Questões de Concurso sobre Saúde Mental

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
873 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A Política Nacional de Saúde Mental representa um conjunto de diretrizes, estratégias e ações voltadas para a promoção, prevenção, assistência e inclusão social das pessoas com transtornos mentais. Surgiu a partir de movimentos sociais e da luta antimanicomial, ganhando força com a aprovação da Lei 10.216/2001, que consolida princípios da Reforma Psiquiátrica no Brasil. Considere as afirmações a seguir e indique a alternativa que expressa corretamente as sentenças relacionadas à Política Nacional de Saúde Mental.


I. Os Leitos Psiquiátricos em hospitais são destinados a internações de longo prazo para pessoas em crise aguda, oferecendo tratamento intensivo com equipe multiprofissional.

II. As Residências Terapêuticas são moradias destinadas a pacientes psiquiátricos em reabilitação, oferecendo um ambiente de convivência e reinserção social.

III. Os Leitos Psiquiátricos em hospitais são unidades de internação de longa permanência, acolhendo principalmente pacientes com transtornos mentais persistentes.

IV. As Residências Terapêuticas são serviços de reabilitação psicossocial, oferecendo moradia e suporte terapêutico a pessoas com transtornos mentais, promovendo sua inclusão na comunidade.


A

Estão corretas as afirmações I e II e incorretas as III e IV.


B

Estão corretas as afirmações I e IV e incorretas as II e III.


C

Estão corretas as afirmações II e IV e incorretas as I e III.


D

Estão corretas as afirmações II e III e incorretas as I e IV.


E

Estão corretas as afirmações III e IV e incorretas as I e II.

Acerca do exame do estado mental, o estado de obnubilação, a logorreia, a agnosia e a distimia se referem a alterações de quais áreas da conduta humana?


A

Atenção, memória, linguagem e afetividade, respectivamente.


B

Memória, linguagem, atenção e afetividade, respectivamente.


C

Orientação, linguagem, memória e afetividade, respectivamente.


D

Consciência, linguagem, memória e afetividade, respectivamente.


E

Orientação, linguagem, afetividade, Respectivamente e memória.

No que concerne à Reforma Psiquiátrica Brasileira, é CORRETO afirmar que:


A

a reforma psiquiátrica reforça a internação em hospitais psiquiátricos como principal modalidade de tratamento;


B

a reforma proibe a criação de novos leitos em hospitais psiquiátricos;


C

a reforma incentiva o tratamento em comunidade, fortalecendo os serviços substitutivos ao hospital psiquiátrico, como os CAPS;


D

o tratamento psiquiátrico deve ser exclusivamente medicamentoso;


E

a reforma psiquiátrica estabelece que o tratamento involuntário só pode ocorrer com a autorização judicial.

A Lei Federal nº 10.216/2001, que trata da reforma psiquiátrica no Brasil, estabelece que:


A

A internação psiquiátrica deve ser a primeira medida adotada em todos os casos de transtornos mentais.


B

As pessoas com transtorno mental devem ser tratadas em hospitais psiquiátricos em regime fechado.


C

O tratamento em liberdade é prioritário, garantindo os direitos e a proteção da integridade das pessoas com transtornos mentais.


D

Os tratamentos de saúde mental são de responsabilidade exclusiva de instituições privadas.

A atenção psicossocial configura um campo que articula e nomeia todo o conjunto de práticas substitutivas ao paradigma asilar, sendo aberta para transformações e inovações que possibilitam a consolidação de uma ética de cuidado antimanicomial. Como discutido por Amarante (2007), além de dimensão epistêmica e técnico-assistencial, a atenção psicossocial possui também dimensão sociocultural e política.


No que se refere à dimensão política da atenção psicossocial,


A

é suficiente um conjunto articulado de atos técnicos para oferecer autonomia, lugar e pertencimento social aos usuários.


B

o exercício da clínica garante exclusivamente a dimensão política da cidadania e a produção de autonomia dos usuários.


C

o espaço público é fundamental para a singularização, tendo o atendimento individual como pilar do processo de subjetivação.


D

o cuidado é indissociável do espaço público, e suas condições de possibilidade integram-se a concepções e práticas propiciadoras do convívio.


E

a dimensão política se constitui enquanto ato técnico na atenção psicossocial, prescindindo de modalidades assistenciais que não sejam grupais.

Entre os programas nacionais de saúde mental, assinale aquele que se refere às estratégias de desinstitucionalização.


A

Unidades de acolhimento.


B

Comunidades terapêuticas.


C

Benefício de prestação continuada.


D

Hospital-dia.

No que se refere ao tema da saúde mental, o educador social precisa considerar que:


I. A saúde mental é um tema que diz respeito à atuação profissional especializada de psiquiatras e psicólogos(as). Portanto, se o educador social identificar um caso de adoecimento mental, a sua atuação se restringe a realizar o encaminhamento desse sujeito para o profissional especializado.

II. A saúde mental é um tema tabu na sociedade contemporânea, por isso o educador social deve evitar adentrar nesse tema, para garantir uma postura ética em sua prática profissional.

III. A saúde mental é um tema complexo que envolve uma ampla rede de serviços. Entre diferentes informações que um educador social precisa dominar sobre esse tema está, por exemplo, a capacidade de identificar indicadores de sofrimento mental, de prestar acolhimento à pessoa em sofrimento mental e de realizar o encaminhamento dessa pessoa em consonância com o que está previsto na Rede de Atenção Psicossocial.


É correto o que se afirma em:


A

I e III, apenas.


B

III, apenas.


C

I, apenas.


D

I, II e III.


E

II, apenas.

Aspectos relacionados ao trabalho que podem impactar a saúde mental do trabalhador foram nomeados como fatores de risco psicossocial no trabalho pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), que elencou como um de seus objetivos a avaliação e a eliminação desses riscos.


C

Certo


E

Errado

Mariana, uma jovem de 19 anos, foi encaminhada a um profissional de saúde mental devido a preocupações crescentes de seus pais em relação ao comportamento alimentar da filha. Mariana relata episódios frequentes de compulsão alimentar, nos quais consome grandes quantidades de alimentos em um curto período, sentindo-se incapaz de controlar a ingestão. Após esses episódios, ela se engaja em comportamentos compensatórios, como indução ao vômito e uso excessivo de exercícios físicos. Considerando esse caso hipotético avalie as seguintes afirmativas:


I. Os comportamentos apresentados por Mariana, como compulsão alimentar seguida de métodos compensatórios, são indicativos de possíveis características da Bulimia Nervosa.

II. A Bulimia Nervosa é caracterizada apenas pela compulsão alimentar, sem a presença de comportamentos compensatórios.

III. Mariana está satisfeita com seu peso e imagem corporal, o que exclui a possibilidade de diagnóstico de Bulimia Nervosa.

IV. O tratamento para a Bulimia Nervosa pode envolver abordagens terapêuticas, como a Terapia Cognitivo-Comportamental, e, em alguns casos, a utilização de medicamentos.


Estão corretas:


A

Apenas III e IV estão corretas.


B

Apenas II e III estão corretas.


C

Apenas I, II e IV estão corretas.


D

Apenas I e IV estão corretas.


E

Todas as afirmativas estão incorretas.

Carvalho (in KINKER, 2020) afirma que: “A saúde mental sempre foi entendida de forma preconceituosa e excludente. Daí decorrem as modalidades institucionais do cuidar: excesso de medicamentos, choques elétricos, anamneses formais, diagnósticos frios”. A partir do exposto, analise as afirmativas abaixo.


I. As modalidades institucionais do cuidar não contribuem para o isolamento daqueles que são considerados estranhos ao sistema dito normal.


PORQUE


II. O formato da modernidade líquida abalou a solidariedade, o compromisso, a amizade e o afeto.


Assinale a alternativa correta.


A

A afirmação I está correta e a II está incorreta.


B

A afirmação I está incorreta e a II está correta.


C

As afirmações I e II estão corretas, mas a afirmação II não justifica a I.


D

As afirmações I e II estão corretas e a afirmação II justifica a I.

Considerando as condições de saúde mental comumente encontradas na atenção primária, e adotando um referencial médico, qual dos seguintes conceitos é mais apropriado para descrevê-las?


A

Doença crônica


B

Síndrome psiquiátrica


C

Síndrome clínica


D

Alteração emocional e psíquica

João, 22 anos, abandonou o tratamento no CAPS AD e está em situação de rua fazendo uso de crack. Neste contexto, a estratégia de busca ativa


A

não deve ser usada porque a demanda de tratamento precisa ser espontânea.


B

Deverá ser usada para que se proceda à internação involuntária do paciente.


C

Destina-se a fornecer dados sobre evasão para as estatísticas da Vigilância Sanitária.


D

Buscará proporcionar a João um cuidado integral considerando seu território.

O exame do estado mental (EEM) é a metodologia pela qual profissionais de saúde mental, como psiquiatras e psicólogos, avaliam sistematicamente o estado mental de um indivíduo. Um dos aspectos cruciais dessa avaliação é a análise da linguagem. A linguagem falada representa o principal meio de comunicação verbal entre as pessoas. Sobre os principais distúrbios patológicos da linguagem falada de origem predominantemente psíquica, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

____________: fluxo incessante, com comprometimento da coesão lógica; o estado mais grave é a chamada fuga de ideias e ocorre porque a velocidade do fluxo do pensamento ultrapassa as possibilidades de expressão das ideias.


A

Logorreia


B

jargonofasia


C

Mutismo


D

Parafrasia

Conforme Ferreira Neto (2010), as práticas assistenciais em saúde mental contribuíram, em muito, para a construção de novas referências clínicas diferentes do modelo clássico.


A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.


A

Em vários contextos, a saúde mental rompeu o modelo de uma clínica alicerçada no atendimento individual, para incluir em seu campo o trabalho em equipe, as interfaces interinstitucionais e a aliança com recursos da comunidade, que tem trazido contribuições inclusive para a formação universitária em Psicologia.


B

Tal fato ocasionou a tendência de requalificar a expressão clínica, sendo que a que mais se estabeleceu foi a de clínica ampliada, que inclusive passou a ser utilizada, a partir de uma redefinição, no campo da saúde coletiva (Campos, 2003).


C

A estratégia de buscar a integração entre a atuação específica das equipes de saúde mental e as ações das equipes de saúde da família impede uma integração ampliada das ações de saúde mental e de saúde geral.


D

A presença nas políticas públicas permitiu aos psicólogos o desenvolvimento de novas competências e habilidades clínicas no tratamento de pacientes graves, prática a que, em geral, não tiveram acesso em sua formação nas clínicas-escola universitárias.

Segundo a pesquisa “Saúde mental, adoecimentos e trabalho docente” (2023), a profissão docente, nos tempos atuais, requer a aplicação das competências profissionais, tendo em vista que o conhecimento e a sociedade se transformam a todo o momento. Sobre as formas de viver o trabalho e o adoecimento docente, analise as afirmações abaixo:


1. Há um reconhecimento de que os professores são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade. Paradoxalmente, há uma precariedade nas condições de trabalho vivenciadas por esses profissionais.

2. O crescimento do adoecimento docente relacionado ao trabalho e ao sofrimento psíquico está relacionado à intensificação da jornada de trabalho e à desarticulação das políticas que legislam sobre o tema.

3. O exercício da docência apresenta potencial patogênico devido a vários elementos, como carga excessiva de trabalho, remuneração inadequada e falta de cooperação entre colegas.

4. O trabalho docente é preservado pelo sentido que o trabalho fornece e, assim, os trabalhadores são menos afetados pelas tensões cotidianas do trabalho. Os professores têm baixos índices de adoecimento relacionados à Síndrome de Burnout.


O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:


A

01.


B

05.


C

06.


D

08.


E

10.

Sobre a incidência e o risco de suicídio, é INCORRETO afirmar


A

que dados epidemiológicos das taxas de mortalidade por suicídio ocorridas entre 2010-2019 e ajustadas por idade demonstram tendência de aumento de casos na Região Sul do Brasil.


B

que o Rio Grande do Sul é o estado que apresenta as maiores taxas de mortalidade por suicídio ajustadas por idade, segundo dados de 2019.


C

que, mesmo com maior acesso a informações relacionadas a fatores de risco para o suicídio, os trabalhadores da saúde apresentam um elevado risco de suicídio, sendo que médicos têm taxas de suicídio maiores do que a população geral.


D

que, enquanto jovens tendem a usar métodos de menor letalidade para o suicídio, pessoas de idade mais avançada costumam fazer uso de meios mais letais para este fim.


E

que a Região Sul do Brasil apresenta número absoluto e coeficiente de mortalidade por suicídio maiores em grandes centros urbanos comparativamente a cidades de pequeno e médio porte.

Em emergências, são esperadas reações emocionais muito intensas e a grande maioria dessas manifestações podem ser consideradas como compatíveis com o momento traumático vivenciado. Contudo, a abordagem precoce de qualquer problema de saúde mental é a maneira mais efetiva de prevenção de transtornos mais sérios que costumam aparecer, a médio e a longo prazo, após o evento traumático. Assim, em emergências torna-se necessário, em caráter de urgência, uma intervenção em crise. A intervenção em crise


A

utiliza processos terapêuticos, sem limite tempo, com o objetivo de recordar e rememorar a situação para lidar com o trauma.


B

deve ser realizada por profissional ágil e flexível para colocar em prática ações para a resolução de problemas, sem querer satisfazer as necessidades imediatas do afetado.


C

satisfaz as necessidades imediatas do afetado colocando em funcionamento ações com os recursos disponíveis, no maior período possível.


D

exerce influência no funcionamento psicológico do indivíduo durante o período de desequilíbrio, aliviando o impacto direto do evento traumático.


E

refere-se aos primeiros auxílios psicológicos, ou seja, a assistência imediata, que em geral leva uma sessão que pode durar de minutos a anos.

Os psicólogos têm um papel crucial na promoção da saúde mental e no bem-estar das pessoas. Qual dos seguintes deveres é considerado fundamental para os psicólogos de acordo com o Art. 1º do Código de Ética?


A

Assumir responsabilidades profissionais sem considerar sua capacitação pessoal, teórica e técnica.


B

Divulgar informações pessoais dos usuários para garantir a transparência do serviço.


C

Prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal.


D

Fornecer informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional apenas quando solicitado pelo usuário.

Quais são os principais grupos de profissionais envolvidos no processo de matriciamento em saúde mental:


A

Apenas médicos e enfermeiros


B

Apenas psicólogos e assistentes sociais


C

Equipes de referência das Unidades de Saúde e equipes matriciais dos CAPS


D

Gestores municipais e coordenadores estaduais de saúde mental

   
Gerar simulado