Questões de Concursos Prefeitura de São Luís - MA

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Questão 841588

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior - PNS/A - Especialidade: 1º ao 5º ano / Questão 7

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

Em cada uma das próximas opções, é apresentada uma proposta de reescrita para o seguinte período do texto CB1A1AAA: “A Lei do Ventre Livre, que a imprensa da Corte havia recebido com muita festa, não merecera o mais breve registro da imprensa de São Luís.” (l. 17 a 20). Assinale a opção em que a reescrita proposta preserva o sentido original e a correção gramatical do texto.
  • A. Não havia mérito no registro da Lei do Ventre Livre pela imprensa de São Luís, ainda que essa lei tenha sido recebida com festa pela imprensa da Corte.
  • B. A imprensa da Corte, ao contrário da de São Luís, não dispensou qualquer registro da Lei do Ventre Livre, tendo-lhe recebido com muita festa.
  • C. Embora a Corte, por meio de sua imprensa, tenha comemorado a Lei do Ventre Livre, a imprensa de São Luís não registrou a comemoração.
  • D. A imprensa de São Luís ignorou a aprovação da Lei do Ventre Livre, enquanto a imprensa da Corte comemorou-a.
  • E. Houve festa na Corte para receber a notícia da aprovação da Lei do Ventre Livre, mas a imprensa de São Luís não a registrou.

Questão 848973

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Técnico Municipal Nível Médio/Nível VII-A - Especialidade: Cuidador Escolar / Questão 25

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Médio

O rompimento da barragem do Fundão no município de Mariana, em Minas Gerais, em novembro de 2015, resultou em um desastre ambiental sem precedentes na história do Brasil. Além de afetar outros municípios da região, os resíduos da barragem atingiram o litoral do estado
  • A. do Paraná.
  • B. da Bahia.
  • C. do Espírito Santo.
  • D. do Rio de Janeiro.
  • E. de São Paulo.

Questão 848976

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Técnico Municipal Nível Médio/Nível VII-A - Especialidade: Cuidador Escolar / Questão 28

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Médio

A respeito das condições de transporte nos centros urbanos do Brasil, assinale a opção correta.
  • A. As capitais dos estados do Brasil, em sua totalidade, dispõem de metrô ou veículo leve sobre trilhos.
  • B. O sistema de rodízio de carros objetiva desafogar o tráfego e minimizar os transtornos causados por congestionamentos.
  • C. Nos grandes centros urbanos, o uso indiscriminado de carros tem reduzido, por falta de uso, a circulação de metrôs.
  • D. No Brasil, a malha ferroviária é priorizada para o transporte de cargas.
  • E. As ciclovias, por razões culturais, têm sido rejeitadas como opção de transporte pelos brasileiros.

Questão 848977

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Técnico Municipal Nível Médio/Nível VII-A - Especialidade: Cuidador Escolar / Questão 29

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Médio

No que se refere ao desenvolvimento sustentável, assinale a opção correta.
  • A. A reciclagem contribui com a sustentabilidade, mas gera prejuízos aos que nela investem, pois os produtos reciclados são de má qualidade e pouco consumidos.
  • B. Mudanças nos padrões de consumo são desnecessárias para a eficácia do desenvolvimento sustentável.
  • C. A quantidade de lixo produzida atualmente pela humanidade se enquadra nos padrões de sustentabilidade.
  • D. A sustentabilidade implica em ação conjunta entre o Estado, por meio de suas políticas, e a sociedade, por meio de suas ações, em prol da preservação do meio ambiente.
  • E. A tecnologia necessária para o desenvolvimento de energias renováveis é incipiente, de maneira que o investimento nesse setor pouco contribui para o desenvolvimento sustentável.

Questão 841896

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Educação Infantil / Questão 35

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

Conforme a Constituição Federal de 1988, o Plano Nacional de Educação deve contemplar ação de

I erradicação do analfabetismo.

II promoção humanística, científica e tecnológica do País.

III formação para o trabalho.

IV estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do número de alunos por escola.

Assinale a opção correta.

  • A. Estão certos apenas os itens III e IV.
  • B. Estão certos apenas os itens I, II e III.
  • C. Todos os itens estão certos.
  • D. Estão certos apenas os itens I e II.
  • E. Estão certos apenas os itens II e III.

Questão 841901

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Educação Infantil / Questão 40

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

Acerca da relação educação e sociedade — dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica —, assinale a opção correta.
  • A. Conforme Paulo Freire, a visão ingênua da sociedade é de suma importância para homens e mulheres da classe popular serem libertos.
  • B. De acordo com Anísio Teixeira, a responsabilidade da escola relaciona-se com a instrução de homens dóceis para anular todo tipo de opressão social.
  • C. A filosofia, a história e a sociologia da educação oferecem poucos elementos para o entendimento da dinâmica escolar.
  • D. As pesquisas que envolvem educação e sociedade enfraquecem as atuais políticas públicas destinadas à educação infantil.
  • E. A evolução da educação está ligada à evolução da própria sociedade.

Questão 843634

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Técnico Municipal Nível Superior/Nível IX-A - Especialidade: Arquitetura / Questão 33

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

AUTOCAD é um software do tipo CAD (computer aided design ou projeto assistido por computador), utilizado principalmente para a elaboração de peças de desenho técnico em duas dimensões e para criação de modelos tridimensionais. Na utilização do AUTOCAD, o comando
  • A. RAY cria uma linha que se inicia em um ponto e continua no infinito em uma direção.
  • B. POLYLINE cria segmentos de linha em arco e elipses.
  • C. ARC cria círculos que podem ser desenhados de várias maneiras.
  • D. ROTATE copia objetos em sequência, a partir de ângulo formado entre eles.
  • E. SPLINE cria um segmento de reta infinito na horizontal, na vertical ou com ângulo.

Questão 843639

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Técnico Municipal Nível Superior/Nível IX-A - Especialidade: Arquitetura / Questão 38

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

Entre os projetos de Lucio Costa, inclui-se
  • A. a Casa da Cascata na Pensilvânia, nos EUA.
  • B. o Palácio do Congresso Nacional, em Brasília.
  • C. a Unidade de Habitação em Marselha, na França.
  • D. a Torre de TV localizada na região central de Brasília.
  • E. o Edifício Marques do Herval, no Rio de Janeiro.

Questão 842580

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Matemática / Questão 37

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

Ainda com base no texto 11A1AAA, se m(x) = x - 240, e se a função composta Q(x) = (gBm)(x) = g(m(x)) representa a quantidade de litros de combustível que resta no tanque de um veículo depois de percorrer x quilômetros, tendo iniciado o percurso com o tanque cheio, então o tanque de combustível desse veículo tem capacidade para
  • A. mais de 90 litros e menos de 95 litros.
  • B. mais de 95 litros.
  • C. 80 litros.
  • D. mais de 80 litros e menos de 85 litros.
  • E. mais de 85 litros e menos de 90 litros.

Questão 841910

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Educação Infantil / Questão 49

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

A respeito da relação do PPP com o currículo, assinale a opção correta.
  • A. Os conteúdos curriculares já estão determinados nos livros didáticos e no PPP, bastando a seleção dos livros que serão adotados.
  • B. O PPP estabelece as ações e estratégias da escola, enquanto o currículo se preocupa apenas com os conteúdos a serem ensinados.
  • C. O currículo descrito no PPP se restringe aos componentes curriculares que serão trabalhados pela escola.
  • D. As Diretrizes e os Parâmetros Curriculares Nacionais determinam os currículos e o PPP apenas seleciona os conteúdos que serão adotados.
  • E. A definição, no PPP, do tipo de cidadão a ser formado, delineia elementos importantes do currículo.