

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
De acordo com este autor, a "mãe boa" é a que responde à onipotência do lactante e, de certo modo, dá-lhe sentido. O self verdadeiro começa a adquirir vida através da força que a mãe, ao cumprir as expressões da onipotência infantil, dá ao ego débil da criança. A mãe que "não é boa" é incapaz de cumprir a onipotência da criança, pelo que, repentinamente, deixa de responder ao gesto desta e, em seu lugar, coloca o seu próprio gesto, cujo sentido depende da submissão ou acatamento deste por parte da criança. Esta submissão constitui a primeira fase do self falso e é própria da incapacidade materna para interpretar as necessidades da criança. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta o(a) autor(a) dessa teoria.
Melanie Klein
Jacques Lacan
Carl Gustav Jung
D.W. Winnicott
A Teoria Histórico-Cultural, cujo um dos principais expoentes é Lev Vigotski, tem sido nas últimas décadas uma referência importante para o desenvolvimento teórico e prático da psicologia escolar brasileira. Sobre a contribuição de Vigotski para as práticas educativas, marque a alternativa incorreta.
Na perspectiva vigostkiana, tanto professor quanto o aluno são sujeitos ativos do processo educativo.
Para que o ensino seja efetivo, a ação do professor deve incidir na zona de desenvolvimento próximo (ZDP).
Para a realização de um ato propriamente educativo é necessário a interação e a mediação com outro(s), na qualidade de representante da cultura.
Para Vigotski, a educação é um meio privilegiado para o desenvolvimento do psiquismo por propiciar a reestruturação dos processos psíquicos pela internalização de mediadores culturais.
Uma estratégia simples e suficiente a ser utilizada em sala da aula para efetivar a aprendizagem é dividir os alunos em grupo, pois necessariamente cria zona de desenvolvimento próximo (ZDP).
Do ponto de vista psicodinâmico, a ansiedade é considerada como resultante de um conflito intrapsíquico. Diferentes teóricos psicodinâmicos focalizaram atenção em diferentes conflitos, mas as ideias de Sigmund Freud exerceram a influência mais forte. Freud identificou os tipos de ansiedade e sugeriu que cada uma originava-se de uma fonte diferente. Primeiro, observou que a ansiedade pode originar-se de ameaças do mundo exterior como doenças, problemas financeiros e fracassos, rotulando isso como ansiedade
moral.
objetiva.
neurótica.
psicótica.
fantasiosa.
Dentre os vários tipos de câncer, o de mama configura-se como um importante problema de saúde pública e é o mais temido pelas mulheres, afetando a sexualidade e a imagem corporal. Existem inúmeros estudos no âmbito da psico-oncologia que tratam das repercussões psicológicas, quase sempre associadas à morte, medo e desespero. De acordo com o estudo de Martinez (In Amorin & Bilotta, 2014) sobre representação simbólica e mulheres com câncer de mama, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Sobre a representação simbólica em mulheres com câncer, verifica-se que ocorrem prejuízos na capacidade de simbolização, representada pela dificuldade de nomear as sensações e representar a doença e pela perspectiva de uma inconformidade em face da enfermidade.
( ) Muitas pacientes fazem a associação do câncer com a imagem de um “bicho”, o que decorre da influência dos conteúdos do inconsciente coletivo.
( ) O câncer é de origem multifatorial, mas verifica-se que as mulheres com câncer apresentam uma tendência à unilateralidade da direção da energia psíquica.
( ) O estudo mostra que a energia psíquica da paciente é como um movimento galopante e sem controle, similar ao processo do câncer.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
V – V – V – F.
V – F – F – V.
F – F – V – V.
F – V – V – F.
V – V – F – V.
Segundo Erikson, temos para o adolescente:
“Um momento em que lhe é oferecido a possibilidade de uma experimentação, um período em que condutas extremas não apenas são aceitas, como esperadas. O adolescente vive, aí, um momento de indeterminação e de incerteza, decorrentes do afastamento da família ainda não suplantado por uma inserção social, capaz de legitimar uma função específica, reconhecida na sociedade” (Adaptado de Matheus, 2007).
A definição se refere ao conceito de
Luto.
Moratória.
Identificação.
Adaptação.
Crise.
Em Psicologia, as teorias da aprendizagem representam diversos modelos que visam explicar o processo de aprendizagem pelo indivíduo. Cada um desses modelos assume determinadas ideias e proposições. Sobre teoria da aprendizagem de Piaget, analise as ideias a seguir:
I O comportamento humano não é inato, nem resultado de condicionamento. Sujeito e objeto interagem em um processo que resulta na construção e reconstrução de estruturas cognitivas.
II O desenvolvimento humano se relaciona com a aprendizagem, compreendido por meio de diferentes estágios, que são demarcados a partir do aparecimento de novas qualidades do pensamento.
III Os estágios do desenvolvimento cognitivo são denominados: Sensório-Motor, Pré-operatório, Operações Formais e Operações Abstratas.
IV O desenvolvimento do indivíduo é resultado de um processo sócio-histórico, em que a linguagem e a aprendizagem têm papel de destaque.
Dentre essas ideias, as que condizem com a teoria da aprendizagem de Piaget estão presentes nos itens
I e IV.
I e II.
II e III.
II e IV.
O questionamento de Lacan sobre o “fazer analítico” prosseguiu em todo seu ensino, sofrendo as transformações que seu percurso, muitas vezes tortuoso, reservava às suas elaborações teóricas. É perguntando-se sobre a causa do desejo que Lacan delimita seu objeto – o objeto a, objeto causa do desejo, alvo impossível para o qual o desejo se dirige: aquém da linguagem, por ser causa desta, e além da linguagem, por ser:
Deste lugar de objeto a.
O amor transferencial.
Ele um objeto de incógnita.
O objeto mesmo do desejo.
Piaget, quando postula sua teoria sobre o desenvolvimento da criança, descreve-a, basicamente, em 4 estados, que ele próprio chama de fases de transição (PIAGET, 1975). Essas 4 fases são:
Acomodação, assimilação, organização e adaptação.
Sensório-motor, pré-operatório, operatório propriamente dito e finalização.
Sensório-motor, pré-operatório, operatórioconcreto e operatório-formal.
Acomodação, assimilação, pré-operatório e operatório-concreto.
A teoria Psicossocial do Desenvolvimento em oito estágios que apesar da forte ênfase nos fatores sociais segue o princípio epigenético, o qual propõe a existência de um programa genético básico que guia o processo de maturação do organismo no qual cada estágio ascende seu tempo, foi proposta por:
Kurt Lewin
Erik Erikson
Carl Jung
Alfred Adler
Carl Rogers
No exame que realiza os desvios com relação ao objeto sexual, Freud conclui que, se por um lado se viu impossibilitado de esclarecer satisfatoriamente a origem da inversão, por outro lado chegou a um conhecimento que talvez se revele mais importante do que a solução da tarefa anterior. Nesse momento, faz-se referência ao conhecimento de que a pulsão sexual:
é, de início, independente de seu objeto
deprecia o objeto nos casos de perversão
manifesta-se a partir da atração exercida pelo sexo oposto
é ativa em um sexo e passiva no outro, do ponto de vista anatômico
No contexto da abordagem rogeriana, temos a seguinte afirmação:
“Um processo dinâmico, que consiste na capacidade de penetrar no universo do outro, sendo sensível à mobilidade e significação das suas vivências. Permite tomar consciência de sentimentos que ainda não lhe são claros, mas respeita o ritmo das suas descobertas próprias (não desvelando precocemente e mantendo uma abertura a tudo o que de novo possa surgir)”.
Assinale a alternativa que identifica o conceito definido.
Tendência atualizante
Congruência
Relação de contato
Compreensão empática (Empatia)
Aceitação incondicional
Analise a seguinte afirmativa:
“A aquisição do(a) ________________ também é um pré-requisito cognitivo para o apego. Permite, a partir de então, preencher as ausências físicas da mãe por meios simbólico-representacionais e, assim, sustentar uma ligação afetiva duradoura com ela, a qual significa um genuíno apego social”.
Relacionando a teoria do pensamento de Piaget e do apego de Bowlby, assinale a alternativa que, CONCEITUAL e CORRETAMENTE, completa a lacuna do texto acima.
ato reflexo
permanência de objeto
animismo
reação circular secundária
egocentrismo
Harry Stack Sullivan foi o criador de um novo ponto de vista, conhecido como a Teoria Interpessoal da Psiquiatria. Seu princípio central, no que diz respeito a uma teoria da personalidade, é que a personalidade é “o padrão relativamente duradouro de situações interpessoais recorrentes que caracteriza uma vida humana”. A personalidade é uma entidade hipotética que não pode ser isolada de situações interpessoais, e o comportamento interpessoal é tudo o que podemos observar como personalidade. Embora Sullivan desse à personalidade um status apenas hipotético, ele afirmava que ela é o centro dinâmico de vários processos que ocorrem em uma série de campos interpessoais. Além disso, ele atribuiu um status substantivo a alguns desses processos, identificando-os, nomeando-os, e conceitualizando algumas de suas propriedades, tendo como principais:
Personificação, evolução e ansiedade.
Dinamismos, unicidade e processos cognitivos.
Personificação, evolução e processos cognitivos.
Dinamismos, personificação e processos cognitivos.
Lacan critica explicitamente Hegel por restringir sua análise do desejo à autoconsciência. O resultado dessa operação é que o inconsciente se vê desconsiderado como significante da atividade consciente, e a consciência passa a ser privilegiada como falso lugar do significante. Na verdade, a divisão entre consciente e inconsciente traria consequências para a obscuridade fundamental do:
Eu;
Encobrimento;
Pensamento;
Desejo.
Segundo Freud, o meio pelo qual a neurose obsessiva expressa seus pensamentos secretos, a linguagem da neurose obsessiva, é por assim dizer um dialeto da linguagem histérica, mas em relação ao qual se deveria conseguir mais facilmente empatia, pois se aparenta mais com:
O dialeto histérico do que com nosso pensar consciente.
Narrativas do trauma e da alienação da alma do que dispensáveis para definir a perversão.
Os sintomas baseados no modelo de um elemento intrusivo do que uma alteridade que não pode ser reconhecida pelo próprio aparelho psíquico.
Ideias substitutivas ou objetos do que forma sintomas.
Considere os conceitos de desenvolvimento intelectual trazidos por Piaget, responda verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que traz a sequência correta:
(__) O desenvolvimento intelectual envolve uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menor equilíbrio para um estado de equilíbrio superior. Assim, do ponto de vista da inteligência, é fácil se opor à instabilidade e incoerência relativas às ideias infantis à sistematização de raciocínio no adulto.
(__) Piaget trata como igualmente cognitivas todas as fases do desenvolvimento, postulando que este se deve ao processo de desequilíbrio/reequilibração, que permite a assimilação do conhecimento e a aprendizagem.
(__) O conceito de assimilação é central na discussão de desenvolvimento intelectual, porque é através dela que o sujeito retira do ambiente as informações que passam a fazer parte de sua organização psíquica e é a partir do que foi assimilado que ele desconstrói percepções mais organizadas e realiza ações menos eficazes e adaptativas.
V – F – F.
V – V – F.
F – V – V.
F – F – V.
“O comportamento é mais deliberado e resoluto à medida que os bebês coordenam esquemas previamente aprendidos e usam comportamentos anteriormente aprendidos para atingir suas metas. Eles podem antecipar acontecimentos. A permanência do objeto está se desenvolvendo, embora os bebês procurem um objeto no primeiro lugar em que foi escondido, ainda que tenham visto o mesmo ser movido.” De acordo com os subestágios sensório-motor de Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget, o texto discorre sobre o:
Subestágio 1.
Subestágio 2.
Subestágio 3.
Subestágio 4.
PERVIN, Lawrence A. (2004) afirma que em relação à personalidade, os determinantes ambientais abrangem influências que tornam muitos de nós semelhantes uns aos outros, assim como as experiências que nos tornam únicos. São considerados determinantes ambientais da personalidade, EXCETO:
Família.
Cultura.
Classe social.
Desenvolvimento.
De acordo com as formulações de Donald W. Winnicott, a constituição de um indivíduo como sujeito depende de dois fatores:
o alojamento da psique no corpo e a elaboração da posição esquizoparanoide.
o contato com uma mãe suficientemente boa e o estabelecimento da primazia do significante.
a apresentação de objeto e a substituição do narcisismo primário pela libido objetal.
o oferecimento de sustentação ou holding e a aquisição do ego-pele.
a tendência inata ao amadurecimento e a existência contínua de um ambiente facilitador.
Conforme Jung, a máscara que cada indivíduo traz dentro de si como maneira de expressão da própria realidade é o(a)
anima.
ego.
sombra.
persona.
intuição.