

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Para avaliação da AGB (Área de gordura do braço) são necessárias as seguintes informações
Adequação da circunferência do braço e prega cutânea bicipital.
Área muscular do braço corrigida e prega cutânea bicipital.
Área muscular do braço corrigida e prega cutânea tricipital.
Circunferência do braço e prega cutânea bicipital.
Circunferência do braço e prega cutânea tricipital.
Na classificação do Diagnóstico Nutricional por Compleição Corporal: % de adequação de peso. Onde o peso atual da paciente é 85kg e peso ideal 62kg, qual % de peso encontrado em relação ao ideal e sua classificação?
Em indivíduos dislipidêmicos com risco cardiovascular aumentado, recomenda-se:
Perda de peso de 5 a 10%, consumo de gorduras saturadas não ultrapassando 15% do VET e consumo de açúcar de adição em até 15% do VET.
Perda de peso de 15%, consumo de gorduras saturadas não ultrapassando 7% do VET e consumo de açúcar de adição em até 5% do VET.
Manter peso saudável, consumo de gorduras saturadas não ultrapassando 10% do VET e consumo de açúcar de adição em até 15% do VET.
Perda de peso de 5 a 10%, consumo de gorduras saturadas não ultrapassando 7% do VET e consumo de açúcar de adição não ultrapassando 10% do VET.
Perda de peso de 15%, consumo de gorduras saturadas não ultrapassando 7% do VET e consumo de açúcar de adição não ultrapassando 10% do VET.
Ana acabou de fazer 17 anos e é estudante do IFPE-Campus Barreiros. Durante a avaliação de seu estado nutricional, executada pela nutricionista do campus, foi verificado que Ana pesava 88 kg e que sua altura era de 1,72 m. De acordo com as curvas da Organização Mundial de Saúde (2007), o Escore-z para o índice IMC/idade foi de 2,08.
Se considerarmos apenas a classificação do Escore-z para o índice IMC/idade, o diagnóstico do estado nutricional de Ana é:
obesidade grave.
eutrofia.
obesidade.
sobrepeso.
magreza
Diferentes métodos podem ser utilizados para avaliar o consumo alimentar dos indivíduos. Entretanto, sua validade e reprodutibilidade dependem, em parte, da habilidade do pesquisador e da cooperação do sujeito que está sendo investigado. Sobre os tipos de inquéritos alimentares, suas vantagens e limitações, assinale a alternativa CORRETA.
O recordatório de 24 horas (R24h) pode ser aplicado a indivíduos de diferentes faixas etárias, como também àqueles com baixo nível de escolaridade. Além disso, esse tipo de inquérito alimentar tem a vantagem de não requerer o treinamento do pesquisador (entrevistador).
Tanto o método R24h como o questionário de frequência alimentar (QFA) avaliam a dieta atual e estimam valores absolutos da ingestão de energia e nutrientes amplamente distribuídos no total de alimentos oferecidos ao indivíduo.
O registro alimentar por peso do alimento possibilita maior acurácia e precisão quantitativa dos alimentos, não interfere no padrão alimentar, mas tem como limitação depender da memória do pesquisador (entrevistador).
O registro alimentar é um método em que o indivíduo ou a pessoa responsável registra, em formulários especialmente desenhados, todos os alimentos e as bebidas consumidos em um determinado período, em geral durante 3 a 7 dias, descrevendo tipos de preparações, ingredientes, porção em medidas caseiras e horário das refeições.
A história alimentar ou história dietética consiste em uma ampla entrevista com a finalidade de coletar informações sobre os hábitos alimentares diários do indivíduo, tendo como vantagem o baixo custo e a facilidade de padronização das informações na abordagem coletiva, mas não fornece uma descrição da ingestão atual.
Sobre os vários métodos para conhecimento e avaliação do consumo alimentar, analise os itens abaixo:
I. Inquérito Recordatório de 24 horas (R24h): o mais comum. O indivíduo reporta todo o alimento (sólido e líquido) consumido durante as prévias 24h.
II. Registro de consumo de alimentos (RCA): o indivíduo registra o tipo e a quantidade de alimentos e bebidas ingeridos durante um período de tempo pré-determinado.
III. Questionário de frequência de consumo de alimentos (QFCA): composto por uma lista de alimentos e bebidas, cuja frequência de consumo é perguntada ao indivíduo.
IV. História alimentar ou dietética (HÁ): originalmente criado por Burke, em 1930, com o objetivo de estabelecer a ingestão habitual durante vários meses ou anos, baseando-se em informações coletadas do próprio entrevistado ou de seus pais.
Está(ão) CORRETO(S)
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
Em relação ao uso das circunferências em pacientes obesos hospitalizados, marque a alternativa INCORRETA.
As circunferências do braço, panturrilha e cintura podem ser utilizadas na avaliação inicial do paciente com obesidade grau II e grau III, porém não têm indicação para acompanhamento.
Na obesidade grau III, a técnica para medir a circunferência da cintura pode ser prejudicada pela dificuldade na localização da cintura na hora de aferir.
As circunferências podem ser utilizadas em qualquer grau de obesidade.
Não é necessário equipamento caro e específico para medir circunferência de paciente obeso, a medida requer instrumento simples para uso de forma geral.
Qual alternativa abaixo descreve um dos três componentes do gasto energético total diário de uma pessoa?
Quantidade em volume, de gás carbônico expirado dividido pelo oxigênio consumido.
Quantidade mínima de energia gasta, em 24 horas de repouso, compatível com a vida.
Quantidade de energia gasta em forma de calor, sem informação do alimento oxidado.
Quantidade de consumo individual de oxigênio e a produção de gás carbônico por um período.
A nutricionista do Campus Barreiros fará levantamento do perfil nutricional da clientela atendida. Quais dados precisam ser coletados para a avaliação nutricional de adolescentes segundo a OMS (2007)?
Data de nascimento, peso, circunferência da cintura e altura
Peso, sexo, circunferência da cintura e do quadril.
Data de nascimento, peso, circunferência da cintura e sexo.
Peso, altura, circunferência da cintura e sexo.
Data de nascimento, peso, altura e sexo.
O aumento no nível plasmático de triglicerídios com valores acima de 99 mg/dL é considerado hipertrigliceridemia e pode ser causado pela ingestão excessiva de álcool, carboidratos e gorduras saturadas.
Certo
Errado