Questões de Concurso sobre Medicina Intensiva

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
4.211 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Um paciente idoso, obeso e com insuficiência cardíaca congestiva é submetido a cirurgia de grande porte. Considerando o enunciado, o fator de risco mais relevante para complicações pós-operatórias graves e que deve ser priorizado no manejo intensivo é:


A

Idade avançada, por si só, independentemente de comorbidades associadas.


B

Obesidade isolada, sem considerar repercussões metabólicas ou cardiovasculares.


C

Insuficiência cardíaca congestiva, pela repercussão direta na perfusão tecidual e risco de descompensação hemodinâmica.


D

Tempo cirúrgico prolongado, sem relação com condições clínicas prévias.


E

Presença de cicatrizes cirúrgicas anteriores, sem impacto funcional relevante.

Sobre o uso da saturação venosa central em pacientes com coração univentricular internados em UTI, é correto afirmar que


A

esse uso não possui valor em pacientes com coração univentricular.


B

deve-se manter valores > 70%.


C

apesar da relevância do seu emprego, não há definição de valores a serem atingidos.


D

valores > 50% estão relacionados a melhores desfechos no pós-operatório.


E

a dosagem dessa saturação em pós-operatório não é recomendada.

Mulher, 58 anos, internada em UTI por pneumonia grave, inicia tratamento com antibiótico intravenoso. Após 20 minutos da infusão, evolui com rubor facial, broncoespasmo, hipotensão e taquicardia. Não apresenta urticária nem edema de glote. Qual é o mecanismo fisiopatológico mais provável e a conduta imediata correta?


A

Reação anafilática IgE-mediada – administrar adrenalina intramuscular.


B

Reação anafilactoide por liberação direta de histamina – interromper infusão e tratar suporte.


C

Síndrome do homem vermelho – administrar anti-histamínico oral.


D

Intoxicação medicamentosa dose-dependente – reduzir velocidade da infusão.


E

Reação adversa tardia tipo III – manter antibiótico e observar.

Um homem de 46 anos, sem doenças conhecidas, é trazido pelo resgate após tentar conter um incêndio doméstico. Ao entrar no ambiente fechado para retirar um familiar, permaneceu exposto à chama direta e grande quantidade de fumaça por aproximadamente cinco minutos. Na chegada ao pronto atendimento, está consciente, porém agitado e com queixas de dor intensa no tórax e nos membros superiores. A pele do tórax anterior apresenta áreas extensas com aspecto esbranquiçado e perda de sensibilidade ao toque, intercaladas com regiões de eritema e bolhas rotas. Os antebraços mostram áreas circulares de escurecimento e rigidez, com pulsos radiais palpáveis, porém diminuídos em comparação ao membro inferior. Há fuligem ao redor da boca e no interior das narinas, além de ela apresentar rouquidão desde o momento do acidente. Sinais vitais: PA: 118 x 72 mmHg; FC: 128 bpm; FR: 28 irpm; SpO2: 92% em O₂ por cateter nasal. Ele apresenta respiração ruidosa, com esforço evidente, e relata sensação de “aperto na garganta”. Não há outras lesões traumáticas evidentes. A equipe prepara acesso venoso periférico e mede pressão no compartimento do antebraço, encontrada discretamente elevada, porém sem sinais imediatos de síndrome compartimental instalada. A oximetria de pulso mostra oscilação entre 88% e 92%, sem melhora consistente com aumento do fluxo de oxigênio no cateter.


De acordo com o quadro descrito, qual é a intervenção prioritária nesse momento?


A

Realizar hidratação vigorosa com solução de Ringer Lactato calculada pelo método de Parkland.


B

Proceder à intubação orotraqueal precoce devido ao risco iminente de comprometimento da via aérea.


C

Solicitar gasometria arterial e radiografia de tórax antes de qualquer intervenção.


D

Indicar escarotomia imediata dos antebraços para prevenir síndrome compartimental.


E

Administrar analgesia potente e observar a evolução respiratória por mais 30 minutos.

Um dreno de tórax inserido para o tratamento de hemotórax pós-traumático para de oscilar e apresenta queda abrupta no débito, apesar da persistência de imagem de coleção na radiografia de tórax. Ao avaliar o sistema de drenagem subaquática (selo d’água), o intensivista deve considerar que a ausência de oscilação da coluna líquida durante a respiração indica:


A

Resolução completa do hemotórax.


B

Presença de fístula aérea de alto débito.


C

Obstrução do sistema de drenagem ou colapso do dreno.


D

Expansão pulmonar completa com sínfise pleural.


E

Posicionamento adequado do dreno no espaço pleural.

A portaria do Ministério da Saúde nº 529/2013 instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Assinale a alternativa que apresenta o objetivo principal desse programa.


A

Reduzir o número de leitos de UTI em hospitais de menor porte, concentrando recursos em centros de referência.


B

Padronizar a lista de medicamentos essenciais em todos os hospitais públicos do país.


C

Criar um sistema de notificação de eventos adversos exclusivo para os hospitais públicos e universitários.


D

Definir as responsabilidades éticas do profissional médico.


E

Promover a cultura de segurança e a qualidade dos serviços de saúde no país.

Assinale a alternativa que apresenta a pontuação correta para o componente respiratório no escore SOFA de um paciente em ventilação mecânica invasiva e com relação PaO2/FiO2 (pressão parcial arterial de oxigênio pela fração inspirada de oxigênio) de 150 mmHg.


A

1 ponto.


B

2 pontos.


C

3 pontos.


D

4 pontos.


E

5 pontos.

Paciente de 68 anos, portador de DPOC e imunossuprimido por uso crônico de prednisolona 60 mg/dia, é internado na UTI com síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e teste rápido positivo para Influenza A. O início dos sintomas ocorreu há 72 horas. Qual é a conduta antiviral recomendada?


A

Iniciar terapia com oseltamivir 75 mg 12/12h por 5 dias.


B

Iniciar terapia com zanamivir 10 mg 12/12h por 5 dias.


C

Aguardar resultado do PCR, pois o teste rápido não é suficiente.


D

Iniciar terapia com nirmatrelvir 150 mg mais ritonavir 100 mg 12/12h por 5 dias.


E

Não iniciar antiviral, pois já se passaram 48 horas do início dos sintomas.

A crise tireotóxica é uma emergência endócrina grave, caracterizada pela exacerbação dos sinais e sintomas de tireotoxicose, frequentemente desencadeada por um evento agressor. O tratamento inicial e o manejo hemodinâmico na unidade de terapia intensiva requerem a abordagem de múltiplos sistemas. Tendo isso em vista, assinale a alternativa que apresenta a estratégia terapêutica de escolha para bloquear a síntese e a liberação de hormônios tireoidianos, sendo fundamental no tratamento da crise.


A

Administração de doses elevadas de glicocorticoides (por exemplo, hidrocortisona intravenosa) para estabilizar as membranas.


B

Uso de betabloqueadores de ação não seletiva, como o propranolol.


C

Indução de hipotermia terapêutica.


D

Administração de propiltiouracil (PTU) ou metimazol, seguida pela solução de iodeto.


E

Realização de plasmaférese urgente.

Na avaliação da gravidade de um paciente com pneumonia adquirida na comunidade (PAC) pelo escore CURB-65, qual dos seguintes parâmetros atinge o limiar para pontuação (1 ponto)?


A

Pressão arterial sistólica de 92 mmHg.


B

Pressão arterial diastólica de 65 mmHg.


C

Frequência respiratória de 26 irpm.


D

Idade de 60 anos.


E

Ureia sérica de 55 mg/dl.

Paciente de 25 anos apresenta dispneia, urticária e hipotensão logo após picada de abelha. A conduta imediata é:


A

adrenalina IM.


B

corticoide EV.


C

anti-histamínico oral.


D

soro fisiológico e observação.


E

oxigenoterapia e reavaliação.

Homem de 45 anos é levado pela irma ao pronto atendimento com quadro de confusão mental, ataxia e nistagmo, associado a tremores e crises convulsivas. Em caso de intoxicação por etanol, qual substância deve ser utilizada para profilaxia para encefalopatia de Wernicke?


A

Manitol.


B

Gluconato de cálcio.


C

Sulfato de magnésio.


D

Tiamina.


E

Flumazenil.

Quais são os componentes da Tríade de Beck?


A

Hiperfonese de bulhas, hipotensão e distensão de veias jugulares.


B

Hipofonese de bulhas, hipertensão e distensão de veias jugulares.


C

Hiperfonese de bulhas, hipertensão e distensão de veias jugulares.


D

Hipofonese de bulhas, hipotensão e distensão de veias jugulares.


E

Hiperfonese de bulhas, hipotensão e edema de membros inferiores.

Quais os principais parâmetros utilizados para avaliar a oxigenação?


A

SatO2, Pa02, gradiente alveoloarterial de 02 (gradiente Aa), PcO2.


B

SatO2, Pa02, gradiente alveoloarterial de 02 (gradiente Aa), PaO2/Fi02.


C

Pa02, PEEP, PaO2/FiO2, Рc02.


D

Gradiente alveoloarterial de O2 (gradiente Aa), PEEP, PaO2, SatO2.


E

PaO2/FiO2, gradiente alveoloarterial de 02 (gradiente Aa), PEEP, РcO2.

Paciente com trauma fechado, instável hemodinamicamente, com abdome aparentemente sem sinais de peritonite. Qual exame rápido e portátil tem maior utilidade para orientar conduta emergencial?


A

Raio X de tórax AP.


B

FAST (ultrassom à beira do leito).


C

Tomografia computadorizada com contraste.


D

Ultrassonografia Doppler venosa dos membros inferiores.


E

Ecocardiograma transtorácico programado.

Paciente feminina, 25 anos, sem uso regular de método contraceptivo, chega à emergência com dor intensa em fossa iliaca esquerda e com pequeno sangramento vaginal. Sinais vitais: PA: 90 x 40 mmhg FC: 120 bpm. Teste urinário de gravidez positivo. Ultrassonografia FAST demonstrou grande quantidade de líquido livre em cavidade pélvica. Qual o diagnóstico mais provável?


A

Isquemia mesentérica.


B

Volvo sigmoide.


C

Ruptura esplênica.


D

Gestação ectópica rota.


E

Apendicite.

Emergência hipertensiva é uma situação clínica sintomática em que há elevação acentuada da PA com lesão de órgão-alvo aguda e progressiva. É considerada Emergência hipertensiva a associação com tais situações, EXCETO:


A

eclâmpsia.


B

acidente vascular encefálico.


C

edema agudo de pulmão.


D

síndrome coronariana aguda.


E

cardiomiopatia dilatada.

Em paciente com SDRA moderada, PaO2/FiO2 = 150 mmHg, qual estratégia auxilia na melhora da oxigenação?


A

Reduzir PEEP para <5 cmH20.


B

Aumentar PEEP progressivamente até melhorar a relação PaO2/FiO2.


C

Aumentar volume corrente para 10 mL/kg.


D

Reduzir FiO2 para evitar toxicidade.


E

Hiperinsuflar os pulmões manualmente.

Durante RCP, após 2 minutos de massagem e ventilação, o monitor mostra fibrilação ventricular. O próximo passo ideal seria:


A

aplicar 1 choque e retomar imediatamente compressões.


B

administrar adrenalina antes do choque.


C

fazer 3 choques seguidos.


D

suspender RCP e checar pulso.


E

administrar amiodarona antes do primeiro choque.

Mulher de 30 anos chega à emergência com ferimento poг faca em abdome e sinais de choque. A conduta inicial é:


A

solicitar TC de abdome.


B

repor volume oral e reavaliar.


C

observar por 24h com exames seriados.


D

fazer lavagem peritoneal diagnóstica.


E

realizar FAST e encaminhar para laparotomia se positivo.

   
Gerar simulado