

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Leia o caso clínico a seguir.
A. e D. são gêmeos bivitelinos. A. nasceu com a audição normal; já D., com surdez bilateral profunda. Como ocorre normalmente, por volta dos três meses de idade, começaram a balbuciar. Hoje, aos doze meses, o balbucio de A. progrediu para uma fala intencional, utilizando palavras como papá e mamá, enquanto D. diminuiu a frequência das vocalizações, emitindo sons apenas em situações de grande emoção. |
Esse caso pode ser explicado pelo construto de
autorreforço.
autossistema.
condicionamento clássico.
condicionamento operante.
Aprendizagem em que a frequência de um comportamento é alterada pela aplicação de consequências positivas e negativas.
Essa definição refere-se a que termo?
Condicionamento operante.
Condicionamento aversivo.
Condicionamento clássico.
Condicionamento superior.
Analise as afirmativas abaixo referente a alguns passos para a realização de uma análise funcional do comportamento e assinale verdadeiro (V) e falso (F):
( ) Definir precisamente o comportamento de interesse.
( ) Identificar e descrever o efeito comportamental.
( ) Identificar relações ordenadas entre variáveis ambientais e comportamento de interesse.
( ) Identificar relações entre o comportamento de interesse e outros comportamentos existentes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
V- F- V- V.
V- V- F- V.
V- V- V- V.
Nenhuma das alternativas.
Sobre consideração positiva incondicional e congruência na teoria da Abordagem Centrada na Pessoa, é correto afirmar que:
A congruência é a última etapa da consideração positiva incondicional.
A congruência só emerge no cliente através da equalização entre Tele e Átomo Social.
A consideração positiva incondicional determina que o terapeuta concorde com tudo o que o cliente lhe traz.
A consideração positiva incondicional implica em uma forma de apreciar o cliente como uma pessoa individualizada, a quem se permite ter os próprios sentimentos e expectativas.
Ao aceitar o cliente como um Átomo Social (teoria desenvolvida por Rogers) o terapeuta passa a não avaliar as características positivas e negativas do cliente e por meio dessa redução fenomenológica chega a consideração positiva incondicional.
Por muitos anos, Skinner foi o mais destacado comportamentalista da América, tendo atraído um amplo, leal e entusiasmado grupo de seguidores. Seu tipo exclusivamente descritivo de comportamentalismo radical se dedica ao estudo das respostas, volta-se para descrever, e não para explicar, o comportamento. Ele só se ocupava do comportamento observável e acreditava que a tarefa da investigação científica se traduz em estabelecer relacionamentos funcionais entre as condições de estímulo controladas pelo experimentador e a resposta subsequente do organismo. Naquilo que se refere sobre comportamento operante e comportamento respondente, é CORRETO afirmar que:
O comportamento operante ocorre sem nenhum estímulo externo observável, a resposta do organismo é aparentemente espontânea no sentido de não estar relacionada com nenhum estímulo observável. Isso não significa que não haja de fato um estímulo suscitando a resposta, mas sim que não se detecta nenhum estímulo quando da ocorrência da resposta. A resposta comportamental é suscitada por um estímulo observável específico no qual se dá o nome de comportamento respondente.
O comportamento operante ocorre com um estímulo externo observável, a resposta do organismo é aparentemente espontânea no sentido de não estar relacionada com nenhum estímulo observável. Isso não significa que não haja de fato um estímulo suscitando a resposta, mas sim que não se detecta nenhum estímulo quando da ocorrência da resposta. A resposta comportamental é suscitada por nenhum estímulo observável específico no qual se dá o nome de comportamento respondente
O comportamento respondente opera no ambiente do organismo, ao passo que o operante não o faz.
O comportamento respondente é a peça chave do pensamento de Skinner e nada mais é do que a representação da interação do sujeito-ambiente. O sujeito influi, altera, modifica as contingências (ambiente); logo, o sujeito age em função das consequências dos seus atos.
“Um universitário que desista de tirar notas boas na escola depois de obter alguns resultados ruins nas provas está apresentando o desamparo aprendido” (MORRIS, 2004). Segundo as teorias da aprendizagem, o conceito de “desamparo aprendido” faz parte da teoria:
Condicionamento Clássico, de Skinner.
Condicionamento Operante, de Pavlov.
Condicionamento Clássico, de Pavlov.
Condicionamento Operante, de Skinner.
Condicionamento Clássico, de Watson.
Ana é uma criança de cerca de dezessete meses e entra correndo na sala de visitas, vindo do vestíbulo e tentar chamar a atenção da sua mãe que está sentada perto da janela, lendo. Falhando nos seus esforços, a criança volta-se para o outro lado. À medida que seu olhar vagueia pela sala, de repente ilumina-se ao cair sobre um novo aspecto; através de uma estreita fresta da cortina que separa a sala de visitas da de jantar, projeta-se uma maçaneta em forma de T. Logo, abaixo da maçaneta há uma pequena vasilha, ao alcance da criança. Aproximando-se rapidamente destes objetos, mas, prudentemente, a criança toca a maçaneta com o dedo, e olha dentro da vasilha. Quando o fez, cai na vasilha um pequeno pedaço de chocolate. Assustada com isso, a criança recua momentaneamente, mas volta e, apanhando o chocolate, come-o. Alguns segundos mais tarde, segura firmemente a maçaneta e puxa para baixo fazendo com que um segundo pedaço de chocolate caia na vasilha. Daí por diante, com eficiência rapidamente crescente, ela repete o comportamento de apertar a maçaneta e comer o pedaço de chocolate que cai, até que se sinta saciada. (KELLER, 2005, pag.15)
O relato acima descreve um poderoso princípio do comportamento. A qual princípio o relato se refere?
Condicionamento operante.
Generalização.
Reforço negativo.
Reforço positivo.
Este procedimento é baseado na função do comportamento, em que o reforçador do comportamento-problema é ministrado conforme com a passagem do tempo; independentemente do que o sujeito esteja fazendo, tem comprovado causar menos comportamentos-problema induzidos por extinção do que outras intervenções, porque o indivíduo permanece recebendo acesso ao reforçador funcional. Já foi empregado com sucesso para atenuar comportamentosproblema sustentados por atenção em crianças com Transtorno do Espectro Autista em recintos de programas após o período escolar. Cuidadores colocaram em prática esta intervenção com relativamente pouco treinamento e corroboraram altos níveis de fidelidade do tratamento. No texto acima, descreve-se uma estratégia antecedente de prevenção de comportamentos-problema. Qual?
A aprendizagem baseada na associação de um estímulo que normalmente não elicita uma resposta com outro que a elicita denomina-se condicionamento:
Clássico.
Operante.
Cognitivo.
Associativo.
Sociocontextual.
Na perspectiva analítico-comportamental, o comportamento do indivíduo, por mais sem sentido que possa parecer, sempre tem uma função. A realização de análises funcionais permite compreender o fenômeno dos transtornos mentais a partir de descrições de eventos ambientais e comportamentais que compõem a contingência tríplice que é composta por:
Situações disparadoras, pensamentos e comportamentos.
Crenças centrais, crenças intermediárias e pensamentos automáticos.
Estímulos antecedentes, comportamento e consequências.
Segundo uma perspectiva comportamental, o comportamento de dor é entendido como uma maneira em que a pessoa se relaciona com seu ambiente. As trocas com seu mundo social modelam a atitude da pessoa em relação ao seu corpo. Assim é possível fazer uma análise funcional do comportamento de dor. A dor ganha a dimensão de um ato num contexto social.
Quando é afirmado que o comportamento de dor é um operante, está sendo afirmado que a dor é:
uma expressão de comportamentos respondentes.
uma resposta eliciada por estímulos no ambiente.
um comportamento aversivo que gera uma punição.
um comportamento controlado por suas consequências.
uma punição negativa que aumenta frequência do sentimento de sofrimento.
Quanto ao Treinamento de Habilidades Sociais é correto afirmar que promover a variabilidade significa ajudar o cliente a aprender alternativas de Habilidades Sociais para atender às tarefas interpessoais relevantes de sua vida. Também é correto afirmar que:
Variabilidade resume-se na diversidade de alternativas de ação, entretanto não implica a aprendizagem prévia de discriminação de contingências.
No treino de variabilidade de Habilidades Sociais os procedimentos instrucionais contemplam todas as nuanças das contingências que sinalizam alternativas de desempenho.
A efetividade de um treinamento deve abranger variabilidade e não meramente o treino padronizado de classes de Habilidades Sociais.
O treinamento de variabilidade em Habilidades Sociais é padronizado a partir de controle instrucional e automonitoria dos comportamentos.
Consequências reforçadoras em treinamentos produzem estereotipia dos comportamentos uma vez que o reforço fortalece e organiza classes funcionais.
Conforme ARONSON complete a lacuna a seguir:
Mudança do _________________ é quando modificamos a nossa relação afetiva com uma pessoa, passando a desgostar dela.
componente cognitivo
componente comportamental
componente afetivo
Nenhuma das alternativas.
No processo psicoterápico o terapeuta comportamental define, exceto:
As condições que determinam o aparecimento do comportamento.
Os fatores que auxiliam a mantê-lo.
O comportamento que não deve ser modificado.
Selecionar situações circunstanciais manipuláveis e que poderão opor-se aos sintomas.
Quando um bebê aprende a dar um sorriso ao ver os pais, e o efeito é a atenção deles, esse bebê utilizou de um tipo de aprendizagem que foi
o condicionamento operante.
o condicionamento clássico.
a habiatuação.
a cognição.
Ainda sobre as terapias comportamentais, assinale a alternativa CORRETA:
A fuga é um processo no qual os estímulos aversivos condicionados e incondicionados estão separados por um intervalo de tempo apreciável, permitindo que o indivíduo execute um comportamento que previna a ocorrência ou reduza a magnitude do segundo estímulo.
Na esquiva, o comportamento reforçado é aquele que termina com um estímulo aversivo já em andamento.
Punir ações pode levar à supressão temporária da resposta sem, contudo, alterar a motivação.
A extinção é um procedimento no qual uma resposta é reforçada, como consequência, a resposta aumentará de frequência.
Utiliza-se uma variedade de técnicas na terapia comportamental. Qual dessas técnicas torna um evento agradável contingente em um comportamento desejável?
Extinção.
Prevenção de respostas.
Reforço positivo.
Reforço negativo.
Propôs a teoria baseada nos princípios do reforço. Essa teoria descreve a forma como o comportamento é influenciado por seus efeitos representados pela recompensa e punição.
Freud
Patrícia Hearst
Skinner
Karen Horney
Adler
O condicionamento humano foi objeto da pesquisa desenvolvida com um bebê, conhecido como pequeno Albert. Naquele experimento implantou-se uma fobia na criança através da associação de um estímulo aversivo (som alto) a um estímulo neutro (animais peludos).
Essa conhecida e controvertida experiência foi desenvolvida por:
John Watson;
Frederic Skinner;
Philip Zimbardo;
Stanley Milgram;
Erik Erikson.
Para Análise do Comportamento, as fobias são comportamentos causados por pensamentos disfuncionais relacionados à crença central do indivíduo.
Certo
Errado