

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.

Devido ao perfil das séries iniciais ter uma forte conotação de cuidado de crianças, a profissionalização do magistério favoreceu sua associação como
Nas diferentes etapas e modalidades da educação básica, todo ser humano em desenvolvimento necessita ser acolhido e encontrar nos sujeitos responsáveis pela mediação pedagógica uma presença disponível que assegura condições de bem estar e aprendizagem. Tal pressuposto amplia a ideia de prática pedagógica, legitimando a escuta, o acolhimento e a relação próxima e respeitosa aos sujeitos centrais da educação, as crianças e estudantes Para tanto, existem princípios presentes nas Diretrizes Nacionais que orientam a Educação Básica. Aponte a alternativa que aborda um dos principais princípios da educação Infantil.
O educar e o cuidar como indissociáveis e centros da ação pedagógica.
O educar e o praticar como dissociáveis e centros da ação coordenada.
O orientar e o educar como dissociáveis e centros da ação politizada.
O praticar e o educar como indissociáveis e centros da ação pedagógica.
Segundo o PARECER CNE/CEB Nº 12/2013, que estabelece as Diretrizes Nacionais para a operacionalização do ensino de Música na Educação Básica, “a música, como uma forma de expressão humana universal, perpassa diferentes indivíduos, grupos, tempos e espaços. Também é fonte de produção e de socialização de expressões culturais particulares. Desse modo, a presença da música na história da humanidade é uma constante em todas as culturas e em todos os tempos. Não há povo que não tenha música, provavelmente a forma mais antiga de arte (MITHEN,2006).”
Sendo assim, a presença da Música no currículo escolar favorece o funcionamento das capacidades cognitivas, uma vez que ela:
I – Educa a atenção.
II – Promove a interação social.
III – Forma circuitos no cérebro que são base para outras atividades humanas.
IV – Forma conexões que são relacionadas à sintaxe da escrita e da matemática.
V – Cria representações mentais no cérebro e, eventualmente, cria memórias destas representações mentais que podem ser acionadas em aprendizagens várias, inclusive da leitura.
VI – Desenvolve o pensamento geométrico e a aprendizagem de sequências lógicas.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão correta:
I, II, III e V, apenas.
IV e V, apenas.
II, IV e VI, apenas.
I, II, III, IV, V e VI.
De acordo com as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015:
Propor Diretrizes Curriculares para a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, nas quais a concepção de conhecimento é ancorada na episteme, e na empiria, assim como nas disciplinas que a sistematizam, é eleger um conhecimento que desenvolverá o intelecto dos estudantes, da Educação Básica, com vistas ao desenvolvimento:
Das funções mentais superiores.
Espontâneo dos estudantes.
Linear das crianças.
Faselógico dos estudantes.
Da assimilação e acomodação.
Os objetivos da formação básica das crianças, definidos para a Educação Infantil, prolongam-se durante os anos iniciais do Ensino Fundamental, ampliando e intensificando, gradativamente, o processo educativo. Diante desse processo, assinale a alternativa que NÃO corresponde aos objetivos do Ensino Fundamental, de acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4/2010 que define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
Desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
Foco central na alfabetização, ao longo dos três (3) últimos anos.
Compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da economia, da tecnologia, das artes, da cultura e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
Desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
Fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de respeito recíproco em que se assenta a vida social.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, os três anos iniciais do Ensino Fundamental devem assegurar:
I. a alfabetização e o letramento;
II. o desenvolvimento das diversas formas de expressão, incluindo o aprendizado da Língua Portuguesa, a Literatura, a Música e demais artes, a Educação Física, assim como o aprendizado da Matemática, de Ciências, de História e de Geografia;
III. a continuidade da aprendizagem, tendo em conta a complexidade do processo de alfabetização e os prejuízos que a repetência pode causar no Ensino Fundamental como um todo, e, particularmente, na passagem do primeiro para o segundo ano de escolaridade e deste para o terceiro.
Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
No que concerne a organização curricular proposta pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, é INCORRETO afirmar:
A seleção da abordagem didático-pedagógico subsidia a organização da matriz curricular, a definição de eixos temáticos e a constituição de redes de aprendizagem.
A língua portuguesa compõe a base nacional comum do currículo escolar.
A parte diversificada pode ser organizada em temas gerais, na forma de eixos temáticos, selecionados coletivamente pelos sistemas educativos ou pela unidade escolar.
A parte diversificada enriquece e completa a base nacional comum curricular.
Será destinado no mínimo, 40% do total da carga horária anual ao conjunto de programas e projetos interdisciplinares eletivos criados pela escola tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental e médio.
Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica
O trabalho pedagógico na unidade de Educação Infantil, em um mundo em que a reprodução em massa sufoca o olhar das pessoas e apaga singularidades, deve voltar-se para uma sensibilidade que valoriza o ato criador e a construção pelas crianças de respostas singulares, garantindo-lhes a participação em diversificadas experiências.
Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file>. Acesso em: 10 nov. 2017.
O texto faz referência a um princípio fundamental previsto nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil relacionado à dimensão
ética.
política.
estética.
linguística.
étnico-racial.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Currículo é o conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção e a socialização de significados no espaço social e que contribuem, intensamente, para a construção de identidades sociais e culturais dos estudantes.
Sobre as formas para a organização curricular, na Educação Básica a organização do tempo curricular deve:
Ser construída em função das peculiaridades de seu meio e das características próprias dos seus estudantes, não se restringindo às aulas das várias disciplinas.
Incluir no desenvolvimento curricular ambientes físicos, didático-pedagógicos e equipamentos que não se reduzem às salas de aula, incluindo outros espaços da escola e de outras instituições escolares, bem como os socioculturais e esportivo-recreativos do entorno, da cidade e mesmo da região.
Assumir a aprendizagem compreendendo-a como ação coletiva conectada com a vida, com as necessidades, possibilidades e interesses das crianças, dos jovens e dos adultos.
Nenhuma das alternativas.
Assinale a alternativa que NÃO corresponde aos princípios e às finalidades que orientam o Ensino Médio, para adolescentes em idade de 15 a 17, como preparação para a conclusão do processo formativo da Educação Básica.
A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.
A preparação básica para o trabalho, tomado este como princípio educativo, e para a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de enfrentar novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.
Foco central na alfabetização, ao longo dos 3 primeiros anos.
O aprimoramento do estudante como um ser de direitos, pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
A compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos presentes na sociedade contemporânea, relacionando a teoria com a prática.
Cada etapa na Educação Básica é delimitada por sua finalidade, seus princípios, objetivos e diretrizes educacionais, fundamentando-se na inseparabilidade dos conceitos referenciais. Quais são esses conceitos, que são a concepção norteadora do projeto político-pedagógico elaborado e executado pela comunidade educacional?
Fazer e Corrigir.
Cuidar e Educar.
Premiar e Punir.
Educar e Promover.
Delegar e Nortear.
A Matriz Curricular para Educação das relações étnico-raciais na Educação Básica (2016) pode ser compreendida sob os seguintes pontos de vista:
1. Aquele que abrange os conceitos e saberes advindos das dinâmicas de matriz africana e do movimento social negro em especial.
2. Pelo conjunto de políticas e ações, no âmbito da educação, que trata de programas, projetos, currículos, estudos, ensino e formação a partir de conteúdos relacionados com a história e a cultura de matriz Africana e Afro-Brasileira.
3. Pelo conjunto de práticas educacionais voltadas à segregação dos sujeitos em função de sua raça.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 3.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
A Resolução no 4, de 13 de julho de 2010, que define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, expressa no seu artigo 24 que:
Os objetivos da formação básica das crianças, definidos para a Educação Infantil, prolongam-se durante os anos iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no primeiro, e completam-se nos anos finais, ampliando e intensificando, gradativamente, o processo educativo, mediante…
1. o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
2. o foco central na alfabetização, ao longo dos 3 primeiros anos.
3. a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da economia, da tecnologia, das artes, da cultura e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
4. o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista os alunos com melhores condições econômicas e culturais, pois determinam a formação de atitudes e valores.
5. o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de respeito recíproco em que se assenta a vida social.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
A Resolução CNE/CEB no 04, de 13/07/2010, que define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, diz no artigo 20:
O respeito aos educandos e a seus tempos mentais, socioemocionais, culturais e identitários é um princípio orientador de toda a ação educativa, sendo responsabilidade dos sistemas a criação de condições para que crianças, adolescentes, jovens e adultos, com sua diversidade, tenham a oportunidade de receber a formação que corresponda à idade própria de percurso escolar.
De acordo com esse conceito, assinale a alternativa correta.
Os professores devem ensinar a todos da mesma forma e em todas as etapas da Educação Básica. Assim se assegura que houve igualdade de condições no aprender.
Separar os que sabem mais dos que sabem menos nos trabalhos de grupo assegura o respeito aos ritmos e às peculiaridades humanas para a aprendizagem.
Cada etapa da educação básica tem finalidade própria. Nestas etapas devem ser respeitados os ritmos e as peculiaridades humanas para as aprendizagens. As estruturas institucionais, os conteúdos e os métodos devem perspectivar as potencialidades de cada um para alcançar os objetivos de aprendizagem previamente definidos.
A Educação Infantil é preparatória para o Ensino Fundamental. Assim, aquelas crianças que não alcançam os saberes necessários para seguir, devem ser retidas na Educação Infantil, obtendo novas oportunidades de aprendizagem.
Os conteúdos devem ser selecionados pelo diagnóstico dos estudantes que sabem mais. Assim, os demais vão se esforçar e alcançar a aprendizagem da idade certa, podendo prosseguir para as etapas posteriores.
O papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade, considerando que a educação, enquanto direito inalienável de todos os cidadãos, é condição primeira para o exercício pleno dos direitos:
Democráticos, filosóficos, humanos e políticos.
Individuais, pedagógicos, civis e transicionais.
Históricos, econômicos, filosóficos e individuais.
Sociais, econômicos, civis e políticos.
Educacionais, sociais, filantrópicos e econômicos.
Para as Diretrizes Curriculares Nacionais da educação básica, as dimensões do “cuidar” e do “educar”:
Possuem uma inseparabilidade, onde a meta atual é recuperar a função social desse nível de educação.
A primeira corresponde as funções dos pais e responsáveis, enquanto a segunda dimensão corresponde a um trabalho conjunto destes com os professores.
Comprometem a noção principal que se refere ao ensino objetivo, necessário e estritamente pragmático que deverá ser alcançado nas escolas de nível básico.
São uma obrigação dos pais e responsáveis, onde para os professores e a escola fica reservado o papel exclusivo do ensino e do conhecimento.
A exigência legal traduz a necessidade de se reconhecer que a avaliação da qualidade se associa à ação planejada, coletivamente, pelos sujeitos da escola. Em relação a essa avaliação de qualidade, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
-
( -) Clareza aos princípios e às finalidades da educação, além do reconhecimento e análise dos dados indicados pelo IDEB e/ou outros indicadores, que complementem ou substituam estes.
( -) Clareza à relevância de um projeto políticopedagógico concebido e assumido coletivamente pela comunidade educacional, respeitadas as múltiplas diversidades e a pluralidade cultural.
( -) Clareza à riqueza da valorização das diferenças manifestadas pelos sujeitos do processo educativo, em seus diversos segmentos, respeitados o tempo e o contexto sociocultural.
-
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – V – V.
F – V – F.
V – F – V.
F – F – V.
V – V – F.
O currículo, assumindo como referência os princípios educacionais garantidos à educação, configura-se como o conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção, a socialização de significados no espaço social e contribuem intensamente para a construção de:
identidades socioculturais dos educandos.
percursos acadêmicos.
espaços pedagógicos.
tempos de aula mais flexíveis.
métodos didático-pedagógicos.

I e II
II e III
I
II
I e III
Com base em todas as premissas e nos princípios das diferentes Diretrizes Nacionais que orientam a Educação Básica, a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis define, entre outros, os seguintes princípios educativos:
1. Igualdade de condições para o acesso, a inclusão, a permanência e o sucesso na escola.
2. A infância como categoria social relevante da educação básica.
3. Os sujeitos da educação de jovens e adultos reconhecidos como atores sociais.
4. As relações como eixo central de todo o processo educativo.
5. O educar e o cuidar como dissociáveis e centro da ação pedagógica.
6. A reorganização dos tempos e espaços educativos com vistas à educação integral.
7. A meritocracia como foco principal das ações educativas.
8. O fortalecimento da educação das relações étnico-raciais na Educação Básica.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Apenas as afirmativas 3, 4, 5 e 7.
Apenas as afirmativas 1, 2, 5, 6 e 8.
Apenas as afirmativas 4, 5, 6, 7 e 8.
Apenas as afirmativas 1, 2, 3, 4, 6 e 8.
Apenas as afirmativas 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 8.