seqüência a seguir: 1, 3, 7, 15, 31, 63... Utilizando a mesma lógica seqüencial, na seqüência: 2, 5, 11, 23, X, 95..., o valor de X é
Dadas as figuras abaixo: