

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Compete ao psicólogo empregar métodos e técnicas psicológicas para realizar o diagnóstico psicológico, orientação e seleção profissional, assim como a orientação psicopedagógica.
Certo
Errado
“Muito se tem se discutido sobre os entraves no processo de escolarização de crianças e jovens, privilegiando-se ora aspectos individuais de ordem patológica, ora questões sociais ligadas ao esfacelamento do sistema educacional público. Paralelamente, constata-se uma difusão ilimitada do discurso científico e da cultura medicalizante, que atravessa diversos domínios, da universidade aos centros de saúde e às escolas, adentrando as fronteiras da esfera privada da família e das demais relações pessoais.” (Coutinho, 2021, p. 2). Sobre a produção de diagnósticos e o educar, observe as afirmativas a seguir.
I Na discussão dos modos contemporâneos predominantes no tratamento do mal-estar na cultura, é inegável que a produção de diagnósticos alcançou uma importância cultural imensa, estando presente não somente na prática psiquiátrica stricto sensu, mas em todo campo da assistência à saúde, na educação e nas relações sociais cotidianas mais banais.
II Os desafios relativos ao exercício da parentalidade e da educação escolar, hoje, são muitas vezes norteados por diagnósticos, medicações e/ou parâmetros presentes nos diversos dispositivos difundidos pelas “autoridades científicas”, que passam a regular e a ressignificar a criança, produzindo um certo anonimato no cerne das relações pais/filhos e professor/aluno.
III Depara-se, ainda, com a menos recente psicologização do cotidiano escolar. A escola funciona sob a base de um discurso segundo o qual educar é estimular capacidades psicológicas, o que contribui para individualizar os problemas escolares e fragmentar o olhar para o aluno.
IV Com o avanço do paradigma naturalista, ancorado nas novas pesquisas das neurociências, os diagnósticos passam a expressar “um sofrimento sem sujeito” e orientam o olhar dos profissionais que recorrem a eles exclusivamente para uma visão fragmentada da vida, que muitas vezes encontra sustentação fortemente baseada na relação entre a descrição de um comportamento e o uso ou não de um fármaco [...]. A fragmentação do sintoma psíquico em unidades sintomáticas cada vez menores pela psiquiatria contemporânea serve a um projeto social maior que tende a despolitizar o sofrimento, medicalizar o mal-estar e privatizar o sintoma.
São corretas as afirmativas:
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
O cérebro, parte do sistema nervoso, é um supersistema de sistemas (DAMÁSIO, 1996). Isso quer dizer que nenhuma parte do sistema nervoso realiza suas funções isoladamente. Sobre o sistema nervoso:
I - Composto pelo sistema nervoso central (SNC).
II - Composto pelo sistema nervoso periférico (SNP).
III - O cérebro faz parte do encéfalo e, com o cerebelo e o bulbo, compõe o SNC juntamente com a medula espinhal.
IV - Ao SNP, composto por estruturas chamadas de veias, cabe a função de transportar a informação entre o SNC e as veias que se localizam fora deste, como os dos órgãos sensoriais externos (como pele, ouvidos, olhos) e de partes internas do corpo (como o estômago e os músculos).
Estão corretas as afirmativas:
II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
As teorias psicológicas, quer se refiram à aprendizagem, quer não fornecem os pressupostos teóricos que orientam o processo pedagógico. A tarefa do educador é a de traduzir a teoria em prática funcional. Neste processo de transformar a teoria em prática, o ponto fundamental é a consistência, ou seja, evitar intervenções incongruentes com os princípios da teoria adotada. Várias teorias se preocupam em descrever a aprendizagem. Basicamente, as divergências existentes entre elas estão na ênfase dada pelos autores a um de dois aspectos: mudança no comportamento ou processo mental subjacente a tal processo.
(Cória-Sabini MA. A aplicação de teorias psicológicas ao planejamento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Rev. Psicopedagogia 2003.)
A adoção de uma das teorias psicológicas pelo educador conduz a um tratamento pedagógico específico e, ainda, considerando a teoria de Skinner, que embora tenha tido o mérito de oferecer um método alternativo à abordagem tradicional de ensino, sua proposta apresenta algumas limitações. NÃO se trata de uma das limitações acerca da teoria de Skinner:
A crença em uma relação causa-efeito entre o programa de ensino e a aprendizagem do aluno impede a análise dos efeitos de outros fatores que atuam na prática pedagógica. O aprendiz é considerado um elemento passivo e totalmente controlado pelas contingências ambientais, o que não permite uma relação dialética com as mesmas.
Ao selecionar os objetivos, sequenciar as instruções, planejar a atividade de ensino e a avaliação, o professor pretende ter o controle total sobre o cotidiano da sala de aula. O aluno não tem espaço para manifestar sua individualidade, a não ser no ritmo da aprendizagem. Ele deve apenas emitir respostas e realizar as tarefas previstas no planejamento.
É adotada uma análise molecular do comportamento, que pode ser útil para respostas muito específicas; porém, não é adequada para a compreensão dos processos mentais superiores e dos comportamentos complexos envolvidos na educação. Ao invés de oferecer explicações para estes aspectos, o autor simplesmente os excluiu a priori de sua teoria.
No processo de aprendizagem escolar, a criança parte de suas próprias generalizações e significados, raciocinando sobre as explicações recebidas e transformando-as de acordo com seus esquemas conceituais. Para se chegar à generalização e abstração necessárias ao conceito estudado, ela precisa de auxílio e mediação dos adultos e outras crianças.
“O Código de Ética tem o propósito de estabelecer parâmetros e orientar as profissionais da Psicopedagogia brasileira quanto aos princípios que regem a boa conduta profissional e instituir diretrizes para o exercício profissional.” (Código de Ética do Psicopedagogo – Abpp).
De acordo com o código de ética do psicopedagogo, marque a única alternativa correta.
A Psicopedagogia é de natureza unicamente transdisciplinar, utiliza-se de recursos próprios para a compreensão do processo de aprendizagem dos sujeitos e sistemas com vistas à intervenção.
A Psicopedagogia é de natureza inter, transdisciplinar e pluridisciplinar, utiliza-se de recursos próprios para a compreensão do processo de aprendizagem dos sujeitos e sistemas com vistas à intervenção.
A Psicopedagogia é de natureza inter e transdisciplinar, utiliza-se de recursos próprios para a compreensão do processo de aprendizagem dos sujeitos e sistemas com vistas ao combate da evasão escolar e prevenção contra a violência infanto-juvenil.
A Psicopedagogia é de natureza inter e transdisciplinar, utiliza-se de recursos próprios para a compreensão do processo de aprendizagem dos sujeitos e sistemas com vistas à intervenção.
A Psicopedagogia é de natureza inter e transdisciplinar, utiliza-se de recursos próprios para a compreensão do processo de aprendizagem dos sujeitos e sistemas com vistas à intervenção, bem como a análise comportamental e psicanalítica.
A corrente cognitivista enfatiza o processo de cognição, através do qual a pessoa atribui significados à realidade em que se encontra. Entre os autores de teorias de aprendizagem com base cognitivista, Jerome Bruner afirma que:
O que é relevante em uma matéria de ensino é sua estrutura, suas ideias e relações fundamentais.
A nova informação interage com uma estrutura de conhecimento específica, a qual é chama de "subsunçor".
Quanto à questão de como ensinar, destaca-se o processo da atividade, através da exploração de alternativas e o currículo em espiral.
A aprendizagem mecânica, na qual a nova informação é armazenada de maneira arbitrária e literal, não interage com aquela já existente na estrutura cognitiva e pouco ou nada contribui para sua elaboração e diferenciação.
Entre desafios no ambiente escolar, há a presença do bullying. Assinale a alternativa CORRETA sobre algumas das características desse tipo de violência escolar:
O bullying só é considerado como tal quando ocorre de modo direto e físico ou verbal.
Na atitude de se considerar o bullying como brincadeira, os valores da força e da virilidade podem ser destacados em detrimento dos direitos humanos e do desenvolvimento da sensibilidade.
No que se refere a danos posteriores nas vítimas e nos agressores do bullying, ambos têm tendência de se tornarem deprimidos e com baixa autoestima.
O bode expiatório, nessa situação, pode se sentir temeroso dele mesmo se tornar vítima, caso interfira para cessar a violência.
A escola tem como objetivo socializar os conteúdos e também os instrumentos necessários para o acesso ao saber. Sua função é socializar conhecimentos e experiências produzidos pelos homens, independentemente de classe, cultura, religião e etnia.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências técnicas para a atuação de psicólogas(os) na Educação Básica. Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP.
Dado o contexto escolar, com a diversidade de olhares e concepções, valores e preceitos em relação à educação numa sociedade cheia de contradições, o profissional de Psicologia deve refletir sobre o seu papel e as possibilidades de intervenção.
Nesse contexto, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) O profissional de Psicologia deve contribuir para o fortalecimento de uma gestão educacional democrática que considere todos os agentes que participam da comunidade escolar, e de formas efetivas de acompanhamento do processo de escolarização.
( ) O profissional de Psicologia deve desenvolver seu trabalho clínico junto a crianças e adolescentes, a partir de diretrizes estabelecidas no projeto político-pedagógico da escola, sem intervir no contexto escolar.
( ) A prática do psicólogo na escola deve contemplar a descoberta, pela criança e pelo jovem, de seu potencial de aprendizagem, auxiliando na utilização de mediadores culturais, como a música, o desenho, a dança, dentre outras formas de expressão artísticas que possibilitam expressões da subjetividade.
( ) É função do psicólogo emitir relatórios para a direção da escola, a partir do levantamento feito junto à comunidade escolar, fornecendo informações sobre as condições de saúde mental da família e de seus integrantes.
Assinale a sequência correta.
V F V F
F V F V
V V F F
F F V V
O jogo e a brincadeira como recursos de intervenção psicopedagógica devem
propiciar por si só, a ressignificação das aprendizagens do sujeito.
ter como objetivo desenvolver aspectos, especificamente, das dimensões relacionadas ao raciocínio lógico, atenção e memória.
preservar a ludicidade e servir como instrumento de vinculação afetiva com as situações de aprendizagem.
trazer uma intenção direta de ensino e de aprendizagem, promovendo uma adaptação constante do desejo do aprendiz.
Para Vygotsky, a distância entre o que a criança já́ é capaz de fazer sozinha e o que pode realizar com assistência de um tutor denomina-se:
Zona de desenvolvimento proximal.
Internalização.
Abordagem do processamento de informação.
Adaptação.
Equilibração.
O ramo do conhecimento que busca estudar as causas e origens de um determinado fenômeno, também tem seu lugar na Psicopedagogia. Nessa área estuda, por exemplo, as causas dos Transtornos Globais do Desenvolvimento e Transtorno do Espectro do Autismo, entre outros. É CORRETO afirmar que esse ramo é denominado:
Anacolutia.
Etiologia.
Paronomologia.
Assonânciologia.
Biologia dos transtornos.
São fatores motivadores à aprendizagem dos educandos:
Encorajamento dos professores, do ambiente escolar, das dinâmicas em sala de aula.
Representatividade, planejamento apócrifo e afetividade.
Inclusão, caridade e práticas inovadoras.
Tecnologias da Informação e Comunicação, metodologias ativas e assistencialismo das minorias.
Nenhuma das alternativas.
No Brasil Colônia, os jesuítas monopolizavam o saber psicológico e o destinavam à realização de um projeto de educação para os povos não europeus. Tal projeto pedagógico visava:
construir uma relação recíproca de acolhimento entre colonizadores e indígenas
estabelecer uma relação de troca de equivalente entre a Europa e os territórios ocupados
possibilitar a incorporação de saberes não europeus na representação eurocêntrica do homem
estabelecer um espaço plural de reconhecimento da subjetividade e percepção dos nativos da terra e seus filhos
instituir uma pedagogia repressiva a partir da imposição do processo catequético e da educação das primeiras letras para os povos indígenas
Existem diferentes tipos e funções da atenção. Leia o exemplo abaixo:
“Pode-se prestar atenção à leitura de um livro didático ou ouvir uma aula enquanto se ignoram estímulos como rádio e televisão próximos ou pessoas que chegam mais tarde à aula.” (Sternberg, 2000)
À qual atenção refere-se o exemplo acima?
Atenção dividida
Atenção seletiva
Atenção flutuante
Vigilância
Atenção sustentada
As crianças e seu imaginário:
(__) O imaginário infantil é tão irrelevante para a criança na primeira infância, pois é esse imaginário permeado de símbolos e fantasias que permitirá aos pequenos a lidar com uma “fase” que é tão idêntica a do adulto;
(__) O cérebro delas, devido à maturação para a idade, que é esperado, pode agir e dispor de racionalidades como o nosso, por isso “lançam mão” de ferramentas pertinentes ao que eles podem lidar, de acordo com idade cronológica e maturação cerebral;
(__) Quanto mais imaginação e fantasia a criança criar mais sua criatividade, abstração e flexibilidade cognitiva estarão aptas a ingressar no estágio posterior;
(__) Quando contamos histórias estamos estimulando o cérebro a pensar, ciar e inibir imagens, acrescentar conteúdos de seu cotidiano a novos temas.
Levando-se em consideração que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, a sequência das proposições acima é:
F – V – F – V.
F – F – V – V.
V – V – F – V.
V – F – F – V.
V – F – V – F.
De acordo com Rosat et.al (2010), a pesquisa de Tokuhama-Espinosa (2008) delineia possíveis abordagens para a Neuroeducação, destacando técnicas de captação de informações neuronais, neurogênese, plasticidade, teorias da consciência e inteligência, neuroética, diferenças de aprendizado e as relações corpo-mente. Além disso, ela propõe 14 princípios básicos para orientar a Neuroeducação, integrando premissas das áreas estruturadoras: neurociências, psicologia e educação.
No que se refere às contribuições da neuroeducação para os processos de ensino aprendizagem, leia criticamente as frases abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.
Cada cérebro é único e unicamente organizado.
Cérebros são especializados e não são igualmente bons em tudo.
Cérebros são considerados „plásticos‟ mas perdem por completo essa funcionalidade após o término da juventude.
O aprendizado é baseado, em parte, na habilidade do cérebro de detectar padrões e fazer aproximações para aprender.
O aprendizado é potencializado pelo desafio e inibido pela ameaça.
Segundo Bossa (2007), os primórdios da Psicopedagogia ocorreram na Europa, ainda no século XIX, sustentada pela preocupação com os problemas de aprendizagem na área médica. O transcurso da prática profissional desenvolvida durante vários anos define um marco contextual teórico e elabora a prática em Psicopedagogia, gerando novos enfoques conceituais no interior de si mesmas. Para tanto, é CORRETO afirmar que:
Fonte: BOSSA. N. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas; 1994.
O objeto de estudo da Psicopedagogia é como se desenvolve a aprendizagem em suas diferentes relações e circunstâncias.
O objeto de estudo da Psicopedagogia é descrever como se desenvolve a aprendizagem, especificamente voltada para a Linguística.
O objeto de estudo da Psicopedagogia é exclusivamente os transtornos do ensino e da aprendizagem.
O objeto de estudo da Psicopedagogia é o campo que estuda as teorias da aprendizagem.
O objeto de estudo da Psicopedagogia é perceber e analisar a relação entre os professores e o processo de aprendizagem.
Com referência a educação corporativa, educação a distância e projeto pedagógico, assinale a opção correta.
Ao se construir o projeto político-pedagógico, não se faz necessário levar em consideração a realidade que circunda a escola, visto que o importante é observar o cenário interno da instituição escolar.
O início da educação corporativa se deu pela implantação de programas de treinamento gerenciais, o autogerenciamento da carreira e a autonomia. O gestor passou a ser agente passivo, que apenas acatava instruções, sendo sua posição pormenorizada, visto que sua equipe estava instrumentalizada e pronta para atuar autonomamente.
A educação corporativa pode ser definida como um sistema de desenvolvimento de recursos humanos, orientado pelas competências de gestão, cujo principal papel é o de construir as competências empresariais e humanas consideradas críticas para a viabilidade da estratégia de uma organização.
Colaboradores envolvidos no processo de aprendizagem T&D (treinamento e desenvolvimento) utilizam os conhecimentos adquiridos academicamente, por entenderem que esse conhecimento é o suficiente e não sofre obsolescência.
A demanda de educação a distância do tipo e-learning tende a diminuir, uma vez que a nova geração, ao se tornar a força de trabalho, está enfrentando adoecimento trazido por uso excessivo de telas.
A Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA) é um importante instrumento para o diagnóstico psicopedagógico. Sobre isso, é correto afirmar que:
Com a EOCA, se detectam os sintomas e se formulam hipóteses sobre as causas a-históricas ou patogênicas das quais emergem os sintomas.
A EOCA será realizada sempre após as testagens para a confirmação das hipóteses levantadas.
A EOCA precisa ser dirigida, orientada em seu passo a passo para que se possa garantir sua cientificidade e evitar a indisciplina em alguns casos.
Os materiais a serem utilizados constam em uma sequência de apresentação e são de uso em todas as situações, independentemente da faixa etária ou interesse do sujeito.
Na EOCA, é importante observar três aspectos: se o paciente atende às ordens, se utiliza todos os materiais e se conclui dentro do tempo previsto.
O cenário contemporâneo de mudanças aceleradas, amplo acesso a novas tecnologias e sobrecarga de informações tem gerado ainda maiores desafios em nossa sociedade, inclusive preocupação nas escolas, em função, dentre outros fatores, da motivação e interesses de crianças e adolescentes; as redes sociais, aplicativos de internet e outros sistemas conseguem captar cada vez mais a sua atenção.
Nessa perspectiva, a partir de uma reflexão coletiva com a participação do psicólogo da escola, são possíveis ações a serem desenvolvidas:
I. Promover um debate e resgatar as normas e diretrizes que foram indicadores de sucesso na formação escolar nos anos anteriores a essa revolução de tecnologia da informação.
II. Criar novos espaços de discussão e compreensão da realidade que povoa o espaço intraescolar e contribuir, por exemplo, com rodas de conversa e oficinas de arte que possam ajudar para que haja outras maneiras de perceber e se expressar.
III. Criar mecanismos de controle e técnicas que possibilitem maior adaptação das crianças e adolescentes ao contexto escolar, com foco na disciplina, proibindo o uso de celular e acesso a essas tecnologias.
IV. Possibilitar uma reflexão crítica sobre as condições histórico-sociais e as práticas que constroem o cotidiano da escola e contribuir, de forma ética, para um projeto singular, respeitando-se a subjetividade dos indivíduos e as variáveis que se apresentam.
Estão corretas as ações
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I e II, apenas.
I, II, III e IV.