Questões de Concurso sobre Governança de TI

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.283 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O coordenador de uma equipe do IBGE está participando de uma rodada de negociação e optou por enfatizar os pontos de concordância, e não os problemas ou diferenças do projeto. Nesse caso, a técnica de gerenciamento de conflitos aplicada na negociação denomina-se:


A

colaboração ou solução de problemas


B

panos quentes ou acomodação


C

reconciliação ou compromisso


D

força ou imposição


E

retirar ou evitar

Assinale a opção correta que NÃO apresenta uma categoria que classifica os serviços de TI.


A

Serviços aos usuários.


B

Gerenciamento de incidentes.


C

Gerenciamento de problemas.


D

Gerenciamento da rede de comunicações.


E

Gerenciamento do pessoal de TI.

Sobre o Bizagi Modeler, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. O Bizagi Modeler permite às organizações criar e documentar processos de negócio em um repositório central, porém ainda não trabalha na nuvem.

II. A Linguagem de Definição de Processo XML (XPDL) fornece um formato de arquivo que suporta metade dos aspectos da notação de definição de processo BPMN, incluindo algumas descrições gráficas do diagrama, e algumas propriedades executáveis usadas em tempo de execução.

III. Trata-se de um software de mapeamento de processos empresariais que suporta o Business Process Model Notation (BPMN) em todos os aspectos.

IV. A XPDL é um formato padrão para intercambiar definições de processos de negócios entre diferentes produtos de fluxo de trabalho.


A

Todas as assertivas estão corretas.


B

Todas as assertivas estão incorretas.


C

Apenas a assertiva I está correta.


D

Apenas as assertivas I e II estão corretas.


E

Apenas as assertivas III e IV estão corretas.

De acordo com o COBIT 2019, é uma classificação indicada no fator de design Role of IT (função da TI) na empresa:


A

Turnaround: a TI é fator determinante para impulsionar processos e serviços de negócios inovadores, embora não ocorra uma dependência crítica de TI para o funcionamento e continuidade do processo de negócios e serviços.


B

Outsourcing: falhas de TI causam impacto imediato no funcionamento e na continuidade dos processos e serviços de negócios, embora a TI não seja fator determinante para impulsionar os negócios ou criar inovação.


C

Risk Profile: a TI identifica o tipo de risco ao qual cada recurso de I&T está exposto, visando indicar quais áreas excedem o apetite de risco empresarial.


D

Low Profile: a TI e a inovação não são essenciais para o funcionamento e a continuidade do processo de negócios e serviços.


E

Threat Landscape: em função de fatores como situação geopolítica, setor da indústria ou outras particularidades, a TI opera em um ambiente de grandes ameaças.

O ITIL (Information Technology Infrastructure Library) significa Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação, que é um conjunto de práticas recomendadas para gerenciar serviços de TI e melhorar os níveis de serviço e de suporte de TI. O ITIL possui uma lista de práticas que cobrem diferentes aspectos do gerenciamento de serviços. A respeito do ITIL, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. Gerenciamento da continuidade do serviço: estabelece e mantém um bom relacionamento entre a organização e seus clientes.

II. Gerenciamento da demanda: entende e influencia a demanda dos clientes por serviços e as fontes dessa demanda.

III. Gerenciamento financeiro: planeja e gerencia o orçamento dos serviços e dos recursos necessários para fornecê-los.

IV. Gerenciamento do conhecimento: garante que as informações certas estejam disponíveis no momento certo para facilitar a tomada de decisões informadas.


A

Apenas I, II e III.


B

Apenas II, III e IV.


C

Apenas I, III e IV.


D

Apenas I e IV.


E

Apenas II e III.

Considere um diagrama de rede de um projeto, em que várias atividades estão interconectadas, representando as dependências entre elas. Sobre o Caminho Crítico desse diagrama, assinale a alternativa correta.


A

Representa a sequência de atividades que tem o menor tempo total de execução no projeto.


B

É o caminho que inclui todas as atividades do projeto, desde o início até o fim.


C

Refere-se ao conjunto de atividades que podem ser adiadas sem afetar a duração total do projeto.


D

Representa a sequência de atividades que não possui qualquer folga, ou seja, qualquer atraso nessas atividades resultará em um atraso no projeto como um todo.


E

É o caminho que indica as atividades mais fáceis de serem realizadas no projeto.

As estratégias organizacionais orientam ou determinam o gerenciamento de portfólios, programas e projetos. No entanto, cada um desses tipos de gerenciamento tem uma forma distinta de contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos. Qual é a principal diferença entre o gerenciamento de portfólios e o gerenciamento de programas?


A

O gerenciamento de portfólios se concentra em alcançar metas estratégicas, enquanto o gerenciamento de programas se concentra em priorizar projetos.


B

O gerenciamento de portfólios se concentra em obter benefícios especificados, enquanto o gerenciamento de programas se concentra em selecionar programas.


C

O gerenciamento de portfólios se concentra em harmonizar componentes de projetos, enquanto o gerenciamento de programas se concentra em implementar planos.


D

O gerenciamento de portfólios se concentra em controlar interdependências, enquanto o gerenciamento de programas se concentra em proporcionar recursos.


E

O gerenciamento de portfólios se concentra em selecionar programas ou projetos certos, enquanto o gerenciamento de programas se concentra em harmonizar componentes de projetos e programas.

A Estrutura Analítica de Projeto (EAP) constitui-se em uma importante ferramenta para o desenvolvimento de projetos. Assinale a alternativa que representa uma característica dessa estrutura.


A

Seu nível mais baixo representa um pacote de trabalho, com um identificador único.


B

Uma conta de controle representa uma parte de um pacote de trabalho.


C

Cada pacote de trabalho pode ser associado a várias contas de controle.


D

Uma conta de controle pode incluir um único pacote de planejamento.


E

O dicionário da EAP contém apenas o nome do projeto e sua descrição.

Considere que os técnicos de TI de um Tribunal trabalhem com base na ITIL 4. Em um dia de trabalho, houve estas solicitações:


I. Mudar o layout e algumas funcionalidades do website do Tribunal. É uma mudança que estava agendada, já tendo sido avaliada e autorizada após um processo de análise.

II. Implementar um patch de segurança após a descoberta de uma vulnerabilidade no firewall do Tribunal. É uma mudança que não estava incluída em um cronograma de mudança e o processo de avaliação e autorização foi acelerado para garantir que pudesse ser implementada rapidamente.

III. Atualizar o sistema operacional das máquinas dos funcionários do Tribunal para uma versão recente. É uma mudança que estava pré-autorizada, sendo de baixo risco, documentada e não necessitava de autorização adicional.


De acordo com a prática Change Control da ITIL 4, as mudanças I, II e III são, correta e respectivamente, dos tipos:


A

Médio risco – Alto risco – Baixo risco.


B

Agendada – Crítica – Pré-autorizada.


C

Normal – Emergencial – Padrão.


D

Agendada – Não agendada – Pré-autorizada.


E

Padrão – Crítica – Melhoria.

Dentre as atribuições do gestor de locais do ITIL v3 (Facilities Manager), da fase de operação do serviço, podem-se citar.


1. Monitorar a temperatura de áreas críticas como o data center.

2. Gerir os protocolos de segurança de acesso às instalações físicas de TI.

3. Garantir que níveis adequados de energia elétrica alimentem as instalações de infraestrutura de TI.

4. Gerir as operações de infraestrutura de TI, incluindo o time de gestão de operações de TI.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.


B

São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.


C

São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.


D

São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.


E

São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Considere, por hipótese, que o Analista do Tribunal Regional do Trabalho está trabalhando na melhoria de processos orientado pelo guia MR-MPS-SW e sabe que a implementação do processo Gerência de Projetos - GPR inicia no nível de maturidade G e evolui em alguns dos níveis seguintes e que, na evolução atingida a partir do nível


A

B(GPR 20), as técnicas estatísticas e quantitativas são utilizadas para definir e manter as atividades do projeto alinhadas aos objetivos de qualidade e desempenho definidos para o projeto.


B

E (GPR 22), as avaliações de soluções são realizadas utilizando técnicas estatísticas e quantitativas para determinar se a solução pode ser aplicada na organização.


C

C (GPR 10+), os resultados positivos ou negativos significativos do projeto são analisados e tratados em relação à causa-raiz, utilizando um procedimento organizacional e documentando os seus resultados.


D

A (GPR 19), os resultados atrasados do projeto são analisados e tratados em relação à causa-raiz, utilizando um procedimento de auditoria e revendo os seus resultados.


E

D (GPR 15+), o processo definido para o projeto, derivado da estratégia para adaptação do processo da organização, é estabelecido, mantido atualizado e utilizado.

Assinale a opção correta a respeito do BPMN.


A

Embora amplamente utilizada para modelagem de processos de negócio, a versatilidade do BPMN o torna ferramenta adequada para modelar a estrutura organizacional de uma empresa.


B

Na notação BPMN, evento é um elemento representado por um círculo e tem por finalidade controlar como a sequência do fluxo interage no processo, ou seja, sinaliza as decisões a serem tomadas direcionando o fluxo do processo de negócio.


C

No BPMP, uma sequência de fluxo é representada por uma linha contínua com uma seta que deve estar conectada a apenas um elemento de origem e um elemento de destino.


D

A notação BPMN não pode ser utilizada para modelar processos públicos, pois foi projetada apenas para a modelação de processos privados.


E

Na notação BPMN, uma pool deve conter, no mínimo, uma tarefa ou subprocesso.

Na fase operação de serviço do ITIL 2011, o processo gerenciamento de incidente trata o efeito, e não a causa, restaurando o serviço o mais rápido possível, com a finalidade de garantir os acordos de níveis de serviços previamente acordados.


C

Certo


E

Errado

Durante a fase de planejamento, o gerente do projeto, juntamente com os membros da equipe, selecionou um conjunto de itens do backlog da sprint comprometidos com uma meta da sprint. Em tal equipe, quem é o proprietário dos itens do backlog da sprint?


A

Toda a equipe.


B

O membro da equipe que está trabalhando no item possui esse item.


C

O patrocinador.


D

O gerente de projeto.


E

Os stakeholders do projeto.

O Capability Maturity Model Integration (CMMI) propõe que as suas 22 áreas de processos sejam agrupadas em quatro categorias de afinidade.


A categoria que tem como objetivo agrupar áreas de processos relacionadas ao ciclo de vida de desenvolvimento e manutenção de produtos é a de:


A

Gestão de Processos.


B

Gestão de Projetos.


C

Engenharia.


D

Suporte.

A implementação da ITSM (Information Technology Service Management) pode trazer diversos benefícios para uma organização. Um desses benefícios é melhorar a eficiência e eficácia na prestação de serviços de TI. Isso acontece porque a ITSM utiliza boas práticas e processos bem definidos para gerenciar os serviços de TI, o que ajuda a otimizar a utilização dos recursos e a reduzir o tempo de resolução de problemas. A melhoria contínua é outro objetivo importante da ITSM. Isso possibilita


A

gerenciar incidentes e problemas.


B

controlar e gerenciar todas as mudanças de TI.


C

identificar oportunidades de melhoria e implementar mudanças.


D

garantir que todas as informações sejam armazenadas em um banco de dados único.

Os serviços essenciais e mínimos para que o Moodle, versão 3.11, funcione são


A

Um servidor Web.


B

Um servidor de Correio Eletrônico.


C

Um servidor Web e um servidor de banco de dados.


D

Um servidor Web, um servidor de Correio Eletrônico e um servidor de banco de dados.


E

Um servidor Web, um servidor de Nomes, um servidor de Correio Eletrônico e um servidor de banco de dados.

Sobre a Governança de TI, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Para alcançar um nível de excelência de Governança de TI, basta implantar um dos modelos de melhores práticas, tais como CobiT e ITIL.

( ) A Governança de TI busca o direcionamento da TI para atender ao negócio.

( ) O controle e a avaliação dos riscos de TI não fazem parte do escopo da Governança de TI.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

F – V – V.


B

F – V – F.


C

V – F – F.


D

V – F – V.


E

V – V – F.

Para atender o requisito II, é suficiente implantar o nível F (gerenciado) do MPS.BR, que contém os três processos em questão; entre os processos citados, somente desenvolvimento é descrito na ISO/IEC 12207.


C

Certo


E

Errado

TABWIN é uma ferramenta de tabulação que objetiva facilitar a tabulação e o tratamento de dados. São características do TABWIN, EXCETO:


A

Dificulta o planejamento e a programação de serviços para o usuário do setor de saúde.


B

Elabora vários tipos de gráficos, inclusive mapas, a partir dos dados fornecidos pelo usuário.


C

Permite ao usuário realizar operações aritméticas e estatísticas nos dados da tabela gerada ou importada.


D

Permite a avaliação do impacto de intervenções nas condições de saúde para o usuário do setor de saúde.


E

Facilita a avaliação e a tomada de decisões relativas à alocação e distribuição de recursos para o usuário do setor de saúde.

   
Gerar simulado