

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
São fatores de risco para o retalho músculo-cutâneo abdominal na reconstrução de mama, EXCETO
diabetes descompensada.
tabagismo.
incisão infraumbilical mediana prévia.
obesidade mórbida.
dermolipectomia abdominal prévia.
Um paciente de 25 anos foi vítima de trauma grave, necessitando intubação e cuidados intensivos durante 21 dias. Evoluiu com úlcera sacral de 3x5 cm e, no momento, apresenta previsão de alta hospitalar, sem sequela motora ou neurológica. Diante de tal quadro clínico, qual conduta é a menos apropriada para a cobertura da úlcera existente?
Fechamento por segunda intenção.
Excisão e fechamento primário.
Retalho fáscio-cutâneo.
Retalho músculo-cutâneo do músculo glúteo máximo.
Retalho cutâneo.
Mulher de 50 kg pode receber, como dose máxima e segura, lidocaína a 1% com adrenalina a 1:100.000, em centímetros cúbicos,
35
25
105
115
65
São indicações para intubação endotraqueal precoce em pacientes com queimadura da via aérea superior, exceto:
Eritema da orofaringe sob visualização direta.
Alteração na voz, com rouquidão ou tosse.
Estridor, taquipneia ou dispneia
Particulas carbonáceas na face do paciente, após uma queimadura em espaco fechado.
Queimadura elétrica de terceiro grau na face.
Sobre o retalho TRAM microcirúrgico, assinale a alternativa correta.
Tem maior eficiência vascular que o pediculado, pois é nutrido pela artéria epigástrica superior.
Tem maior modelagem na nova mama, pois pode ser reposicionado livremente na parede torácica.
Em uma reconstrução tardia, geralmente se utilizam como vaso receptor os vasos toracodorsais, pela maior facilidade da região axilar já dissecada em cirurgia prévia.
Tem maior agressão à parede abdominal devido ao maior tempo cirúrgico e manipulação local.
Em reconstruções bilaterais pósmastectomias, o tempo cirúrgico não se torna fator limitante.
Considere um paciente de 57 anos de idade portador de carcinoma metastático na extremidade proximal da tíbia direita com aspecto radiográfico lítico e acometimento maior que 2/3. Apresenta ainda dor de forte intensidade com limitação das atividades diárias. Segundo o sistema de pontuação para avaliação de fraturas patológicas de Mirels, a pontuação desse paciente é
12.
11.
10.
9.
8.
O candidato ideal para osteotomia do joelho é o indivíduo
magro e ativo na quinta ou sexta década de vida.
magro e sedentário na terceira ou quarta década de vida.
obeso e ativo na quinta ou sexta década de vida.
obeso e sedentário na terceira ou quarta década de vida.
obeso e sedentário portador de artrite inflamatória.
Em paciente com uma ferida aberta, qual é a célula que apresenta a função principal no fenômeno de contração?
Miofibroblasto.
Condrócito.
Neutrófilo.
Plasmócito.
Macrófago.
Considerando a microperfusão tecidual, qual das seguintes substâncias está relacionada à vasodilatação?
Bradicinina.
Angiotensina II.
Endotelina I.
Espécies reativas de oxigênio.
Adrenalina.
Sobre grandes queimados e sua fisiopatologia, assinale a alternativa correta.
O choque instituído por queimadura é totalmente revertido por reposição volêmica.
Aumento na resistência vascular pulmonar e sistêmica, além de diminuição do débito cardíaco, são alterações decorrentes do choque.
Há um extravasamento capilar nas regiões danificadas pela lesão térmica, sendo tal processo poupado nas áreas corporais em que não houve lesão.
Laboratorialmente, na fase aguda, ocorre uma diminuição dos níveis de hematócrito.
Cortisol, insulina e ACTH encontram-se aumentados na fase aguda de uma queimadura.
Pacientes com a sequência de Pierre Robin apresentam qual tríade clínica clássica?
Hipertelorismo, retrognatia, fissura palatina.
Glossoptose, hipertelorismo, comunicação interventricular
Retrognatismo, obstrução das vias aéreas, glossoptose.
Fissura palatina, enoftalmia, glossoptose.
Enoftalmia, hipertelorismo, retrognatia.
Em paciente submetido à zetaplastia com dois retalhos de comprimentos iguais e com ângulos de borda laterais de 75 graus, haverá um ganho teórico de comprimento da sua borda central de
25%.
50%.
75%.
100%.
125%.
Quanto à osteonecrose do joelho, é correto afirmar que
é mais frequente em mulheres.
geralmente afeta indivíduos abaixo dos 60 anos de idade.
o estágio III descrito por Koshino é caracterizado por degenerativo com pinçamento articular e esclerose.
o tratamento conservador é bem indicado em pacientes sintomáticos e em estágios avançados.
a cintilografia é totalmente inespecífica e não mostra captação aumentada no osso subcondral.
Quais são os retalhos musculares tipo II na classificação de Mathes e Nahai?
Tensor da fáscia lata e gastrocnêmio.
Sóleo e grácil.
Glúteo Máximo e peitoral menor.
Sartório e tibial anterior.
Grande dorsal e peitoral maior.
Durante a expansão tecidual realizada por expansores, qual dos seguintes tecidos apresenta um maior aumento de espessura?
Derme.
Tecido muscular.
Tecido ósseo.
Tecido celular subcutâneo.
Epiderme.
Em relação aos expansores, assinale a alternativa correta.
Válvulas devem ser alocadas em regiões corporais que não sofram pressões diretas conforme o paciente altere a sua posição.
Com o objetivo de diminuir a incidência de hematoma e seroma, deve-se iniciar a primeira expansão três semanas após a colocação do dispositivo.
O prazo limite para o uso de um expansor tecidual, independentemente da topografia, é de 3 meses.
Exposição precoce é melhor tratada através do uso de antibioticoterapia e curativos tipo compressivos.
Diferentes tolerâncias álgicas não alteram o volume infundido.
Sobre grandes queimados, assinale a alternativa correta.
As úlceras gastrointestinais do grande queimado são potencializadas pela isquemia da mucosa e podem ocorrer após 24h da queimadura.
Endoscopia de um paciente com mais de 40% de área corporal queimada pode revelar um grande número de lesões, denominadas úlceras de Cushing.
Desde o início, uma queimadura deve ser considerada como infectada, sendo prescrito antibiótico.
Uma lesão inalatória não ocorre sem queimadura de face.
A intoxicação por monóxido de carbono, com níveis de carboxi-hemoglobina até 30%, não apresenta ainda início de sintomatologia.
O Suprimento arterial da mama principal se dá através de ramos de três vasos que são:
artéria epigástrica superior, artéria torácica lateral e artéria torácica interna.
artéria torácica superior, artéria torácica lateral e artérias intercostais.
artéria epigástrica superior, artérias intercostais e artéria torácica superior.
artéria torácica lateral, artéria mamária interna e artéria tóraco-acromial.
artéria torácica interna, artéria torácica lateral e artérias intercostais.
Em relação às ginecomastias, levando-se em consideração a classificação de Simon, assinale a alternativa INCORRETA:
O tipo IV corresponde à pseudoginecomastia.
Os tipos I e IIA são mais comuns na adolescência e geralmente involuem espontaneamente.
O tipo I é o mais comum.
Os tipos IIB e III geralmente correspondem a ginecomastias de longa duração ou quando há grande redução ponderal.
As osteotomias são cirurgias com bons resultados na correção de deformidades maxilares. Uma delas é a osteotomia quadrangular, sobre a qual é correto afirmar que
realiza-se de forma semelhante à osteotomia à Le Fort I, porém a linha de osteotomia vai até o primeiro e o segundo pré-molares, descendo verticalmente, e segue de modo transversal.
começa na junção dos ossos nasais com o frontal, simetricamente em ambos os lados, percorre as paredes médias da órbita e se encerra nos processos pterigoideos.
inicia-se no seio piriforme, atinge o bordo orbitário e desce até os processos pterigoideos, de modo que o avanço de parte do zigoma não modifica a projeção nasal.
é feita de forma transversal, das bordas do seio piriforme até a junção dos processos pterigoideos, por meio de uma abordagem intraoral associada à enxertia anterior nasal.