Questões de Concurso sobre Lei nº 14.191/2021 -Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. - Página 7 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Lei nº 14.191/2021 -Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos.

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
163 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Tendo em vista o disposto na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e incluído pela Lei nº 14.191/2021, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O público-alvo da educação bilíngue é o educando surdo, surdo cego, com deficiência auditiva sinalizante, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas.

( ) A educação bilíngue de surdos será oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e em português escrito e oral, como segunda língua.

( ) A oferta de educação bilíngue de surdos terá início ao zero ano, na educação infantil, e se estenderá até a conclusão do ensino fundamental.

( ) Os surdos oralizados não terão direito de acesso a tecnologias assistivas e deverão obrigatoriamente matricular-se em escolas e classes regulares.

( ) Serviços de apoio educacional especializado, como o atendimento educacional especializado bilíngue, para atender às especificidades linguísticas dos estudantes surdos, serão ofertados.


A sequência está correta em


A

F, V, V, V, F.


B

V, F, F, F, V.


C

F, V, V, F, F.


D

V, F, F, V, V.

A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), determina que o ensino será ministrado com base em alguns princípios. Em 2021 foi promulgada a Lei nº 14.191. Essa lei altera a Lei nº 9.394 e inclui um princípio que amplia a concepção inclusiva da escola.


Qual princípio foi incluído pela Lei nº 14.191, de 2021?


A

Respeito à liberdade e apreço à tolerância.


B

Consideração com a diversidade étnico-racial.


C

Respeito à diversidade humana, linguística, cultural e identitária das pessoas surdas, surdo-cegas e com deficiência auditiva.


D

Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.


E

Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

O poder público é isento de assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar a oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.


C

Certo


E

Errado

Leia as assertivas sobre o Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos e marque a alternativa correta:


I- O Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos foi proposto pela Secretaria de Educação Especial, do Ministério da Educação (SEESP/MEC).

Il- Destinado às Secretarias de Estado de Educação e Secretarias Municipais de Educação, o Programa visa à melhoria da educação de alunos surdos matriculados no Ensino Médio.

IIl- Um dos seus focos de trabalho foi a formação de professores ouvintes para o uso da Língua Brasileira de Sinais — LIBRAS.


A

As assertivas I e Ill são verdadeiras e a Il é falsa.


B

As assertivas I, Il e Ill são verdadeiras.


C

As assertivas I, Il e Ill são falsas.


D

As assertivas Il e Ill são verdadeiras e a I é falsa.

O artigo 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) enuncia que “a Educação Infantil “tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”. Nessa esteira, em se tratando das pessoas surdas, Stumpf e Linhares (2021) apontam que a Libras é condicional para que a criança surda seja contemplada por essa diretriz. Para as autoras a língua de sinais “não é uma ferramenta metodológica, mas uma língua pela qual metodologias, didáticas e prescrições pedagógicas irão se realizar na Educação Bilíngue de Surdos”. Com base em Stumpf e Linhares (2021), os eixos principais que compreendem o ensino da Libras como primeira língua para surdos compreendem:


A

Uma noção clara de língua vinculada ao pertencimento e interação com e na comunidade surda; construções identitárias pautadas na percepção e cuidado de si e dos pares; desenvolvimento físico, intelectual e cultural dos surdos.


B

Uma percepção da língua como instrumento metodológico elementar e suporte educacional para a aprendizagem dos surdos, tangenciando, sempre que possível, reflexões socioculturais com ênfase nos aspectos idiossincráticos inatos das comunidades surdas.


C

Uma percepção da língua como instrumento de transitividade necessária entre surdos e ouvintes, o que delimita políticas públicas bilíngues emergentes com foco na interação entre esses dois grupos populacionais e se justifica pela presença de intérpretes educacionais, cujo papel é determinante na aprendizagem da libras pelos surdos.


D

Práticas pedagógicas interculturais e bilíngues que situem os surdos na cultura dos ouvintes valendo-se, para isso, do uso da língua de sinais uma ferramenta potente para uma construção identitária que se baseia no contraste de diferentes percepções de mundo.

O Art. 28 do Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146/2015, contêm dezoito incisos referente às incumbências do poder público de assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar ações referentes à garantia de direitos. Todavia, o § 1º deste mesmo Art. 28 trata das mesmas obrigações aplicadas às instituições privadas, de qualquer nível e modalidade de ensino. Segundo este Parágrafo, aplica-se obrigatoriamente o disposto nos incisos I, II, III, V, VII, VIII, IX, X, XI, XII, XIII, XIV, XV, XVI, XVII e XVIII do Art. 28, sendo vedada a cobrança de valores adicionais de qualquer natureza em suas mensalidades, anuidades e matrículas no cumprimento dessas determinações. Nota-se, portanto, que foram preteridas deste § 1º, o cumprimento do que está previsto nos incisos IV e VI do Art. 28. Qual o conteúdo destes incisos que não foram aplicados às instituições privadas?


A

aprimoramento dos sistemas educacionais, visando a garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena; e acesso à educação superior e à educação profissional e tecnológica em igualdade de oportunidades e condições com as demais pessoas.


B

adoção de práticas pedagógicas inclusivas pelos programas de formação inicial e continuada de professores e oferta de formação continuada para o atendimento educacional especializado; e oferta de ensino da Libras, do Sistema Braille e de uso de recursos de tecnologia assistiva, de forma a ampliar habilidades funcionais dos estudantes, promovendo sua autonomia e participação.


C

oferta de profissionais de apoio escolar; e articulação intersetorial na implementação de políticas públicas.


D

oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas; e pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas pedagógicas, de materiais didáticos, de equipamentos e de recursos de tecnologia assistiva.

Cíntia é uma criança surda, que acabou de ser matriculada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ezequiel Dias. Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, atualizada, é assegurado a aluna Cíntia


I. frequentar exclusivamente escolas especializadas, sem acesso ao ensino regular.

II. aplicação e valorização das Libras como primeira Língua e o Português como segunda.

III. adaptação de materiais didáticos e a promoção de ambientes bilíngues.

IV. atividade prática e a presença de intérpretes de Libras em sala de aula.

V. instituição de ensino regular que não promove ajustes para a inclusão.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.


A

II – III – IV.


B

I – II – III.


C

III – IV – V.


D

I – II – III – V.


E

I – III – IV – V.

(CONCURSO VÁRZEA ALEGRE /2024) O intérprete educacional desempenha um papel crucial na facilitação da comunicação entre alunos surdos e professores ou colegas ouvintes em ambientes educacionais. Sua principal responsabilidade é garantir que o aluno surdo tenha pleno acesso à informação e participação nas atividades escolares. Sobre o intérprete educacional assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmações a seguir:


I. Em qualquer sala de aula, o professor é a figura que tem autoridade absoluta, porém, com a presença do intérprete de Libras, essa autoridade passa a ser de ambos;

II. Considerando as questões éticas, os intérpretes devem manter-se neutros e garantirem o direito dos alunos de manter as informações confidenciais;

III. Os intérpretes têm o direito de serem auxiliados pelo professor através da revisão e preparação das aulas que garantem a qualidade da sua atuação durante as aulas.

IV. Deve-se considerar que o intérprete é o único elemento que garantirá a acessibilidade ao surdo.

V. Recomenda-se que os intérpretes de língua de sinais da área da educação redirecionem os questionamentos dos alunos surdos ao professor, pois desta forma, o intérprete caracteriza o seu papel na intermediação, mesmo quando este papel é alargado.


Assinale a alternativa correta:


A

F-V-F-V-V;


B

V-V-F-F-V;


C

F-V-V-F-V;


D

F-V-F-F-V;


E

V-F-V-V-V.

No ano de 2021, a Lei 14.191 inseriu a Educação Bilíngue de Surdos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) como modalidade. O que isso representa?


A

Educação dos estudantes surdos é linguística e intercultural.


B

Educação dos estudantes surdos é um estado de direito.


C

Educação dos estudantes surdos é importante.


D

Educação dos estudantes surdos é paralela ao ensino regular.


E

Educação dos estudantes surdos é dependente da Língua Portuguesa.

A Constituição Federal de 1988, a Lei nº 10.436 de 2002, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência de 2015 e a Lei nº 14.191 de 2021, indubitavelmente, são quatro dispositivos legais relativos à pauta da Diversidade, Inclusão e Cidadania.


Considerando o que foi estabelecido por esses dispositivos legais, numere os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:


1. Constituição Federal de 1988;

2. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências;

3. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência;

4. Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos.


( ) “A acessibilidade é direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social”.

( ) “O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: XIV - respeito à diversidade humana, linguística, cultural e identitária das pessoas surdas, surdo-cegas e com deficiência auditiva”.

( ) “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

( ) “O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, conforme legislação vigente”.


A sequência correta, de cima para baixo, é:


A

1, 2, 4, 3.


B

2, 1, 3, 4.


C

3, 4, 1, 2.


D

4, 3, 2, 1.

As mudanças na política educacional decorrem, muitas vezes, da atuação dos movimentos sociais representativos de diferentes segmentos. Um exemplo dessa atuação foi o reconhecimento, pela Lei nº 14.191/2021, que trata da educação bilíngue de surdos como modalidade de educação escolar, incluindo esse direito na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996). Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.


I. Entende-se por educação bilíngue de surdos, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e em português escrito, como segunda língua, em escolas bilíngues de surdos, classes bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos, para educandos surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas, optantes pela modalidade de educação bilíngue de surdos.

II. A oferta de educação bilíngue de surdos terá início na etapa do ensino fundamental, e se estenderá até a educação superior.

III. Entende-se por educação bilíngue de surdos, para os efeitos da Lei, a modalidade de educação escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como segunda língua, e em português escrito, como primeira língua, em escolas bilíngues de surdos, classes bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos, para educandos surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizante.

IV. A oferta de educação bilíngue de surdos terá início ao zero ano, na educação infantil, e se estenderá ao longo da vida.


Está correto o que se afirma apenas em


A

l.


B

l e ll.


C

l e lV.


D

lll e lV.

A Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Assim, passa a vigorar acrescida dos arts. 78-A e 79-C. Referente ao artigo 78-A, é correto afirmar que um dos objetos é


A

quando necessário, oferecer serviços de apoio educacional especializado, como o atendimento educacional especializado bilíngue, para atender às especificidades linguísticas dos estudantes surdos.


B

fortalecer as práticas socioculturais dos surdos e a Língua Brasileira de Sinais.


C

proporcionar aos surdos a recuperação de suas memórias históricas, a reafirmação de suas identidades e especificidades e a valorização de sua língua e cultura.


D

ofertar a educação bilíngue de surdos com início ao zero ano, na educação infantil, e que se estenderá ao longo da vida.


E

elaborar e publicar sistematicamente material didático bilíngue, específico e diferenciado.

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta:


O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: (Art3º, Lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional) (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm)


I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

II. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.

III. Respeito à liberdade e apreço à tolerância.

IV. Respeito à diversidade humana, linguística, cultural e identitária das pessoas surdas, surdo-cegas e com deficiência auditiva.


A alternativa correta é:


A

Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.


B

Apenas as assertivas I e II estão corretas.


C

As assertivas I, II, III e IV estão corretas.


D

Apenas a assertiva III está correta.

De acordo com a Lei nº 14.191 de 2021, entende-se por educação bilíngue de surdos, a educação escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e em português escrito, como segunda língua.


A afirmação está:


A

Equivocada, já que a educação bilíngue não se enquadra como educação escolar.


B

Correta de acordo com a legislação citada.


C

Parcialmente correta, já na educação bilíngue o português permanece como a primeira língua.


D

Incoerente, já que na educação bilíngue, a língua portuguesa não é componente curricular.


E

Totalmente incorreta.

A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência é um documento aprovado pela ONU em 2006 e do qual o Brasil é signatário. A Convenção estabelece que os Estados-partes, para efetivar o direito das pessoas com deficiência à educação sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades, devem assegurar:


A

sistemas educacionais específicos, compatíveis com a condição de deficiência de cada pessoa.


B

sistema educacional inclusivo em todos os níveis.


C

profissionais especializados para identificar as possibilidades de aprendizagem das pessoas com deficiência.


D

a identificação do nível de desenvolvimento apresentado pelas pessoas com deficiência.


E

a definição do diagnóstico de deficiência de acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID).

O Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau (SC) dispõe sobre uma organização em relação ao bilinguismo, que se caracteriza como a capacidade do indivíduo de falar igualmente bem duas línguas. Diante do exposto, sobre essa organização, associe as colunas a seguir:


Coluna I


I.Currículo integrado por itinerância.

II.Currículo adicional.

III.Currículo integrado.


Coluna II


a.Língua Brasileira de Sinais, em que o trabalho pedagógico com a segunda língua é oferecido em diferentes momentos de modo a abranger todos os componentes curriculares.

b.Língua Alemã ou Língua Inglesa, em que o trabalho pedagógico é desenvolvido, concomitantemente, em dois idiomas: a Língua Portuguesa e uma língua adicional.

c.Língua Alemã ou Língua Inglesa, em que há a ampliação da carga horária ofertada para a segunda língua no contraturno escolar com atividades complementares nas áreas das Artes e Tecnologias.


Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:


A

I.b, II.c, III.a.


B

I.a, II.c, III.b.


C

I.b, II.a, III.c.


D

I.c, II.a, III.b.


E

I.c, II.b, III.a.

Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas:


A

Práticas socioculturais em língua materna.


B

Intérpretes em língua brasileira de sinais sem exigência de formação específica.


C

Materiais didáticos em braile.


D

Materiais didáticos e professores bilíngues com formação e especialização adequadas, em nível superior.


E

Materiais didáticos em língua inglesa.

De acordo com as orientações curriculares para a inclusão do aluno surdo, assinale a alternativa correta:


A

O aluno surdo deve ser colocado em salas de aula especiais, separadas dos demais alunos, para garantir que suas necessidades sejam atendidas.


B

É necessário utilizar apenas o método oralista para o ensino do aluno surdo, uma vez que a língua de sinais pode prejudicar seu desenvolvimento da fala.


C

A língua de sinais deve ser introduzida apenas após o aluno surdo ter adquirido fluência na língua portuguesa.


D

A inclusão do aluno surdo deve considerar a diversidade linguística e cultural da comunidade surda, incluindo o reconhecimento da língua de sinais como uma língua natural e a valorização da cultura surda.


E

A inclusão do aluno surdo não requer a adaptação curricular, uma vez que o currículo escolar já é suficiente para atender às necessidades desse aluno.

A inclusão do aluno surdo é um tema relevante e desafiador para a educação atual. Para garantir a inclusão desses alunos, é necessário considerar as particularidades linguísticas e culturais da comunidade surda, bem como adaptar o currículo e a metodologia de ensino para atender às necessidades específicas desses alunos.


A

A língua de sinais deve ser utilizada apenas como recurso pedagógico complementar, não podendo ser utilizada como língua principal de ensino.


B

O uso de intérpretes de língua de sinais é desnecessário para a inclusão do aluno surdo, uma vez que a leitura labial é suficiente para sua comunicação.


C

O currículo escolar deve ser adaptado para incluir a língua de sinais como língua de instrução principal para o aluno surdo.


D

A escola deve oferecer somente a educação bilíngue, sem considerar a necessidade de educação inclusiva para o aluno surdo.


E

A educação inclusiva do aluno surdo deve ser baseada apenas na integração deste aluno em turmas regulares, sem a necessidade de adaptação curricular.

   
Gerar simulado