

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Sobre as diretrizes da atual Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), assinale a alternativa correta.
A diretriz “Pesquisa, Inovação e Conhecimento em Alimentação e Nutrição” ressalta a importância dos sistemas de informação de saúde, como o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), e das pesquisas periódicas de base populacional para o conhecimento do perfil alimentar e nutricional da população.
A diretriz “Cooperação e articulação para a Segurança Alimentar e Nutricional” estabelece articulação entre o Sistema Único de Saúde e as indústrias para produção de alimentos ultraprocessados com teores reduzidos de açúcar, gordura trans e sódio, estimulando a produção de alimentos de qualidade, o que contribui para a segurança alimentar e nutricional.
A “Vigilância Alimentar e Nutricional” na Atenção Básica deve ser realizada, principalmente, pelos Conselhos de Saúde, pois estes são responsáveis pelo controle social e fiscalização no SUS.
A diretriz “Qualificação da força de trabalho” estabelece que capacitações voltadas para a vigilância e atenção nutricional devem ser realizadas anualmente.
A diretriz “Garantia da segurança e da qualidade dos alimentos e da prestação de serviços neste contexto” reforça que as ações de vigilância sanitária devem receber atenção especial na busca da garantia da segurança e da qualidade dos produtos.
Leia o texto a seguir.
A completar-se dez anos de publicação da PNAN, deuse início ao processo de atualização e aprimoramento das suas bases e diretrizes, de forma a consolidar-se como uma referência para os novos desafios a serem enfrentados no campo da Alimentação e Nutrição no Sistema Único de Saúde.
.BRASIL; MINISTÉRIO DA SAÚDE; SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE; DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: http://dab.saude.gov.br/portaldab/pnan.php. Acesso em: 05 dez. 2017.
Sobre a atualização da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), assinale a alternativa correta.
A nova edição da PNAN apresenta como propósito a garantia da qualidade dos alimentos colocados para consumo no País.
Mudanças no quadro social, epidemiológico e de perfil alimentar estão entre os fatores que impulsionaram a atualização da PNAN.
Dentre as cinco diretrizes inseridas na PNAN, pode-se destacar a “garantia da segurança e da qualidade dos alimentos e da prestação de serviços neste contexto”.
Devido aos novos princípios e diretrizes da PNAN, o nutricionista passou a compor a Equipe de Saúde da Família na Atenção Básica.
A nova PNAN abrange o escopo da atenção nutricional no Sistema Único de Saúde, contudo não considera a atuação do nutricionista na Rede Atenção à Saúde (RAS), pois a RAS foi instituída em 2013, após a atualização da PNAN.
No ano de 2016, a comitiva coordenada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) visitou as comunidades indígenas das etnias Guarani Ñandeva e Guarani Kaiowá no Cone Sul do Mato Grosso do Sul. Baseado no principal objetivo do Relatório “Tekoha” e das conclusões e dos posicionamentos dos conselheiros da sociedade civil do CONSEA que participaram da comitiva, assinale a alternativa correta.
Trata-se de um relatório apenas para os povos Guarani e Kaiowá visitados pela comitiva do CONSEA em quatro municípios do Cone Sul do Mato Grosso do Sul.
Com relação à garantia constitucional dos direitos territoriais dos povos indígenas, prevista no artigo 231 da Constituição Federal/1988, o relatório cita que os juízes da comarca do município de Dourados consideram os direitos territoriais indígenas garantidos, sobretudo por se tratar de uma região com agricultores de grande porte.
O relatório retrata que no município de Dourados existe alta incidência de alcoolismo e dependência de drogas, falta de água potável e não oferecimento desta de forma permanente, mas que não existe fome nem falta de espaço para se plantar nas aldeias Bororó e Jaguapiru.
Os municípios visitados pelo CONSEA foram Rio Brilhante, Antônio João, Caarapó e Amambai, e todos tinham em comum a violação a direitos humanos, tais como o acesso a alimentos, direito a terra/território, saúde e acesso à água.
A metodologia de elaboração do relatório do CONSEA orienta-se pela narrativa da perspectiva dos indígenas das etnias Guarani e Kaiowá e pela descrição da realidade a partir do seu universo simbólico, contextos socioeconômico e cultural, de direitos humanos e garantias constitucionais.
Leia o que segue.
A realização do Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição Indígena (daqui para frente referido simplesmente como Inquérito Nacional) constitui um importante marco da saúde coletiva brasileira por ser a primeira iniciativa do gênero que almejou uma amostra representativa da população indígena no país.
COIMBRA Jr. Saúde e povos indígenas no Brasil: reflexões a partir do I Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição Indígena. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 30(4):855-859, abr, 2014.
Fundamentando-se no texto-base, naquilo que concerne ao Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição Indígena, assinale a alternativa correta.
Embora o Inquérito Nacional tenha sido elaborado com algumas décadas de atraso se comparado com os estudos envolvendo a população não indígena, pode-se dizer que atualmente essa diferença na atenção à saúde e nutrição indígena já está em nível de igualdade entre a população indígena e não indígena.
“Ser indígena no país implica maior chance de não completar o primeiro ano de vida”. Tal afirmação corrobora os dados do Inquérito Nacional que dizem que a taxa de anemia da criança indígena ultrapassa os 50% no território nacional.
O Inquérito Nacional analisou que, nas quatro macrorregiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste), não houve diferença expressiva entre os domicílios indígenas e não indígenas nos aspectos referentes à condição de saneamento.
Apesar das dificuldades enfrentadas pela população indígena no que diz respeito a uma condição de saneamento adequada, o acesso à água em boas condições de uso está disponível em mais de 70% dos domicílios indígenas.
O Inquérito Nacional revela que em relação à desnutrição crônica em crianças indígenas a prevalência de déficit de crescimento foi de 11,0%, ou seja, o dobro do encontrado nos dados nacionais entre não indígenas, a exemplo da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher (PNDS2006), que foi de 5,5%.
A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é um direito humano definido pela Lei Orgânica de SAN – LOSAN nº 11.346, de 15 de setembro de 2006. É um termo amplo e deve ser trabalhado e assegurado pelas três esferas de governo (federal, estadual e municipal), sempre de forma interdisciplinar, tendo como base causas multifatoriais. De acordo com os termos previstos na LOSAN, assinale a alternativa correta para a definição de SAN.
É o direito ao acesso regular a alimentos microbiologicamente seguros para toda a população brasileira.
É o direito ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, livres de produtos químicos.
É o direito ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente.
É o direito a todos os seres humanos a comerem comida de verdade, no campo ou na cidade.
É o direito a todos os povos tradicionais de terem uma alimentação equilibrada, em quantidade e qualidade suficientes.