

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A equação escrita abaixo foi proposta por Van der Waals para descrever o comportamento dos gases reais. Nela aparecem as constantes "a" e "b'' que foram determinadas, empiricamente, para vários gases.
(P + an2/
Com relação a essas constantantes, pode-se afirmar que:
He(g) apresenta maior valor de a que gás neônio .
H2(g) apresenta maior valor de a que gás nitrogênio.
H2O(g) apresenta maior valor de a que gás neônio.
Ne(g) apresenta maior valor de b que CCl4(g).
Ne(g) apresenta maior valor de b que Xe(g).
O professor colocou 3 mL de água oxigenada (H2O2) num tubo de ensaio e acrescentou uma pequena quantidade de bióxido de manganês (MnO2) que é um catalisador e, imediatamente, ocorreu uma reação com formação de borbulhas, o que caracterizou a liberação de um gás.
Para testar o gás liberado, o professor introduziu um barbante em brasa dentro do tubo e a brasa inflamou.
A respeito do gás liberado, assinale a afirmativa correta.
O gás é combustível e corresponde ao O2.
O gás é combustível e corresponde ao H2.
O gás é comburente e corresponde ao H2.
O gás é comburente e corresponde ao O2.
O gás é combustível e corresponde à mistura de H2 com O2.
Os gases reais mostram desvios em relação ao modelo dos gases ideais. A equação de Estado de Van Der Waals, expressa como: P=Vm−bRT−vm2a, com R = constante dos gases, Vm = volume molar, P = pressão, T=temperatura e a, b = coeficientes de van der Waals, é um modelo mais exato para descrever as propriedades dos gases reais. Dadas as afirmativas a respeito da equação,
I. Os valores dos coeficientes a e b dependem do tipo de gás e da temperatura em que ele se encontra.
II. É denominada de equação cúbica, pois quando manipulada adequadamente, forma uma expressão cúbica em relação a Vm.
III. O coeficiente b está relacionado ao volume das moléculas ou átomos que compõem o gás.
IV. O coeficiente a está relacionado às forças atrativas entre as moléculas ou átomos que compõem o gás.
verifica-se que estão corretas
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, apenas.
Torres com recheios são equipamentos empregados para realizar o contato entre um líquido e um gás. Dadas as seguintes declarações a respeito deste equipamentos,
I. O material do recheio origina uma grande área interfacial entre o líquido e o gás.
II. A única forma de recheio utilizado nestas torres são materiais distribuídos randomicamente, tais como: anéis de Rasching, anéis de Lessing, selas de Berl, entre outros.
III. O material que constitui o recheio deve ser quimicamente inerte aos fluidos que serão processados no equipamento.
IV. O recheio deve possuir uma alta porosidade para permitir a passagem de grandes volumes de fluidos através da secção transversal da torre, de forma a evitar inundações e perda de carga.
verifica-se que estão corretas apenas
I, II e III.
I, III e IV.
II e IV.
I e II.
III e IV.
A Lei dos Gases Ideais é uma equação de estado que descreve a resposta de um gás ideal a mudanças de pressão, volume, temperatura e quantidade de moléculas. Entretanto, diversos processos industriais empregam determinadas condições de pressão e temperatura, as quais a lei dos gases ideais não são exatamente obedecidas. Nesse caso, o comportamento se assemelha ao dos gases reais. Em relação aos gases ideais e reais, analise as assertivas a seguir.
I. A lei dos gases ideais representada pela expressão PV= nRT pode ser usada para gases reais em baixas pressões.
II. O fator de compressão, Z, de um gás é a razão do volume molar do gás e o volume molar de um gás ideal nas mesmas condições. Portanto um gás ideal deveria apresentar Z=0, pois não há qualquer interação entre suas moléculas.
III. A equação do virial é uma equação geral usada para descrever gases reais e leva em consideração as forças de atração e repulsão intermoleculares.
IV. A equação de van der Waals é uma equação de estado aproximada de um gás real, que independente da temperatura, inclui parâmetros relacionados apenas com as forças de atração.
É(São) correta(s) apenas a(s) assertiva(s)
I.
III.
I e III.
II e IV.
I, III e IV.
Um gás ideal, ao receber calor de uma fonte térmica, executa um processo isotérmico no qual sua pressão final é 5 vezes maior do que a pressão inicial. Qual o volume e a temperatura finais do gás nesse processo?
Vfinal = Vinicial e Tfinal = Tinicial
Vfinal = 5Vinicial e 5Tfinal = Tinicial
5Vfinal = Vinicial e Tfinal = 5Tinicial
Vfinal = 5Vinicial e Tfinal = Tinicial
5Vfinal = Vinicial e Tfinal = Tinicial
Um determinado gás, considerado ideal, quando mantido a uma pressão de 1,0 atm e uma temperatura de 310 K, apresenta massa específica igual a 1,73 g.L-1. A massa molar desse gás é
16 g.mol-1
28 g.mol-1
30 g.mol-1
44 g.mol-1
58 g.mol-1
Os resultados empíricos fornecidos pelas leis dos gases sugeriram um modelo em que o gás ideal é formado por moléculas amplamente espaçadas, que não interagem entre si e que estão em movimento incessante e com velocidades médias que aumentam com a temperatura. Com relação a esses resultados, assinale a alternativa correta.
Considere-se uma mistura com mesmo número de mols de H2 e He. Nesse caso, o número de colisões das moléculas de cada gás, contra as paredes de um recipiente, será o mesmo.
A atmosfera terrestre é constituída, principalmente, de O2 e N2. A pressão parcial do O2 é diretamente proporcional ao número de mols da mistura.
Se um balão de aniversário foi enchido com gás hélio, a –20 oC com 1,2 × 103 mol de He até completar o volume de 2,5 × 104 L, então o volume molar do gás é de cerca de 2,1 L × mol-1.
Em um enxame de abelhas que perseguem alguém, como nos desenhos animados, a velocidade das abelhas, como a velocidade das moléculas, pode ser representada pela função de distribuição de Maxwell-Boltzmann, em um gráfico de número versus velocidade das abelhas.
A Lei dos Gases não leva em consideração a densidade deles.
A equação dos gases ideais, PV = nRT, foi modificada para atender ao comportamento dos gases reais, ou seja, considerar o tamanho das partículas e as interações entre elas. Uma equação modificada, proposta por Van Der Waals, é: (P + a.n2/
o valor de “b” para o Cl2 é menor que para o H2 .
a pressões elevadas, as duas equações se equivalem.
o fator “b” corrige a influência do tamanho das partículas.
se o volume é muito baixo, as duas equações se equivalem.
o fator de correção “a” diz respeito à influência da temperatura.
Uma determinada massa de um gás “A” está contida em um recipiente fechado, de paredes rígidas e munido de uma válvula para entrada e saída de gás. Assinale o fato que ocorrerá se um gás “B” é injetado pela válvula de entrada:
a pressão parcial do gás “A” diminui.
a pressão total permanece inalterada.
a energia cinética das moléculas diminui.
a distância média entre as moléculas diminui.
o volume ocupado pela massa gasosa aumenta.
Um recipiente cilíndrico isolado, de 20 cm de raio, contém 2 kg de ar a 27ºC e pressão de 100 kPa. Uma resistência elétrica de volume desprezível, capaz de fornecer 15 W de potência, é colocada no interior do recipiente. Calcular o tempo de acionamento da resistência para que a pressão do ar atinja 200 kPa. Dados: Mar = 29kg/kmol, Patm = 100 kPa, Cvar = 0,7 kJ/kg.K, Pcrítica = 3800 kPa. Considere a hipótese de gás ideal.
Resposta:
15 s
28 s
2 s
56 s
Analise as afirmações a seguir:
I. A intercambiabilidade dos gases não deve alterar a chama, ou seja, não pode haver deslocamento, nem retorno de chama.
II A intercambiabilidade dos gases é improvável.
III. O índice de Wobbe é muito importante na intercambiabilidade dos gases.
Sobre as três afirmações anteriores, assinale o correto.
Dentre os denominados gases nobres, que representam menos de 1% da composição do ar atmosférico, o argônio é o que aparece em maior quantidade. Esse gás, dentre outras aplicações, é utilizado:
em balões meteorológicos, por ser sensivelmente mais leve do que o ar
para preencher o bulbo de lâmpadas incandescentes, pois prolonga a vida de seu filamento
em aparelhos de fisioterapia, por ser um gás radiativo
como agente refrigerante, possuindo capacidade de refrigeração quarenta vezes maior do que a do gás hélio
como fonte de nêutrons, quando combinados com o berílio e outros metais leves
Admita que a pressão absoluta num tanque que contém uma mistura ternária de gases ideais A, B e C é igual a Pabs = 29,4 psia e que as frações molares dos gases A e B são yA = 0,42 e yB = 0,25, respectivamente. De acordo com a Lei de Dalton, as pressões parciais dos três gases na mistura são:
PA = 13,00 psia; PB = 12,00 psia; PC = 6,00 psia
PA = 9,70 psia; PB = 7,35 psia; PC = 12,35 psia
PA = 12,35 psia; PB = 9,70 psia; PC = 7,35 psia
PA = 12,35 psia; PB = 7,35 psia; PC = 9,70 psia
PA = 25,00 psia; PB = 3,40 psia; PC = 2,00 psia
O monitoramento atmosférico de SO2, NO2 e O3 em áreas urbanas e com influência industrial é uma atividade muito importante. A respeito desses gases, analise as afirmativas abaixo.
1. Além das fontes naturais, como erupções vulcânicas, o SO2 é emitido para a atmosfera principalmente pela queima de combustíveis fósseis e por fontes industriais.
2. O SO2 é precursor de sulfatos, que incorporados ao aerossol atmosférico são associados com a acidificação de corpos d'água e corrosão acelerada de edificações e monumentos.
3. O NO2 pode participar na atmosfera de uma série de reações fotoquímicas e reagir com a umidade do ar formando o ácido nítrico, contribuindo assim para a formação de chuva ácida.
4. Na troposfera, em presença de luz solar, antropicamente, o O3 é formado através de uma série complexa de reações envolvendo compostos orgânicos voláteis e óxidos de nitrogênio.
Estão corretas
1 e 2, apenas.
2 e 3, apenas.
1 e 4, apenas.
1, 2 e 3, apenas.
1, 2, 3 e 4.