

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Segundo a revisão sistemática da produção científica realizada por França e Carvalho (2017) sobre as intervenções de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com indivíduos adultos no campo da Atenção Primária à Saúde no Brasil, no período de 2006 a 2016, é incorreto afirmar:
A EAN protagoniza um importante eixo na promoção de hábitos alimentares saudáveis, sendo uma estratégia indispensável dentro das políticas públicas em alimentação e nutrição.
A partir da década de 1960, surgiram pesquisas relacionadas com a saúde que apontavam a influência dos hábitos alimentares como causas para o aumento das doenças crônicas não transmissíveis.
Muitos dos estudos encontrados pelas autoras relacionam suas ações de EAN com grupos já atingidos com alguma doença crônica não transmissível, que são o grande público atendido na atenção primária à saúde.
Na década de 1970, a partir de um redirecionamento das políticas de alimentação e nutrição, a renda foi considerada a principal dificuldade em se obter uma alimentação saudável, e não mais a educação.
A deficiência de ferro é a principal causa da anemia em crianças, sendo que a deficiência de outros micronutrientes prejudica o metabolismo do ferro. Qual a estratégia de administração dos micronutrientes que compõem a suplementação do NutriSUS?
Adição de xarope de vitaminas e minerais em sucos oferecidos para as crianças do público alvo.
Adição de uma mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições oferecidas para as crianças do público alvo.
Adição de uma mistura de vitaminas e minerais em pó durante o processo de cocção dos alimentos oferecidos para as crianças do público alvo.
Adição de um xarope de vitaminas e minerais na fórmula láctea oferecida para as crianças do público-alvo.
O acompanhamento sistemático do crescimento e do desenvolvimento infantil é de grande importância, pois corresponde ao monitoramento das condições de saúde e nutrição da criança assistida (ORIENTAÇÕES PARA A COLETA E ANÁLISE DE DADOS ANTROPOMÉTRICOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE - SISVAN, 2011).
Com base nos parâmetros preconizados pela vigilância nutricional de crianças, avalie as afirmativas abaixo:
I- Uma criança com a classificação de peso elevado para a idade pode ter problemas de crescimento; o melhor índice para essa avaliação é o IMC-para-idade (ou o peso-para-estatura).
II- Uma criança a termo, que nasceu com peso menor que 1.500 gramas, tem seu estado nutricional classificado como baixo peso ao nascer (BPN).
III- Peso-para-idade (P/I) é o índice antropométrico mais recomendado para a avaliação do excesso de peso entre crianças.
IV- Estatura-para-idade (E/I) é o índice que melhor indica o efeito cumulativo de situações adversas sobre o crescimento da criança.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e III.
II, III e IV.
I e IV.
II e IV.
I, II e III.
É uma das dimensões da Segurança Alimentar e Nutricional:
Redução da Escassez de Alimentos.
Acesso Físico e Econômico ao Alimento.
Mudança do Comportamento Alimentar.
Rotulagem Nutricional de Alimentos.