Questões de Concurso sobre Governança de TI

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.278 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A agenda de governo digital e automação no setor público municipal reorganiza fluxos de trabalho por meio de workflow, integrações e trilhas de auditoria, exigindo governança de dados, segurança e mecanismos de responsabilização.


Considerando governo digital, automação e impactos tecnológicos no trabalho administrativo, analise as assertivas abaixo e, a seguir, aponte a alternativa CORRETA.


I. Em rotinas automatizadas por RPA/BPM, é admissível concentrar permissões amplas em uma única identidade de serviço compartilhada entre execuções, desde que haja logs, pois a auditabilidade substitui a necessidade de segregação de funções e de menor privilégio.

II. Logs e trilhas de auditoria são relevantes para rastreabilidade, porém não asseguram, isoladamente, não repúdio; para isso, requerem gestão de identidades e acessos, controle de credenciais e garantias de integridade dos registros.

III. Governo digital pressupõe interoperabilidade e governança de dados (padrões, qualidade, dicionário de dados, integrações), sob pena de perpetuar ilhas informacionais e inconsistência semântica entre cadastros e sistemas.

IV. A automação de triagens/decisões por regras ou modelos demanda governança de critérios (versionamento, monitoramento de desempenho/deriva e mecanismos de contestação/override), para evitar opacidade decisória e replicação sistemática de vieses/erros.


A

Apenas as assertivas I e II estão corretas.


B

Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.


C

Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.


D

Apenas as assertivas I e III estão corretas.


E

Todas as assertivas estão corretas.

O Decreto n.º 12.069/2024 dispõe sobre a Estratégia Nacional de Governo Digital e a Rede Nacional de Governo Digital – Rede Gov.br e institui a Estratégia Nacional de Governo Digital para o período de 2024 a 2027. Segundo esse decreto, o objetivo principal do conceito de governo digital é:


A

transferir todas as funções digitais para uso exclusivo em dispositivos móveis, de forma a disseminar o uso das informações públicas


B

transformar as organizações públicas, com apoio no uso de tecnologias digitais, com vistas à entrega de valor público para a sociedade


C

utilizar prioritariamente formulários impressos nos processos, objetivando garantia de transparência e segurança da informação


D

restringir o compartilhamento de dados entre órgãos públicos, de forma a aumentar a segurança da informação


E

evitar a publicação de dados governamentais públicos para proteger as informações

O setor de tecnologia da informação (TI) de um órgão público recebeu a orientação de que a ativação da contingência dos sistemas de alta criticidade envolvendo dados sigilosos deveria receber dupla aprovação formal, possuir prazos máximos de indisponibilidade reduzidos e regras rígidas de auditoria.


A orientação recebida está explicitamente alinhada à:


A

mudança cultural de TI;


B

gestão de processo de TI;


C

mudança organizacional de TI;


D

governança de processo de TI;


E

gestão da qualidade do processo de TI.

Dentro das boas práticas de gerenciamento de serviços de TI, é um acordo formal entre um provedor de serviços e um cliente que define os níveis de serviço esperados. Ele inclui métricas de desempenho (como tempo de resposta e tempo de resolução), responsabilidades de cada parte, garantias de disponibilidade e penalidades em caso de descumprimento. Esse acordo é fundamental para alinhar as expectativas e estabelecer um relacionamento transparente entre provedor e cliente. Marque a alternativa CORRETA que corresponde ao acordo descrito.


A

KPI (Key Performance Indicator).


B

RFC (Request for Change).


C

ITIL (Information Technology Infrastructure Library).


D

SLA (Service Level Agreement).

Maria utilizou a notação BPMN para modelar o processo de negócio do departamento DEPTO1 da organização ORG_A, conforme figura abaixo.



Considerando a notação BPMN, é correto afirmar que:


A

o fluxo F5 é uma junção e leva à execução de um subprocesso de baixa complexidade;


B

a sequência de gateways G1 e G2 garante a execução exclusiva do subprocesso B;


C

o fluxo F1 é executado em paralelo ao fluxo F3, assim como são paralelos os fluxos F2 e F4;


D

o fluxo pelo gateway G2 está condicionado ao término da execução do subprocesso A;


E

o gateway G2 é exclusivo e conflita na bifurcação e união de caminhos alternativos.

No planejamento estratégico as definições de visão, missão, objetivos e metas são estabelecidos para proporcionar melhor direcionamento de ações organizacionais. Assinale a alternativa que corresponde a um exemplo de missão empresarial.


A

IKEA: "Criar um melhor dia a dia para a maioria das pessoas."


B

Nike: "Trazer inspiração e inovação para todo atleta do mundo."


C

Coca-Cola: "Ser uma das empresas mais admiradas e respeitadas do mundo, oferecendo bebidas que refrescam e fazem bem para o corpo e para a mente."


D

Google: "Organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis."


E

Microsoft: "Empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a alcançar mais."

Em suporte de TI, o termo SLA é utilizado para garantir que os chamados sejam atendidos dentro de prazos e níveis de serviço acordados. Sobre o SLA, analise as assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Define prazos e prioridades para atendimento de chamados, ajudando a organizar o suporte.

( ) É opcional e não influencia na priorização ou monitoramento dos chamados.

( ) Permite medir a eficiência do time de suporte e identificar oportunidades de melhoria.

( ) Substitui totalmente a necessidade de ferramentas de monitoramento e ticketing.

( ) Garante que todos os chamados sejam resolvidos independentemente da gravidade ou impacto do problema.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

V – F – V – F – F.


B

F – V – V – V – V.


C

V – F – V – F – V.


D

F – V – F – V – V.


E

V – F – F – F – F.

O ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é um framework amplamente adotado para o gerenciamento de serviços de TI. Um de seus processos centrais é o que lida com o registro, a classificação, a priorização e a resolução de interrupções não planejadas em um serviço de TI ou a redução na qualidade de um serviço de TI. O objetivo é restaurar a operação normal do serviço o mais rápido possível, minimizando o impacto nos negócios. Marque a alternativa CORRETA que corresponde ao processo de gerenciamento descrito.


A

Gerenciamento de Incidentes.


B

Gerenciamento de Configuração.


C

Gerenciamento de Problemas.


D

Gerenciamento de Mudanças.

O alinhamento estratégico entre a TI e o negócio visa a garantir que os investimentos em tecnologia apoiem os objetivos organizacionais, sendo um dos pilares da governança de TI.


C

Certo


E

Errado

A governança de TI é uma responsabilidade exclusiva do departamento de TI, sem a necessidade de envolvimento das áreas de negócios da organização.


C

Certo


E

Errado

Existem várias questões importantes quando se trata da governança de riscos quando se migram sistemas para provedores de nuvem. Assinale a afirmativa correta relacionada à questões relativas à governança de sistemas em nuvem.


A

A migração dos dados empresariais para a nuvem significa que a responsabilidade pela segurança dos dados passa a ser do provedor de nuvem.


B

A sobreposição de fronteiras de confiança de dados de nuvem pode proporcionar aos consumidores maior segurança contra sistemas automatizados mal-intencionados


C

Um provedor de nuvem não confiável pode não manter as garantias que faz nos SLAs publicados para seus serviços de nuvem. Isso pode comprometer a qualidade das soluções do consumidor de nuvem que dependem desses serviços de nuvem.


D

Devido aos padrões estabelecidos dentro da indústria de computação em nuvem, as nuvens públicas facilitam mudar de um provedor de nuvem para outro.


E

Os consumidores de nuvem sempre são informados da localização física de seus recursos de TI e dados quando hospedados em nuvens públicas.

A SEMCONGER deseja implementar um modelo de governança de TI alinhado às boas práticas do mercado. Qual alternativa é a recomendada para esse contexto?


A

SCRUM, pois melhora a gestão de infraestrutura de TI.


B

PMBOK, pois foca em desenvolvimento ágil de software.


C

ITIL, porque se concentra exclusivamente na segurança da informação.


D

COBIT, visto que fornece um framework abrangente para governança de TI.

A equipe de produção da PPSA, por meio de um contrato de óleo e gás, aceitou construir uma sonda para um projeto próximo a Singapura. Como esse país possui expertise na área, a PPSA optou por uma Joint Venture com uma empresa local para otimizar custos e benefícios. Nesse caso, será utilizada a estratégia de:


A

Transferir o risco.


B

Explorar o risco.


C

Compartilhar o risco.


D

Melhorar o risco.

Considerando a simbologia utilizada na notação amplamente conhecida pela abreviatura, em inglês, BPMN (Business Process Model and Notation), um gateway é usado para definir que rumo o fluxo vai seguir e para controlar as ramificações dos fluxos de sequência.



A representação acima é indicativa de qual dos seguintes tipos de gateways que podem ser encontrados na simbologia em questão?


A

Exclusivo baseado em dados.


B

Adicional baseado em eventos.


C

Paralelo.


D

Inclusivo.

Ano: 2025
Prova: FCC - SEFAZ PI - Auditor Fiscal da Fazenda Estadual - Área: Tecnologia da Informação . - 2025

A ITIL 4 introduziu um conceito chamado Sistema de Valor de Serviço (SVS), que visa melhorar a entrega de serviços de TI. No setor público, é essencial para garantir que os serviços de TI estejam alinhados com as necessidades dos cidadãos e das políticas governamentais, o seguinte elemento do SVS:


A

Governança.


B

Melhoria Contínua.


C

Gerenciamento de Incidentes.


D

Princípios Orientadores.


E

Cadeia de Valor de Serviço.

A governança da informação envolve a gestão e proteção dos dados e das informações dentro de uma organização. Assinale a alternativa que apresenta uma prática recomendada na governança da informação.


A

Armazenar todos os dados sem critérios definidos, garantindo que todas as informações estejam disponíveis para os funcionários em qualquer momento.


B

Permitir que os dados sejam compartilhados livremente entre departamentos sem quaisquer restrições, para promover uma maior colaboração.


C

Estabelecer políticas claras de acesso e controle, garantindo que apenas usuários autorizados possam acessar dados sensíveis e críticos para a organização.


D

Eliminar completamente a análise e o monitoramento de dados em tempo real, já que a análise de dados deve ser feita apenas periodicamente.

O COBIT 4.1 é um framework de Governança de TI que oferece padrões de boas práticas através de um modelo de Domínios, Processos e Atividades.

Com relação ao Modelo de Maturidade do COBIT 4.1, analise os itens a seguir:


I. No nível 1, Inicial/Ad hoc, os processos seguem um caminho padrão.

II. No nível 3, Processo Definido, os processos são documentados e comunicados.

III. No nível 4, Gerenciado e Mensurável, os processos são monitorados e medidos.


Está correto o que se afirma em:


A

somente I;


B

somente II;


C

somente I e III;


D

somente II e III;


E

I, II e III.

Sobre o padrão BPMN (Business Process Model and Notation), utilizado para modelagem de processos de negócio (BPM), analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) É o único padrão aceito para modelagem de processos de negócio.

( ) Raias representam papéis desempenhados por atores na realização do trabalho.

( ) Permite indicação de eventos de início, intermediário e fim, além de fluxo de atividades e mensagens.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

F – V – V.


B

F – V – F.


C

F – F – V.


D

V – V – F.


E

V – F – F.

No COBIT 19, as áreas de foco podem conter uma combinação de componentes de governança genéricos e variantes, sendo exemplos de áreas de foco a computação em nuvem e o DevOps.


C

Certo


E

Errado

O MPS.BR define uma escala de maturidade para os processos de software, com sete níveis de A a G, em que o nível G incorpora todos os processos dos níveis anteriores.


C

Certo


E

Errado

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado