

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Quando indicado o tratamento alternativo para o tratamento da hanseníase por efeito adverso à dapsona, a duração do tratamento é de
12 meses para paucibacilar e 12 meses para multibacilar.
6 meses para paucibacilar e 12 meses para multibacilar.
12 meses para paucibacilar e 24 meses para multibacilar.
12 meses para paucibacilar e 18 meses para multibacilar.
Na avaliação clinica de um paciente com suspeita de histiocitose de células de Langerhans, o principal sinal a ser investigado é:
Presença de pápulas e nódulos avermelhados, acometendo principalmente a cabeça e o pescoço.
Surgimento de lesões eritêmato-escamosas, simulando a apresentação de psoríase gutata.
Aparecimento de bolhas e erosões na pele, com eventuais cicatrizes residuais.
Identificação de placas infiltradas e acinzentadas, com aspecto característico de "papel amassado".
Observação de lesões papulosas e pruriginosas, localizadas predominantemente no tronco.
Analise as afirmativas a seguir:
I. Os tumores de pele da mão correspondem ao câncer primário mais comum dessa região. Os tumores de pele são divididos em benignos e malignos.
II. As lesões benignas mais comuns da mão são: carcinoma espinocelular, carcinoma basocelular e melanoma.
III. As lesões malignas se apresentam como lesões dolorosas em áreas de exposição solar, como no dorso da mão e em suas extremidades.
Marque a alternativa CORRETA:
Todas as afirmativas estão corretas.
Nenhuma afirmativa está correta.
Apenas uma afirmativa está correta.
Apenas duas afirmativas estão corretas.
Analise as afirmativas a seguir:
I. Fogo selvagem (FS), também conhecido como pênfigo foliáceo endêmico (PFE), é doença bolhosa autoimune da pele, endêmica no Brasil. Caracteriza-se, histologicamente, pela formação de bolhas intraepidérmicas com acantólise.
II. Imunofluorescência direta (IFD) da pele perilesional de pacientes com FS não mostra depósitos de Imunoglobulina G (IgG) e C3 na superfície dos queratinócitos em todos os casos ativos.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Mulher de 37 anos apresenta há 4 anos lesões nas faces anteriores das pernas. Ao exame dermatológico observam-se 2 lesões em placas eritematoamareladas, com presença de atrofia central e telangiectasias. O exame histopatológico mostrou áreas de degeneração do colágeno e infiltrado inflamatório linfohistiocitário na derme, com espessamento de paredes vasculares. Baseados nos achados clínico-patológicos qual o diagnóstico dessa paciente e qual a doença que se associa com esta dermatose?
Lúpus pérnio e insuficiência renal.
Síndrome de Sweet e leucemia mieloide aguda.
Granuloma anular e linfoma de Hodgkin.
Necrobiose lipoídica e diabetes mellitus.
Dermatite granulomatosa intersticial e lúpus eritematoso sistêmico.

Internet: Atlas de dermatologia : da semiologia ao diagnóstico /
editores Luna Azulay- Abulafia ... [et al.]. - 3. ed. - Rio de Janeiro : GEN |
Grupo Editorial Nacional S.A. Publicado pelo selo Editora Guanabara
Koogan Ltda., 2020.
Um homem, 40 anos de idade, apresenta perda de cabelo não cicatricial em áreas arredondadas no couro cabeludo, sem outros sintomas sistêmicos. Considerando o caso clínico e a imagem, no que diz respeito ao diagnóstico, assinale a alternativa correta.
Alopecia androgenética
Alopecia areata
Eflúvio telógeno
Pseudopelada de Brocq
Mulher, 53 anos, chega ao pronto atendimento com quadro agudo de erupção cutânea. Exame físico: presença de erupção eritematosa disseminada com crostas orais hemorrágicas e conjuntivite. A paciente permaneceu internada e, após 24 horas, apresenta piora do quadro clínico, com áreas de perda de pele e sinal de Nikolsky positivo.
O medicamento que mais comumente se associa a essa condição é
ciclosporina.
codeína.
contraceptivo hormonal.
propranolol.
alopurinol.
São diagnósticos diferenciais do líquen estriado
líquen plano e nevo verrucoso inflamatório linear.
necrobiose lipoídica e líquen nítido.
pênfigo benigno familiar e queratose liquenoide crônica.
doença enxerto versus hospedeiro crônica e micose fungoide.
hanseníase tuberculoide e hanseníase indeterminada.
Sobre Epidermólise Bolhosa Adquirida (EBA), assinale a alternativa INCORRETA.
A EBA apresenta duas formas clínicas principais: inflamatória e mecanobolhosa. A forma inflamatória é a forma mais frequente.
As células T reguladoras exercem papel protetor para o desenvolvimento de EBA inflamatória.
A lesão tecidual tem início pela deposição de autoanticorpos na junção dermoepidérmica por meio da ligação ao epítopo COLVII.
Amiloidose, Tireoidite, Artrite Reumatoide, Doença de Chron, Fibrose Pulmonar e Timoma possuem associação com EBA.
A técnica do salt-split skin pode ser realizada em área de pele perilesional, revelando fluorescência do lado epidérmico da clivagem.
O exame micológico direto é utilizado para identificar infecções fúngicas cutâneas e outras infecções micóticas superficiais. Sobre a metodologia do exame micológico direto, é correto afirmar que:
A coleta do material para exame micológico direto deve ser realizada com uma lâmina de bisturi, raspando as áreas eritematosas da pele para melhor visualização dos fungos.
O exame micológico direto é sempre realizado com material de unha, uma vez que esse método não é aplicável a lesões de pele ou couro cabeludo.
A solução de hidróxido de potássio (KOH) é frequentemente utilizada para dissolver o tecido epitelial, facilitando a visualização dos fungos no material coletado.
A coloração de Gram é a principal técnica utilizada no exame micológico direto, permitindo a diferenciação precisa entre fungos e bactérias nas amostras coletadas.
Para aumentar a sensibilidade do exame micológico direto, recomenda-se a coleta do material durante o tratamento antifúngico, quando os microrganismos estão em fase ativa.
Uma mulher de 35 anos apresenta atrofia da pele, livedo reticularis e úlceras dolorosas nas pernas há 1 ano. Refere sentir frio nas pernas e dificuldade de cicatrização.
Qual o diagnóstico mais provável?
Lipoatrofia semicircular.
Paniculite nodular esclerosante não supurativa.
Granuloma anular.
Vasculite leucocitoclástica.
Livedo reticularis idiopática.
Sobre o tratamento dos estados reacionais, assinale a afirmativa correta.
Mulheres em idade fértil podem usar talidomida.
O uso de corticoterapia oral é proscrito.
Na reação tipo 1 a escolha é a talidomida.
Na reação tipo 2 associado a orquite deve-se tratar com talidomida e prednisona.
Em relação à ceratose actínica, assinale a afirmativa correta.
A chance de transformação para carcinoma basocelular aumenta com a imunossupressão.
A chance de transformação para carcinoma espinocelular aumenta com a imunossupressão.
Tem alto potencial metastático.
Na calva de longa data não causa os denominados campos de cancerização.
Sobre a dermatite atópica, é INCORRETO afirmar que:
São fatores desencadeantes: temperaturas baixas, pouca umidade, menor exposição à radiação ultravioleta e poluentes.
O S. aureus é a bactéria gram positiva que mais frequentemente causa infecção.
Está associada ao aumento da produção de IL-4 e IL-13.
A deficiência de filagrina protege quanto ao desenvolvimento da doença.
Nos últimos anos, ocorreu aumento no número de casos.
Um paciente de 40 anos com dermatite atópica grave é prescrito ciclosporina. Qual dos seguintes efeitos colaterais é o mais comum e pode ser minimizado com medidas simples?
Hipertensão arterial.
Tremor nas mãos.
Nefrotoxicidade.
Hipercalemia.
Hirsutismo.
Sinal do xale no dorso superior ou ombros, sinal do coldre nas faces laterais das coxas e mãos de mecânico são manifestações cutâneas de
histiocitose de células de Langerhans.
amiloidose.
dermatomiosite.
mastocitose.
lúpus eritematoso sistêmico.
São efeitos adversos da isotretinoína, EXCETO:
Hipertrigliceridemia.
Xerose.
Epistaxe.
Galactorreia.
Dor muscular.
Um homem de 60 anos apresenta manchas vermelhas e dolorosas nas pernas, associadas a palpação de nódulos subcutâneos. Refere febre baixa e perda de peso nos últimos meses.
Qual o diagnóstico mais provável?
Eritema nodoso.
Púrpura de Henoch-Schönlein.
Granulomatose de Wegener.
Doença de Behçet.
Vasculite crioglobulinêmica.
Epitelioma cuniculatum e papilomatose oral florida são variantes de
carcinoma espinocelular.
queratose seborreica.
queilite actínica.
carcinoma basocelular.
carcinoma de células de Merkel.
É possível avaliar pela tricoscopia, EXCETO:
Descamação.
Coloração da pele.
Presença ou não de secreção.
Presença de folículos pilosos vazios.
Presença ou não de infiltrado inflamatório.