Questões de Concurso sobre Anestesiologia

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
5.245 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Para realizar a ventilação pulmonar eficiente na parada cardiorrespiratória pode-se utilizar diversos equipamentos. Um grupo de equipamentos útil e relativamente fácil de ser utilizado, com mínimo treinamento, é o grupo de dispositivos supraglóticos, que quando bem acoplados oferecem condições satisfatórias para a ventilação pulmonar.


Um exemplo de dispositivo supraglótico é a(o)


A

máscara laríngea.


B

AMBU.


C

máscara de bolso.


D

tubo traqueal aramado.

Sobre anestesia em obstetrícia, assinale a alternativa correta.


A

A diminuição do débito cardíaco e a hipertensão arterial materna, resultante da obstrução aortocava, podem causar depressão respiratória de origem central, por isquemia bulbar.


B

O fenômeno da autotransfusão a cada contração uterina, por representar um baixo volume sanguíneo, em torno de 300 ml, pode ser desconsiderado durante o parto.


C

Apesar de ocorrer diminuição da atividade da colinesterase plasmática, a metabolização da succinilcolina e da procaína não é comprometida, sendo metabolizadas com facilidade.


D

Os bloqueios regionais devem ser evitados nas gestantes com comprometimento hepático.


E

A dor e o dano tecidual produzidos pelo parto não apresentam efeitos diretos sobre a mãe e o feto.

Referente à anestesia para cirurgia torácica, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Os vasodilatadores administrados pela via inalatória são conhecidos por melhorar a relação entre a ventilação e a perfusão e reduzir a pós-carga do ventrículo direito, nos pacientes com hipertensão pulmonar primária ou secundária, sem influenciar a circulação sistêmica.

II. O óxido nítrico, quando produzido em altas concentrações pela dioxigenase, determina: hiperemia, edema e exsudação, contribuindo para o estreitamento da luz das vias aéreas em pacientes com asma.

III. As principais ações biológicas da prostaciclina são a contração da musculatura lisa vascular e a inibição da agregação plaquetária.


A

Todas as assertivas estão corretas.


B

Todas as assertivas estão incorretas.


C

Apenas a assertiva I está correta.


D

Apenas as assertivas I e II estão corretas.


E

Apenas as assertivas II e III estão corretas.

O plexo braquial é responsável pela inervação do membro superior, sendo que o bloqueio anestésico desse plexo é muito utilizado nas fraturas dos membros superiores.

Em relação às diferentes vias de abordagem anestésica do pelo braquial, assinale a alternativa correta.


A

A posição ideal de distribuição do anestésico local durante o bloqueio infraclavicular é posterior à artéria axilar.


B

Hipotensão e taquicardia importante (reflexo de Bezold-Jarisch) podem ocorrer durante cirurgia do ombro na posição sentada, nos pacientes submetidos ao bloqueio interescalênico.


C

O início dos sintomas de pneumotórax após o bloqueio supraclavicular ocorre, geralmente, nas primeiras duas horas.


D

A abordagem por via axilar apresenta como vantagens a fácil execução, a boa tolerância ao uso do torniquete e a facilidade do uso em técnicas contínuas.

A protamina é administrada para reverter o efeito da heparina utilizada em diferentes procedimentos cardiovasculares. Durante a anestesia para cirurgia cardíaca, após a saída de circulação extracorpórea (CEC), o tempo de coagulação ativado (TCA) marcava 550 segundos. Foram administrados, no total, 6.000 U de heparina durante a CEC.

Quanto deve ser administrado de protamina (mg), considerando que o cirurgião quer reverter em uma proporção de 1/1,5 (heparina / protamina)?


A

30 mg.


B

60 mg.


C

90 mg.


D

120 mg.

Alguns estudos compararam o potencial antiemético de benzodiazepínicos administrados no per e pós-operatório com a ondansetrona. O benzodiazepínico que se mostrou tão ou mesmo mais eficiente que a ondansetrona em infusão contínua ou mesmo em doses sub-hipnóticas, é o


A

midazolam.


B

alprazolam.


C

clonazepam.


D

flunitrazepam.

Acerca da farmacologia do sistema respiratório, assinale a alternativa INCORRETA.


A

A acetilcolina liberada dos nervos motores intrapulmonares causa constrição dos músculos lisos das vias aéreas.


B

A administração intranasal de ipratrópio produz efeito localizado parassimpatolítico, reduzindo a hipersecreção das glândulas da mucosa do nariz.


C

Os corticosteroides não agem diretamente na musculatura e por essa razão têm pouco efeito sobre a broncoconstrição aguda.


D

O óxido nítrico é uma substância exógena, sendo que sua ação modula o tônus vascular, a função plaquetária, a resposta imune, além de ser um neurotransmissor e provocar a contração da musculatura lisa intestinal.


E

A codeína é um opioide que atua aumentando o limiar de gatilho do centro de tosse bulbar. Os efeitos indesejáveis são aqueles dos demais opioides, sendo: constipação, náuseas, sedação e droga-adição.

Analise as assertivas abaixo, sobre anestesia em pediatria, e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A criança apresenta um consumo de oxigênio (O2) aumentado. Um dos recursos para aumentar a oferta de O2 é aumentar a ventilação alveolar devido ao aumento da frequência respiratória.

( ) Durante a anestesia geral, para procedimentos em pediatria, a ativação dos mecanismos termorregulatórios localizados no hipotálamo não são alterados, independente da variação da temperatura.

( ) O tiopental propicia inconsciência entre 10 a 20 segundos após a administração, com retorno da consciência 20 a 30 minutos após a dose única.

( ) Crianças submetidas a longos períodos de infusão de propofol podem desenvolver acidose lática, muitas vezes irreversível.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

F – V – V – V.


B

V – F – F – F.


C

V – V – F – V.


D

F – F – V – F.


E

V – F – V – V.

A respeito da anestesia regional e neuroaxial, qual local de injeção tem a maior absorção sistêmica e, portanto, propensão a desenvolver toxicidade por anestésico local?


A

Interescaleno.


B

Supraclavicular.


C

Intercostal.


D

Peridural.

Em relação aos cuidados ventilatórios de um paciente que irá submeter-se a uma correção de hérnia diafragmática congênita, associada à pressão da artéria pulmonar elevada, é correto afirmar que:


A

A frequência ventilatória tem que ser baixa.


B

Se disponível, deve ser utilizado óxido nitroso.


C

Não há restrição de PEEP e deve ser utilizado em todos os pacientes, devido à hipertensão pulmonar.


D

A pressão inspiratória deve estar sempre acima de 50 cmH2O.


E

Na gasometria, podemos aceitar PaO2 entre 50 e 70 mmHg e PaCo2 de até 60 mmHg.

Durante a indução anestésica de uma paciente de 78 anos, sexo feminino, com histórico de osteoporose e fragilidade óssea, das seguintes medidas, NÃO é recomendada para minimizar o risco de fraturas:


A

Posicionar a paciente cuidadosamente na mesa de operação, com atenção especial à cabeça e ao pescoço.


B

Utilizar colchões e almofadas macias para evitar pressão excessiva em áreas ósseas proeminentes.


C

Manter a temperatura corporal da paciente normotermia para evitar tremores e espasmos musculares.


D

Utilizar algemas para imobilizar os braços da paciente durante o procedimento.


E

Monitorar a pressão arterial e a frequência cardíaca da paciente durante todo o procedimento.

A submandibulectomia requer técnicas anestésicas que ofereçam excelente controle da dor, adequada exposição cirúrgica e proteção das vias aéreas. Qual alternativa descreve corretamente uma técnica anestésica frequentemente utilizada nesse procedimento e sua relação com a anatomia regional?


A

Anestesia local com bloqueio do nervo alveolar inferior, garantindo analgesia na região submandibular por sua conexão com o plexo cervical.


B

Bloqueio de nervos cervicais superficiais com lidocaína, promovendo analgesia limitada ao nervo auricular maior e áreas periauriculares.


C

Bloqueio do plexo cervical superficial para analgesia na pele e tecido subcutâneo, associado à anestesia geral para manejo das vias aéreas e conforto cirúrgico.


D

Anestesia local infiltrativa no nervo hipoglosso, promovendo relaxamento muscular e analgesia na região submandibular profunda.


E

Bloqueio do plexo cervical profundo para analgesia das regiões inervadas por ramos do C2 e C3, associado à anestesia geral para cobertura completa da cirurgia.

Medicação que configura uma opção terapêutica para o tratamento de insuficiência cardíaca refratária, pode ser usada em ambiente intensivo ou nos pacientes que serão candidatos à cirurgia cardíaca de transplante cardíaco, promove alteração conformacional da troponina C, melhorando a interação com o cálcio, e cujo metabólito ativo leva cerca de uma semana. A descrição apresentada diz respeito a qual medicamento?


A

Levosimendan.


B

Carvedilol.


C

Enalapril.


D

Digitálicos.


E

Furosemida.

Em regra geral, os procedimentos cirúrgicos de faringe e boca são procedimentos longos e demorados. Neste sentido, a medicação anestésica precisa ter uma sedação com duração de mais de 6 horas.


A

Incorreto, tais procedimentos são de curta duração, por isso, o paciente precisa estar acordado no pósoperatório, com os reflexos presentes.


B

Correto.


C

Dependendo do caso clínico, a medicação anestésica é dispensável.


D

Incorreto, apenas procedimentos de faringe possuem duração longa.


E

Independente da duração do procedimento, a anestesia precisa ter duração acima de 6 horas.

A analgesia pós-operatória atua tanto na dor como nos escores de morbidade. Contudo, as analgesias peridural e espinhal seriam contraindicadas, a princípio, em determinadas situações, como na presença de:


A

reação vasovagal


B

infecção do local de punção


C

doença inflamatória intestinal


D

hipertensão arterial descontrolada


E

doença reumatológica em investigação

Qual é o principal desafio anestésico ao manejar um paciente pediátrico com tetralogia de Fallot:


A

Controle da hipertensão pulmonar


B

Gerenciar a hipertensão arterial sistêmica


C

Controlar arritmias supraventriculares


D

Evitar a redução do volume intravascular

Sobre o óxido nítrico, é correto afirmar que:


A

Estimula a adenilciclase.


B

Aumenta a pré-carga.


C

Aumenta a pressão diastólica final (pd2).


D

Diminui o Ca++ intracelular.


E

Aumenta o GMP cíclico intracelular.

A respeito dos anestésicos locais, marque a alternativa CORRETA:


A

O radical aromático representa a estrutura lipofílica, relacionado com a potência e toxicidade dos anestésicos locais.


B

O grupo amina é a porção ionizável e responsável pela penetração no nervo.


C

A duração de ação da lidocaína é superior à da bupivacaína devido a maior afinidade proteica daquela.


D

A adrenalina adicionada ao anestésico local reduz a velocidade de absorção do anestésico local, diminui o risco de intoxicação, reduz o sangramento cirúrgico e melhora a qualidade do bloqueio.


E

Todas as alternativas são incorretas.

Observe o gráfico a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


A figura representa o comportamento da infusão contínua de opioides e sua eliminação conforme o tempo e a meia vida sensível ao contexto. Baseado nesta meia vida, a sequência que representa, respectivamente, as letras A, B, C e D são:


A

remifentanil, alfentanil, fentanil e sufentanil.


B

fentanil, alfentanil, sufentanil e remifentanil.


C

fentanil, sufentanil, alfentanil e remifentanil.


D

alfentanil, fentanil, sufentanil e alfentanil.

Em pacientes neonatais quando utilizamos anestésicos locais há uma maior quantidade de droga livre. Isso se deve a:


A

Menor ligação a proteínas.


B

Maior quantidade de gordura corporal.


C

Metabolismo mais acelerado.


D

Maior volume de distribuição.

   
Gerar simulado