Questões de Concurso sobre Etiopatogenia da cárie dental

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
288 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A respeito da natureza multifatorial da cárie dental, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A presença de comunidades microbianas na superfície dentária é um pré́-requisito para o desenvolvimento de lesões cariosas.

( ) Os dentes podem estar cobertos pelo biofilme sem apresentar sinais visíveis de cárie.

( ) Os microrganismos colonizam diretamente a superfície dentária mineralizada.

( ) O tratamento antimicrobiano, há muito tempo, é uma abordagem totalmente bem sucedida no controle da cárie dentária.


Assinale a sequência correta.


A

V, F, V, V


B

F, F, V, F


C

V, V, F, F


D

F, V, F, V

Sobre as etapas de instalação do processo carioso, analise e julgue:


I - No primeiro estágio, denominado ultra – estrutural, ocorre a dissolução dos cristais de hidroxiapatita, e, com o passar do tempo, a diferença nas concentrações de minerais perdidos pelo esmalte, torna-se microscópica.

II - À medida que a opacidade do esmalte aumenta, vai determinando o aparecimento da mancha branca, tornando-se visível clinicamente.

III - O avançar deste processo, pode levar ao aparecimento da cavidade, e a não- intervenção, em algum momento, pode levar à perda do dente.


A

Apenas I e II estão corretas.


B

Apenas II e III estão corretas.


C

Apenas I e III estão corretas.


D

Todas estão corretas.

A cárie dentária é uma doença multifatorial que é responsável pela perda de dentes em muitos pacientes. Sobre sua etiologia, epidemiologia, progressão e tratamento, assinale a assertiva correta:


A

A restauração pode ser definida como um procedimento operatório e um dos mais utilizados na odontologia. Ela está indicada, dentre outros, em lesões de cáries ativas sem cavitação e lesões de cáries inativas


B

Quando o esmalte é exposto ao flúor iônico, ele pode ser captado com a formação de fluoridroxiapatita ou fluoreto de cálcio. Este é formado quando a concentração de flúor na solução banhando o esmalte está acima de 100 ppm, enquanto que aquele é formado com uma concentração menor que 50 ppm, e num ambiente acídico


C

A cavidade bucal de um recém-nascido, via de regra, já tem em atividade os primeiros colonizadores da cavidade bucal: os estreptococos, especialmente o salivarise olaris


D

Para que as bactérias possam ter um papel na cárie, elas devem possuir algumas características específicas, dentre elas, está a produção de polissacarídeos extra e intracelulares. Os extracelulares são compostos armazenadores tipo glicogênio que podem ser usados para produção de energia; enquanto que os intracelulares incluem glicanos e frutanos, ambos contribuindo para a matriz do biofilme


E

O pH crítico do nível de saturação da hidroxiapatita, onde não ocorrerá mais a remineralização é de 7,0

O pH abaixo do qual os fluidos bucais (saliva ou fluido do biofilme) se tornam subsaturados em relação à solubilidade dos minerais dentais, ocorrendo como consequência a dissolução do esmalte/dentina, é chamado de:


A
ph neutro.

B
pH 10.

C
pH alcalino.

D
pH crítico.

E
pH 7.

A lesão cariosa é considerada como manifestação clínica de uma infecção bacteriana. A atividade metabólica das bactérias resulta em um contínuo processo de desmineralização e remineralização do tecido dentário, e o desequilíbrio nesse processo pode causar uma progressão da desmineralização do dente com consequente formação da lesão cariosa. Esse processo é influenciado por muitos fatores determinantes, o que faz da cárie dentária uma doença ________________________________.


Marque a alternativa que preencha a lacuna.


A

Agressiva.


B

Hereditária.


C

Multifatorial.


D

Progressiva.

A cárie dentária é decorrente do _____________________ e da ____________________. Assim, toda vez que açúcar é ingerido, as bactérias presentes na placa (biofilme) dental produzem ácidos que desmineralizam (dissolvem) a estrutura mineral dos dentes durante o tempo que o pH fica __________ (<6,7 para dentina e <5,5 para esmalte).


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.


A

acúmulo de bactérias sobre os dentes – genética que favorece o surgimento da cárie – alto


B

acúmulo de bactérias sobre os dentes – exposição frequente aos açúcares fermentáveis – baixo


C

acúmulo de bactérias sobre os dentes – exposição frequente aos açúcares fermentáveis – alto


D

consumo excessivo de antibiótico – genética que favorece o surgimento da cárie – baixo


E

consumo excessivo de antibiótico – exposição frequente aos açúcares fermentáveis – alto

A cárie é uma doença muito antiga, com pelo menos 500 mil anos de idade, como evidenciam registros esqueléticos. Pode ser definida como um processo dinâmico que ocorre na superfície dentária coberta por biofilme, e se caracteriza pelo desequilíbrio entre esse biofilme e os tecidos duros do dente, resultando, ao longo do tempo, em perda de tecido mineral.

Assinale a alternativa correta sobre a etiologia, o comportamento, o diagnóstico e o prognóstico da doença cárie.


A

A perda mineral dos tecidos dentários (esmalte, dentina ou cemento) é causada por ácidos, especialmente o ácido ascórbico, produzidos pela fermentação bacteriana dos carboidratos da dieta, geralmente a sacarose.


B

A queda do pH resultante da ação desses ácidos ocasiona a dissolução do tecido dentário através do transporte de íons cálcio, fosfato, hidroxila e oxigênio, para o meio bucal, caracterizando o fenômeno da desmineralização.


C

A lesão de cárie é apenas o sinal clinicamente detectável da doença cárie, que teve início bem antes da detecção clínica da lesão cariosa.


D

As características clínicas da lesão cariosa revelam se a doença está ocorrendo no momento presente (lesões inativas) ou se são sequelas de experiências passadas de doença (lesão ativa).


E

Os sistemas tampões da polpa e do biofilme bacteriano, assim como a presença de flúor no meio bucal, podem promover a reposição mineral, caracterizando o fenômeno da remineralização.

Hoje se tem um melhor entendimento sobre a doença cárie. Analisando as seguintes informações:


I. Bactérias sem açúcar ou açúcar sem placa, por si só, reconhecidamente não levam a cavidades cariosas

II. A quantidade de consumo da sacarose é muito mais relevante na incidência de cárie do que a freqüencia de consumo da mesma

III. Leite e queijo são considerados alimentos altamente cariogênicos, uma vez que reduzem a secreção salivar

IV. A velocidade de progresão das perdas minerais decorrentes do desequilíbrio do processo de remineralização é que determinará o surgimento ou não de cavidades cariosas


Quais são verdadeiras?


A

Apenas I e III


B

Apenas I, II e IV


C

Apenas I e IV


D

Apenas II, III e IV


E

Apenas II e III

A cárie dentária é uma doença infecciosa oportunista, de caráter multifatorial, influenciada pelos carboidratos da dieta e pela ação dos componentes salivares. Ela ocorre principalmente pela interação de três fatores primordiais: hospedeiro, dieta e microbiota. Nesse contexto, é correto afirmar que


A

o biofilme se desenvolve em superfícies onde possa amadurecer e permanecer por longos períodos e, quando removido, as bactérias têm acesso ao substrato, provocando a produção de ácido e a cárie.


B

toda lesão de cárie, independentemente do seu grau de progressão ou do tecido dentário envolvido, é passível de paralisação desde que se restabeleça o reequilíbrio entre os processos de des-remineralização.


C

a cárie é uma doença totalmente incontrolável mesmo quando se interfere nos fatores causais necessários e determinantes para o seu desenvolvimento.


D

a presença ou não de restauração prévia na superfície dentária classifica as cáries em lesão de cárie não cavitada e lesão de cárie cavitada.

Analisando a cárie dentária, é CORRETO afirmar que


A

a hipossalivação não se constitui em fator de risco para o desenvolvimento dessa doença.


B

se deve, exclusivamente, ao deficiente controle mecânico do biofilme dental.


C

os levantamentos epidemiológicos nacionais evidenciam o aumento anual permanente na prevalência dessa doença, na população brasileira.


D

a falta de acesso ao flúor é o único fator responsável pelo desenvolvimento e pela permanência dessa doença.


E

evitar o consumo frequente e exagerado de alimentos açucarados é uma maneira de se evitar essa doença durante a gravidez.

A cárie e a doença periodontal têm alta prevalência na população brasileira, sendo consideradas um problema de saúde pública. O principal agente etiológico é o biofilme dentário. Uma adequada higienização é imprescindível para o controle do bioflime dentário e para prevenir essas doenças.

Analise as seguintes afirmativas sobre o controle do biofilme dentário e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) Diversos recursos são utilizados para o controle caseiro do biofilme dentário, como a escovação dental manual ou elétrica, o uso de fio ou fita dental e o controle químico com antissépticos bucais.

( ) Ao indicar uma da técnica de higiene bucal, o método de escovação dos dentes deve adequar-se às condições do paciente, incluindo habilidade manual e faixa etária.

( ) As escovas dentá rias elé tricas são indicadas para pacientes que apresentam necessidades especiais ou algum tipo de dificuldade de habilidade manual para o uso de escovas convencionais.

( ) Uma correta técnica de higienização com escova de dente e dentifrício fluoretado remove o biofilme dentário de todas as faces dos dentes.


Assinale a sequência correta.


A

V V V F


B

F F V F


C

F F F V


D

V V F V

A cárie dentária é um dos principais agravos em saúde bucal. Sobre esta doença, é correto afirmar, exceto:


A

A alimentação inadequada, com grande consumo de carboidratos, não é um fator relacionado à sua etiologia


B

É causada por ácidos orgânicos provenientes do metabolismo microbiano


C

É considerada uma doença infecto-contagiosa


D

Resulta da perda localizada de minerais dos dentes afetados

O risco de cárie é algo futuro, incerto, que pode ou não ocorrer, segundo LOESCHE apud CORREA. Está relacionado aos fatores que determinam o início de um processo patológico. Conforme MAYER apud CORREA há alguns fatores fundamentais que podem auxiliar o Cirurgião-Dentista na determinação de grupos de risco. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta sobre esses fatores fundamentais.


I. Idade - o paciente jovem tem maior número de dentes recém erupcionados, que possivelmente, ainda não sofreram maturação pós-eruptiva.

II. Presença de doenças e medicamentos que interferem no volume do fluxo salivar - a redução do fluxo salivar predispõe sensivelmente à cárie dentária.

III. Exposição ao flúor – interfere no processo de desmineralização e remineralização.

IV. Histórico de cáries passadas.

V. Dieta do paciente associada à ingestão de frutas.


Estão corretas as afirmativas:


A

I e II, apenas


B

I e III, apenas


C

I, II, III e IV, apenas


D

IV e V, apenas

A cárie dental é uma doença que afeta a saúde bucal.


Sobre a cárie, assinale a alternativa INCORRETA.


A

É considerada a doença bucal de maior importância na infância e na adolescência.


B

A colonização da boca começa no nascimento e altera-se quando surgem nas superfícies dentárias.


C

O tratamento pode ser realizado com a correta escovação dentária.


D

A progressão da lesão cariosa depende da permanência e da frequência da produção de ácidos.

Um paciente de risco à cárie, além do aspecto clínico, pode lançar mão de testes salivares com o propósito de qualificar:


A

Fluxo salivar, cárie primária e cárie secundária.


B

Dentina afetada, infectada e fluxo salivar.


C

Fluxo salivar, capacidade tampão, cárie secundária e dentina infectada.


D

Cárie secundária, primária, ativa e inativa.


E

Fluxo salivar, capacidade tampão, viscosidade e pH.

Marque a alternativa que corresponde ao fator considerado primordial e imprescindível para que ocorra um processo de cárie dentária:


A

Dieta rica em açúcar.


B

Hospedeiro susceptível.


C

Instalação da placa bacteriana.


D

Presença de S. mutans na cavidade bucal.

A cárie é uma doença infecciosa, transmissível e dieta-dependente que acomete ainda grande parte da população brasileira, sendo uma das maiores causas de perda de dentes em adultos. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.


A

A saliva não possui capacidade tampão.


B

A desmineralização do esmalte o torna opaco e esbranquiçado.


C

Alimentos pegajosos são menos cariogênicos, ou seja, têm menor possibilidade de causar cárie.


D

A cárie está relacionada à presença de bactérias anaeróbias, Gram-negativas, aderidas ao dente.

Na avaliação do risco de cárie, um importante componente a ser determinado é o potencial cariogênico da dieta de um paciente. O principal fator para determinar a cariogenicidade de uma dieta é/são


A

a frequência de ingestão de carboidratos.


B

os tipos de carboidrato consumidos.


C

a viscosidade dos alimentos consumidos.


D

a resistência à mastigação oferecida pelos alimentos consumidos.

Considere as seguintes afirmações:

I- O risco em saúde está relacionado com uma série de fatores que determinam ou predispõem o início ou desenvolvimento de um processo patológico.

II- O risco à cárie é determinado apenas através da avaliação da dieta e do exame microbiológico da saliva.

III- A determinação do grupo de risco é realizada através do levantamento e análise dos diferentes fatores que provocam a doença.

IV- O direcionamento do tratamento restaurador e preventivo independe do risco à cárie de um indivíduo.

V- A presença de lesões cariosas em todos os dentes da boca significa que o paciente é de alto risco à cárie dentária.

Baseado nas respostas anteriores, responda:


A

I, III e V estão corretas.


B

I, II e IV estão corretas.


C

I e III estão corretas.


D

todas as alternativas estão corretas.


E

Todas as alternativas estão incorretas.

No início da formação do biofilme, as bactérias têm que se fixar à superfície dental. São chamadas de colonizadoras iniciais. Essas bactérias contêm as adesinas que se ligam

A
à fibronectina.

B
às imunoglobulinas salivares que recobrem o dente.

C
às fosfatases alcalinas.

D
às glicoproteínas salivares que recobrem o dente.
   
Gerar simulado