Questões de Concurso sobre Psicologia Jurídica/Forense

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.070 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Segundo Adélia Socorro de Simões Almeida (2010), a mediação, como estratégia judiciária de resolução de conflitos, tem ganhado importância para os Tribunais de Justiça, a partir da década de 1990, no Brasil. Isso ocorre devido a várias causas, entre as quais não se pode citar que:


A

o Poder Judiciário, em sua maneira tradicional de atuar, torna-se cada vez mais moroso, sobrecarregado e impessoal.


B

o número cada vez maior de processos impede uma aproximação dos envolvidos no conflito com o juiz, aquele que vai ouvir as demandas da parte e tomar decisões para resolvê-lo.


C

o grande número de disputas judiciais faz com que o juiz muitas vezes tome decisões superficiais e de fácil descumprimento, no transcurso do processo.


D

a mediação é de grande valia social, pois permite àqueles que argumentam melhor celebrar acordos que são vantajosos para si.


E

a mediação faz com que a impessoalidade jurídica seja superada, levando o mediador a se colocar de forma mais humana, conhecendo mais profundamente os problemas dos litigantes.

Após a evolução das pesquisas na área da psicologia jurídica, é possível afirmar a existência de uma personalidade criminal.


C

Certo


E

Errado

De acordo com os conceitos de Silva, Oro e Bossardi (2021), a violência doméstica pode ser configurada em quatro modalidades. Qual das alternativas abaixo NÃO é uma dessas modalidades?


A

Física.


B

Sexual.


C

Psicológica.


D

Ideológica.


E

Negligência.

As técnicas de intervenção psicológica preveem o trabalho do psicólogo no: “estágio de convivência que é acompanhado pela equipe interprofissional a serviço da Justiça da Infância e da Juventude, com a colaboração dos profissionais de acolhimento.” (Cartilha Adoção Internacional no Estado de Minas Gerais, p. 15). A partir do exposto, assinale a alternativa incorreta levando-se em consideração a referida Cartilha.


A

A função da equipe interprofissional é, sobretudo, a de facilitadora diante das dificuldades de interação entre pais e filhos


B

A intervenção tem caráter preventivo com relação a eventuais fracassos


C

Para que o estágio de convivência transcorra sem graves dificuldades, é fundamental evitar qualquer interferência da família de origem


D

Para que a readaptação da criança ou do adolescente ocorra a um novo ambiente social e escolar, faz-se necessário o desligamento progressivo de sua rotina


E

O relatório técnico psicológico e/ou social, ao final do estágio de convivência, atesta o estabelecimento das relações familiares e não pode ser, em nenhum caso, acompanhado de fotografias

Quando se observa a violência transgeracional presente nos conflitos conjugais, pode-se ponderar que os papéis sexuais estereotipados, herdados das experiências de infância de cada cônjuge,


A

dificilmente serão modificados por fatores de proteção externa, como a rede de apoio.


B

poderão se modificar apenas por intervenções da Justiça que coíbam condutas violentas.


C

só se modificarão a partir de fatores internos do casal, como a resiliência individual.


D

poderão levar à naturalização da violência como forma de negociação na relação conjugal.


E

tenderão a mudar naturalmente à medida que a relação do casal desenvolver sua própria história.

Um psicólogo, ao entrevistar uma criança pequena particularmente resistente ao contato, como parte de uma avaliação pericial, acaba por deixar de anotar o que a criança diz ou faz e centrar sua atenção somente na relação com a criança. Tal decisão do psicólogo, segundo B. Cattani (em Hutz et al., 2020), é


A

pouco relevante, porque manter um rapport adequado é mais importante do que o registro das informações no contexto pericial.


B

incorreta, porque ele deveria, antes, inquirir a criança se o fato de ele fazer anotações a estava deixando nervosa.


C

acertada, porque posteriormente ele poderá indagar a mãe da criança sobre informações que lhe pareçam duvidosas.


D

questionável, porque ele poderia fazer anotações de forma discreta, sem prejudicar necessariamente o rapport.


E

recomendável, porque de modo geral fazer anotações em contextos avaliativos compromete o rapport.

Sobre o contexto do ato infracional cometido pelo adolescente, analise as informações abaixo:


I. O aumento dos problemas sociais e o avanço dos índices de atos infracionais praticado por adolescentes revelam uma necessidade de programas de prevenção à violência juvenil, precisando o adolescente ser reconhecido como um protagonista e não, como um problema.

II. Não é a pobreza, mas as condições estruturais, visíveis pela desigualdade social, pela falta de oportunidades e expectativas sociais e pelas dificuldades, que uma parcela da população tem de acessar as políticas públicas sociais e de proteção de forma efetiva.

III. Algumas práticas educativas parentais exercidas com os adolescentes, tais como a negligência, a punição inconsistente e o abuso físico, não se mostraram favoráveis ao desenvolvimento de comportamentos pró-sociais e/ou adaptativos.

IV. As relações de amizade são tanto um recurso protetivo diante de experiências negativas, uma vez que implicam apoio social ao jovem quanto se constituem em um fator de risco, quando o grupo apresenta identificação com a criminalidade e valoriza condutas antissociais (atos infracionais).


Assinale a alternativa CORRETA.


A

Apenas um item está correto.


B

Apenas dois itens estão corretos.


C

Apenas três itens estão corretos.


D

Quatro itens estão corretos.


E

Quatro itens estão incorretos.

Levando em conta os conceitos e informações utilizados por Christofari e Arpini (2020) em seu artigo “Guarda compartilhada: entendimentos, potencialidades e desafios para juízes e promotores”, analise as afirmações abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A separação conjugal configura-se como um episódio de ocorrência cada vez mais frequente na nossa sociedade.

( ) Compreende-se que a guarda conjunta é uma forma de equilibrar a participação materna e paterna na vida dos filhos após a separação conjugal dos pais.

( ) A ruptura da relação conjugal afeta de modo diferente os diversos membros da família, não existindo um padrão familiar após a separação.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

F – F – F.


B

F – V – F.


C

V – V – F.


D

V – F – V.


E

V – V – V.

A Constituição Federal de 1988 prioriza a cidadania, contemplando a atuação do juiz. Analise as afirmações a seguir, levando-se em consideração a obra de Rocha (2009).


I. A sociedade espera de seus juízes, em meio a um amplo plexo de virtudes, a temperança.

II. Às escolas de magistratura, está reservado um papel fundamental: completar o processo de seleção pública dos magistrados preparando-os para o exercício da função julgadora.

III. A carreira no Ministério Público ou na Defensoria Pública, pressupõe dedicação aos estudos jurídicos e sacrifícios de horas e horas de lazer.


Estão corretas as afirmativas:


A

I apenas


B

II e III apenas


C

II apenas


D

I e II apenas


E

I, II e III

A perícia psicológica em processos de Vara de Família, no Brasil, surgiu na década de 1980, acompanhando tendência internacional nesse sentido. A história da perícia psicológica em Varas de Família, segundo Castro (2003), é assunto ainda pouco estudado. Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta.


A

As concepções iniciais da perícia psicológica estavam influenciadas pela perícia psiquiátrica no campo penal, dado que a práxis da segunda antecede o surgimento da primeira.


B

As concepções iniciais da perícia psicológica giravam em torno da determinação de culpados e inocentes, mas se mostraram inadequadas.


C

As concepções da perícia psicológica receberam questionamento por parte das tendências psicológicas em voga, na época de sua constituição.


D

Havia, na época da constituição da teoria sobre a perícia psicológica, dados abundantes a respeito dela.


E

Uma das tendências da perícia psicológica é de negação de sua validade, pelo fato da possibilidade de resolução dos problemas familiares por meio de mediação ou intervenção breve.

Quando refletimos sobre o papel da Psicologia e o acesso à Justiça e na garantia dos Direitos Humanos, podemos citar Rovinski e Cruz (2009) que afirmam: “Vale destacar os problemas e os enfrentamentos sócio-profissionais no âmbito dos direitos humanos, da violência social e intrafamiliar, das políticas públicas de atenção à infância e juventude [...]”. (ROVINSKI; CRUZ, 2009, p. 9). A esse respeito, analise as afirmativas abaixo levando em consideração os autores citados.


I. Devemos empreender esforços para discutir os domínios teóricos e melhor fundamentar a intervenção profissional dos psicólogos nas instituições jurídicas.

II. A produção científica tem-se ampliado tanto quantitativamente quanto qualitativamente para a prática nos diversos contextos jurídicos.

III. Os modelos de aprisionamento e suas implicações nos processos de reintegração social dos egressos não têm sido discutidos no âmbito sócio-profissional do psicólogo.


Estão corretas as afirmativas:


A

I apenas


B

II e III apenas


C

I e II apenas


D

I, II e III

O psicólogo assistente técnico deve estar presente durante a realização dos procedimentos metodológicos que norteiam o atendimento do psicólogo perito e vice-versa, para que sejam respeitados os princípios da ampla defesa e do contraditório.


C

Certo


E

Errado

O psicólogo que estiver atuando como psicoterapeuta de parte envolvida em litígio judicial não poderá atuar como perito no caso, mas poderá ser nomeado como assistente técnico.


C

Certo


E

Errado

De acordo com Souza e Scherer (2020): “O CFP [...] não distingue, no âmbito de atuação da psicologia jurídica, o métier específico do psicólogo forense e do psicólogo judiciário.” (SOUZA; SCHERER, 2020, p. 224). Analise as afirmativas abaixo, a partir da obra dos autores.


I. A psicologia jurídica tem um campo de atuação imenso, que presta serviço a diferentes áreas do direito, como a criminal, a civil e a trabalhista.

II. Direitos Humanos e psicologia não podem se complementar enquanto áreas do saber e como práticas sociais pois não se encontram em uma mesma ontologia.

III. A partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), surgiram várias temáticas que fazem parte da vida humana, como questões relacionadas ao meio ambiente e à bioética, por exemplo.


Estão corretas as afirmativas:


A

I apenas


B

I e III apenas


C

I e II apenas


D

I, II e III

A violência sexual infantil pode se apresentar na forma de assédio sexual, estupro, exploração sexual comercial, pornografia, entre outros. Trata-se de um crime previsto na legislação brasileira, com consequente violação dos direitos humanos e que fere a dignidade e a cidadania de crianças e adolescentes. A respeito dessa temática, assinale a alternativa correta.


A

O impacto da violência sexual está relacionado a três conjuntos de fatores: fatores extrínsecos à criança, tais como vulnerabilidade e resiliência pessoal; fatores intrínsecos, envolvendo a rede de apoio social e afetiva da vítima; e fatores relacionados com a violência sexual em si, por exemplo, duração, grau de parentesco/confiança entre vítima e agressor, reação dos cuidadores não abusivos na revelação e presença de outras formas de violência.


B

Devido à complexidade e à quantidade de fatores envolvidos no impacto da violência sexual para a criança, essa experiência é considerada um importante fator de risco para o desenvolvimento de psicopatologias. O transtorno depressivo é a psicopatologia mais citada como decorrente do abuso sexual, uma vez que é estimado que 50% das crianças que foram vítimas dessa forma de violência desenvolvem sintomas.


C

As instituições que prestam assistência às vítimas de violência sexual geram, às vezes, o chamado maltrato institucional, o qual engloba as situações de omissão ou fatores como: escassez de pessoal, sobrecarga de trabalho e falta de apoio psicológico, que interferem, de maneira importante, no resultado do tratamento.


D

O abuso sexual infanto-juvenil possui diversas conotações, porém, na maioria das vezes, o agressor é desconhecido, o que torna a violência contra a criança e o adolescente abusados ainda maior.


E

As principais vítimas de violência nas comunidades indígenas são os homens e meninos. Os dados mostram que 1 em cada 3 indígenas homem e menino será estuprado ao longo da vida.

De acordo com a psicologia forense, um indivíduo de boa formação moral e de bons princípios pode ter seu equilíbrio rompido e cometer uma infração penal por reação. Dessa forma, é importante verificar a dinâmica do ato criminoso com a adição de fatores primários, que


A

estão relacionados à personalidade; e de secundários, que são fatores solicitantes.


B

são responsáveis pela conduta criminosa; e de secundários, que estão relacionados à personalidade.


C

estão relacionados à influência do meio social; e de secundários, que ocorrem em razão de um trauma de infância.


D

são exógenos; e de secundários, que são endógenos.


E

são fatores solicitantes; e de secundários, quando o indivíduo presencia algum tipo de violência.

Segundo Morgado (in GONÇALVES e BRANDÃO, 2004): “A violência doméstica contra a mulher não é recente. Trata-se de um fenômeno antigo, presente em todas as classes sociais e em todas as sociedades, das mais desenvolvidas às mais vulneráveis economicamente.” (GONÇALVES; BRANDÃO, 2004, p. 309). A partir do autor citado, analise as afirmativas abaixo.


I. A violência doméstica contra a mulher é um fenômeno social grave, que traz inúmeras consequências físicas e psicológicas para as vítimas.

II. É rotineira e de longa duração, frequentemente muito tempo se passa até que a mulher denuncie.

III. Desenvolve-se um processo que alguns autores qualificam de “escalada da violência”, onde se mesclam atos de violência emocional, física e sexual.


Estão corretas as afirmativas:


A

I apenas


B

II e III apenas


C

I e II apenas


D

I, II e III

Juliana viveu relação conjugal tóxica com Antônio, em que ele manipulou a parceira, criando inseguranças e medos por meio de omissão, distorção e criação de informações. Dessa forma, Antônio conseguia se engrandecer e se livrar de situações desfavoráveis a ele. No decorrer do relacionamento, Juliana desenvolveu ansiedade e baixa autoestima.


A violência praticada por Antônio ao longo do relacionamento foi:


A

síndrome de Münchausen;


B

gaslighting;


C

síndrome de Burnout;


D

síndrome de Waterhouse-Friderichsen;


E

simulação consciente.

A mediação de conflitos refere-se


A

à resolução processual e judicial de conflitos.


B

ao instituto jurídico de direito penal.


C

ao processo jurídico específico do divórcio litigioso.


D

ao procedimento voluntário de solução de conflitos por meio do diálogo entre as partes.

A mediação de conflitos, apesar de ser uma prática antiga, foi regulamentada no Brasil a partir da Lei nº 13.140 de 2015 (Lei da Mediação), que regulou efetivamente a prática na administração pública.


De acordo com essa Lei, podemos afirmar, EXCETO:


A

“A mediação deverá ser orientada pelos seguintes princípios: imparcialidade do mediador, heterogeneidade entre as partes, moralidade, informalidade, autonomia da vontade das partes, busca de consenso, boa fé e confidencialidade”.


B

“A requerimento das partes ou do mediador, e com anuência daquelas, poderão ser admitidos outros mediadores para funcionarem no mesmo procedimento, quando isso for recomendável em razão da natureza e da complexidade do conflito”.


C

“As partes poderão ser assistidas por advogados ou defensores públicos”.


D

“Considera-se mediação a atividade técnica exercida por terceiro imparcial sem poder decisório, que, escolhido ou aceito pelas partes, as auxilia e estimula a identificar ou desenvolver soluções consensuais para a controvérsia”.

   
Gerar simulado