Questões de Concurso sobre Dislipidemias

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
217 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

As gorduras são distintas em suas propriedades físicas e químicas. Esse tipo de gordura aumenta o risco de dislipidemias como também de doenças cardíacas. Suas principais fontes são alimentos de origem animal (manteiga, banha, toucinho e carnes e seus derivados, leite e laticínios integrais), embora alguns óleos vegetais sejam ricos nesse tipo de gordura (óleo de coco). Trata-se:


A

da gordura saturada.


B

da gordura insaturada.


C

dos ácidos graxos monoinsaturados.


D

dos ácidos graxos poliinsaturados.

Ricardo, 39 anos, busca acompanhamento médico por conta de algumas manifestações nos olhos e na pele. Ao passar por consulta, o médico observa bolsas pequenas amareladas ao redor dos olhos, características de xantelasma, além de depósito de gordura sob a pele e ao redor das articulações, chamado de xantoma. O médico propõe o tratamento e encaminha o paciente ao nutricionista. Com base nessas informações, qual é o diagnóstico em questão?


A

Marasmo.


B

Hiperlipidemia.


C

Deficiência de tiamina.


D

Deficiência de vitamina A.


E

Kwashiorkor.

De acordo com as recomendações dietéticas, para o tratamento das dislipidemias, a Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda que, para o paciente V.M.T., a meta de perda de peso seja de


A

7%.


B

10%.


C

5 –10%.


D

7 – 15%.

A I Diretriz Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar estabelece algumas recomendações nutricionais para o tratamento da hipercolesterolemia familiar em geral. Assinalar a alternativa que apresenta a recomendação INCORRETA:


A

O alto consumo de fibra solúvel está associado à redução no HDL.


B

O consumo de colesterol alimentar deve ser <300 mg/dia.


C

O consumo de chocolate rico em cacau não está relacionado ao aumento do colesterol.


D

O consumo de ácidos graxos poli-insaturados deve ser <10% do VCT.

Sobre a Dislipidemia leia as alternativas a seguir e responda a correta:


I - Classificam-se os principais fatores de risco (FR) em maiores e menores, e em mutáveis e imutáveis. Diabetes mellitus (DM), hipertensão arterial, tabagismo e dislipidemias são com siderados FR maiores e mutáveis, enquanto a idade, o gênero masculino e a existência de doença cardiovascular prévia ou na família são maiores e imutáveis.

II - Os FR menores e mutáveis incluem obesidade, sedentarismo, fatores psicossociais, hiper- homocisteinemia, hiperfibrinogenemia, aumento de lipoproteína (a) e de proteína C reativa.

III - A Dislipidemia é elevação de colesterol e triglicerídeos no plasma ou a diminuição dos níveis de HDL que contribuem para a aterosclerose.

IV - Dos pontos de vista fisiológico e clínico, os lípides biologicamente mais relevantes são os fosfolípides, o colesterol, os triglicérides (TG) e os ácidos graxos. Os fosfolipídeos formam a estrutura básica das membranas celulares. O colesterol é precursor dos hormônios esteroides, dos ácidos biliares e da vitamina D.


A

Somente a alternativa II correta.


B

Alternativas corretas I e II.


C

Alternativas corretas I e III.


D

Alternativas corretas I, II e III.


E

Todas as alternativas corretas.

De acordo com a classificação laboratorial, as dislipidemias podem ser identificadas pelo perfil lipídico, possibilitando aos profissionais da saúde estabelecer critérios para o tratamento e prevenção de Doença Cardiovascular (DCV). Marque a alternativa incorreta:


A

Na Hipertrigliceridemia observa-se apenas aumento de triacilgliceróis no perfil lipídico.


B

Na hipercolesterolemia observa-se apenas aumento do colesterol total no perfil lipídico.


C

Na hipercolesterolemia observa-se aumento do colesterol total e do LDL-c no perfil lipídico.


D

Na hiperlipidemia mista observa-se no perfil lipídico um aumento de triacilgliceróis, aumento de colesterol total, aumento de LDL-c, e uma diminuição do HDL-c.


E

Nenhuma alternativa está incorreta.

Sobre os fatores dietéticos que afetam a dislipidemia, analise as seguintes afirmativas:


I. Ácidos graxos saturados elevamos níveis de colesterol e LDL.

II.O ômega 3 é um ácido graxo poli-insaturado e contribui para redução de triglicerídeo.

III.Sardinha e cavala são fontes de ácido láurico, ótimos cardioprotetores.


Assinale a alternativa correta:


A

F,V,F.


B

F,F,V.


C

V,V,V.


D

F,F,F.


E

V,V,F.

A Hipercolesterolemia Famíliar (HF) é considerada um problema de saúde pública, devido à sua alta prevalência (em torno de 1:200 a 1:300 indivíduos da população geral) e à sua associação com Doença Arterial Coronariana (DAC) precoce, com redução da expectativa de vida observada em várias famílias. Além disso, cerca de 200.000 pessoas no mundo vão a óbito a cada ano por ataques cardíacos precoces devido à doença, os quais poderiam ser evitados com tratamentos apropriados. Quando o diagnóstico é feito e o tratamento é instituído, pode-se modificar a história natural da doença aterosclerótica. Sobre tal condição e as recomendações nutricionais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) HF é uma doença genética do metabolismo das lipoproteínas cujo modo de herança é autossômico codominante e que se caracteriza por níveis muito elevados do colesterol da lipoproteína de baixa densidade, e pela presença de sinais clínicos característicos como xantomas tendíneos e risco aumentado de doença arterial coronariana prematura.

( ) Alimentos como óleo de palma, óleo de coco, bacon, biscoitos, produtos de panificação ricos em gordura e produtos lácteos integrais devem ser consumidos ocasionalmente e em quantidades mínimas por indivíduos com HF.

( ) Os pacientes com dislipidemia familiar apresentam concentrações elevadas do LDL-c; quando apresenta-se na faixa muito alta colocam o paciente em risco de pancreatite.

( ) O colesterol alimentar apresenta maior ação hipercolesterolêmica quando comparado aos ácidos graxos saturados, razão pela qual a Diretriz Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar recomenda exclusão de alimentos fontes de colesterol na dieta destes indivíduos.


A sequência está correta em


A

V, V, F, F.


B

V, F, V, F.


C

V, F, F, V.


D

F, F, V, V.


E

F, V, V, F.

Sobre a definição de dislipidemia leia as alternativas a seguir e responda a correta:


I - Hipercolesterolemia isolada: aumento de colesterol com lipoproteínas de baixa densidade (LDL-c), maior ou igual a 160mg/Dl.

II - Hipertrigliceridemia isolada: aumento de triglicérides(TG), maior ou igual a 150mg/dL ou 175mg/dL (em caso de não estar de jejum).

III - Colesterol com lipoproteínas de alta densidade (HDL-c) baixo: diminuição de HDLc, sendo em homens menor que 40mg/dL e em mulheres menor que 50mg/dL, de forma issolada, ou junto com aumento de TG ou LDL-c.

IV - Hiperlipidemia mista: aumento de LDL-c e de TG. Lembrando que se TG maior que 400mg/dL, o cálculo de LDL-c perde o parâmetro pela fórmula de Friedewald, e,para iisso,deve-se considerar o colesterol não HDL-c maior ou igual a 190 para classificar como mista.


A

Todas as alternativas incorretas.


B

Todas as alternativas corretas.


C

Alternativas corretas I e IV.


D

Alternativas corretas I, II e III.


E

Alternativas corretas II, III e IV.

A relação entre dislipidemias, doenças cardiovasculares e hábitos alimentares inadequados está bem documentada. Sobre a abordagem nutricional nas dislipidemias, é correto afirmar:


A

Na hipertrigliceridemia é importante orientar que o paciente reduza o consumo de carboidratos simples.


B

O óleo de coco (ácido láurico) deve ser utilizado como fonte de gorduras devido sua capacidade de melhora dos níveis de HDL.


C

Apesar de amplamente divulgada, a ingestão de fitosteróis 2 a 3g/dia demonstra efeito modesto na hipercolesterolemia.


D

É recomendado reduzir a ingesta de carboidratos a percentual menor que 40% do total de calorias para melhora do perfil aterogênico.

As dislipidemias referem-se a valores anormais dos lipídeos presentes no sangue, avaliados pelo perfil lipídico. De acordo com a classificação laboratorial das dislipidemias, assinale a alternativa que NÃO condiz com o diagnóstico de dislipidemia:


A

Aumento do HDL e diminuição do LDL.


B

Aumento do colesterol total e LDL no perfil lipídico.


C

Aumento de triacilgliceróis no perfil lipídico.


D

Aumento de triacilgliceróis no perfil lipídico, aumento do colesterol total e LDL no perfil lipídico, e diminuição de HDL.

A hipertrigliceridemia primária grave é caracterizada por aumento da


A

enzima lipoproteína lipase.


B

secreção de fosfofrutoquinase.


C

concentração plasmática de quilomícrons.


D

ipólise hepática.

As dislipidemias constituem-se em fatores de risco para a Doença Arterial Coronariana e podem ser classificadas em níveis elevados de lipoproteínas (hiperlipidemias) e em níveis plasmáticos de lipoproteínas baixos (hipolipidemias). Nos últimos anos, o padrão alimentar e o estilo de vida saudável ganharam evidência em estudos epidemiológicos observacionais e de intervenção com desfechos importantes para esta condição. A respeito da terapia nutricional, avalie as sentenças abaixo e assinale a alternativa CORRETA:


I - As diretrizes nutricionais que preconizam dieta isenta de ácidos graxos trans, o consumo de < 10% do valor calórico total de ácidos graxos saturados para indivíduos saudáveis e < 7% do valor calórico total para aqueles que apresentarem risco cardiovascular aumentado.

II - O padrão alimentar deve ser resgatado por meio do incentivo à alimentação saudável, juntamente da orientação sobre a seleção dos alimentos, o modo de preparo, a quantidade e as possíveis substituições alimentares, por um período restrito, até atingir os objetivos terapêuticos, não necessitando de mudança do estilo de vida.

III - A substituição na dieta de ácidos graxos saturados por carboidratos pode elevar o risco de eventos cardiovasculares, sendo que, a substituição de ácidos graxos saturados e carboidratos na alimentação por ácidos graxos poli-insaturados está associada ao baixo risco cardiovascular.


A

I


B

I e II


C

I e III


D

II e III

Ano: 2022
Prova: FEPESE - CINCATARINA - Analista - Área: Nutricionista - 2022

Analise as afirmativas abaixo de acordo com a Atualização da Diretriz Brasileira e Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose (2017).


1. A suplementação de multivitamínicos que incluem em sua composição zinco, vitamina C, vitamina D e vitamina E é recomendada para a prevenção primária das dislipidemias.

2. A suplementação com EPA e DHA (2 a 4 g) deve ser recomendada para hipertrigliceridemia grave (≥ 500 mg/dL) na vigência do risco de pancreatite, refratária a medidas não farmacológicas e tratamento medicamentoso.

3. O consumo ≥ 2 porções de peixes ricos em EPA e DHA por semana está associado à redução do risco cardiovascular entre indivíduos em prevenção primária e secundária.

4. Dietas hipolipídicas (< 25% do VET) devem ser prescritas para indivíduos com LDL-colesterol acima da meta.

5. Para indivíduos com triglicerídeo elevado (200-499mg/dL), a recomendação dietética de gordura saturada é de valores inferiores a 5% do VET.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

São corretas apenas as afirmativas 2 e 5.


B

São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.


C

São corretas apenas as afirmativas 3 e 5.


D

São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.


E

São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

Leia o texto a seguir e preencha corretamente as lacunas.


As dislipidemias têm sido objeto de estudo contínuo por causa de sua forte correlação com a manifestação de doenças cardiovasculares. Dessa forma, o percentual de ácidos graxos recomendados em relação às calorias totais da dieta para indivíduos dislipidêmicos é: saturados: ____, poli-insaturados: ____ e monoinsaturados: ____.


A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é


A

10 / 10 / 10


B

10 / 10 / 20


C

10 / 15 /20


D

7 / 10 / 10


E

7 / 10 / 20

Sobre o manejo nutricional bem como o tratamento para pacientes com dislipidemias, é correto afirmar que


A

a LDL é uma lipoproteína que realiza o transporte das proteínas de origem endógena.


B

o consumo de fibras solúveis contribui para a elevação do colesterol total.


C

os valores de colesterol dietético, nos planos alimentares de pacientes que possuem hipercolesterolemia, não devem ultrapassar 400 mg/dia.


D

uma das orientações nutricionais para o paciente com hipertrigliceridemia deve ser em relação ao tipo de carboidrato consumido bem como à ingestão de bebida alcoólica.

Sobre as medidas de controle para tratamento da Hipertrigliceridemia, assinale a alternativa correta:


A

A concentração plasmática de triglicerídeos é muito sensível a variações do peso corporal e a alterações na composição da dieta, particularmente quanto à qualidade e à quantidade de carboidratos e proteínas.


B

A terapia nutricional indicada para a hipertrigliceridemia primária grave, caracterizada pelo aumento da concentração plasmática de quilomícrons, baseia-se na redução importante da gordura na dieta, que deve atingir, no máximo, 10% do valor calórico total.


C

Na hipertrigliceridemia primária moderada, recomendam-se aproximadamente 20 a 30% das calorias na forma de gorduras e controle da ingestão de açúcares.


D

Na hipertrigliceridemia de causa secundária, observada na obesidade e no diabetes, mantêm-se o controle de gorduras (25 a 35% das calorias) e a adequação no consumo de carboidratos, com ênfase na restrição de gorduras.


E

Nenhuma das alternativas está correta.

Sobre as recomendações dietéticas para o tratamento de dislipidemia, marque a alternativa falsa:


A

Consumir 25 gramas de fibra, sendo 6 gramas de solúvel (ex : psyllium).


B

Consumir flavonoides, presentes em frutas avermelhas por exemplo, como coadjuvante.


C

Perder 5 a 10% do peso corporal em caso de triglicerídeo elevado.


D

Não ultrapassar 10% de gordura do valor calórico total diário.


E

Excluir gordura trans da dieta.

Em relação ao tratamento não medicamentoso das dislipidemias segundo a “Atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose” (2017), assinale a alternativa correta.


A

No tratamento da hipertrigliceridemia, recomenda-se a substituição parcial de ácidos graxos saturados por ácidos graxos mono e poli-insaturados.


B

Em pacientes com hipercolesterolemia, recomenda-se a oferta de fibras insolúveis ricas em betaglucanas encontradas principalmente no farelo de aveia.


C

Em pacientes com LDL-c dentro da meta e sem comorbidades, recomenda-se a oferta de 25 gramas de fibras, sendo a maior parte em fibras solúveis.


D

Para pacientes com colesterol sérico elevado, recomenda-se adotar como ponto de corte o consumo máximo de 300 miligramas de colesterol por dia.


E

Os fitoesteróis, quando administrados sob a forma de suplementos em cápsula, são mais eficazes na redução do colesterol que os fitoesteróis incorporados a alimentos.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado