

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Paciente de 62 anos com nefropatia diabética comparece ao ambulatório para realizar consulta de avaliação e preparo pré-anestésico. Relata que será submetido a arteriografia de aorta abdominal. Para reduzir a ocorrência de nefropatia induzida por contraste, a orientação pré-anestésica mais importante é
reduzir o volume de contraste.
preferir usar contrastes iônicos.
utilizar um contraste hiperosmolar.
manter uma hidratação adequada.
evitar glicemia acima de 250 mg/dL.
Ao se observar melhora da dor de intensa para moderada, os opioides fortes podem ser substituídos por opioides fracos, como
codeína e tramadol.
morfina e meperidina.
nalbufina e metadona.
buprenorfina e alfentanil.
oxicodona e fentanil transdérmico.
A dor pós-operatória pode levar à ativação do sistema nervoso simpático, produzindo
miose.
bradicardia.
broncodilatação.
aumento do peristaltismo.
contração do músculo detrusor da bexiga.
A concentração alveolar mínima dos anestésicos inalatórios pode estar aumentada
na gestante.
na hipotermia.
na hipercalcemia.
na idade avançada.
no alcoolismo crônico.
Em geral, os benzodiazepínicos aumentam
o limiar convulsivo.
a taxa metabólica cerebral.
o fluxo sanguíneo cerebral.
a memória implícita intraoperatória.
o consumo basal de oxigênio pelo cérebro.
Paciente de 35 anos será submetido a fixação de fratura de cotovelo e relata fazer uso de colírio com pilocarpina para tratamento de glaucoma. Esse fármaco é um potente
anticolinesterásico.
parassimpaticomimético.
agonista alfa-adrenérgico.
composto organofosforado.
inibidor da anidrase carbônica.
Em relação à regulação da temperatura, analise as assertivas abaixo:
I. A criança não tem capacidade de produzir calor por meio de tremor até os 6 meses de idade.
II. Na instituição da anestesia geral, o hipotálamo dispara o mecanismo termorregulatório quando ocorre diminuição ou aumento de 2ºC em relação à temperatura de 37ºC, o que pode culminar em hipertermia grave se medidas preventivas não forem instituídas.
III. A hipotermia reduz a fração ionizada de cálcio, o que pode induzir a alterações da contratilidade cardíaca e do estado coagulacional da criança.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Em relação à formação da junção neuromuscular, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Durante a vida fetal, formam-se apenas receptores extrajuncionais que se localizam em toda a extensão da fibra muscular.
( ) A inervação motora é múltipla. Após o nascimento, progressivamente, desaparecem essas ramificações nervosas, de forma a restar uma placa terminal por fibra.
( ) A imaturidade da placa motora associada a fatores sistêmicos faz com que apenas os neonatos apresentem respostas anômalas aos bloqueadores neuromusculares, sendo que os lactantes e crianças já apresentam maturidade da placa motora.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – F – V.
V – V – F.
V – V – V.
F – V – F.
F – F – V.
Em relação à anestesia para gastrosquise, assinale a alternativa correta.
A perda de líquido e calor é a única preocupação no manuseio de crianças com essa malformação.
A descompressão do estômago com sonda oro ou nasogástrica não deve ser utilizada com o intuito de prevenir a regurgitação.
A combinação de peritonite, edema, isquemia e perda proteica pode resultar em choque hipovolêmico, hemoconcentração e alcalose metabólica.
A instalação de síndrome compartimental abdominal por aumento excessivo da pressão abdominal causa um único desfecho desfavorável, que é a oligúria.
A glicemia deve ser monitorada, visto que os pacientes com defeito de parede abdominal frequentemente apresentam associação com prematuridade e restrição do crescimento uterino.
Em relação à anestesia peridural, assinale a alternativa correta.
Para a anestesia peridural em crianças abaixo de 10 kg, é utilizada a agulha 18 G, 50 a 100 mm de comprimento (cateter 20 G).
Em neonatos, a medula espinhal termina no 4º nível lombar (L4).
No nível lombar, após a aquisição da marcha, a agulha deve estar oblíqua (15-20º) em relação ao plano cutâneo.
Na perfuração cutânea e penetração da agulha de Tuohy, o bisel deve ficar paralelo ao plano sagital.
No nível sacral (qualquer que seja a idade) e no nível lombar (antes da idade da marcha), a agulha deve ficar em paralelo ao plano cutâneo.
A Lidocaína é um anestésico muito utilizado no dia a dia da prática médica. Caso seja infundido uma sobre dosagem, seus principais efeitos colaterais são
diarreia e convulsão.
depressão respiratória e edema palpebral.
zumbido e gosto metálico na boca.
bradicardia e amnésia.
É considerado como achado não desejável e significativo na avaliação das vias aéreas numa avaliação pré-anestésica:
distância tieomentoniana maior do que a largura de 3 dedos médios.
pescoço longo.
incisivos superiores curtos.
distância interincisivos menor do que 3 em.
úvula visível com o paciente em posição sentada.
Durante a administração de um anestésico geral, qual destes agentes está associado a uma diminuição da contratilidade cardíaca mais pronunciada?
Sevoflurano.
Desflurano.
Propofol.
Isoflurano.
Ketamina.
Leia o caso a seguir.
Uma criança com três meses de idade e 5 Kg de peso corpóreo será submetida à correção cirúrgica de hérnia inguinal. O irmão mais velho do paciente é portador de anemia falciforme. Exames laboratoriais pré-operatórios revelam hemoglobina de 10,6 g.dL-1 e hematócrito de 30%.
Elaborado pelo(a) autor(a).
Qual é a conduta para o preparo pré-operatório desta criança?
Iniciar tratamento com hidroxiuréia.
Transfundir concentrado de hemácias antes da cirurgia.
Solicitar exame de triagem para coagulopatia.
Realizar o procedimento anestésico sem outros exames complementares.
Na anestesia geral em crianças hígidas e sem qualquer outra patologia além do estrabismo que está sendo abordado cirurgicamente pelo oftalmologista, a utilização da succinilcolina para facilitar a intubação traqueal pode ocasionar um fenômeno que a dificultará, causada pela patologia base que a criança apresenta.
Esse fenômeno é o
laringoespasmo.
espasmo de masseter.
edema de orofaringe.
broncoespasmo.
Paciente de 51 anos está sendo submetido à ressecção transuretral de próstata sob sedação e anestesia subaracnoidea. Após 40 minutos de procedimento, o paciente queixou de dor abdominal súbita, seguida por náuseas e vômitos. A principal suspeita diagnóstica é
intoxicação por glicina.
perfuração da cápsula prostática.
hipotermia.
bacteremia.
hiponatremia dilucional.
Um paciente de 60 anos, com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), é submetido à cirurgia de lobectomia pulmonar. Não é objetivo da ventilação mecânica durante a anestesia, nesse caso:
Manter uma pressão parcial arterial de oxigênio (PaO2) adequada.
Facilitar a expansão pulmonar e melhorar a oxigenação.
Reduzir o trabalho respiratório do paciente.
Evitar o colapso alveolar e atelectasias.
Promover hiperventilação para reduzir a concentração de dióxido de carbono (CO2) no sangue arterial.
Qual das seguintes características dos anestésicos inalatórios está intimamente mais correlacionada com a recuperação da anestesia inalatória?
Concentração alveolar mínima.
Coeficiente de partição cérebro/sangue.
Coeficiente de partição gordura/sangue.
Coeficiente de partição sangue/gás.
Uma paciente de 35 anos, com índice de massa corpórea (IMC) de 35 kg/m², é submetida à abdominoplastia. São riscos anestésicos relacionados à obesidade mórbida da paciente, exceto:
Dificuldade no manejo das vias aéreas.
Maior risco de trombose venosa profunda (TVP).
Aumento da incidência de atelectasia pulmonar.
Dificuldade no déficit de líquidos corpóreos.
Maior incidência de resistência à insulina e diabetes tipo 2.
Bebê em uso de leite artificial (fórmula) de forma exclusiva irá passar por procedimento sob anestesia. Ao informar sobre o jejum aos responsáveis você orienta que o tempo sem o leite deverá ser de X horas, tempo esse equiparável ao jejum de
Leite materno.
Lanche com suco coado e torradas.
Alimentos ricos em gordura.
Soluções de maltodextrina.